A Interpretação dos Aspectos
por Catherine Aubier
De fato, diante de cada aspecto, o astrólogo deveria, no começo, parar e dizer: "Aí está, tenho diante de mim uma conjunção entre o Sol e a Lua. O que é uma conjunção? O que significa? O que o Sol representa? O que a Lua representa?"
E evidente que, após alguns tropeços inevitáveis, uma resposta clara vai desprender-se do acúmulo de informações de que se dispõe; e essa resposta, com bastante freqüência, será muito mais válida que aquela, pronta, inscrita num manual.
A conjunção, cujos significados serão muito variáveis, de acordo com os planetas que a compõem, merece ser estudada em separado dos outros aspectos.
Além disso, as oposições e quadraturas — tradicionalmente consideradas negativas — devem sempre ser estudadas levando-se em conta a evolução do indivíduo, sua capacidade de se livrar das dificuldades, depois de ter se inquietado tanto.
Sol-Lua
Conjunção: representa a fusão do masculino e do feminino, da consciência e da sensibilidade. Daí resulta uma não-diferenciação desses valores responsável por um caráter muito absoluto, que tenta modelar o mundo exterior e conduzi-lo conforme seu ideal. No fundo, a pessoa não admite nem compreende as diferenças que há entre ela e os outros. No plano psicológico, as imagens parentais representadas pelo Sol e pela Lua foram sentidas como uma só entidade, e não como duas pessoas diferentes. Na idade adulta, esse aspecto traz com freqüência uma falta de maturidade afetiva: inconscientemente a pessoa busca concretizar, na sua união, uma osmose, e recusa-se a reconhecer a identidade do outro. Sendo a Lua análoga ao inconsciente, esta conjunção indica uma fusão deste com o consciente; daí uma personalidade que lida mal com o fato de que podem existir limites e distâncias entre as coisas e as pessoas, entre seus desejos e a realidade. Pode resultar disso uma força muito grande! Muitos dirigentes têm conjunções Sol-Lua...
Oposição, quadratura: o desacordo entre o consciente e a sensibilidade assinala um tipo de desconforto moral devido a uma desarmonia da pessoa consigo mesma e, frequentemente, com o sexo oposto. O caráter da pessoa é um pouco instável, caprichoso, debatendo-se entre pulsões contraditórias, e ela deve ter em mente que nada é perfeito. No plano psicológico, o homem e a mulher (por intermédio dos quais a pessoa sentiu as influências parentais) são, inconscientemente, catalogados como entidades opostas, até conflitantes, e sobretudo incapazes de estabelecer uma relação harmoniosa e compreensiva. No plano concreto, trata-se de dificuldades para se desenvolver ao mesmo tempo na vida social (Sol) e na vida familiar (Lua). Conforme o planeta que domina, a pessoa dá privilégio a uma ou outra área, mas permanece sempre frustrada por não poder se realizar nas duas.
Trígono, sextil: são indício, em geral, de um bom equilíbrio psicológico e de uma excelente faculdade de adaptação. Levada pela busca da harmonia, a pessoa sente e raciocina por analogia, semelhanças e aproximações, mas tende a recusar tudo o que não esteja de acordo com seu ideal de conciliação. Para essa pessoa, sensibilidade e imaginação estão em pé de igualdade na busca da objetividade. Ela está apta a viver em harmonia ao formar um casal, desde que o resto do seu Tema o permita; à solidão e à multidão prefere a relação dual, e acredita sinceramente não haver uma diferença entre os sexos suscetível de impedi-los de se entender ou se comunicar. Deseja conseguir sucesso tanto no plano social quanto no familiar, sem nada sacrificar ou negligenciar de um ou de outro. Conforme a tradição, esse aspecto denotaria um bom entendimento entre os pais da pessoa; não parece ser o que ocorre na prática, pelo menos em nossa época, em que o divórcio é frequente e altera tudo! Pode-se dizer, na verdade, que a pessoa marcada por um aspecto harmonioso Sol-Lua, utiliza os desentendimentos dos quais é testemunha para perseverar mais ainda na busca da harmonia e na sua fé.
Sol-Mercúrio
Levando-se em conta a distância máxima de 28° que separa Mercúrio do Sol, a conjunção é o único aspecto maior possível.
Conjunção bem aspectada: fusão da consciência e do raciocínio: afirmação meio indireta da vida intelectual, da troca e da transmissão de ideias.
Conjunção mal aspectada: elemento de instabilidade, de nervosismo, de sugestionabilidade. Os fatos são mal avaliados ou mal transmitidos.
Segundo a tradição, quando Mercúrio estava em conjunção com o Sol, era chamado "combusto", isto é, queimado pelo Sol; o que leva à seguinte interpretação: quanto mais Mercúrio está próximo do Sol, mais a consciência do eu oculta a inteligência; é um elemento de subjetividade. Mercúrio afastado do Sol (em semi-sextil, aspecto de 30°) indicaria, ao contrário, objetividade.
Sol-Vênus
Levando-se em conta a distância máxima de 45° que separa Vênus do Sol, são possíveis somente a conjunção e dois aspectos menores: o semisextil e a semiquadratura.
Conjunção: fusão entre a consciência e a afetividade; daí o desejo de agradar, de ser apreciado, e a necessidade de amar e ser amado. A pessoa é acolhedora e atraente, dotada de um charme natural, cujo estilo depende evidentemente do signo no qual se encontra a conjunção.
Semi-sextil: os mesmos significados da conjunção, mais diluídos. Segundo certos autores, trata-se de um aspecto favorável à sedução. Mas sua importância é mínima.
Semiquadratura: aspecto de pouca importância, tendendo a desestabilizar a vida afetiva por excesso de sugestionabilidade e de influência sentimental.
Sol-Marte
Conjunção: a pessoa procura realizar-se pela agressividade e pela ação. Energia, independência, coragem, cujas cores dependem do signo no qual se encontra a conjunção.
Espírito de iniciativa, temperamento ativo, impaciência. Em um Tema feminino, sensibiliza à imagem do herói sem medo e sem censura.
Trígono, sextil: os mesmos significados, mas a consciência, em lugar de estar submetida à ação, a subordina aos seus objetivos; daí um melhor controle dos atos.
Oposição, quadratura: a agressividade volta-se contra o Sol, enquanto modelo; daí a revolta, a confrontação, os conflitos, a rebelião contra tudo o que representa autoridade. Divórcio entre a consciência e os atos, necessidade de afirmar-se confrontando-se com qualquer coisa, através da violência ou da repressão. Psicologicamente pode tratar-se de um temor da virilidade no que ela representa simbolicamente de agressivo. Note-se que a oposição indica uma revolta às vezes bloqueada ou interiorizada, ao passo que os efeitos da quadratura são mais visíveis.
Lua-Mercúrio
Conjunção: fusão da inteligência e da sensibilidade. Isso produz uma extrema adaptabilidade, fantasia e uma grande facilidade de se exprimir que tende mais para a imaginação do que para o real.
Trígono, sextil: os mesmos significados, habilidade, flexibilidade de espírito.
Oposição, quadratura: desacordo entre a sensibilidade e a razão. Instabilidade, desatino, influenciabilidade, dispersão, uma dificuldade para se exprimir que se traduz frequentemente, na infância, pela gagueira ou outros problemas de linguagem. De fato, a pessoa sente e se exprime de modos diferentes; daí uma defasagem entre palavra e pensamento. Isso pode produzir uma tendência a falar a torto e a direito e até mesmo à mitomania.
Lua-Vênus
Conjunção: esta fusão de dois polos da afetividade (amor-familiar, amor-carnal) está ligada à necessidade de encontrar os dois numa só e mesma relação. Se a conjunção está bem aspectada, resultam disso bondade, gentileza, contentamento: tudo o que poderia prejudicar a satisfação, o equilíbrio afetivo é cuidadosamente negligenciado.
Trígono, sextil: o mesmo significado, charme e equilíbrio. Por vezes isso pode criar sentimentos algo superficiais em sua busca de facilidade.
Oposição, quadratura: a dissociação dos dois polos da afetividade ocasiona instabilidade e desejos contraditórios. O amor "família" parece ser impossível de ser vivido ao mesmo tempo que o amor "paixão" e com a mesma pessoa, o que cria insatisfação e mesmo situações "duplas". A pessoa vive simultaneamente sua atração por duas pessoas ou dois modos de vida diferentes. Seguindo o poder de um ou outro polo, a pessoa dá privilégio ao conforto familiar ou subordina tudo às paixões e vive fora do cotidiano. O resultado desse aspecto é frequentemente uma vida amorosa muito complicada, sobretudo na juventude.
Lua-Marte
Conjunção: é o aspecto da energia ligado à sensibilidade. A pessoa luta pelo seu equilíbrio e com freqüência o de sua família, e nesse plano não lhe falta coragem; em compensação, as lutas que não lhe dizem respeito diretamente deixam-na indiferente.
Trígono, sextil: os mesmos significados, com uma tendência a um dinamismo equilibrado e tranquilo e ao humor relaxado.
Oposição, quadratura: aspecto de agressividade ou de sensibilização à agressividade. A pessoa imagina que os outros vão sistematicamente atacá-la ou criticá-la. Seu humor se alterna entre explosões emocionais de cólera e a resistência aos conflitos. É impaciente, suscetível, por vezes caprichosa. Em certos casos, a ligação com a mãe é vivida de um modo ao mesmo tempo agressivo e defensivo. O homem encara suas relações com a mulher em termos de desacordo; a mulher inspira inconscientemente, por parte do homem, um comportamento agressivo. Com freqüência, há comprometimento do corpo, através de operações cirúrgicas, por exemplo.
Mercúrio-Vênus
A conjunção e o sextil são os únicos aspectos possíveis.
Conjunção: fusão da inteligência e da afetividade, que não podem viver uma sem a outra. É a pessoa cujos sentimentos são influenciados pela razão, e vice-versa; daí um julgamento marcado pelas simpatias ou antipatias, atrações guiadas ou iluminadas pela razão.
Acrescentemos a isso os significados comuns com o sextil: o charme e a sedução fazem parte de um jogo agradável... E a eloquência e a inteligência surgem para encantar.
Mercúrio-Marte
Conjunção: fusão da inteligência e da agressividade. Espírito crítico, combativo, ação guiada e programada pela inteligência.
Nota: Para certos autores, a posição respectiva dos planetas na conjunção tem uma importância e um significado particulares. Se Mercúrio precede Marte, a razão precede a ação; se Marte precede Mercúrio, a pessoa age antes de refletir. De fato, a conjunção pode ser positiva ou negativa, segundo o modo pelo qual está aspectada.
Trígono, sextil: a inteligência e a energia trabalham juntas e têm por objetivo declarado a máxima eficácia. São "a cabeça e as pernas" trabalhando juntas!
Oposição, quadratura: o espírito crítico torna-se sistemático e resulta em uma agressividade verbal. As ações são mal preparadas ou conduzidas de modo inábil.
Vênus-Marte
Conjunção: fusão entre o coração e o sexo. O amor envolve o ser na sua totalidade, é franco e leal no seu modo de viver seus sentimentos e não pede mais do que sentimentos. As atrações são naturais, espontâneas; as relações físicas, vividas sadiamente, são descompromissadas; as ligações entre os sexos mostram-se harmoniosas e sem complicações. (Quando a conjunção está muito mal aspectada, convém aproximar seu significado da oposição.)
Trígono, sextil: os mesmos significados.
Oposição, quadratura: o amor-desejo e o amor-ternura são encarados como fora de propósito, daí uma defasagem entre a atração física e a atração sentimental, que são raramente experimentadas simultaneamente pela mesma pessoa.
Em outros casos, esses aspectos correspondem ao amor-combate, ao amor dual, à confrontação, onde sempre deve haver um vencedor ou um vencido. A pessoa só pensa em seus desejos, na satisfação deles, esquece a existência do outro e comporta-se de modo cego ou infantil.
Interpretação dos Aspectos entre os Planetas Lentos com os Planetas Rápidos, por Catherine Aubier
Os aspectos de Júpiter têm por denominador comum, no positivo, otimismo e confiança, no negativo, exagero e exacerbação.
Sol-Júpiter
Conjunção: aspecto típico de confiança em si mesmo, de otimismo. A pessoa está cheia de tranqüilas convicções, com tendência a organizar tudo para seu bem e do outro. A tradição astrológica o supõe generoso e protetor, mas ele não chegará nunca ao ponto de sacrificar suas ambições: é o reino do "eu primeiro, e melhor para os que me seguem, pior para os outros". Em certos casos (conjunção mal aspectada) isso lhe traz a tendência a se "achar um deus todo-poderoso". Assim, esse aspecto está com freqüência em ligação com o poder, pois produz uma ganância pelo papel de chefe.
Trígono, sextil: tirando-se os excessos da conjunção, sobram o calor, a generosidade, o otimismo, a segurança. Tudo o que é, em suma, necessário para provocar e aprisionar esta deusa caprichosa chamada Sorte...
Oposição, quadratura: aí, acrescenta-se novamente uma forte dose de excessos. A tendência a se acreditar importante e indispensável cresce às vezes até a megalomania. A pessoa é insatisfeita com o que obtém e se mostra sempre convencida de que sua ascensão não está à altura dos seus méritos. Então se impõe, reivindica barulhentamente, queixa-se de um mundo exterior que é incapaz de reconhecer seu valor; ela é suscetível, egocêntrica, não enxerga um palmo adiante do nariz. Isso a leva frequentemente a recusar e criticar o que não pode ter, isto é, o poder, a potência, ou ainda a utilizar-se de meios duvidosos ou até ilegais para obtê-los. Em princípio há geralmente uma revolta contra a autoridade do modelo paterno.
Lua-Júpiter
Conjunção: aspecto típico do otimismo tranquilo, do egoísmo sadio que faz a pessoa tirar proveito de todas as situações. Calor humano, generosidade, mas também um lado invasor. O caráter é acomodado, mas o conforto moral está acima de tudo.
Trígono, sextil: a generosidade e a gentileza dominam. A pessoa sente um bem-estar que procura dividir, difundir ao seu redor. Os movimentos de sua sensibilidade lhe servem muito bem de guia e modelo: esquece de ver o que não está de acordo com sua visão do mundo, ou então o rejeita.
Oposição, quadratura: a emoção levada ao extremo, tendência ao exagero, narcisismo, superficialidade, desembaraço; a ausência de freios morais deixa o campo livre aos excessos.
Mercúrio-Júpiter
Conjunção: inteligência prática, eficaz, capaz de simplificar e até de vulgarizar os conhecimentos a fim de torná-los acessíveis a tudo. Facilidade de assimilação, habilidade, oportunismo intelectual: a pessoa sabe encontrar a resposta que procura mesmo que tenha de fazer algumas acrobacias com seus princípios. Eloquência, facilidade de exprimir-se e de convencer: a palavra e a linguagem favorecem o êxito. As ideias são úteis, concretizáveis, populares.
Trígono, sextil: os mesmos significados.
Oposição, quadratura: falta de rigor intelectual, preguiça, dissimulação. A pessoa aparenta possibilidades e dons que não tem, blefa, caçoa. Em certos casos, engana-se e glorifica mentiras que toma como verdade; em outros, mascara-a deliberadamente para obter o poder. Há sempre suscetibilidade e insatisfação quanto aos resultados obtidos pela inteligência.
Vênus-Júpiter
Conjunção: tendência, no amor, a experimentar as satisfações fáceis, a ver o lado bom das coisas e dos seres. A pessoa é otimista, indulgente, não complica inutilmente uma coisa tão simples e sabe se satisfazer com a realidade. É a esta qualidade que se deve a reputação de "sorte no amor" deste aspecto, que assinala também o amor pelo conforto em todos os níveis. Frequentemente, a pessoa é bastante conformista no seu modo de conduzir sua vida afetiva.
Trígono, sextil: os mesmos significados.
Oposição, quadratura: insatisfação afetiva. A pessoa é muito inclinada a perceber "o que não vai bem" na sua vida amorosa e a exagerar naturalmente. Sem parar, quer cada vez mais, é insaciável emocionalmente. Como Júpiter representa as leis, as normas, o sujeito não pode encontrar felicidade amorosa na legalidade. Crê, então, que é uma fatalidade que ele seja o único responsável por suas próprias escolhas. Muitas vezes, demonstra um lado superficial, artificial, um desejo de agradar exagerado. Em resumo, não sabe parar, quer demais ou faz demais.
Marte-Júpiter
Conjunção: aspecto típico da energia conquistadora, que tende a se espalhar e a se impor. A pessoa dispõe de uma confiança total em seus meios de ação, sabe dar provas de audácia e gosta disso! Ela é recompensada por sua coragem na medida em que se trilha naturalmente caminhos onde seus talentos podem se exercer plenamente. Tem, com freqüência, o verdadeiro dom do comando.
Trígono, sextil: os mesmos significados.
Oposição, quadratura: a atividade toma-se agressividade e opõe-se às leis, à ordem e às regras. A pessoa vibra nas batalhas, sempre destruindo as hipocrisias e as regras, sem se importar com os destroços. Faz o gênero "valentão", quer dirigir custe o que custar, e mostra-se extremamente suscetível, sendo incapaz de suportar um questionamento de seus atos. Acredita-se investida de uma missão de autoridade absoluta e passa grande parte de seu tempo querendo dar lições aos outros.
ASPECTOS DE SATURNO
Os aspectos de Saturno representam, no positivo, o controle, a razão e a fixação; no negativo, a frustração e a avidez.
Sol-Saturno
Conjunção: a consciência e o rigor se combinam para produzir um ser ambicioso mas discreto, aspirando mais o papel de eminência parda do que o de rei. Não pensa que tudo lhe seja devido e não hesita em trabalhar para atingir seu objetivo (de modo frequentemente tardio — sentido de Saturno). Sério, lúcido, tem tendência a impor-se objetivos dos quais não se desvia. Psicologicamente, este aspecto assinala geralmente uma personalidade obcecada pelo modelo paterno, que serve o tempo todo como referência positiva ou negativa.
Trígono, sextil: aspectos do perfeccionismo moral, da perseverança discreta e da autodisciplina. O sentido do dever é valorizado.
Oposição, quadratura: complexo de fracasso traindo um temor dos papéis solares, uma incapacidade para assumir o sucesso ou chegar à maturidade. Na base, uma "falta" ao nível do modelo paterno enceta dúvida de si mesmo e desencorajamento. Entretanto, através de uma evolução ("luto" do pai), a pessoa pode vir a viver esse aspecto de modo positivo, adquirindo sabedoria e controle de si mesma. De fato, Saturno pede — impõe, às vezes — que se comporte de modo adulto, o que não se faz sem sofrimento.
Lua-Saturno
Conjunção: conforme bem ou mal aspectada, seus significados estão próximos daqueles do trígono ou da oposição.
Trígono, sextil, conjunção: aspectos ligados à sensibilidade e ao rigor. Temperamento sábio, excelente controle das emoções, estabilidade, busca de segurança no plano material, cotidiano, familiar. Com freqüência, tendência ao desapego emocional, juízo, necessidade de tranquilidade e solidão. Falta de fantasia e de adaptabilidade: a razão freia os movimentos do coração. Fidelidade aos valores familiares, mas rejeição à ternura.
Oposição, quadratura, conjunção: basicamente, muitas vezes a pessoa fica fixada a traumas ou frustrações sentidas na infância: é o aspecto típico do "complexo de desmame" da criança, quando ela não chega a aceitar a ruptura do estado de osmose com a mãe. Resultam disso o medo da solidão, a sensação de insegurança, a dificuldade para se comportar como adulto (fixação na infância). A avidez compensatória, tal como a renúncia, pertence ao simbolismo deste aspecto: depende do nível de evolução do indivíduo.
Mercúrio-Saturno
Conjunção: inteligência rigorosa, lógica, lúcida, concentração, desejo de ir fundo nas coisas, honestidade intelectual. O raciocínio é científico, racional, refletido. A pessoa é previdente, objetiva, e possui um gosto real pela concentração e os trabalhos árduos. Quando a conjunção está mal aspectada, há falta de imaginação, de fantasia, excesso de severidade: a razão ergue-se como árbitro todo-poderoso.
Trígono, sextil: os mesmos significados, com mais nuanças, menos rígido. Perseverança no raciocínio e na pesquisa, aplicação, profundidade dos julgamentos, interesse pela cultura, gosto de aprender especializando-se.
Oposição, quadratura: com freqüência há dúvida sobre si mesmo ao nível das capacidades intelectuais, lentidão de assimilação ou falta de concentração. A pessoa exprime seu pensamento com dificuldade. No pior dos casos, é limitada, pobre nos seus raciocínios, e glorifica friamente a teoria sem ocupar-se com a prática. Por vezes a sensação de incapacidade é compensada por uma verdadeira voracidade intelectual.
Vênus-Saturno
Conjunção: fusão entre a afetividade e o rigor. Sentimentos lúcidos, razoáveis e racionais. Frieza real ou aparente, controle e domínio das emoções e dos sentimentos. Fidelidade, faculdade de resistir às tentações. Por vezes, pureza e castidade, que, conforme o nível de evolução do indivíduo, podem ser bem ou mal vividas: mesmo os santos têm libido!
Trígono, sextil: os mesmos significados. O amor, desde que aliado à sabedoria, pode levar a decisões inteligentes e escolhas judiciosas, mesmo se forem mortificantes ou frustrantes no momento. Em resumo, a pessoa não é escrava de seus sentimentos nem de seus desejos.
Oposição, quadratura (e conjunção quando está muito mal aspectada): pessimismo amoroso. A pessoa é sensibilizada por todas as situações de separação ou abandono, imagina sempre que as coisas vão "dar errado" ou "não vão durar". No fundo, é muitas vezes um "traumatismo" afetivo vivido na infância, o que explica essa insegurança. Em compensação, a avidez e a reivindicação afetiva florescem e engendram o eterno inquieto, aquele que duvida sempre do valor dos sentimentos dos outros. No pior dos casos, pode haver aí uma tendência a julgar severamente e moralizar.
Marte-Saturno
Conjunção: a agressividade marciana fica impregnada aqui de rigor e de circunspeção. A pessoa sabe ser perseverante, é resistente, determinada, racional, prudente no modo de conduzir sua ação. Os impulsos são canalizados pela razão e pela análise lógica dos fatos.
Nota: Certas interpretações contam com o seguinte fato: se Marte está antes de Saturno, a atividade choca-se contra uma parede, há bloqueio dos impulsos, do desejo e do espírito de iniciativa (chega-se aos símbolos da oposição). Se Saturno está antes de Marte, a atividade inspira rigor e serve-se dele como de um trampolim.
Trígono, sextil: atividade bem conduzida e bem calculada, perseverança, tendência a ir ao fim de uma empreitada sem deixar-se distrair.
Oposição, quadratura: a pessoa tem uma sensação de incapacidade, de bloqueio, gerando renúncia ou preguiça e acessos de desencorajamento. Há às vezes dureza, violência ou, ainda, masoquismo. Isto se traduz muitas vezes por um comportamento ciclotímico e por alternância entre entusiasmo, energia, e lassidão, apatia, conforme a dominação de Marte ou Saturno.
ASPECTOS DE URANO
Sendo Urano um planeta de efeitos muito concretos, sua influência se fará sentir mais no plano factual que no plano psicológico.
Sol-Urano
Conjunção: aspecto da individuação levada ao máximo. A pessoa precisa se sobressair ou demonstrar ao mundo exterior sua unicidade. Os meios empregados são originais, o andamento é criativo e progressista. Aí, também, há a procura de um poder mais espiritual, intelectual: trata-se, de fato, do desejo de ser um mestre, um guia, e de dar o exemplo.
Trígono, sextil: temperamento original, independente, apaixonado por novidade, dinamismo criativo, reações vivas.
Oposição, quadratura: os significados são os mesmos da conjunção, com um acréscimo. A pessoa está pronta para todos os exageros com o objetivo único de se singularizar e se fazer notar. Afirma-se por vias indiretas e desmesuradamente, recusa os sistemas, as ideologias, dispersa-se e mostra-se sujeita a mudanças de humor bastante espantosas. Cega no que diz respeito a si mesma, critica nos outros uma tendência ao julgamento absoluto que ela é a primeira a manifestar. Na origem, muitas vezes, há uma separação brutal do modelo paterno, que traz certa dificuldade de identificação, uma instabilidade de caráter, e o indivíduo se revolta simplesmente para dar provas de sua existência.
Lua-Urano
Conjunção: a sensibilidade está ligada à independência, à originalidade. A personalidade é algo excêntrica, a pessoa gosta de sair dos caminhos trilhados e conduzir sua vida como bem entende. Os valores familiares são encarados com desprendimento, as emoções são fortes, mas dispersas, o que evita sofrimentos. O comportamento é instável, há frequentes mudanças de humor.
Trígono, sextil: os mesmos significados, centrados sobretudo na liberdade de comportamento, na autonomia afetiva e no poder das emoções.
Oposição, quadratura: grande tensão emocional, instabilidade psicológica, desequilíbrio podem ser consequências desses aspectos. A sensibilidade é explosiva e suas faíscas se produzem quase sempre sem razão aparente. De fato, a mínima corrente de ar perturba o humor e conduz a exageros. A pessoa aspira à serenidade, a um controle que só dificilmente consegue desenvolver. Pode reagir com agressividade para esconder sua vulnerabilidade.
Esses traços de caráter estão geralmente ligados a uma instabilidade na vida familiar (aliás, semelhante aos casos de conjunção).
Mercúrio-Urano
Conjunção: grande independência de espírito, raciocínio inovador, original e anticonformista. A pessoa precisa defender suas ideias no que elas têm de único e de pessoal, passar uma mensagem. Está capacitada para as técnicas modernas, para resolver os problemas do futuro.
Trígono, sextil: inteligência curiosa, original, engenhosidade, interesse pelo progresso, seja ele técnico ou humano. Dinamismo intelectual.
Oposição, quadratura: grande tensão nervosa, rebelião intelectual sistemática, aptidão para destruir ideias e princípios, para instalar outros... e sem levar em conta a realidade e as necessidades. No pior dos casos, absolutismo, fanatismo.
Vênus-Urano
Conjunção: aspecto do amor ligado ao imprevisto, ao inesperado; daí a paixão fulminante, as decisões rápidas guiadas pelos sentimentos e, eventualmente, desprezadas pela razão. A pessoa tem uma concepção original, independente, das coisas, um anticonformismo diante da afetividade, uma tendência a empregar toda a sua energia na conquista ou vivência de uma paixão. Com freqüência, tem muita criatividade artística.
Trígono, sextil: os mesmos significados, menos imprevistos. Conforme certos autores, estes aspectos assinalam o sex appeal. De fato, a pessoa está bastante segura de seu charme e do impacto dele sobre o mundo exterior.
Oposição, quadratura: as decisões não são mais rápidas, são precipitadas e tornam a vida afetiva instável. Os sentimentos podem ser vividos sem cerimônia à margem dos sistemas clássicos: a pessoa serve-se deles como um meio de provocação. Na maioria dos casos, trata-se simplesmente de uma atração pelo absoluto afetivo, engendrando verdadeiras utopias. Enfim, estes aspectos podem ser vividos somente num plano factual: neste caso, é comum que a vida amorosa se desestabilize inesperadamente.
Marte-Urano
Conjunção: o gosto pela pobreza, pelo risco, e a tendência ao extremismo caminham lado a lado numa pessoa que se sente motivada pela ideia de um combate ou de uma conquista. Não é o poder que lhe interessa, é o objetivo, é o fato de determinar seus próprios limites — a fim de ultrapassá-los. Hiperativa, não perde tempo no caminho e vai direto ao alvo.
Trígono, sextil: os mesmos significados. Atividade original, desembaraçada, engenhosa, dom para as técnicas de vanguarda.
Oposição, quadratura (e conjunção quando está mal aspectada): imprudência, atos precipitados e mal preparados, arrogância. Os objetivos do combate são percebidos ao contrário, daí haver erros e contratempos. A pessoa mostra uma autoridade abusiva e irreverente e cria sua pequena revolução pessoal. É muito instável e imprevisível na sua ação.
No plano factual, estes aspectos indicam com freqüência um risco de acidentes.
ASPECTOS DE NETUNO
Como Netuno representa o irracional, os aspectos que formam os planetas rápidos com ele colocarão em princípio: no positivo, a imaginação, a receptividade; no negativo, a dificuldade de viver o real.
Sol-Netuno
Conjunção: fusão da consciência e do irracional, de que resulta um indivíduo bastante dúbio, que nem sempre sabe bem quem é e que não se deixa decifrar facilmente. E um sensitivo-receptivo, que se sente atraído por tudo o que escapa à visão estreita ou lógica. Muitas vezes é idealista e místico e dotado do senso do absoluto.
Trígono, sextil: não se trata mais de fusão, mas de uma corrente que passa harmoniosamente e refina a percepção. Geralmente, os significados são os mesmos da conjunção.
Oposição, quadratura: a pessoa torna-se um mistério para si mesma, está numa nebulosa e se norteia por intuições enganosas. Seus códigos não são os de todo mundo; geralmente vive à margem das leis e tradições. Tem tendência a se enganar, a se iludir com as pessoas e as coisas, sempre acreditando sinceramente que é o único a ver as coisas. Apaixona-se também pelos mistérios, sem encontrar neles, porém, uma explicação que seja acessível aos outros. Tudo se passa como se estivesse "em outro lugar".
Nos casos extremos, essa irrealidade torna-se fuga do real e resulta em atração pelos "paraísos artificiais": drogas, álcool, etc. ou simplesmente sonhar acordado.
Lua-Netuno
Conforme esteja bem ou mal aspectada, a conjunção pode reunir os significados dos aspectos harmoniosos ou dissonantes.
Trígono, sextil, conjunção: intensa sensibilidade mediúnica, capacidade de percepção fora do comum. A pessoa vive em "ligação direta" com o mundo irracional e flutua sem se questionar onde os espíritos cartesianos se encontram. A imaginação desenvolve poderes criativos, capazes de se concretizar com a ajuda de aspectos dinamizantes, tendo em vista uma obra palpável. A análise e o cálculo lhe são estranhos, mas ele compreende os outros sem esforço e não procura julgar, tal é o seu sentimento de compaixão.
Oposição, quadratura, conjunção: a receptividade não tem freios nem possibilidade de escolha: engloba tudo, tanto as boas correntes como as más. A sensibilidade é exagerada e pode chegar à pieguice. Talvez a pessoa se mostre distante, "na lua", e sua fragilidade psíquica é intensa. Com freqüência está sujeita à depressão, à perda de contato com o real. (Note-se que esses aspectos são frequentes nos Temas de pessoas cuja profissão começa com "psi": trata-se, neste caso, da necessidade de "positivar" o psiquismo reagindo contra sua fragilidade. Aí, ainda, tudo depende do indivíduo.)
Mercúrio-Netuno
Conjunção: o indivíduo distingue-se de seus semelhantes por um sistema original de pensamentos e expressões. Dotado de uma infinita riqueza de percepção, navega entre a intuição aguda e a nebulosidade total: tem "acessos de gênio" que nem sempre sabe utilizar. Muito compreensivo (por imposição mental), não tem regras de pensamento precisas e age em função de seu humor. As soluções que traz são matizadas, aproximativas, mas sempre humanas. A pessoa pode representar o porta-voz de um movimento ideológico ou acreditar-se investida de uma missão.
Trígono, sextil: imaginação, intuição, receptividade intelectual, gosto pelo irracional, pelo misterioso, pelo místico.
Oposição, quadratura: espírito confuso, atordoamento, ideais obscuros, prejudicando a objetividade. Em certos casos, a pessoa pode compensar sua obscuridade interior procurando justamente chegar à verdade através da mentira.
Vênus-Netuno
Conjunção: aspecto da fusão sentimental absoluta, convocando a alma e os sentidos. A pessoa é um idealista romântico que não vê limites na troca amorosa. Por vezes, o seu anseio de moldar o outro de acordo com seus desejos o conduz a um tipo de "complexo de Pigmalião": situado num quadro harmonioso, o ser amado não deve mais deixar seu pedestal. Com freqüência, o amor, sentido à maneira de uma fé, se dirige a uma ideia, a uma mística, a um conjunto mais do que a um indivíduo, que exerce, então, um papel simbólico.
Trígono, sextil: os mesmos significados, menos absolutos; receptividade ao outro, identificação amorosa que se sente ou se inspira.
Oposição, quadratura: a pessoa sente uma impossibilidade de viver o amor no cotidiano, é atraída pelo impossível, pelo longínquo, pelo complicado. Faz escolhas aberrantes e coloca-se em situações inverossímeis, ou no papel de vítima. De fato, sua necessidade do absoluto não pode acomodar-se facilmente à realidade, vive em constante busca e apega-se a pessoas que não lhe convêm de forma nenhuma.
Estes aspectos engendram, muitas vezes, uma sublimação religiosa ou artística — de qualquer modo, há uma grande criatividade.
Marte-Netuno
Conjunção: a inspiração guia a ação. A pessoa tem necessidade de lutar para defender um ideal e busca arrastar os outros em sua luta. Sua atividade é entusiástica, generosa e por vezes desordenada, pois não leva em conta, de modo algum, as necessidades do real e do cotidiano. Sua força está na sua fé, na sua absoluta sinceridade. Mas pode enganar-se a respeito do valor da causa que defende.
Trígono, sextil: os mesmos significados, mais matizados. Essencialmente, atividade entusiástica sustentada por uma intuição justa e uma percepção profunda do irracional.
Oposição, quadratura: como no caso da conjunção, a pessoa sente-se motivada pela defesa de um ideal. Mas engana-se sobre isso e age de modo incoerente. Carente de realismo e lucidez na ação, extravia-se e toma direções erradas. Com freqüência, sente-se atraída pelo impossível e luta contra moinhos de vento.
ASPECTOS DE PLUTÃO
Todas as tendências próprias dos aspectos de Plutão podem ser vividas unicamente num plano interior, ou então, no negativo, relegadas ao inconsciente.
As únicas pessoas capazes de sentir verdadeiramente seu impacto psicológico são aquelas que: 1) têm o Sol, a Lua, o Ascendente ou um planeta dominante em Escorpião; 2) têm um dominante de Saturno, de Netuno ou do próprio Plutão.
Sol-Plutão
Conjunção: aspecto de poder secreto e voluntariamente escondido, que frequentemente leva a pessoa a manipular seu ambiente com muita habilidade, como um Deus ex machina. Vontade intensa, desejo de afirmar-se sem nada dever a ninguém, de ser "seu próprio modelo". Capacidade de transformação, de analisar novamente uma questão. Psicologicamente, a importância do modelo paterno é intensa, mas com freqüência mal vivida ou mal aceita.
Trígono, sextil: os mesmos significados, centrados sobretudo na capacidade de renovação. A pessoa possui recursos interiores que lhe permitem sempre voltar-se — ou "virar a casaca" — em função dos seus interesses.
Oposição, quadratura: angústia, autodestruição, complexo de culpa, ligados muitas vezes a uma recusa do modelo paterno. Concretamente, isso se traduz tanto por uma amabilidade de fachada, destinada a dar o troco, a esconder o lobo na pele do carneiro, como por uma tendência a subverter os sistemas e os exemplos. Como sempre nos aspectos de Plutão, tudo isso pode ser, em grande parte, reprimido no inconsciente.
Lua-Plutão
Conjunção: a sensibilidade está em ligação direta com o inconsciente, e conforme o conteúdo deste pode trazer força ou fraqueza. A pessoa tem uma sensação aguda da complexidade das coisas, e em caso de necessidade encontra complicações onde não existem. A imagem materna é importante — esmagadora, por vezes —, o que engendra, na mulher, um problema de identificação com a mãe (reproduz seu modo de vida querendo afastar-se dela, por exemplo), o que leva a uma dificuldade de vivenciar seu papel de mulher; no homem, há uma forma de fascinação pela mulher, à qual ele inconscientemente atribui um poder quase mágico.
Trígono, sextil: parecem essencialmente em ligação com a intuição, um tipo de captação inata de tudo o que é complexo, e uma faculdade de renovação da sensibilidade.
Oposição, quadratura: trata-se aí de uma recusa categórica do modelo materno, por conseguinte do papel feminino, geralmente reprimido e rejeitado com vigor pela consciência. Por vezes, igualmente, como a Lua está ligada à globalidade do ser nas teorias da astrologia condicionalista, esses aspectos assinalam uma ligação difícil da pessoa com seu corpo, ou um comprometimento físico deste na infância (quando doenças ou um parto demorado e difícil perturbam o recém-nascido).
Mercúrio-Plutão
Conjunção: desejo de ver tudo de maneira clara, espírito curioso que se sente atraído sistematicamente por problemas complexos, que busca analisar, dissecar com uma lucidez completamente desprovida de sensibilidade. A pessoa é atraída por símbolos, parábolas e paradoxos. É um investigador que se aborrece a partir do momento em que encontrou a solução, um psicólogo insaciável, dotado de capacidade de dedução.
Trígono, sextil: os mesmos significados.
Oposição, quadratura: aspecto do "aprendiz de bruxo" que se atira a descobertas que não controla nem domina. A pessoa serve-se de sua inteligência para manipular os outros ou para trazer à luz o inadmissível, com o único intuito de chocar. Em certos casos, o inconsciente e o raciocínio estão em conflito; há então recusa, repressão do primeiro em proveito de um julgamento peremptório. No melhor dos casos, apresenta um humor levemente mórbido.
Vênus-Plutão
Conjunção: o amor aqui não se satisfaz com modelos estabelecidos, deve ser vivido diferentemente, em outro nível, e deixar-se despojar dos artifícios. A pessoa marcada por este aspecto busca na relação afetiva uma autenticidade absoluta; empenha-se, por isso, em dissecar, penetrar, desnudar o outro. Com freqüência, possui um lado fascinante, misterioso e extremamente sensual.
Trígono, sextil: os mesmos significados. Capacidade de renovação e de transformação dos próprios sentimentos.
Oposição, quadratura: pessoas ciumentas, exigentes e até mórbidas. Esperam tudo do amor, que se torna o próprio motivo de estarem vivas. Segundo certos autores, este aspecto significa a perversão, mas, na maioria das vezes, trata-se de uma culpa ligada ao sexo, impedindo a pessoa de desabrochar simplesmente.
Marte-Plutão
Conjunção: A pessoa possui uma força de ação da qual se serve para obter um poder ou manipular as pessoas — mas de forma oculta, secreta, por vezes útil devido às possibilidades de transformação e renovação que oferece. Sua força de vontade é excepcional, porém poucas vezes se deixa levar pela caridade. Com freqüência acrescenta-se aí um complexo de culpa ligado à consciência da existência, em si, de um espírito de dureza mal assumido.
Trígono, sextil: atividade secreta e estratégica visando a um controle de si e dos outros. A pessoa encontra sempre um meio de "voltar ao zero" e mostrar-se excepcionalmente perseverante no que diz respeito a seus objetivos. Sabe fazer rodeios, enganar os outros com muita habilidade.
Oposição, quadratura: aspectos da agressividade destrutiva que pode voltar-se contra si. Jogo duplo, poder obtido de modo distorcido, tendência suicida ligada a um sentido agudo do absurdo, do inútil: isto pode traduzir-se por uma negação dos valores marcianos, que são a coragem, a energia e o heroísmo.
Orbis sinastria de planetas 10 graus acima. Aspectos e seus orbis
palestra 135. Orbis.
Teoria geral dos aspectos. Parte 2. ORBIS
Como já dissemos no artigo anterior, inicialmente, as orbes planetárias a que estamos acostumados, estavam ausentes. Simplesmente não havia necessidade deles - já que os aspectos não eram considerados entre os planetas, mas entre os signos, então de que tipo de orbes poderíamos falar? Qualquer planeta em Áries ao quadrado com qualquer planeta em Câncer, esse é o orbis inteiro.
Como conseqüência, aspectos no sistema de signo completo (conforme descrito na aula anterior) foram substituídos por aspectos entre os planetas, como resultado da pergunta, a distância entre os planetas deve ser considerada um aspecto de trígono a 123 graus? Ou sextil em 58, etc. (anteriormente esta questão não surgiu, uma vez que qualquer planeta em qualquer grau de Áries era considerado no aspecto de um trígono com qualquer planeta em qualquer grau de Leão ou Sagitário, etc.).
Assim, o conceito de "orbis" foi introduzido na prática astrológica. Orbis (ou orb) é o desvio permitido do aspecto exato.
A história do cálculo orbital também sofreu mudanças. Na Idade Média, era costume considerar orbes dependendo dos planetas que fazem parte do aspecto. Essa. O Sol - não importa de que aspecto participa, tem uma orbe de 15 (alguns autores até 18) graus, a Lua 12, etc.
O orbis foi definido dependendo do brilho do planeta (quanto mais brilhante ele brilha, maior o orbis) e foi metaforicamente comparado às mãos. Portanto, o Sol tem dois braços, com comprimento total de 15 (em média) unidades (graus). A lua tem dois braços, 12 unidades de comprimento. Consequentemente, o comprimento de um braço do Sol é de 7,5 unidades (graus), o comprimento do braço da Lua é de 6 graus.
Acontece que se o Sol e a Lua passam a uma distância um do outro "aspecto + 13,5 graus" (por exemplo, a Lua está a 0 graus de Áries, o Sol está a 12 graus de Leão) - eles se alcançam com as mãos e, portanto, criam um aspecto ( o comprimento do braço do Sol + o comprimento do braço da Lua - 7,5 + 6 \u003d 13,5 este é o orbis estando a uma distância cujo aspecto pode ser levado em consideração).
Hoje essa prática é usada principalmente na astrologia horária e na direção tradicional. Embora deva dizer que, na minha opinião, é o mais fundamentado, pois está vinculado às propriedades físicas dos objetos.
Pessoalmente, por vários anos consecutivos, tenho trabalhado com este sistema em particular e essas orbes horárias largas e estou muito satisfeito com o resultado que obtenho.
No entanto, no momento, a prática de calcular orbs com base no ASPECTO e nos PLANETAS que o formam é amplamente utilizada.
Falamos sobre a força dos aspectos - é assim que a conexão é considerada a mais forte, e o sextil é o mais fraco de todos os aspectos principais. De acordo com o mesmo esquema, acredita-se que o composto tem as maiores orbes, ligeiramente menos (ou mais frequentemente iguais) orbis são atribuídos à oposição, ainda menos ao trígono, então ao quadrado e o menor (dos maiores) ao sextil.
O Sol é o planeta mais importante no mapa, portanto, os valores de suas órbitas são os mais altos, depois a Lua, um pouco menos, depois os planetas pessoais, depois os sociais (embora Júpiter geralmente receba mais orbes do que os planetas pessoais) e já os menores para os mais elevados.
Por exemplo, uma mesa de orbes modernas, levando em consideração o Planeta e o aspecto que ele forma, pode ter a seguinte aparência:
Obviamente, o sol tem o maior orbis no aspecto de conjunção e oposição, e os menores planetas superiores no trígon, sextil e quadratura (chamo sua atenção - este é APENAS um EXEMPLO).
UMA TABELA GERALMENTE ACEITA DE ORBIS NÃO EXISTE !!! O tamanho das órbitas e a abordagem desse problema são considerados um assunto individual de um astrólogo em particular.
Acredita-se que o uso de órbitas mais estreitas dá melhores resultados. E há algum tempo também pensei assim, entretanto, então comecei a perceber que estava claramente perdendo alguns pontos muito importantes em consideração, expandi as orbs, comecei a usar orbs apenas para os planetas (sem mudar a orbis dependendo do aspecto) e ainda não Nunca me arrependi da decisão.
Se você é um astrólogo iniciante, recomendo usar o conjunto de software padrão, como consequência, sua prática mostrará em que direção se mover.
Um aspecto com uma orbe dentro de 1 grau (para aspectos principais) é geralmente chamado de exato. Se, ao mesmo tempo, os planetas incluídos no aspecto têm o mesmo número ordinal do grau, tal aspecto é denominado parcial.
Exemplo: - Lua 12 graus, 30 min. 20 seg. Áries, Marte a 13 graus 10 minutos e 20 segundos. Leo
entre os planetas 120 graus, 40 minutos é o aspecto exato do trígono (orbis dentro de 1 grau).
Lua 12 gr. 30 minutos, 20 segundos Áries, Marte 12 gr. 56 minutos e 40 seg. Leo - entre os planetas 120 gr., 26 min., 20 seg. Mas, ao mesmo tempo, a Lua e Marte ocupam o mesmo número de série do Signo - 12 g - o aspecto do trígono parcial.
Acredita-se que aspectos exatos, e ainda mais parciais, agem mais forte e mais brilhante do que aspectos com uma orbe.
Na verdade, neste momento, para muitos astrólogos, esta é uma homenagem à tradição - “diz-se num livro inteligente que ele é o mais forte, então ele é!”.
Na minha opinião, faz sentido descobrir por que os aspectos exatos acabam sendo mais fortes do que os imprecisos, se levarmos em consideração ambos.
Na prática natal, existem grandes orbes entre os planetas no mapa, nas previsões, orbs raramente excedem um grau em ambas as direções.
Imagine que você tem um quadrado Lua-Plutão em seu mapa. Lua 14.gr Capricórnio, Plutão 20g. Libra. Existem 6 graus entre eles e, se suas órbitas preferidas permitirem, entre eles existe um quadrado.
Agora vamos imaginar que em um mapa dinâmico - por exemplo, em trânsito - Urano caminha sobre Áries (como está agora). Tendo alcançado 13 graus de Áries, eleva-se em quadratura à Lua com uma orbe de 1 grau. Ele se move para frente por algum tempo, depois torna-se retrógrado, depois novamente direto, depois retrógrado e, assim, várias vezes, entrando periodicamente no orbis em quadratura com a lua.
Obviamente, uma pessoa neste momento não passará por momentos não os mais fáceis do ponto de vista psicológico. Em algum ponto, depois de passar pela Lua pela última vez, Urano se afastará cada vez mais da quadratura com a Lua.
E tendo passado até 19 graus de Áries, ele fará uma oposição a Plutão com uma orbe de 1 grau. E também "caminhará" em Plutão por algum tempo, causando circunstâncias ou experiências características.
NOOOOOOO !!! Urano - Lua - será um "conto de fadas", e Urano - Plutão - outro! É possível que Urano os puxe pelas cordas - afastando-se da Lua - encontrando Plutão, afastando-se de Plutão - encontrando a Lua e novamente se afastando dela, vá para Plutão. Mas seja como for - serão histórias diferentes.
Agora imagine que a Lua está a 14 graus de Capricórnio e Plutão a 14 graus de Libra. Nesse caso, Urano irá aspectá-los simultaneamente, criando não apenas tensão em seu tema, mas "incluindo" o quadrado dos próprios planetas natais! E essa é uma história completamente diferente! Muito mais difícil do que no primeiro caso.
Nesse caso, eles dizem, "Urano completou a quadratura entre a Lua e Plutão na quadratura Tau" - e esta é uma intensidade completamente diferente. Ou possibilidades completamente diferentes, se estamos falando sobre a conexão harmoniosa dos planetas em métodos natais e dinâmicos.
Em direções onde os planetas se movem apenas diretamente, passando 1 grau em um ano, Urano forma aspectos da Lua a 14 graus e Plutão a 20 graus em intervalos de 3,5 anos! Ou seja, a Lua já se esquecerá do período Urânico, quando Urano entrará em oposição a Plutão.
Acho que é isso que torna o aspecto exato tão importante no mapa natal.
Quanto aos limites dos orbes, então, como diz o respeitado Yuri Yuryevich Oleshko, "os orbes não são destruídos no granito", o não menos respeitado William Lilly disse que leva em consideração os orbes como memória e agora se lembra do que fez. É importante lembrar que o significado dos aspectos é indicar a interação dos Planetas que receberam qualidades semelhantes ou irreconciliáveis \u200b\u200bdo Signo em que caíram.
Aliás, eu também tenho orbis ligeiramente diferentes instalados em programas diferentes, e agora que conheço a lógica da teoria dos aspectos / orbis, isso não me incomoda nem um pouco e não me desinforma.
Muitos astrólogos modernos, no entanto, têm muito mais ciúme dos limites orbitais do que eu. Mas mesmo eles tendem a aumentar os limites máximos permitidos do orbe, se, com um ligeiro aumento no orbe, os planetas no aspecto criam uma configuração fechada.
As órbitas dos planetas no stellium estão aumentando com bastante frequência. Assim, por exemplo, com uma orbe para a conjunção: para Mercúrio 8 graus, para Marte 6, para Netuno 4. Todos os três planetas estão em Escorpião, onde Mercúrio tem 3 graus de Escorpião, Marte tem 8 graus e Netuno é 12. Se aplicarmos estritamente o valor da orbe como uma constante, Acontece que Mercúrio está na orbe de conjunção com Marte e Marte está na orbe de conjunção com Netuno, mas ao mesmo tempo Mercúrio e Netuno não estão na orbe - há 9 graus entre eles.
Na prática, em tal situação, os astrólogos aumentam a orbe e recebem um stellium (conjunção múltipla) entre Mercúrio, Marte e Netuno.
Aspectos além da fronteira dos Signos
A situação é um pouco mais complicada no caso em que os planetas estão em uma orbe, mas ao mesmo tempo, e os signos não suportam o aspecto correspondente - os chamados aspectos além da fronteira dos signos.
Exemplo - Marte em 3 graus de Áries, Mercúrio em 29 graus de Peixes - aspecto da conjunção (4 graus) através da fronteira dos Signos. Marte a 3 graus de Áries, Júpiter a 28 graus. Câncer - um aspecto do trígono além da fronteira dos Signos (distância 115 g.)
Contar ou não? Afinal, se você usar uma teoria tão harmoniosa da interação dos signos, não dos planetas - Mercúrio e Marte "não se veem". E o trígono de Marte e Júpiter é formado a partir de Signos, situados a uma distância de um quadrado um do outro!
O que fazer?
Era uma vez, abandonei a consideração de aspectos além da fronteira dos Signos. Mas ela recusou não porque eles "não funcionaram" ou descreveram mal a situação, mas porque "não estava certo", e devo dizer, sou um grande fã de "fazer a coisa certa".
Além disso, naquele momento eu aumentei os limites dos orbes, adotando-os da astrologia horária, tirei a dependência dos limites do orbe no aspecto que se forma entre os planetas, em geral, comecei a fazer isso “direito”.
No entanto, minha prática, respondendo alegremente ao aumento do orbe e sua dependência apenas dos Planetas, começou a sofrer SIGNIFICATIVAMENTE pelo fato de que aspectos além da fronteira dos Signos caíram fora de consideração! Como resultado, decidiu-se devolver estes últimos, e levá-los em consideração como sempre, e até o momento nunca me arrependi.
A única coisa que valeria a pena adicionar aqui é, claro, eu reduzi significativamente seus orbis. Eu não posso te dizer o que ele se tornou, eu simplesmente nem sei. Eu apenas olho para os planetas em aspecto e faço uma conclusão baseada em que tipo de planetas eles são, quão longe das cúspides eles estão, quão forte em signos, o aspecto se desenvolve ou desintegra, etc. Eu entendo que com esta observação eu não facilitei muito a vida de astrólogos novatos, mas ... simplesmente não existem receitas universais prontas para serem usadas em qualquer lugar e em qualquer lugar na Astrologia (sim, como em outras áreas da vida).
A distância angular do valor exato do aspecto do arco, dentro da qual o efeito do aspecto permanece perceptível.
O termo "orbe" também tem um segundo significado. Quando se fala de um aspecto específico em um horóscopo específico, a orbe significa um desvio real do valor exato do aspecto (e não o desvio máximo, como no caso geral).
Vários astrólogos entendem a orbe em um sentido ligeiramente diferente: como um intervalo dentro do qual o aspecto opera. Portanto, se um trígono é considerado válido quando a distância entre os planetas é de 115 ° -125 °, então o orbe do trígono é considerado igual a 10 °. Astrólogos que aderem a esse entendimento da palavra "orbe" usam o termo " semiorbis "(meia-orbe, eng. metade) para denotar o desvio máximo do aspecto exato (em uma direção). Assim, o significado dos termos" meia-orbe "e" orbe "no primeiro significado coincidem.
Na maioria das vezes, acredita-se que quanto menor o desvio de um aspecto do valor exato, mais esse aspecto atua (ver Aspecto exato, Aspecto amplo). No entanto, em alguns sistemas astrológicos (por exemplo, no conceito de astrologia cabalística de A. Podvodny), considera-se que o aspecto age com a mesma força em toda a orbe. Em outros sistemas, observa-se que muitas vezes o aspecto só aparece quando já se desintegra (isso é especialmente importante em trânsitos e outros métodos de previsão). Finalmente, há aqueles astrólogos que, ao contrário, apontam que o aspecto é mais palpável algum tempo antes de se tornar perfeitamente preciso, e quando o aspecto exato começa a se desintegrar, sua força diminui drasticamente.
A questão de quais orbes dão os resultados mais adequados é uma das mais controversas na astrologia ocidental. Em geral, os astrólogos que levam em consideração um grande número de pontos sensíveis do horóscopo e / ou usam um grande número de aspectos diferentes, acreditam que as orbes devem ser o mais precisas possível (geralmente dentro de 1-2 graus). Pelo contrário, os astrólogos, que levam em consideração um pequeno conjunto de planetas e / ou aspectos, usam um O bastante amplo - às vezes até 8-10 °.
Existem muitos sistemas orbe complexos. Primeiro, geralmente se acredita que quanto mais rápido é um planeta, mais orbe ele tem em aspecto. Portanto, para a Lua, muitos astrólogos consideram a orbe da conjunção a 8 °, enquanto a orbe dos planetas superiores em conjunção não pode exceder 3 °.
Em segundo lugar, não há consenso entre os astrólogos sobre qual planeta, entrando no aspecto, para determinar o orbe em cada caso específico. Por exemplo, no caso da conjunção da Lua com Plutão, uma orbe deve ser dada a 8 ° (como um aspecto da Lua), a 3 ° (como um aspecto de Plutão) ou 5,5 ° (como a média aritmética da orbe da Lua e da orbe de Plutão)?
Em terceiro lugar, o orbe depende não apenas dos planetas que entram no aspecto, mas também do próprio aspecto. A combinação geralmente recebe o O máximo, um pouco menos - para outros aspectos principais e visivelmente menos - para aspectos menores.
Em quarto lugar, muitos astrólogos indicam que se um determinado aspecto for incluído na configuração dos aspectos, seu orbe pode ser aumentado.
Quinto, alguns acreditam que a órbita muda dependendo da posição dos planetas nos signos e casas. Por exemplo, em uma casa de canto, os planetas têm uma orbe maior do que os planetas em uma casa em queda. Ou o planeta no outono tem uma orbe menor do que em sua casa. Freqüentemente, a orbe de um aspecto é aumentada no caso de os planetas que formam este aspecto estarem em recepção mútua.
Em sexto lugar, vários astrólogos afirmam que os aspectos convergentes têm uma orbe maior do que os aspectos divergentes.
Sétimo, a questão dos orbes nos mapas sinástricos (veja a sinastria) de duas pessoas não foi resolvida de forma inequívoca. Alguns astrólogos (por exemplo, A. Podvodny) argumentam que as orbes sinástricas são visivelmente menores do que as natais; outros astrólogos (por exemplo, P. Globa), ao contrário, acreditam que na sinastria as orbes são mais largas do que na astrologia natal; finalmente, outros ainda usam praticamente as mesmas orbes no radix e no horóscopo sinástrico.
Oitavo, alguns astrólogos acreditam que diferentes sistemas orbitais podem operar nos horóscopos de pessoas diferentes. Por exemplo, A. Podvodny acredita que à medida que o desenvolvimento espiritual de uma pessoa aumenta, sua sensibilidade a cada vez mais novos aspectos aumenta, enquanto a esfera dos aspectos considerados em um nível inferior de desenvolvimento diminui.
Nono, alguns autores observam que certos planetas "ressoam" com certos aspectos e, nesses casos, o orbe aumenta. Por exemplo, o quadrado em sua ação é semelhante à influência de Saturno e, portanto, o orbe de Saturno em quadrados será maior do que, digamos, o orbe de Júpiter.
E existem muitas dessas nuances que afetam os sistemas orbeiros. Acrescentamos que todos os pontos acima se relacionam principalmente à astrologia individual, enquanto na astrologia mundana, astrologia horária, vários métodos de previsão, existem outros problemas adicionais com a determinação dos orbes.
A questão das órbitas dos fatores secundários do horóscopo - os nós dos planetas, asteróides, lotes, estrelas fixas, etc. Normalmente, orbes muito estreitas são tomadas para esses pontos - não mais do que 1 °.
Assim, não existe um padrão único de orbes na astrologia, e cada astrólogo em seu trabalho depende dessa questão principalmente em sua própria experiência. Aqui estão várias variantes de sistemas orbe.
De acordo com Biruni, os planetas têm as seguintes orbes:
4 de outubro de 2014, 19:58
A magnitude da esfera depende da força do aspecto. Quanto mais forte for o aspecto, maior será o seu orbis. Quanto mais fraco for o aspecto, menor será o orbis. Assim, a magnitude do orbis é um indicador da força do aspecto.
Para o trabalho astrológico, uso a mesa orbe, que desenvolvi para mim mesmo, com base nessas regras. Para fazer isso, primeiro tive que entender a força de cada aspecto em relação a todos os outros, e então, com base nisso, compilei minha própria tabela de orbis.
Direi de imediato: não é muito diferente daqueles orbis usados \u200b\u200bpor outros astrólogos. Mas, por outro lado, a magnitude da orbe não é justificada pelo fato de que todos fazem isso, mas pelo fato de que a magnitude da orbe aumenta ou diminui com a força do aspecto. Com a ajuda desta tabela, você pode aumentar ou diminuir os orbes - mas ao mesmo tempo, ao aumentar um orbis, você terá que aumentar todos os outros, e ao diminuir um deles, você também terá que diminuir todos os outros orbis de aspecto.
Isso é conveniente porque tal tabela, em primeiro lugar, não permitirá aumentar as órbitas ao infinito. Em segundo lugar, não permitirá aumentar ou diminuir a orbe de um aspecto isoladamente de todas as outras orbes. Na tabela, todos os aspectos e seus orbes dependem uns dos outros. Terceiro, pego o valor máximo da orbe. Mas posso reduzir, por exemplo, 2 vezes. É verdade, para isso será necessário reduzir o tamanho das órbitas de uma vez para todos os aspectos. Porque os aspectos são um sistema bastante flexível no qual um aspecto não é considerado em si mesmo (como costumamos fazer), mas em relação a todos os outros aspectos.
É difícil para um astrólogo novato entender os significados dos aspectos porque existem muitos deles e cada um deles tem seu próprio significado. Estudando com o livro de referência, é impossível entender como todos esses aspectos são semelhantes e como eles diferem uns dos outros.
Existem 20 aspectos no total + conexões + recepção. Parece para um iniciante que todos eles precisam ser memorizados, porque ele não pode encontrar independentemente as qualidades gerais desses 20 aspectos e combiná-los em grupos. Enquanto isso, esse trabalho já foi feito. Mas falaremos especificamente sobre a classificação de aspectos por tipos e grupos mais tarde, e agora - sobre como a orbe de um aspecto depende de sua força.
Para iniciar este trabalho, vamos pegar a regra principal: um aspecto, junto com seu orbis, não deve entrar no território de outro aspecto, junto com seu orbis. Essa regra já limita inicialmente o número de graus que podem ser adicionados a um aspecto ou outro.
Em geral, todos os aspectos podem ser colocados de forma incremental em tal tabela:
Conexão 0 *.
Semi-corrida 20 *.
Semisséptil 25,7 *.
Semi-têxtil 30 *.
Decil 36 *.
Nonagon 40 *.
Semi-quadrado 45 *.
Septil 51,4 *.
Sextile 60 *.
Quintil 72 *.
Semisséptil 77,1 *.
Binonagon 80 *.
Quadrado 90 *.
Sentagon 100 *.
Tridecyl 108 *.
Trigon 120 *.
Um quadrado e meio 135 *.
Biquintil 144 *.
Quickons 150 *.
Trisséptil 154,3 *.
Oposição 180 *.
A força dos aspectos pode ser dividida de acordo com os grupos a que pertencem.
Todos os grupos de aspectos podem ser divididos em aspectos cotidianos e fenomenais. Aspectos do dia a dia funcionam para todos, e aspectos fenomenais - somente para pessoas desenvolvidas. Portanto, os aspectos cotidianos são mais fortes do que os fenomenais.
Existem três grupos de aspectos cotidianos no total: conexões, aspectos harmoniosos e tensos.
As conexões são mais fortes do que os aspectos tensos e fenomenais, então eles têm uma orbe maior. Eu dou a eles um orbis de 9 * planetas e 6 * pontos fictícios e cúspides de casas. Dentro deste grupo, a força e a qualidade das conexões dependem de muitos fatores (casa, signo do zodíaco e propriedades dos planetas em conjunção), dos quais a magnitude da orbe dos compostos pode às vezes mudar, mas em qualquer caso não pode ser menor que a maior orbe para todos os outros aspectos domésticos.
Aspectos de um grupo harmonioso e tenso se equilibram mutuamente. Esta é a sua característica. Portanto, a força de um grupo tenso e harmonioso é igual entre si. Dentro de cada grupo, a força dos aspectos também varia dependendo do tipo de aspectos. Porque aspectos harmoniosos e tensos são iguais entre si, então aspectos do mesmo tipo em cada um desses grupos terão um orbis igual. Eu dou a eles os seguintes orbis: oposição e trígono 8 *, quadrado e sextil 7 *, todos os outros 3 * cada.
Os aspectos fenomenais são mais fracos do que os aspectos cotidianos. Portanto, os orbes dos aspectos fenomenais são menores que os orbes dos aspectos cotidianos, ou são iguais a eles. A única exceção é o quintil; Eu dou a ele um orbis 4 *, porque entre os aspectos fenomenais, o quintil é o único aspecto importante.
A força dos aspectos fenomenais diminui de grupo para grupo.
O mais forte entre os aspectos fenomenais serão os aspectos da equipe criativa. Dentro dele, eu dou os orbes como este: quintil 4 *, tridecil e biquintil 3 *, decil 2 *. O orbis de apenas um deles excede o orbis mínimo dos aspectos do grupo doméstico. A razão é que atribuo a esfera 3 * aos aspectos menores do dia-a-dia e o quintil ao aspecto criativo principal. (Os aspectos principais são fortes, os aspectos menores são fracos). Conseqüentemente, o único aspecto importante entre os fenomenais tem direito a um orbe que excede o orbis de aspectos cotidianos menores.
O segundo aspecto fenomenal mais poderoso serão os aspectos do grupo cármico. Eles são mais fracos do que os aspectos criativos e são todos aspectos menores. Seu orbis não excede o orbis mínimo de aspectos criativos. Orbis de qualquer aspecto cármico 2 *.
Os aspectos fatídicos serão os mais fracos. Porque eles são todos mais fracos do que os aspectos de qualquer outro grupo, então seu orbis é sempre menor do que o menor orbis de qualquer outro aspecto. Eu dou a eles um orbis de 0,9 *. Eu vou te dizer mais tarde de onde veio isso tão estranho.
Dentro de cada grupo (exceto para compostos), os aspectos são divididos em 4 tipos. O mais forte é aquele que formava todo o grupo em geral, sempre é descoberto primeiro. Este é um aspecto claro e persistente. Acontece que se o círculo do Zodíaco é dividido pelo número que formou seu grupo.
360 *: 2 \u003d 180 * oposição.
360 *: 3 \u003d 120 * trígon.
360 *: 5 \u003d 72 * quintil.
360 *: 9 \u003d 40 * nonagon.
360 *: 7 \u003d 51,4 * septil.
O segundo aspecto mais poderoso dentro de cada grupo é o aspecto temporal explícito. São eles: quadrado, sextil, tridecil, centágono, polutosseptil.
O terceiro aspecto mais poderoso dentro de cada grupo é o aspecto oculto permanente. São eles: um quadrado e meio, quicons, biquintil, binonágono, trisséptil.
O mais fraco em força dentro de cada grupo é o aspecto temporal latente. Este é um semi-quadrado, semi-sextil, decil, semi-monágono, semi-séptico.
De acordo com a força dos aspectos das espécies dentro do grupo, a magnitude do orbe aumenta ou diminui. Nos grupos inicialmente fracos (nos fatídicos e cármicos), todos os orbis possuem o mesmo aspecto mínimo, que neste grupo é simultaneamente o máximo.
Agora sobre como exatamente eu distribuí o tamanho da orbe entre os aspectos.
Para começar, vamos pegar os aspectos mais fracos - os fatídicos - e estabelecer o valor máximo possível de orbe para eles.
Quintil 72 *. Semisséptil 77,1 *. Binonagon 80 *. A distância entre o quintil e o sesqui-septum é 5,1 *, a distância entre o sesquintil e o binonágono é 2,9 *.
O orbis mínimo para aspectos cármicos é geralmente 2 *. Assim, deixando esses 2 * para a órbita do binonágono, obtemos a órbita do sesquioséptil 0,9 *.
Em termos de força, o polutosséptil está em segundo lugar dentro de seu grupo. Isso significa que o septil pode ser mais forte do que ele, mas todos os outros aspectos deste grupo não estão mais lá. Eu coloquei todos os aspectos fatídicos do orbis 0.9 *.
Semi-corrida 20 *. Semisséptil 25,7 *. Semi-têxtil 30 *. A distância entre o meio septo e a meia passagem é 5,7 *. A distância entre o semi-sextil e o semi-séptico é de 4,3 *.
Semi-quadrado 45 *. Septil 51,4 *. Sextile 60 *. A distância entre o semiquadrado e o septil é 6,4 *, a distância entre o septil e o sextil é 8,6 *.
Quickons 150 *. Trisséptil 154,3 *. Oposição 180 *. A distância entre os quickons e o trisséptil é de 4,3 *. A distância entre a oposição e o trisséptil é 25,7 *.
Todos os aspectos fatídicos realmente se encaixam na orbe 0,9 *, embora não entrem no território da orbe de aspectos vizinhos.
Agora a mesma tabela pode ser feita levando-se em consideração o orbis resultante de aspectos fatais. O orbis dos aspectos cármicos pode ser estabelecido da mesma forma, porque ele também se encaixa exatamente em 2 *.
Aqui está o que temos:
Conexão 0 *.
Semi-têxtil 30 *.
Decil 36 *.
Semi-quadrado 45 *.
Sextile 60 *.
Quintil 72 *.
Quadrado 90 *.
Tridecyl 108 *.
Trigon 120 *.
Um quadrado e meio 135 *.
Biquintil 144 *.
Quickons 150 *.
Oposição 180 *.
Com esta adição, podemos orbitar alguns outros aspectos. Você pode ver por si mesmo que às vezes é simplesmente impossível dar aos outros:
Conexão 0 *.
Semi-corrida 20 *. Orbis 2 *, distância de 18 * a 22 *.
Semisséptil 25,7 *. Orbis 0,9 *, distância de 25,8 * a 26,6 *.
Semi-têxtil 30 *.
Decil 36 *. Orbis é possível apenas 2 *, distância 34 * - 38 *.
Nonagon 40 *. Orbis 2 *, distância de 38 * a 42 *.
Semi-quadrado 45 *. Orbis é possível até 3 *, então a distância é de 42 * - 48 *.
Septil 51,4 *. Orbis 0,9 *, distância de 50,5 * a 52,3 *.
Sextile 60 *.
Quintil 72 *. Orbis é possível até 4 *, então a distância é de 68 * a 76 *.
Semisséptil 77,1 *. Orbis 0,9 *, distância de 76,2 * a 78 *.
Binonagon 80 *. Orbis 2 *, distância de 78 * a 82 *.
Quadrado 90 *.
Sentagon 100 *. Orbis 2 *, distância de 98 * a 102 *.
Tridecyl 108 *.
Trigon 120 *.
Um quadrado e meio 135 *.
Biquintil 144 *.
Quickons 150 *.
Trisséptil 154,3 *. Orbis 0,9 *, distância de 153,4 * a 155,2 *.
Oposição 180 *.
Então, o que encontramos agora? Decil 36 *. O Orbis só é possível 2 *, distância 34 * - 38 *. Semi-quadrado 45 *. Orbis é possível até 3 *, então a distância é de 42 * - 48 *. Quintil 72 *. Orbis é possível até 4 *, então a distância é de 68 * a 76 *.
Encontramos um orbis semiquadrado - 3 *. Porque meio quadrado é igual em força a meio sexo, então encontramos um orbis de semi-sexo.
Quintil e decil são aspectos criativos. O quintil é o mais forte, o orbis é 4 *, o decil é o mais fraco, o orb é 2 *. Todos os outros aspectos neste grupo devem ter um orbis menor que um quintil, mas podem ter um orbis igual ao de um decil. Isso é 2 * - 3 *.
Ao mesmo tempo, chegamos à seguinte conclusão: os quicons e um quadrado e meio são aspectos menores, seus órbis devem ser menores que o quintil maior, mas maiores ou iguais aos órbis do meio sexo ou semiquadrado. Orbis de um quintil 4 *, orbis de um semi-têxtil e um semi-quadrado 3 *. Portanto, tomamos o orbis de todos os aspectos menores da casa 3 *.
O orbis de aspectos criativos menores não pode ser maior do que o orbis de aspectos cotidianos menores, mas pode ser igual a eles. Portanto, eu finalmente estabeleço a órbita do tridecil e do biquintil 3 *.
Agora minha mesa se parece com isto:
Conexão 0 *.
Semi-corrida 20 *. Orbis 2 *, distância de 18 * a 22 *.
Semisséptil 25,7 *. Orbis 0,9 *, distância de 25,8 * a 26,6 *.
Nonagon 40 *. Orbis 2 *, distância de 38 * a 42 *.
Septil 51,4 *. Orbis 0,9 *, distância de 50,5 * a 52,3 *.
Sextile 60 *.
Semisséptil 77,1 *. Orbis 0,9 *, distância de 76,2 * a 78 *.
Binonagon 80 *. Orbis 2 *, distância de 78 * a 82 *.
Quadrado 90 *.
Sentagon 100 *. Orbis 2 *, distância de 98 * a 102 *.
Trigon 120 *.
Trisséptil 154,3 *. Orbis 0,9 *, distância de 153,4 * a 155,2 *.
Oposição 180 *.
Ainda temos orbes indefinidas de apenas os aspectos mais fortes.
Septil 51,4 *. Orbis 0,9 *, distância de 50,5 * a 52,3 *.
Sextile 60 *.
Quintil 72 *. Orbis 4 *, distância de 68 * a 76 *.
Aqui vemos claramente que a orbe do sextil pode ser de até 7,7 *, e então entra no território do septil. Às vezes dou um orbis 7.5 *, e às vezes - 7 *. Não acho isso de fundamental importância. Desta vez, vou levar 7 *.
Se o orbis do sextil for 7 *, o quadrado deve ter o mesmo orbis.
Mas o orbis de oposição e trígon deve ser maior do que o orbis de quadrado e sextil. Eu adiciono 1 * a eles e obtenho o orbis para a oposição e trígono 8 *. Da mesma forma, o orbis da conjunção deve ser maior do que o orbis da oposição e do trígon. Eu adiciono 1 * ao composto e obtenho a órbita do composto 9 *.
Agora posso terminar minha mesa:
Conexão 0 *. Orbis 9 *, distância de até 9 * em ambas as direções.
Semi-corrida 20 *. Orbis 2 *, distância de 18 * a 22 *.
Semisséptil 25,7 *. Orbis 0,9 *, distância de 25,8 * a 26,6 *.
Semi-têxtil 30 *. Orbis 3 *, distância de 27 * a 33 *.
Decil 36 *. Orbis 2 *, distância 34 * - 38 *.
Nonagon 40 *. Orbis 2 *, distância de 38 * a 42 *.
Semi-quadrado 45 *. Orbis 3 *, distância 42 * - 48 *.
Septil 51,4 *. Orbis 0,9 *, distância de 50,5 * a 52,3 *.
Sextile 60 *. Orbis 7 *, distância de 53 * a 67 *.
Quintil 72 *. Orbis 4 *, distância de 68 * a 76 *.
Semisséptil 77,1 *. Orbis 0,9 *, distância de 76,2 * a 78 *.
Binonagon 80 *. Orbis 2 *, distância de 78 * a 82 *.
Quadrado 90 *. Orbis 7 *, distância de 83 * a 97 *.
Sentagon 100 *. Orbis 2 *, distância de 98 * a 102 *.
Tridecyl 108 *. Orbis 3 *, distância de 105 * a 111 *.
Trigon 120 *. Orbis 8 *, distância de 112 * a 128 *.
Um quadrado e meio 135 *. Orbis 3 *, distância de 132 * a 138 *.
Biquintil 144 *. Orbis 3 *, distância de 141 * a 147 *.
Quickons 150 *. Orbis 3 *, distância de 147 * a 153 *.
Trisséptil 154,3 *. Orbis 0,9 *, distância de 153,4 * a 155,2 *.
Oposição 180 *. Orbis 8 *, distância de 172 * a 188 *.
Se você não está satisfeito com minha mesa, pode criar a sua própria e usá-la.
Configuração do mapa - Aspecto
A janela "Configurações da carta" serve para definir (definir) os modos de cálculo e exibir a carta natal e outros dados. Para abrir a janela, clique com o botão direito no campo do mapa natal ou pressione o botão "Configurações" na barra de ferramentas e selecione o item de menu apropriado. Ou pressione a tecla F9.
Para selecionar a página de aspecto, pressione o botão com a letra UMA ou pressione a tecla UMA.
A página contém as seguintes guias:
Guia Aspectos
Bloquear "Aspectos"
Bloco de seleção automática de página
- Dependendo do tipo de mapa natal, a página de aspectos pode ser selecionada automaticamente (ver "Conjuntos de aspectos").
- Para um único mapa (ou quando aspectando planetas do mesmo círculo) - indique o nome desta página (por exemplo, "Natal"),
- Para um mapa duplo ou complexo (quando aspectando planetas de círculos diferentes) - indique o nome da página de aspecto desejada (por exemplo, "Trânsito").
Bloquear "paralelos e anties"
- Este painel determina o uso de aspectos de declinação no horóscopo. Cada um dos quatro aspectos pode ser atribuído a uma cor diferente, consulte Configurações do mapa, guia Cor.
- Paralelos - aspectos paralelos e contra-paralelos são calculados e exibidos,
- Antis - os aspectos dos planetas com antice ("reflexos") de outros planetas (reflexão sobre o eixo 0 Câncer - 0 Capricórnio) e contra-antis (reflexão sobre o eixo 0 Áries - 0 Libra) são calculados e exibidos,
- Orbis - esses campos de entrada permitem que você especifique orbs separadamente para paralelos e antis.
Direção do aspecto
O item "Direção do aspecto" do menu de contexto do gráfico natal (bem como a combinação de teclas Alt + A) abre a janela de controle de aspecto (se o gráfico não for único):
Clicar na célula branca da tabela move para esta célula o ícone que indica a direção do aspecto, por exemplo, nesta captura de tela você pode ver que o aspecto está ativado entre os planetas do 1º círculo (interno) e do 3º círculo do mapa, e este mapa contém 5 círculos.
No caso de uma árvore de ponto médio, o significado das células é o seguinte. Uma coluna é um círculo de planetas que estão em pontos médios. Uma string é um círculo de planetas entre os quais os pontos médios são definidos.
Clicar em uma célula na primeira linha da tabela (cabeçalho) marca essa célula em amarelo, o que significa que o círculo correspondente do mapa se torna "Atual".
O menu de contexto da janela Direção do aspecto contém os itens:
- Aspecto 1x1 ao mudar para cartão duplo... Se esta opção estiver ativada, ao mudar de um mapa único para um duplo (no seletor de tipo de mapa ou de outra forma), não haverá mudança automática da proporção de aspecto para 1x2.
- Sempre mostre a numeração das casas no mapa externo... Se esta opção for habilitada e a opção "Número da casa de cartão externo" estiver habilitada (Configurações do mapa, Círculo), os números da casa de cartão externo serão exibidos independentemente da opção "Número da casa". Essa. apenas os números das casas do cartão externo podem ser exibidos.
Página de aspecto
A margem esquerda da janela contém uma lista de páginas de aspecto. Uma página de aspecto é representada por um arquivo de mesmo nome localizado na pasta Aspects.
A margem direita exibe a página de aspecto atualmente selecionada.
Clicar com o botão direito nesta janela abre um menu de funções para trabalhar com aspectos:
- O orbe depende do aspecto - uma opção padrão, uma tabela de aspectos é exibida (no campo direito da janela), cujas linhas são aspectos: símbolo, denominação em graus, cor e forma da linha no mapa, orbis para cada planeta (veja a imagem acima). O orbis de um determinado aspecto para um determinado par de planetas é calculado de acordo com a opção "Calcular orbis" (Configurações do gráfico - Aspecto - Orbis): pelo maior, pelo menor, pela média.
- A orbe depende do planeta - a orbe não depende do aspecto, mas é determinada pelo par de planetas que participam do aspecto. Para cada par, você pode definir seu próprio aspecto. Neste caso, os aspectos convergentes e divergentes são ajustados separadamente, veja abaixo.
- Aspectos convergentes - (apenas para a opção "Orbe depende do planeta") é exibida uma tabela para aspectos convergentes.
- Aspectos divergentes - (somente para a opção "Orbe depende do planeta") uma tabela para aspectos divergentes é exibida.
- Adicionar página, - insira o nome da nova página de aspecto na caixa de diálogo exibida e clique em "OK", esta página aparecerá como uma cópia da atual. Se necessário, ele precisa ser corrigido.
- Renomear página - insira um novo nome de página na caixa de diálogo exibida e clique em "OK".
- Excluir página - o arquivo correspondente à página atual será excluído após a confirmação.
- Atualizar lista de páginas - usado se os arquivos de página de aspecto na pasta \\ ASPECTS foram modificados manualmente.
Correção de orbe de bloco
Um bloco é um grupo selecionado de células da tabela que contém os valores dos orbes do aspecto.
Procedimento de correção de bloco de orbe:
- Para selecionar um bloco na tabela, para isso: pressionando Shift, clique na célula inferior direita do bloco, a seguir, liberando Shift, clique na célula superior esquerda do bloco. Você pode selecionar linhas e colunas inteiras clicando na primeira linha ou na primeira coluna da tabela (com e sem Shift).
- Chame o menu de contexto clicando com o botão direito do mouse, selecione o item "Bloco correto".
- Na janela do assistente de correção de bloco que aparece, selecione a função desejada para alterar o orbis neste bloco, defina o valor de alteração necessário e clique em "OK".
Guia Orbis
Orbis de divergente
Esta opção permite que você reduza as orbes de aspectos divergentes em um valor especificado como uma porcentagem da orbe nominal. Essa porcentagem se aplica a todos os aspectos. Por exemplo, se a órbita nominal de um determinado aspecto, definida na tabela de órbitas (página de aspecto), é igual a 1 grau, então, ao definir o valor de 30%, obteremos uma órbita de 42 minutos divergentes (60 * 30/100 \u003d 18; 60-18 \u003d 42).
Calculando o orbis
Escolha de um método para calcular a orbe de um aspecto entre dois objetos:
- o máximo definido para esses objetos,
- mínimo,
- meio.
A opção está disponível apenas no modo "Orbe depende do aspecto" (consulte Configurações do gráfico - Aspecto - Aspectos - página Aspecto - menu de contexto).
Convergência de aspectos de um cartão duplo- Ao considerar a convergência dos aspectos mútuos dos planetas de um mapa duplo (ou complexo), é necessário determinar qual dos círculos é fixo e qual é móvel. Por exemplo, natal geralmente é fixo, trânsito é móvel. No entanto, algumas técnicas astrológicas requerem uma definição especial deste parâmetro.
- Cartão externo corrigido - se for necessário, por exemplo, retificar o mapa natal, isso permitirá estudar o comportamento dos aspectos (de trânsito) quando a hora do nascimento muda,
- O cartão interno está fixo - usado, por exemplo, para previsão de eventos.
Orbis dos pontos médios
- Este campo de entrada permite que você defina o valor da orbe do planeta em um ponto mip (para construir uma árvore de pontos médios). Ao usar um harmônico, o orbis nominal (1 grau) é reduzido dividindo-se pelo número do harmônico, por exemplo, para o quarto harmônico o orbis será de 15 minutos.
Gráfico Orbis em nova janela
- Quando você clica com o botão esquerdo na linha de aspecto no mapa, um gráfico da mudança na orbe deste aspecto no tempo (gráfico da dinâmica do aspecto) é exibido. Ao escolher outro aspecto, o gráfico pode aparecer tanto na mesma janela quanto em uma nova, dependendo desta opção.
A guia "Antisy"
- Exibir aspectos anti-soviéticos - quando as opções estão ativadas, arcos de aspectos de antis e contra-antics são exibidos no mapa,
- Exibir antis de planetas - os símbolos desses planetas são exibidos no círculo externo do mapa nos lugares dos antisoses dos planetas,
- Filtro Antisov - permite definir conjuntos (conjuntos) de planetas entre os quais é necessário considerar aspectos de antis, a seleção de um planeta na lista é realizada clicando com o mouse,
- Eixos Antisov - para emissão no mapa, você pode escolher um dos eixos em relação ao qual o "reflexo" do planeta é considerado, seus antis: Câncer - Capricórnio, Ascendente - Descendente, Meio do alvo - Ímio do alvo.
- Para o gráfico de aspectos - você pode selecionar vários tipos de antis ao mesmo tempo.
Os corpos celestes Sol e Urano podem ser considerados antagonistas. O sol é responsável pela autoexpressão de uma pessoa, por sua capacidade de estar no centro e manter fundamentos sociais geralmente aceitos. Urano, ao contrário do Sol, busca independência, liberdade, expressão de um caráter distinto e criação de uma imagem marcante.
O Sol e Urano, formando o aspecto da conexão no horóscopo, orientam a personalidade para a criatividade, a formação e manutenção das relações sociais, bem como a condução da atividade ativa na sociedade.
A influência do aspecto nas qualidades pessoais, visão de mundo e atitudes de uma pessoa
Pessoas com esta constelação astrológica olham para o mundo ao seu redor com curiosidade e interesse, mostram excentricidade e desejam expressar sua individualidade.
Os donos da conjunção do Sol e Urano amam tudo fora do padrão, progressivo e incomum. Eles sempre apoiarão novas ideias e se tornarão membros de um grupo que oferece mudanças para uma sociedade melhor. Uma vez que a conjunção do Sol e Urano é referida como aspectos tensos, traços negativos também podem ser rastreados no caráter e comportamento das pessoas com tal combinação astrológica: radicalismo, sentimentos extremistas, aspereza, aventureirismo e pressa na tomada de decisões.
Em qualquer caso, esse aspecto dá à pessoa uma intuição poderosa e o dom da previsão. O sujeito olha para o futuro e vê todas as perspectivas de desenvolvimento possíveis, por isso é fácil para ele proclamar as mudanças e ser o primeiro a dar os passos nesse sentido.
O aspecto do Sol e de Urano envolve comunicação e troca de idéias com pessoas que pensam da mesma forma. No círculo de amigos, essas pessoas se sentem extremamente confortáveis. Aqui, eles se sentem necessários, atuando como inspiradores, geradores de ideias e organizadores da comunidade.
Essas pessoas são mais adequadas para atividades sociais, envolvendo a organização de novos projetos conjuntos e o desenvolvimento da criatividade coletiva. O nativo pode ter sucesso no trabalho científico, inventivo e de pesquisa. Ele pode ser atraído por qualquer tecnologia moderna, eletricidade, programação e engenharia. Tópicos como espaço, astronomia e astrologia podem se tornar o assunto de atenção e estudo para o proprietário do aspecto do Sol e de Urano.
Conjunção Sol - Urano no horóscopo feminino
O sol no horóscopo de uma mulher contará sobre seu comportamento nos relacionamentos com o sexo oposto e descreverá a imagem de um homem que é mais atraente para ela.
Uma mulher com a conjunção do Sol e Urano tende a formar amizade com um parceiro. Ela gosta de um homem confiante, inteligente, leal, sincero e democrático. Os donos do aspecto nem sempre conseguem criar uma aliança duradoura, visto que demonstram amor excessivo à liberdade, rejeição de restrições estritas e obrigações estritas no relacionamento. Muitas vezes, as mulheres com a conjunção do Sol e Urano mostram uma tendência para romper relações e divorciar-se.
A conjunção do Sol e de Urano em alguns signos do zodíaco
Este aspecto se manifesta de forma especialmente clara no signo de Leão e Aquário. Como Urano se move pelo firmamento em baixa velocidade, essas combinações astrológicas são raras. Portanto, a última vez que Urano esteve em Aquário foi no período de 1995 a 2003, e o trânsito de Urano no signo de Leão ocorreu nos anos de 1955 a 1962.
Pessoas com a conjunção do Sol e Urano em Aquário se distinguem pela originalidade, independência e uma forte aspiração para o futuro. Amam mudanças e reformas, sempre votam com as duas mãos pela democracia, pela amizade e pelos ideais humanísticos. Uma pessoa com o aspecto do Sol e Urano no horóscopo não busca estabilidade e riqueza material. Seus verdadeiros valores são a amizade, o conhecimento progressivo e a busca do bem comum.
Se o Sol e Urano estão unidos em Leão, o nativo tem um gosto e um comportamento extravagantes. Essas pessoas alcançam a fama demonstrando suas habilidades excepcionais, atitudes incomuns na vida e mostrando desrespeito às convenções e ordens sociais. O melhor de tudo é que os donos do aspecto se realizam em atividades científicas, inventivas, sociais e públicas.
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