Jaimini
Jaimini e sua técnica de prever o tempo da vida.
Todos os escritores astrólogos antigos - pelo menos os que usam Jyotish - dividem o período de vida do ser humano em três categorias distintas, a saber: Alpa, Madhya e Deergha, onde alpa significa vida curta, madhya representa vida média e Deergha representa vida longa.
Mas o tempo atribuído varia no que diz respeito aos escritores diferentes.
Jaimini, o mais conceituado astrólogo antigo depois de Parasara descreve esses tempos da forma como se segue:
Alpayu até 32 anos.
Madhyayu de 33 a 64 anos.
Deerghayu de 65 até 100 anos.
Além disto se basear em Jaimini ele ensina métodos bastante precisos e com bons resultados, o primeiro e mais conhecido desses métodos é conhecido como um conjunto de dois fatores usados em três passos, tal método permite saber se o nativo terá uma vida curta, média ou longa e a princípio sem chegar a uma idade precisa da morte ou aproximada, mas sabendo-se o período de vida em si; Alpa, Madhya ou Deergha, conforme a tabelinha acima.
No entanto estando de posse sobre se a vida é curta, média ou longa, através de cálculos mais apurados chega-se a uma idade bem aproximada da morte, como vocês poderão testar em mapas de conhecidos e de parentes.
A sequencia a ser analisada;
1. Lord (senhor) do Lagna e da casa oito.
2. Signo do Lagna e da Lua.
3. Singo do Lagna e do Hora Lagna.
Para fazer o cálculo o astrólogo deve conhecer as qualidades dos signos, que no ocidente chamam de fixos, cardinais e mutáveis, mas que na astrologia indiana são agrupados da mesma forma mas que levam nomes diferentes como explicaremos mais a frente.
Mas antes disto vamos explicar cada posição da sequência anterior descrita, para que o estudante entenda;
Alpayu (Vida curta):
Ela é indicada se a partir da análise de dois fatores de cada conjunto um está em signo Chara e outro está em signo Dwiswa ou se ambos estão em signos Sthira ou ainda se um está em Dwiswabhava e o outro está em chara, essa análise deve ser feita em relação aos três conjuntos de fatores, tendo essa combinação já sabemos que a longevidade da pessoa é de 32 anos de vida no máximo.
Madhyayu (vida média)
Analisando os dois fatores dos três conjuntos, tal combinação se dá se um está em chara e o outro e Srhira ou um está em Chara ou ambos em dwiswabhava, então estima-se o tempo de vida até 64 anos.
Deergayu (vida longa)
Isso é causado se os dois fatores estão em chara, um está em Sthira e o outro em dwiswabhava ou ainda um em dwiswabhava e o outro em Sthira, o tempo de vida segundo Jaimini pode chegar aos 100 anos.
Para entender esses termos, logicamente não faremos como alguns autores que insistem em manter oculto o ensinamento e forçando a fazer malabarismos dentro do google para se conhecer o que cada termo significa e que signo são esses. tem astrólogos que gostam de mostrar conhecimento além do que possuem e outros de manter oculto propositadamente seus ensinamentos, como meu blog é para iniciantes e sou um professor e não um "mestre iluminado" procuro deixar de forma clara todas técnicas que ensino, então passarei a explicar os termos acima de forma clara.
Chara = Cardinal (moveis)
Sthira = Fixo
Dwiswa = Comum (mutável)
Lembrando para os mais iniciantes em astrologia que signos Cardinais(moveis) são Áries câncer libra e capricórnio.
Os signos fixos são: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.
Os signos Mutáveis são; Gêmeos, Virgem Sagitário e Peixes.
Agora acho ficou bem mais fácil o entendimento, não ?
Eu fiz questão de manter os termos em sânscrito na descrição da técnica porque é o que acharão pela net na língua inglesa, então o estudante através deste blog conseguirá assimilar outras técnicas que mantém os termos e não ficará 'perdido' quando se deparar com tais termos, que até então eram estranhos para você.
Que tal recapitular os fatores dos três conjuntos acima descritos, mas desta vez de forma que todos entendam ?
Conjunto dos fatores:
A. Regente do ascendente e regente da casa 8
B. Signo ascendente e signo lunar.
C. Signo ascendente e signo do Hora Lagna.
Cada conjunto deve ser analisados juntos, analisa-se o conjunto A, depois o B e depois o C.
Vida curta é indicada se;
Um está em signo móvel (chara) e o outro está em signo Mutável.
Ou se ambos estão em signos fixo.
Vida Média:
Se um está em signo Móvel e o outro em fixo.
Ou se ambos estão em mutável.
Vida longa:
Se ambos estão em signo moveis.
Ou se um está em fixo e o outro em mutável.
Acho que ficou bastante claro a explicação da técnica, mas alguns estão perguntando:
Reconciliando resultados contraditórios:
* Se dois ou três conjuntos concordam entre si, então deve ser aceito esse tempo de vida.
* Se cada conjunto revela diferente tempo de vida o aceito será indicado pelo Ascendente + Hora lagna.
* No entanto se os tres conjuntos revelam resultados diferentes entre eles, MAS a Lua está no lagna (ascendente) ou na casa 7, o conjunto a ser aceito é pelo Ascendente + Lua.
Acho que ficou bastante claro a explicação da técnica, mas alguns estão perguntando:
Como acho o "Hora Lagna" ?
Geralmente os softwares de Jyotish calculam automaticamente para você, mas se você usa o JH para gerar seus gráficos encontrará diferença nos resultados, esta é a parte mais difícil para os iniciantes, a opção seria usar o Parasara Ligth que calcula tanto o Hora Lagna tradicional quanto o hora lagna ensinado por Jaimini, como a técnica apresentada acima é deste último autor, o hora lagna tem que ser calculada como Jaimini ensinou.
No entanto quem quiser saber seu Hora Lagna pela escola de Jaimini, basta enviar seu pedido nos comentários, fornecendo data/hora e local e forneço a todos meus leitores na medida do possível e tempo disponível.
Toda técnica não deve ser aceita como infalível, inúmero fatores podem alterar o produto final, o horário incorreto pode ser um dos principais fatores, técnicas indianas exigem precisão no horário de nascimento.
Posteriormente ensinarei como calcular a idade precisa ou bem aproximada da longevidade usando essa mesma técnica e refinando o resultado.
Comentários
Postar um comentário