Identificação de distúrbios mentais num mapa natal

Com frequência, interessados e estudiosos da astrologia têm dúvidas sobre como abordar problemas mentais no mapa natal. Neste artigo, será ilustrado o método de identificação de traumas psíquicos na análise de uma natividade, por meio dos princípios da astrologia tradicional.

Mas primeiro…
É preciso clarificar que existe uma extensa lista de distúrbios classificados como doenças mentais, o que faz com duas ou mais doenças sejam simbolizadas por um mesmo significador. Por exemplo, tanto ansiedade como déficit de atenção podem ser significadas por uma quadratura entre significadores de mente, Lua e Mercúrio; psicopatia e depressão são significadas por Saturno, e assim por diante. Portanto, é preciso ter em mente que é possível dizer que um indivíduo possui traumas psicológicos apontados em seu mapa, mas jamais será possível dizer precisamente de que trauma estamos falando — e não pretendo ser preciso nesse quesito.
Os significadores de mente
Não é possível falar de distúrbios psíquicos sem que se possa identificar quais planetas e pontos significam a mente, num mapa natal. Os pontos são os seguintes:
  • A Lua, significadora da mente emocional e da alma;
  • Mercúrio, significador da mente racional;
  • O ASC e seu regente, pois também significam a mente (particularmente, gosto de pensar no ASC como a base na qual se assentam Lua e Mercúrio).
Além dos pontos acima, podemos citar também:
  • A Parte do Espírito e seu regente, que versam sobre a vontade, o desejo do nativo de concretizar algo. Muitas vezes, fala da forma como o nativo age;
  • A lunação pré-natal ou SAN, que tal como a Lua, fala da alma do nativo.
  • O temperamento, pois o excesso de um dado humor predispõe o corpo e a mente a determinados tipos de doenças.
Os potenciais significadores de distúrbios mentais
Os pontos que simbolizam o comprometimento da integridade psíquica, e que portanto podem ser elencados como indicadores de doenças mentais, são:
  • Saturno e Marte, os maléficos essenciais. Saturno está ligado à tristeza, à depressão, à auto-desvalorização (daí sua ligação com baixa auto-estima e falta de confiança em si mesmo) e, também, com desconexão em todas as suas formas. Marte fala de tensão, ação e agressividade e, portanto, pode indicar estresse, ansiedade, imediatismo e violência verbal ou física;
  • C8, C12 e seus respectivos regentes, pois são casas maléficas e mitigadoras de vida. A C8 trata de angústias, perdas e desvalorização, enquanto a C12 fala de tristeza, isolamento, auto-sabotagem e, por extensão, de vícios;
  • A influência dos trans-saturninos também gera dificuldades mentais. Netuno está ligado à falta de clareza e vícios; Urano gera comportamentos inesperados e disruptivos; Plutão trata de comportamentos obsessivos mórbidos, com desejo de controle desmedido sobre o outro e sobre as coisas;
  • Estrelas fixas maléficas também devem ser observadas.
Como analisar um mapa no que toca à saúde mental?
Para julgar se há algo que prejudica a mente, é necessário verificar se os significadores de mente sofrem 1) influência dos maléficos essenciais; 2) influência dos maléficos acidentais (regentes das referidas casas maléficas), ou ainda 3) estão posicionados nas casas maléficas. A influência dos trans-saturninos, em conjunção, quadratura ou oposição com orbe de até 3,5 graus, também deve ser considerada, assim como conjunções ou oposições a estrelas fixas.
Exemplos
Ernest Hemingway
O famoso escritor era alcoólatra e sofria de ansiedade e paranóia. O biógrafo James M. Hutchisson relata que “os altos padrões de Ernest criaram uma quase sufocante ansiedade nele”. Hutchisson diz, ainda, que Hemingway desenvolveu, muito cedo, um padrão competitivo em relação à escrita, acreditando que ninguém era tão bom escritor como ele.
No mapa de Hemingway, notamos logo de início a posição dos maléficos nos ângulos (Marte na C1, Saturno na C4), o que dá mais força a estes planetas. Marte no ASC, em particular, simboliza uma maior causa de tensão (significada por Marte), angústia (Marte rege a C8) e pesar (seu último é uma quadratura com Saturno) sobre a mente de Hemingway. Tanto virgem, signo do ASC, onde Marte se encontra, como a própria figura de Saturno, são perfeccionistas. A diferença é que Saturno, sendo maléfico, representa um comportamento punitivo àquilo que ele considera como erro. Já a competitividade e a disputa são representados por Marte, que trata de batalhas e lutas, as quais naturalmente são em torno da escrita: Marte está num signo humano [1], de Mercúrio, e rege a C3, da escrita.
Enquanto os maléficos se encontram em casas angulares, os luminares e os benéficos estão em casas sucedentes (Sol, Lua e Vênus) ou cadentes (Júpiter). O que dificulta a capacidade destes planetas [2] de se sobrepor ao impacto negativo dos maléficos sobre a mente. Cadente também está Mercúrio, regente do ASC, posicionado na C12 (da tristeza, dos vícios e da auto sabotagem). O interessante é que temos um planeta colérico no ASC, enquanto o regente do ASC está na casa dos vícios e num signo bastante colérico (leão, signo colérico do verão, estação colérica), regido por outro astro colérico (o Sol), o que simboliza que o nativo é inclinado ao consumo de substâncias coléricas, como o álcool — principalmente os destilados, neste caso. A Lua, a mente emocional, se encontra na C5, em detrimento e em signo de Saturno, o astro do pesar excessivo, com o qual se conecta por antíscia. Na exaltação de Marte e na casa dos prazeres, a Lua crescente está na fase colérica, o que denota, novamente, a inclinação para o consumo de coisas coléricas.
Hemingway, um colérico, tem seu excesso de cólera exacerbado pelo álcool. Talvez seja justamente o consumo diário de bebidas alcoólicas que transformou a ansiedade (já natural num colérico, devido ao excesso de energia, que também afeta a mente) em paranoia: Marte, na décima de Saturno, quer controle sobre potenciais inimigos (Saturno é significador natural de opositores) ocultos (está na C4, das coisas escondidas), por medo (Marte rege a C8) de que esse alguém oculto queira causar mal a ele (Saturno está em sagitário, detrimento de Mercúrio, que enquanto regente do ASC, significa a vida do nativo).
Poucas vezes utilizo a abordagem clássica das disposições e recepções, e vejo aqui uma oportunidade. Eis o raciocínio: o dispositor entrega matéria ao planeta de que dispõe para que este dê forma à referida matéria. Mercúrio é dispositor de Marte. Enquanto regente do ASC, Mercúrio fala do corpo e da vida do nativo; na C12, trata de auto-sabotagem atrelada à vida. Ou seja, Mercúrio fornece a matéria “vida, auto-sabotagem”, para que Marte dê a ela uma forma. Qual é a forma que Marte dará? Marte trata de armas, e rege a C8, da morte. Portanto, Marte concretiza a matéria mercurial (sabotagem da própria vida), com a morte (Marte, regente da C8), de uma maneira marcial (atirando contra a própria cabeça, significada pelo ASC).
John Nash
O famoso matemático norte-americano sofria de esquizofrenia.
Ao se observar o mapa dele, temos os três principais significadores de mente — Lua, Mercúrio e o regente do ASC, que neste caso, também é a Lua — configurados em aspecto tenso a Marte (enquanto a Lua faz conjunção, Mercúrio recebe uma quadratura do planeta vermelho). Esse é o primeiro testemunho de uma ferida (Marte) na alma (Lua).
Somando-se ao fato de que a lunação pré-natal (SAN), que é outro ponto que significa a alma do nativo, estar em conjunção a Saturno e ao nodo sul, o que fica claro é que há uma ferida (Saturno, Marte) na alma (Lua, SAN), que dá abertura à percepção de outros planos — sim, isso mesmo, é polêmico, mas o mais provável é que a esquizofrenia de Nash era, na verdade, uma mediunidade.
Mas porque essa percepção envolve a visão? Bom, os olhos são significados pelos luminares. No homem, o olho direito é significado pelo Sol e o olho esquerdo pela Lua [3]. Como já tratamos da Lua, falta ainda relatar o que ocorre com o Sol: está se opondo à conjunção Saturno/SAN/nodo sul.
Por fim, o antiscion que envolve Mercúrio, posicionado no ASC, e Vênus, regente da C4 (do submundo e, portanto, uma casa que trata de mediunidade), que também está configurada com os nodos e Saturno, remete mais uma vez à mediunidade. Depois de deixar tudo isso claro, é que é possível falar de Plutão no ASC — é preciso resistir à tentação de colocar os distúrbios mentais de Nash todos “nas costas” de Plutão. Do que trata esse Plutão? Ele está repetindo aquilo que as outras configurações já falaram: ele reflete uma capacidade de Nash de notar coisas do submundo.
Heather Locklear
A atriz estadunidense sofre de ansiedade e depressão.
Ansiedade, imediatismo e dificuldade concentração são, geralmente, simbolizados por tensão (conjunção, quadratura ou oposição) entre os significadores de mente ou, ainda, quando os significadores de mente são afligidos por Marte. E é justamente o que ocorre no mapa de Locklear: Marte, regente do ASC, faz conjunção com Mercúrio, enquanto a Lua, no ASC, faz oposição aplicativa ao pequeno maléfico. No que toca à ansiedade, é tanto pior que Marte esteja regendo, também, a C8, casa da angústia.
O temperamento se Heather é, definitivamente, seco, muito embora não seja claro se ela é colérica ou melancólica — a oposição do Sol ao grau do ASC faz pender mais para o temperamento colérico. A Lua na C1 está, portanto, numa posição de contrariedade com o temperamento seco se Heather: é uma posição que denota um desejo de acolher e de ser acolhida. É problemático que quase todos os aspectos que a Lua efetua sejam com planetas secos, pois denota isolamento emocional — coisa que uma pessoa com a Lua na C1 não deseja.
Júpiter, o astro sanguíneo relacionado ao otimismo, à esperança e à pacificidade, poderia representar um refúgio para a Lua. Mas, infelizmente, Júpiter está em maus lençóis, pois está em queda e em conjunção à Saturno. Nestas condições, o benéfico acaba subjugado pelo maléfico, ou seja, o pesar, o pessimismo e a tristeza se sobrepõem ao otimismo, à esperança e à pacificidade. Particularmente verdadeiro à luz do fato de que Júpiter é senhor da C12, da tristeza e do isolamento.
Como a Lua está sitiada, se separando da quadratura com Saturno para se conectar com Marte por oposição, é de se esperar que estados de tristeza alimentem a ansiedade de Heather.
_______________________________
[1] Com o perdão do sarcasmo: até onde se sabe, aqui na Terra, somente os humanos sabem falar e escrever. Por isso, signos humanos, isto é, que são representados por figuras humanas — gêmeos, libra, virgem e aquário — guardam uma relação mais próxima com a escrita e a linguagem. É por isso mesmo que são considerados signos de voz alta.
[2] Clarificando as significações dos luminares e dos benéficos no que toca a padrões mentais: Sol e Lua, enquanto fontes de luz principais, significam vitalidade; Júpiter simboliza otimismo, fé e paz; Vênus trata de harmonia, união e prazer. Por isso, é importante que estejam associados aos significadores de mente, já que o que simbolizam coopera com a saúde mental.
[3] No mapa de uma mulher, a posição dos luminares associados aos olhos se invertem. O olho direito é significado pela Lua, e o esquerdo pelo Sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas