Pular para o conteúdo principal

Gandanta - O nó cármico na astrologia védica




 
Eu Em artigos recentes que fiz menções a Gandantas e vendo quantos desses eventos estão acontecendo durante este segundo semestre de 2020, bem, achei que o tópico merecia uma postagem própria. Gandanta é o que chamamos de “Nó Kármico” ou “Nó Espiritual”. Isso acontece quando um planeta transita de um signo de água para um signo de fogo, em termos Nakshatra, este é um trânsito de um Nakshatra governado por Mercúrio para um Nakshatra governado por Ketu. Esses eventos podem parecer difíceis, até pegajosos, pois marcam a jornada da alma para o próximo estágio de desenvolvimento - para nós, pessoalmente, isso se traduz em nossa consciência viajando de um nível atual de consciência para o próximo estágio de evolução da alma.

Imagine um Gandanta como um avião durante a decolagem e o pouso. A aeronave rola ao longo da pista muito bem e suavemente e uma vez em vôo da mesma forma. Mas quando o avião está pronto para decolar ou para pousar de volta na pista, é aqui que fica rochoso e áspero, somos jogados um pouco, as bebidas podem derramar e uma pressão desconfortável aumenta nos ouvidos e nos seios da face, e a maioria de nós prende a respiração por alguns minutos até ter certeza de que estamos seguros novamente. Com Gandantas, é claro que seus ouvidos podem não estourar, mas o desconforto ainda surgirá, embora mais em um nível mental e emocional do que em um sentido físico.

 

Planetas em Gandanta

A Lua está em Gandanta três vezes por mês e é provavelmente menos perceptível para a maioria simplesmente devido ao fato de que isso acontece regularmente. É nos planetas maiores que começamos a prestar mais atenção, pois ficam mais tempo em Gandanta do que a Lua e isso acontece com menos frequência. Basicamente, quanto mais devagar o planeta se move, mais tempo permanece nessa difícil transição. Para a Lua que se move cerca de 13º 20 ′ por dia, isso é apenas uma questão de poucas horas. Para o Sol, Mercúrio, Vênus e Marte em poucos dias. Os lentos planetas Júpiter e Saturno, bem como os Nodos Lunares Rahu e Ketu permanecem os mais longos nos graus Gandanta e têm o potencial de fazer é sentir muito desconfortável durante esses momentos em que transitam dos signos de Água para Fogo e vice-versa no caso de Rahu e Ketu.

Os planetas em Gandanta ao nascer trarão desafios relacionados a cada planeta em particular. A Lua é o mais sensível de todos os planetas, pois seu domínio é a atividade mental e as emoções. É aqui que a mente pode sofrer turbulência. Outros planetas Gandantas podem trazer dificuldades de relacionamento, com figuras paternas ou modelos, saúde, vida profissional e outros, isso é matizado pela casa em que a Gandanta também acontece.

 

Os 3 Pontos Gandanta

Os 12 signos são divididos em 27 Nakshatras, cada um 2,5 Nakshatras em cada signo. A Lua leva 2,5 dias para transitar por um signo, o que significa que a Lua também viajará por 2,5 Nakshatras durante seu tempo em um signo. Os 27 nakshatras são novamente divididos em 3 grupos de 9, o primeiro de Áries a Câncer (Ashwini - Ashlesha Nakshatra), o segundo de Leão a Escorpião (Magha - Jyeshtha Nakshatra) e por último de Sagitário a Peixes (Mula - Revati Nakshatra).

Cada um desses grupos indica uma parte de um ciclo no desenvolvimento da alma. De Áries a Câncer, a alma “renasce” na realidade material mundana. Temos que ficar confortáveis ​​com os limites que vêm com esta realidade material, nosso corpo, influências externas, o mundo como o percebemos, sustento, encontrar trabalho, economizar dinheiro, família etc. É aqui que acontece Revati / Ashwini Gandanta , o ponto que fica entre o último signo do zodíaco Peixes e o primeiro signo de Áries. Este é possivelmente o menos difícil dos Gandantas, embora certamente venha com seus próprios desafios da jornada das almas de um estado evolutivo superior e levando este novo “conhecimento” de volta ao mundo material físico.

O segundo ciclo que começa em Leão até Escorpião é um passo para enraizar neste mundo material. Agora estamos estabelecendo relacionamentos, ganhando posição em profissões e propriedades e nos ajustando a esta vida. Este é o Ashlesha / Magha Gandanta, o ponto entre Câncer e Leão.

Quando entramos no terceiro ciclo, começando em Sagitário até Peixes, a alma deseja mover-se em direção ao objetivo final da consciência elevada, o despertar. O ponto de entrada aqui é Mula Nakshatra em Sagitário. Mula é simbolizada por raízes emaranhadas e governada por Nritti a Deusa da Fumaça e decepção, pobreza, doença mental e morte. A lição aqui é deixar de lado as expectativas e complicações e, ao mesmo tempo, permanecer enraizado no mundo em que você vive, para não cair na armadilha da ilusão, o que pode levar à decepção e ao desespero.

Esta junção entre Jyestha Nakshatra e Mula Nakshatra é o Jyeshtha / Mula Gandanta,  o mais grosseiro dos três pontos Gandanta e pode ser difícil se você tiver planetas aqui em seu mapa natal. Sentiremos esse mal-estar quando os planetas passarem por esses graus em tempo real.

Per Parashara este é o mais severo dos Gandantas, acontecendo entre Jyeshtha Nakshatra em Escorpião e Mula Nakshatra em Sagitário, já que as divindades governantes de Jyeshtha e Mula têm uma relação excepcionalmente inimiga que torna esse trânsito difícil. Tanto é verdade que há dois capítulos separados no texto védico Brihat Parashara Hora Shastra apenas sobre essa transição e medidas corretivas para prevenir resultados negativos.

 

Este verão de 2020 é significativo porque muitos desses Gandantas acontecem dentro de um período muito curto de tempo, o que também contribui para a pressão que já podemos estar sentindo. Mencionei isso no post sobre Trânsitos Planetários de agosto de 2020 .

 

Aqui está o que deve ser observado nos próximos meses:

Sun transita para Leo, seu próprio signo, em 16 de agosto. Isso coloca o Sol em Gandanta aproximadamente entre 14 e 17 de agosto, não um momento para tomar grandes decisões importantes.

Marte transita para Áries em 16 de agosto. Ele está em Gandanta durante o trânsito de Psces para Áries, gerando alguma energia difícil por alguns dias em torno do dia de trânsito real. Marte em Áries se mostra com coragem e vitalidade, dando uma energia de novos começos e ação rápida. Marte estará em movimento retrógrado entre 9 de setembro e 13 de novembro, o que faz o zodíaco alcançá-lo e ele passará pelo ponto Gandanta não menos que três vezes entre 9 de setembro e 26 de dezembro. Assim como qualquer outro planeta em movimento retrógrado, Marte trará suas qualidades mais desafiadoras para a mesa durante seu tempo retrógrado, que pode parecer exagerado durante seus trânsitos Gandanta. Este é um trânsito importante e haverá um artigo separado sobre isso.

Mercúrio também transita para Leão em 16 de agosto, adicionando um terceiro planeta em Gandanta ao mesmo tempo. Isso também coloca Mercúrio em Câncer / Leão Gandanta.

Então temos a Lua Nova em Ashlesha Nakshatra em Câncer, 18 de agosto - Isso acontecerá na borda de mais um Gandanta, post seguirá em breve.

Ketu irá retrógrado de Mula Nakshatra em Sagitário para Jyeshtha Nakshatra em Escorpião em 19 de setembro. Este trânsito será problemático pelos motivos que já mencionei acima (Mula / Jyeshtha Gandanta) . Também não podemos esquecer que Ketu em si é um maléfico severo e o trânsito de seu próprio Nakshatra para seu sinal de exaltação criará uma grande mudança na energia. Haverá um artigo separado sobre o trânsito Rahu / Ketu em setembro. Por agora, apenas saiba que está chegando e vai criar mudanças, mudanças que podem ser desconfortáveis ​​e criar problemas pessoais, bem como dificuldades em escala global. Ketu estará em Mula / Jyeshtha Nakshatra Gandanta de 11 a 30 de setembro.

 

Ketu e Marte são os planetas a serem observados durante esses trânsitos, já que esses maléficos trazem intensa energia para a mesa e podem criar transtornos mais severos quando em trânsito difícil.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas