Yogas

https://aprendizdeastrologia.com/yogas/
https://aprendizdeastrologia.com/2015/03/os-yogas-e-o-ascendente-2/

A palavra «yoga» significa «união», isto é, combinação ou assinatura específica que produz determinados resultados. Existem muitas centenas destas combinações descritas pelos textos clássicos da Astrologia Jyotish mas, habitualmente, os astrólogos selecionam   as que, comprovadamente, produzem resultados mais evidentes no horóscopo. Ao longo dos artigos que iremos escrever sobre os Yogas daremos a conhecer essas assinaturas.
Os nossos leitores podem encontrar informação introdutória e explicativa relevante sobre os yogas no blog A tua Vida nos Astros*. Nesta série que iremos explicar aqui iremos basicamente descrever os principais yogas para que os leitores possam reconhecê-los facilmente no horóscopo. Entretanto, lembramos mais uma vez que qualquer yoga, para dar resultados  totalmente eficazes, pressupõe que o Ascendente, a Lua e os planetas envolvidos no yoga não estão associados com planetas maléficos.
Os yogas «frutificam» nos períodos dasha e subperíodos dos planetas envolvidos. Para começar, referimos os yogas que são mais fáceis de encontrar, sendo também muito efetivos nos seus resultados.

Pancha Mahapurusha Yogas

O texto de referência para estes yogas é o Phaladeepika, de Mantreswara.
Para encontrar estes yogas podemos considerar a posição do Ascendente ou da Lua. De acordo com  a experiência de muitos astrólogos, quando os planetas que formam um yoga a partir do Ascendente também o formam a partir da Lua, ele produz a totalidade dos seus efeitos. De qualquer modo, tanto a partir da Lua como a partir do Ascendente, os planetas envolvidos no yoga devem estar colocados em boas casas.
Estes yogas acontecem quando os planetas , à exceção dos nodos (Rahu e Ketu) e do Sol e da Lua (Marte, Mercúrio, Júpiter, Vénus, Saturno), estão colocados no próprio signo ou no signo de exaltação e numa casa kendra (1ª, 4ª, 7ª e 10ª) a partir do Ascendente ou da Lua.  Como referido antes, nem o Ascendente, nem a Lua, nem os planetas envolvidos devem estar associados a planetas maléficos. Estes yogas enfatizam as características dos planetas envolvidos.
Ruchaka yoga–  Marte  está colocado em Carneiro, Escorpião ou Capricórnio na 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casa. Este yoga dá à pessoa uma presença dominante, arrogante e agressiva, força física, sentido de aventura, capacidade de iniciativa e de levar por diante os projetos que se propuser. Também lhe dá o gosto por vencer e pela competição, razão pela qual o yoga é encontrado em  pessoa que se destacam no mundo do desporto, na vida militar ou nos negócios altamente competitivos.  A pessoa com este yoga sente-se motivada para atingir nome e fama e  o yoga pode frutificar no dasha de Marte ou num subperíodo deste planeta.
Bhadra yoga–  Mercúrio  está colocado em Gémeos ou Virgem na 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casa.  O nativo é muito inteligente, curioso e tem uma natureza intelectual marcante; o yoga é muitas vezes indicação de uma pessoa com elevada instrução. O indivíduo conta com muitos amigos e é generoso, tendo também acesso a muitos confortos materiais. Este yoga proporciona boas oportunidades de sucesso profissional e financeiro, que podem ocorrer durante o período dasha ou subperíodo de Mercúrio. As pessoas com este yoga forte tornam-se excelentes comunicadores, intelectuais/investigadores e têm sucesso num negócio ligado ao comércio/vendas.
Hamsa yoga– Júpiter está colocado no signo de Sagitário, Peixes ou Caranguejo na 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casa.  O nativo é uma pessoa compreensiva e bondosa, tem sorte e pode ter uma natureza religiosa ou filosófica. A sua personalidade destaca-se perante os outros pela inteligência, sabedoria e caráter reto e os nativos são pessoas estimadas pelos outros. Este yoga vê-se nas pessoas com muita sorte na vida, nas que seguem um caminho religioso ou que se dedicam à procura da sabedoria/conhecimento superior.
Malavaya yoga– Vénus  está colocado no signo de Touro, Balança, Peixes, na 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casa. O nativo é muito atraente, amante dos prazeres da vida (pode ser um pouco indulgente), rico, faz um bom casamento, tem um sentido de justiça forte. É sensual, criativo e, por vezes, extravagante. A colocação de Vénus na 7ª casa neste yoga pode tornar  os prazeres sexuais dominantes na vida da pessoa, absorvendo outros aspetos que o yoga também pode significar. Este yoga tanto se encontra no horóscopo de pessoas que procuram uma vida de prazer (sexual e outros) e que alcançam riqueza como no de pessoas que têm uma personalidade suave e procuram o bom entendimento no relacionamento com os outros.
Shasya yoga (ou Sasa yoga)- Saturno está colocado no signo de Capricórnio, Aquário ou Balança na 1ª, 4ª, 7ª  e 10ª casa. O nativo atinge uma posição de autoridade e de poder, é brilhante, determinado, muito ambicioso, capaz de fazer tudo para alcançar o sucesso no plano material e financeiro. As suas qualidades de liderança, coragem ,afirmação  e independência tornam-no respeitado e reconhecido. Este yoga encontra-se em pessoas que ocupam cargos dirigentes, de maior ou menor responsabilidade e também em políticos.
Nota: lembramos os nossos leitores de que um só yoga não chega  para vaticinar sucesso ou insucesso, é preciso conjugar sempre a análise do yoga com os elementos restantes do horóscopo.

Yogas «Tesoura» do Sol


abn
Sol, tal como a Lua e o Ascendente são os elementos básicos da nossa identidade terrena, na personalidade encarnada. Assim, não é de estranhar que os Yogas que envolvem estes elementos sejam os primeiros a considerar. Hoje vamos falar dos Yogas que envolvem o Sol.
Estes yogas formam-se tendo em conta uma posição  específica dos planetas em relação ao Sol: formam-se quando os planetas (nodos e Lua estão excluídos) estão ou na 2ª ou na 12ª casas em relação ao Sol, isto é, quando estão na casa anterior à do Sol ou na casa seguinte à sua posição no horóscopo. Por causa desta posição em volta do Sol estes yogas também são designados por «yogas tesoura».
O Sol representa a nossa força vital e a nossa capacidade de afirmação e de visibilidade na vida, o nome que conquistamos através da nossa manifestação no mundo, por isso estes yogas afetam a nossa capacidade para atingir os nossos objetivos e para nos tornarmos visíveis ou reconhecidos pelos outros. Pressupõe-se que estes planetas situados à volta do Sol fortalecem a sua energia, de acordo com a natureza dos planetas envolvidos.

Yogas Tesoura Envolvendo o Sol

Lembramos mais uma vez o leitor de que a Lua, Rahu e Ketu não devem ser considerados na formação destes yogas e que, no que se refere aos planetas benéficos, Mercúrio, habitualmente considerado neutro, é para este efeito considerado um benéfico. Os restantes são Vénus e Júpiter :
Subhavesi Yoga (ou Veshi yoga )- quando um planeta está colocado na 2ª casa a partir do Sol. O planeta em causa deve ser benéfico para produzir bons resultados. Se o planeta colocado na 2ª casa a partir do Sol for maléfico, produz problemas  na obtenção de ganhos e recebe outro nome (Papavasi). Quando o planeta é benéfico, a pessoa alcança respeito, riqueza e status e  pode tornar-se um intelectual respeitado. O nativo terá uma natureza determinada, qualidades de liderança e subirá na vida à custa do seu trabalho. Pode ter uma  natureza espiritual e/ou religiosa ou, pelo menos, será honesto e terá sorte na vida.
Subhavasi Yoga (ou Voshi ou Vassi yoga)– Quando um planeta está colocado na 12ª casa em relação ao Sol. Este yoga ajuda a pessoa a desenvolver-se espiritualmente e fortalece a inteligência. A pessoa possui nobreza de caráter e gosta de ajudar os outros. Será estimado e respeitado; será feliz , terá uma constituição robusta e alcançará uma boa reputação. No entanto, o yoga, tal como no caso anterior, só se forma quando o planeta tem natureza benéfica. Quando possui natureza maléfica é um Papavasi yoga que torna o indivíduo gastador, indulgente e sem força vital.
Subhobhayachari Yoga ( ou Ubhayachari yoga )–  Este yoga forma-se quando há um ou mais planetas tanto na 12ª casa antes do Sol como na 2ª casa depois do Sol. Se tais planetas forem benéficos, o indivíduo alcançará riqueza, boa sorte, será generoso e leal, terá bons amigos com quem poderá contar. Se, porém, esses planetas forem maléficos o yoga chama-se Papobhayachari yoga  e produz instabilidade emocional ou insensibilidade, reduzindo assim os efeitos benéficos do yoga.
Na interpretação destes yogas, devemos ter em conta que o Sol, por si só, tem grande força pelo que não precisa de ser fortalecido por outros planetas. No entanto, a proximidade de um planeta naturalmente benéfico fortalece as boas características do Sol, aumentando a confiança da pessoa, enquanto que a proximidade de um planeta naturalmente maléfico  fragiliza o poder do Sol, podendo causar falta de autoconfiança e falta de ambição pessoal. Quando há um planeta benéfico numa  das casas e um maléfico na outra casa, devemos interpretar os resultados de acordo com o que dissemos acima sobre os Subhavesi e Subhavasi yogas pois este último yoga de que falámos- Subhobhayacharia yoga – forma-se exatamente quando os dois anteriores estão presentes.

Yogas «Tesoura» da Lua


lua
Explicamos neste artigo o que são  os yogas «tesoura» da Lua. Os yogas lunares incluem os yogas «tesoura», isto é, aqueles que são criados quando um planeta está colocado na 12ª casa antes da Lua e na 2ª casa depois da Lua e outros, a partir de certas posições entre a Lua e outros planetas.
Nestes yogas não consideramos o Sol e os nodos, que ficam excluídos. Na análise destes yogas, convém ter em conta a posição da Lua por casa e signo, antes de fazer as previsões, bem como a casa que rege. Segundo  a tradição védica, o Nakshatra , obtido a partir do grau do signo ocupado pela Lua e os restantes planetas  ajuda a definir os efeitos do yoga.
Por outro lado, não chega ter em conta se os planetas envolvidos no yoga são benéficos ou maléficos, também é necessário ter em conta as casas que regem pois, se  forem benéficos mas tiverem a regência de  casas  maléficas podem não produzir os resultados esperados. Em geral, planetas benéficos a rodear a Lua fortificam as emoções e as boas qualidades da mente e da imaginação, enquanto planetas maléficos produzem instabilidade mental e emocional. No artigo de hoje falaremos dos yogas «tesoura» envolvendo a Lua.

Yogas  Tesoura Lunares

Sunapha Yoga (ou Sunafa yoga)-  Quando um planeta ocupa a 2ª casa depois da Lua o indivíduo será respeitado, rico, instruído, inteligente e próspero. A pessoa faz-se a si própria através do trabalho árduo e tem uma atitude positiva em relação à vida em geral. Receberá benefícios financeiros, sobretudo se o planeta envolvido no yoga for um benéfico. Se houver um ou mais planetas maléficos na 2ª casa depois da Lua o yoga produz efeitos reduzidos ou pode mesmo não produzir bons efeitos e, neste caso, o nativo terá dificuldade em ganhar e poupar dinheiro. Este yoga, na opinião do eminente astrólogo védico K. S. Charak,  dá resultados a partir dos significados da 2ª casa.
Anapha Yoga (ou Anafa Yoga)- forma-se quando há um ou mais planetas na 12ª casa antes da Lua. Indica espiritualidade ou inclinação religiosa. O nativo terá também uma boa saúde, será respeitado e terá o apoio das autoridades, devido à sua boa reputação. A pessoa gozará de influência junto dos outros, terá uma atitude positiva em relação à vida e será virtuosa, paciente e a sua personalidade será atraente para os outros.
Dependendo da natureza dos planetas colocados na 12ª casa antes da Lua, assim se medirão os efeitos sobre a pessoa: Marte dá qualidades de liderança e força, Mercúrio dá competências de inteligência e de comunicação, Júpiter dá personalidade generosa, atitude religiosa ou espiritual e sabedoria e instrução, Vénus dá uma personalidade envolvida nos prazeres sensuais e gosto pelo flirt, Saturno  pode indicar uma vida cheia de dificuldades. Segundo o autor K.S. Charak, os yogas assim formados dão resultados a partir dos significados da 12ª casa.
 Durudhara yoga – Este yoga acontece quando há planetas tanto na 12ª casa antes da Lua como na 2ª depois da Lua, isto é, quando existem os dois yogas atrás mencionados no horóscopo. Este yoga, quando presente, dá ao nativo uma situação financeira confortável e todos os prazeres materiais, alcançados pelo esforço do nativo e trabalho dedicado. O nativo obtém uma boa reputação e o  respeito dos outros. Se o yoga for formado por planetas benéficos, a pessoa goza de felicidade, riqueza , bons amigos e tem excelentes qualidades morais.
É também inteligente, corajosa e instruída. Mas, se os planetas envolvidos forem maléficos, a  pessoa pode ser insensível ou emocionalmente instável, gananciosa e pode estar cercada de pessoas com natureza desonesta  e má, ou por  inimigos .  Deve ser  tida em conta a casa ocupada pela Lua antes de prever os resultados deste yoga. Se houver um planeta maléfico numa das casas e um benéfico na outra, os resultados deverão ser previstos como para os dois yogas anteriores.
Kema Druma yoga– Este é um yoga que bloqueia a expressão da Lua. Forma-se quando não há nenhum planeta  na 2ª casa  depois da Lua ou  na 12ª casa antes da Lua ou então quando não há mais nenhum além do Sol, de Rahu ou de  Ketu  na 1ª, 2ª e 12ª casas a partir da Lua. O indivíduo sente-se separado das próprias emoções e será uma pessoa solitária, insatisfeito ou com uma vida difícil. Pode ser triste ou incapaz de exprimir as próprias emoções. Os restantes planetas não apoiam a expressão lunar pelo que as suas energias permanecem separadas do indivíduo.
Este yoga pode no entanto ser neutralizado ou reduzido nos seus maus efeitos se a 1ª, 4ª, 7ª ou 10ª casas a partir da Lua ou do Ascendente forem ocupadas. A colocação da Lua numa casa kendra ou trikona  ou em conjunção com outro planeta ou quando recebe o aspeto de Júpiter ou  de outro benéfico e, de forma menos forte, quando recebe o aspeto de outro planeta (que não o sol, nem os nodos) isso também cancela o yoga.
Para além destes, existem muitos outros yogas envolvendo a Lua. Deles lhe daremos conta em futuros artigos.

Dhuradhura Yoga


fel
 O Dhuradhura Yoga é um «yoga tesoura da Lua»formando-se quando existem planetas na 12ª e na 2ª  casas a partir  da Lua. Segundo a definição tradicional, este yoga produz uma pessoa caridosa, que alcançará muita riqueza e veículos, gozando de conforto e de luxo desde o nascimento.
Este yoga confere, deste modo, riqueza, prosperidade e também beleza física. Como nos yogas da Lua em geral, o Sol está excluído, não sendo considerado na formação deste yoga. ( e o mesmo acontece com Rahu e Ketu). O(s) planeta(s) na 12ª casa em relação à Lua fornece(m) as oportunidades e o(s) planeta(s) colocado(s) na 2ª casa em relação à Lua fornece(m) os meios para a Lua realizar os seus significados.
A Lua significa os confortos da mãe e do lar, satisfação emocional , status social, propriedades e veículos, terras, jardins, etc., e a pessoa que tem este yoga no horóscopo pode sentir segurança e satisfação emocional ao mesmo tempo que goza de todos os confortos materiais.
Os efeitos deste yoga dependem dos planetas envolvidos e dos seus significados , bem como da sua força e natureza funcional. Assim, tendo em conta os cinco planetas que podem entrar na formação deste yoga- Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno- podemos encontrar 180 diferentes combinações de Dhuradhura yoga.
Qualquer que seja a combinação de planetas na 2ª e na 12ª casas a partir da Lua, estes devem ser benéficos para que o yoga produza bons resultados; planetas maléficos reduzem ou cancelam o yoga. Adicionalmente, a Lua deve ser benéfica também para o Ascendente em causa. Uma Lua que esteja aflita ou não seja benéfica cancela o yoga. A colocação da Lua no próprio signo ou no signo de exaltação produz resultados melhores.
Referimos alguns possíveis efeitos deste yoga, de acordo com os planetas envolvidos : a combinação de Júpiter e Mercúrio produz alguém que fala com sabedoria, amigo do saber, um orador com qualidades de generosidade e de jovialidade, é um intelectual e pode viajar com frequência para países distantes. A sua natureza é espiritual e o nativo tem boas capacidades de administração e de gestão.
A combinação entre Marte e Júpiter pode produzir alguém com grande capacidade de energia e de atividade, motivado, corajoso  e talvez impaciente ou impulsivo e também enganador, teimoso, ganancioso  e com temperamento explosivo, podendo ter um número elevado de inimigos; torna-se rico pelo próprio esforço, cuida da família, tem comportamento protetor em relação àqueles de quem gosta e disposição feliz.
A combinação entre Marte e Mercúrio produz pessoas inteligentes, ricas, gananciosas e por vezes desonestas e mentirosas; podem dedicar-se à agricultura. São a cabeça da família. Podem gostar ( especialmente os homens) de mulheres de má reputação.
A combinação entre Marte e Vénus dá à pessoa um parceiro fisicamente atraente e uma natureza que gosta de estar na «boca do mundo», podendo gastar boa parte do tempo em mexericos; mas a pessoa é limpa e trabalhadora, inteligente e argumentativa, atraente e amante da atividade física.
A combinação entre Marte e Saturno dá ao nativo grande capacidade de trabalho e de resistência física. O nativo adora dinheiro e por vezes forma uma boa quantidade de inimigos; o parceiro de vida é desprovido de beleza física, segundo a tradição; o nativo  pode estoirar a riqueza acumulada e cultivar maus hábitos de vida; vence os inimigos mas gosta de contar mentiras  e é vingativo.
A combinação entre Mercúrio e Saturno dá ao nativo gosto pela atividade política, uma personalidade atraente e magnética e beleza física; o nativo anda de terra em terra para ganhar dinheiro; possui uma instrução limitada; é pouco ligado à família mas é honrado pelos outros.
A combinação entre Mercúrio e Vénus torna a pessoa jovial  e bem falante e com excelentes qualidades de interação. O nativo é inteligente e pode viajar muito . Esta pessoa pode ser seguida  e estimada por muitos. Pode ter talento ou interesse por música e dança; é corajoso, possui criados ou servidores e pode desempenhar uma função de aconselhamento em termos de carreira, sobretudo na área financeira.
A combinação entre Júpiter e Vénus torna o nativo responsável e paciente e com excelentes capacidades de organização. Cria a tendência para o obter emprego na administração do estado ou em instituições; dá coragem, sentido de justiça e boa reputação. A pessoa escolhe cuidadosamente o seu vestuário e ornamentos.
A combinação entre Júpiter e Saturno produz uma pessoa inteligente e  intelectual, com gosto pela investigação, sobretudo das leis e favorece a aquisição de riqueza e a beleza física; o nativo é bem falante e instruído.
A combinação entre Vénus e Saturno indica que o nativo terá um parceiro trabalhador . A pessoa é atraente e tem boa reputação na administração; é o cabeça do lar, estimado pelas mulheres; age de forma sensata e sábia, é inteligente e recebe favores do governo; pode tornar-se rico.

Os Yogas de Riqueza e o Ascendente


 asc
Neste artigo falamos da relação entre o Ascendente e os yogas de riqueza.
O Ascendente e o seu regente têm um papel importante a desempenhar nas combinações de planetas que estão associadas com a riqueza- Dhana yogas. Deste modo, quando o regente do Ascendente ou o Ascendente estão associados com as  casas que produzem riqueza- a 2ª e a 11ª – ou  com as casas mais auspiciosas  que representam a sorte do indivíduo nesta vida- a 5ª e a 9ª-  e essas casas e os seus regentes são fortes no horóscopo, é fácil vaticinar sucesso material e acumulação de riqueza.
Um estudo do horóscopo de pessoas que se tornaram extremamente ricas mostra  invariavelmente que as casas 1, 5, 9 e 11 estão sempre associadas entre si e recebem o aspeto ou a colocação dos planetas benéficos- sobretudo Júpiter e Vénus. E, para reforçar o peso destas casas no horóscopo dessas pessoas, observamos também que os regentes das casas trinas – 5ª e 9ª- e da 11ª casa dos ganhos e rendimentos, estão, por sua vez, colocados em casas kendra, tornando-se (os regentes da 5ª e da 9ª) yogakarakas, isto é, planetas que atraem riqueza , influência e poder material para a vida do nativo.
Uma outra configuração comum nos horóscopos de pessoas bem sucedidas é a receção mútua-  Parivartana Yoga–  entre os regentes das casas associadas com os ganhos e acumulação de riqueza: o regente do Ascendente e o regente da 2ª casa  (o regente do Ascendente ocupa o signo do regente da 2ª casa e este ocupa o signo Ascendente).  Este yoga também se observa entre os regentes da 9ª casa da sorte e da 11ª casa dos ganhos e rendimentos.
Quando o regente do Ascendente recebe o aspeto ou está em conjunção com planetas benéficos, isso só por si é um sinal de proteção e de sorte para as áreas de vida em geral   e indica proteção das dificuldades da vida, facilitando desse modo o sucesso individual.
Quando o Ascendente e o regente do Ascendente são fortes e existem complementarmente algumas outras combinações, a pessoa pode tornar-se extremamente rica. Por exemplo:
  1. O regente da 2ª e da 11ª casas estão em aspeto mútuo e estão bem colocados e fortes;
  2. O regente da 2ª e da 5ª casas estão em conjunção ( a pessoa fica rica por créditos que traz para esta existência);
  3. Os regentes da 5ª, da 9ª e da 11ª casas estão colocados em casas kendra;
  4. O regente da 11ª casa e o regente do Ascendente estão em aspeto ou conjunção- Yoga Lakshmi. Se ambos forem fortes a pessoa pode ficar muito rica.
  5. Os regentes da 5ª e da 9ª casas estão em conjunção ou aspeto próximo. Se estiverem bem colocados e estiverem fortes, isto indica uma sorte extraordinária que dá à pessoa tudo o que ela deseja na vida;
  6. O regente do Ascendente está em aspeto com o regente da 2ª e da 9ª casas;
  7. O regente do Ascendente e o regente da 2ª casa estão colocados juntos na 2ª casa ou no Ascendente;
  8. Os regentes da 9ª e da 11ª casas estão associados por aspeto ou por conjunção;
  9. Os regentes da 9ª e da 10ª casas estão colocados juntos na 9ª ou na 10ª casas. Se estiverem fortes esta configuração indica fama, riqueza e muito sucesso;
  10. Quando os planetas benéficos estão todos colocados em casas kendra ou trinas- 1, 4, 5, 7, 9, 10- e os maléficos estão todos nas casas upachaya- 3, 6, 11- a tradição diz que a pessoa fica rica e poderosa «como um rei». É claro que, para isso, os planetas em causa devem estar fortes e não receber o aspeto de planetas maléficos.
  11. O Ascendente representa a pessoa encarnada num corpo e vivendo num contexto espácio-temporal, num aqui-e-agora definidos por uma situação específica que caracteriza a personalidade e o destino da pessoa. Assim, não é de estranhar que a generalidade  dos astrólogos considere que um yoga, para ser completamente efetivo, deve ter uma relação direta com a 1ª casa ou Ascendente ou com o seu regente.
    Sempre que isto não se verifica, é como se houvesse uma barreira entre o que é prometido pelo yoga em causa e a vida concreta desta pessoa. Ambos estão desligados e, por isso, torna-se muito difícil que tal yoga frutifique na vida concreta, pelo menos  de forma relevante.
    Os planetas que formam os yogas  têm que ser analisados de acordo com o seu caráter benéfico ou maléfico tendo em conta as casas que regem, a partir do Ascendente (natureza temporária dos planetas).É preciso que um planeta  que está envolvido num yoga tenha a regência de boas casas para poder dar frutos de forma plena. Assim, os planetas não dão todos os mesmos resultados para todos os Ascendentes.
    Indicamos-lhe a seguir quais os planetas melhores e piores para cada signo Ascendente, de acordo com a tradição na Astrologia Jyotish, tendo em conta a formação dos yogas.. Tenha em mente que planetas benéficos têm que ser fortes para poderem produzir bons resultados e que os planetas maléficos, quando  envolvidos em yogas  produzem os piores resultados quando são fracos.
     Ascendente Carneiro
     Planetas piores: Mercúrio
    Planetas melhores: Sol, Lua
    Ascendente Touro
     Planetas piores: Júpiter, Lua
    Planetas melhores: Saturno, Mercúrio
    Ascendente Gémeos
     Planetas piores: Marte, Sol
    Planetas melhores: Mercúrio , Lua.
     Ascendente Caranguejo
     Planetas piores: Mercúrio
    Planetas melhores: Marte, Sol, Lua
    Ascendente Leão
      Planetas piores: Lua
    Planetas melhores: Sol, Marte
     Ascendente Virgem
    Planetas piores: Marte , Sol
    Planetas melhores: Mercúrio , Vénus
     Ascendente Balança
     Planetas piores: Júpiter
    Planetas melhores: Lua, Saturno
    Ascendente Escorpião
     Planetas piores:  Vénus, Mercúrio
    Planetas melhores: Sol, Lua, Júpiter
    Ascendente Sagitário
     Planetas piores: Vénus, Lua
    Planetas melhores: Sol, Júpiter
     Ascendente Capricórnio
     Planetas piores: Sol, Júpiter
    Planetas melhores: Vénus, Lua, Saturno
     Ascendente Aquário
     Planetas piores: Lua
    Planetas melhores: Vénus, Sol
     Ascendente Peixes
     Planetas piores: Sol, Vénus
    Planetas Melhores: Lua, Júpiter, Marte.
    Assim, de acordo com a lista supra, um yoga terá muito mais hipóteses de produzir frutos quando é um bom planeta para  cada um dos Ascendentes do que quando é um planeta maléfico. Outros fatores a ter em conta são:
    1. A força dos planetas envolvidos- o melhor seria que, pelo menos um dos planetas que formam o yoga estivesse exaltado ou no próprio signo, colocado no nakshatra que rege, etc,
    2. Os aspetos que os planetas recebem. O ideal seria não receber aspetos de outros planetas, a não ser que estes sejam benéficos. Se receberem aspetos de planetas maléficos isso reduz muito o impacto do yoga, que pode mesmo não se notar na vida concreta.
    3. A força dos dispositores dos planetas que formam o yoga, isto é dos regentes dos signos onde estão colocados os planetas que formam os yogas. Se estes estiverem fracos, os yogas não frutificarão ou darão resultados fracos. Isto acontece porque a fraqueza do regente de um signo onde está colocado um planeta afeta o comportamento desse planeta tornando-o também fraco.

    Deixamos -lhe mais alguns yogas , entre os muitos existentes, envolvendo o Ascendente:

    • Mercúrio, Júpiter e Vénus estão colocados no Ascendente , Saturno está colocado na 7ª casa. Este yoga confere riqueza e uma vida cheia de confortos materiais.
    • Júpiter colocado no Ascendente, Marte colocado na 2ª casa, Vénus e o Sol estão colocados na 4ª casa, a Lua está colocada na 10ª casa e Saturno está colocado na 11ª e nenhum dos planetas está colocado no signo de debilitação. Produz um líder com importância na sociedade.
    • Marte e Saturno estão colocados no Ascendente, a Lua está na 4ª casa, Júpiter está na 7ª , Vénus está colocado na 9ª casa, o Sol ocupa a 10ª casa e Mercúrio está colocado na 11ª casa. O nativo torna-se muito rico e poderoso.
    • O Sol está colocado na 1ª casa no signo de Leão ou de Carneiro ou então está numa  outra casa trina ou kendra , a Lua está colocada em Touro ou em Caranguejo e Júpiter e Vénus estão colocados na 12ª ou na 8ª casas. Esta configuração cancela todos os maus aspetos no horóscopo.
    • Mercúrio forte está colocado no Ascendente, um planeta benéfico forte (Lua, Vénus ou Júpiter) está colocado na 9ª casa e todos os outros planetas estão colocados na 2ª, 3ª, 6ª, 9ª, 10ª e 11ª casas (os referidos planetas podem ocupar apenas uma destas casas  ou várias), o nativo fica rico e adquire grande poder.
    • O Ascendente está ocupado pelo signo de Carneiro e Vénus está colocado nos primeiros 13º 20’ do signo Carneiro, recebendo o aspeto da Lua, de Marte , de Júpiter e de Saturno. Esta configuração eleva a pessoa a uma condição extraordinária de fama, nome, reputação.
    • Quando Rahu está no Ascendente e a Lua, Mercúrio e Vénus estão colocados em casas kendra ( 1ª, 4ª, 7ª, 10ª), o nativo faz más ações.
    • Quando Marte e Saturno estão ambos no Ascendente e o regente do Ascendente está na 2ª, 8ª ou 12ª casas e se não houver planetas benéficos nas casas kendra, o nativo terá uma saúde muito fraca ao longo da vida.
    • A colocação de Júpiter no Ascendente protege o horóscopo, desde que não esteja debilitado.
    • Quando o Ascendente é Carneiro, Leão ou Sagitário e Marte está colocado no Ascendente, e recebe o aspeto de um planeta amigo, o nativo alcança riqueza e uma boa posição social.

26 Yogas mais importantes na astrologia védica (benéficas e maléficas)

Existem centenas de iogas (combinação planetária) na astrologia védica. Alguns são muito poderosos para nos tornar altamente ricos e gloriosos. Alguns são altamente perigosos que podem tornar nossa vida um inferno.

As ioga mais populares na astrologia indiana são: GajaKeshari Yoga, PanchaMahapurush Yoga, Neecha Bhang Raj Yoga , Veeprit Raj Yoga, MahaBhagya Yoga e Laxmi Yoga etc.

astrologia-ioga-védica
Yogas em Astrologia Védica

Além disso, existem muitos Yogas importantes na astrologia que a maioria das pessoas não conhece. Mesmo às vezes o astrólogo negligencia devido à pura ignorância ou esses iogues não são tão populares entre os astrólogos e as pessoas também.

Minha opinião é prestar a mesma atenção a esses iogues no seu horóscopo, seja bom ou ruim. Vou explicar essas importantes iogas em poucas palavras aqui.

PanchMahapurush Yoga

Os pandits que não têm conhecimento do PanchMahapurush Yoga na astrologia védica não devem ser considerados astrólogos. Tem grande significado na ciência preditiva da astrologia.

O PanchMahaPurush Yoga acontece devido a Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Panch MahapurushYogas   chamado yoga Ruchak, Bhadra, Hansh, Malavya e Sasha.

Ruchak Yoga acontece devido a Marte. Se o planeta Marte é exaltado e possui seu próprio signo em Kendra, o Ruchak Yoga acontece.

A pessoa nascida com Ruchak Yoga é valorosa e popular. O nativo recebe riqueza, prosperidade, nome e fama devido à sua própria qualidade de caráter.

Bhadra Yoga acontece devido ao Mercúrio. Se o planeta Mercúrio está em Kendra e posicionado no próprio signo ou exaltação, então o Bhadra Yoga ocorre.

O nativo pertencente ao Bhadra Yoga terá dom de eloquência e se tornará um orador oratório. Isso torna a pessoa altamente inteligente e com memória fotográfica. O nativo obtém posição e autoridade sobre os outros.

O Hansh Yoga ocorre no gráfico devido à posição de Júpiter. Quando o planeta Júpiter está posicionado em Sagitário, Peixes e Câncer e se essas casas se tornarem Kendra, o Hansh Yoga acontece.

O nativo nascido com Hansh Yoga pertence à classe intelectual das pessoas. Isso torna a pessoa espiritual. O nativo é elogiado entre a galáxia de intelectuais.

yoga Malavya acontece devido ao poder de Vênus. Se o planeta Vênus é colocado no signo de Touro, Libra e Peixes e essas casas pertencem a Kendra, então o Malavya Yoga acontece.

O nativo nascido com Malavya yoga é sábio, glorioso, calmo e próspero. Malavya yoga traz felicidade conjugal e felicidade dos filhos. O nativo gosta de veículos de luxo.

Sasa yoga ocorre no mapa de nascimento devido ao planeta Saturno. Se o planeta Saturno é próprio assinado ou exaltado e se é posicionado no Kendra, então o Sasha Yoga acontece.

A pessoa nascida com Sasha Yoga terá sucesso na política. Ele será um juiz e uma pessoa autorizada. O nativo se torna rico, próspero e de vida longa.

GajaKeshari Yoga

Gajakeshari Yoga é um yoga extremamente poderoso no mapa de nascimento. Se isso acontecer no seu mapa de nascimento, você será bem-sucedido na vida.

Quando o planeta Lua permanece em Kendra a partir de Júpiter e vice-versa, esse poderoso yoga Gajakeshari acontece. Quase todos os textos clássicos sobre a astrologia hindu elogiaram a eficácia do Gaja Kesari Yoga.

Etimologicamente, Gaja significa elefante, Keshari significa Leão. Por isso, é um yoga muito poderoso na astrologia. A pessoa nascida com o GajaKeshari yoga desfrutará de glória na vida. Torna a pessoa muito popular como palestrante, líder e rica. O nativo se torna inteligente, sábio e extremamente glorioso na vida.

Neech Bhang Raj yoga

O yoga Neech Bhang Raj acontece quando a debilitação do planeta é cancelada e dá um bom resultado.

Às vezes, sentimos que o planeta Saturno é fraco em Áries. Por isso, trará resultados muito ruins. No entanto, nem sempre é um fato.

Existem certas condições no mapa de nascimento que ajudam o planeta debilitado a ser mais forte. Algumas condições são explicadas aqui.

Se o planeta fraco ou debilitado é colocado com um planeta exaltado, acontece a ioga Neecha Bhang Raj .

Exemplo:   o planeta Mercúrio é colocado em Peixes com Vênus.

Se o senhor do planeta debilitado é colocado em seu próprio signo ou dá aspecto ao planeta debilitado, então Neecha Bhang Yoga acontece.

Exemplo: Mercúrio está em Peixes com Júpiter ou Mercúrio está em Peixes e Júpiter está em Virgem.

Se um planeta é fraco no mapa de Lagna e exaltado no mapa de Navamsa, então o yoga Neecha Bhang Raj ocorre.

O nativo do Neech bhang Yoga se torna rico, próspero e leva uma vida real.

Vipreet Raj yoga

Vipareet Raj yoga é uma das iogas mais importantes da astrologia que torna a pessoa rica, próspera, experiente e feliz.

Vipareet Raj yoga acontece quando o senhor da 6 ª , 8 ª e 12 ª casas permanecem no próprio sinal ou trocar suas casas, aspecto um ao outro ou orações. Ao mesmo tempo que esse planeta não deve permanecer em conjunto com outros planetas, acontece o Vipareet Raj yoga.

Laxmi yoga

Laxmi yoga acontece quando o senhor da 9 ª é posto no próprio sinal ou em exaltação. Acelera o resultado quando o senhor do ascendente se torna forte.

Uma pessoa assim com o yoga Laxmi se torna feliz, sagaz e abastada e obtém conquistas gerais na vida.

Kalanidhi yoga

Se o planeta Júpiter é posicionado na  casa em seu próprio signo, obtém aspectos de Mercúrio ou Vênus e obtém conjunção de Vênus e Mercúrio, o yoga Kalanidhi acontece.

O nativo nascido com Kalanidhi Yoga obtém sucesso e glória no país. Tal nativo se torna eficiente no campo da arte, entretenimento e cultura.

MahaBhagya yoga

O yoga Mahabhagya é uma das iogas mais populares na astrologia preditiva hindu. Etimologicamente, Maha significa grande, Bhagya significa fortunas. Portanto, o yoga Mahabhagya ilustra seu significado como uma grande fortuna.

Geralmente, o yoga Mahabhagya acontece com grandes pessoas, como celebridades da indústria de esportes e entretenimento.

Também as pessoas influentes da política e da burocracia têm o yoga MahaBhagya.

Como acontece: Se um homem nativo nascido durante o dia e o planeta Lagna (Ascendente), Sol e Lua ocupam sinais estranhos como Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário, o Mahabhagya yoga ocorre.

Se uma mulher nasceu durante a noite e o Lagna (ascendente), Sol e Lua ocupam o signo par, como Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Tanto o homem quanto a mulher nascidos com o yoga Mahabhagya tornam-se ricos, ricos, influentes e inteligentes.

ShubhKartari yoga

O Lagna é uma casa extremamente importante no mapa de nascimento. Portanto, ele precisa ser muito poderoso. Se qualquer planeta auspicioso permanecer nos dois lados do Lagna ou no ascendente, o SubhaKartari Yoga acontece.

A pessoa com yoga SubhaKartari será saudável, robusta, inteligente, dominadora, rica e próspera.

Akhanda Samrajya Yoga

A pessoa com Akhanda Samrajya yoga se torna rei ou governante e tem grande influência sobre as pessoas e a sociedade. Nos dias modernos, os poderosos líderes políticos têm esse notável yoga.

Se o senhor da 2 ª , 9 ª e 11 ª é posto na Kendra a partir do Ascendente e Lua e do planeta Júpiter como um senhor de 2 nd , 5 º e 11 º e é posta na Kendra, Akhanda Samrajya yoga acontece.

Amla yoga

Um notável Yoga chamado Amla Yoga não é menos poderoso que qualquer outro iogue. Amla yoga acontece, quando qualquer planeta auspicioso, como Júpiter, Mercúrio e Vênus se posta na 10 ª casa a partir do Lagna e da Lua.

Essa pessoa tem sorte de obter dinheiro, riqueza e fama durante o tempo de vida.

Dhanyog - Alguns exemplos de yoga Dhan

O dinheiro, a riqueza, os bens, as propriedades e todos os tipos de conquistas materiais fazem parte da vida. Você pode ser extraordinariamente rico e abastado se os planetas forem fortemente colocados nas cartas de nascimento.

Algumas das combinações planetárias foram descritas aqui. Em poucas palavras, esses são os dhana yoga em astrologia.

Kotipati Yoga

O Kotipati Yoga acontece quando o Lagna pertence a um signo móvel (CharaRashi), Vênus e Júpiter colocados no Kendra e Saturno também em Kendra.

Essas combinações planetárias tornam a pessoa um crorepati ou a opulenta.

Mahalaxmi Yoga

Quando, o senhor da 5 ª e 9 ª estão em Kendra e obter aspecto auspicioso Júpiter, Lua e Mercúrio, Mahalaxmi yoga acontece.

O yoga Mahalaxmi torna a pessoa rica e próspera que está além da imaginação.

Shukra Yoga

Geralmente, a 12 ª casa é considerado ruim. No entanto, quando o planeta Vênus permanece na 12 ª casa, faz Shukra yoga.

Este Shukra torna a pessoa super-rica.

Chandra + Mangal Yoga

Se o planeta Lua e Marte colocado na 9 ª casa ou 11 ª casa ou se é posto sob o signo própria ou sinal exaltado, este Chandra + Mangal Yoga acontece.

A pessoa nascida com essa combinação se torna extremamente rica.

Guru + Mangal Yoga

Se o  senhor Júpiter se une a Marte, acontece o yoga Guru + Mangal.

Em tal condição, o nativo se torna altamente rico e próspero.

Kahal Yoga

Kahal Yoga acontece quando o senhor de 4 ª e 9 ª casa colocado em Kendra mútua eo regente do ascendente torna-se poderoso.

A pessoa com Kahal Yoga se torna rica, próspera, famosa, gloriosa e uma pessoa real.

Alguns Dhana yoga diversos

Se o senhor de 2 nd , 9 th e ascendentes restos em Kendra e do 2 nd senhor, bem como 9 º senhor aspecto get do Lagna senhor, o nativo torna-se altamente rico e próspero.

Se a auspiciosa 11 ª lord colocado na 10 ª casa e 10 th restos senhor na 9 ª casa, então a pessoa fica infinidade de dinheiro e riqueza.

Se a 6 ª casa, 7 ª casa e 8 ª casa é ocupada por planetas auspiciosos.

Além disso, existem alguns nefastos yoga , como o KaalSarp Dosh, o Sharpit Dosh, o Kemdrum Yoga, o Guru Chandal Yoga, o Shakata Yoga e o Grahan Yoga, etc. Vou explicar brevemente sobre esses iogues prejudiciais.

Kaal Sarp Dosh

Você já deve ter ouvido o nome KaalSarp Dosh muitas vezes em sua vida. É um Dosh perigoso no mapa de nascimento que pode arruinar sua vida.

Este assassino silencioso acontece no Kundli quando todos os planetas permanecem entre Rahu e Ketu. Existem 12 tipos de ioga KaalSarp que ocorrem no mapa natal.

Esses dosh Kaal Sarp trazem diferentes tipos de problemas e obstáculos na vida. Mesmo esse Dosh nefasto não poupou as celebridades também.

Você pode ter mais informações sobre o KaalSarp dosh lendo meu artigo aqui. Se você tiver um KaalSarp Dosh no gráfico, nunca deve ignorar e executar os remédios do KaalSarp Dosh o mais rápido possível.

Shrapit Dosh

Shrapit Dosh é o mapa de nascimento é outro assassino. Este Yoga nefasto de Saturno e Rahu pode limitar sua vida.

Você pode ter um bom histórico familiar; você não terá sucesso e conquista na vida. Ele restringe a vida em grande medida.

O shrapit dosh acontece quando o planeta Saturno e Rahu se unem em qualquer casa do mapa de nascimento.

Alguns dos resultados devido ao Shrapit Yoga são apresentados aqui.

  • Problema na educação
  • Crise financeira incontrolável
  • Problemas frequentes de saúde das crianças em casa
  • Aborto e falta de filhos
  • Discórdia conjugal entre marido e mulher
  • Lentidão, lentidão e perda de negócios
  • Infelicidade doméstica

Kemdrum Dosh

Kemdrum Dosh está no Kundli é outro assassino lento que prejudica o nativo furtivamente. Portanto, é extremamente fácil detectar o Kemadrum yoga no mapa de nascimento, mesmo por um leigo.

Eu escrevi um artigo abrangente sobre Kemdrum Yoga e medidas corretivas em astrologia.

Kemdrum Dosh ocorre quando o planeta Lua se coloca sozinho e não há um planeta em ambos os lados.

Essa ioga travessa no mapa de nascimento pode trazer muitos tipos de perigo, obstáculos, perdas, calamidades e outras coisas.

Você não deve se preocupar com o Kemadrum Yoga no mapa natal, pois ele pode ser cancelado em determinadas circunstâncias. Portanto, é aconselhável consultar um astrólogo se o Kemadrum Dosh vai prejudicá-lo e com remédios eficazes para se livrar de suas travessuras.

Guru Chandal Dosh

Quase todo mundo entende o que é Guru Chandal Dosh. Etimologicamente, Guru significa Brihaspati (Júpiter) e Chandal significa pária ou média.

Portanto, o Guru Chandal Yoga no horóscopo é uma combinação planetária altamente prejudicial.

O nativo pode enfrentar vários problemas na vida. Alguns dos problemas que estou compartilhando aqui.

  1. Desemprego frequente
  2. Faz o jack nativo de todos os comércios, mas mestre de nenhum.
  3. O escândalo se torna parte da vida
  4. O nativo fica em pânico
  5. O negócio enfrenta perda
  6. Os problemas de saúde como asma, constipação crônica, tumor e hipertensão etc. podem se tornar seus convidados indesejados.

Shakata Yoga

Shakata Yoga é um dos Yoga mais auspiciosos no mapa de nascimento. Isso acontece quando o planeta Lua e Júpiter coloca 6 ª , 8 ª e 12 ª casa um do outro. Diz-se que o yoga Shakata é prejudicial ao Yoga no mapa de nascimento.

No entanto, nem sempre é prejudicial. O Dosha é cancelado quando o planeta Júpiter é posto na Kendras ou seja, 1 st , 4 ª , 7 ª e 10 ª casa.

Se o planeta Lua estiver em Câncer e Júpiter estiver em Sagitário, ele criará o Shakata Yoga. No entanto, isso não afetará a vida do nativo.

Os resultados do yoga Shakata são os seguintes

  • Você enfrentará muitos altos e baixos na vida como uma roda.
  • A riqueza existente se perderá de repente.
  • Confusão e desatenção em tudo
  • O nativo não acompanha as despesas
  • O nativo se torna impopular entre amigos.
  • Os astrólogos são de opinião que alguns perdem tudo, mas o recuperam novamente.

Grahan Dosh

Grahan Dosh é um dos notórios dosh na astrologia preditiva hindu. O doshan de Grahan ocorre devido a Rahu, Ketu, Sol e Lua.

Se o planeta Sol ou Lua se uniu a Rahu ou Ketu no mapa natal, então Grahan Dosh acontece.

Também acontece quando o nativo nasce durante o período dos eclipses solar e lunar. Você nunca deve negligenciar os remédios para Grahan Dosh se isso acontecer no seu mapa de nascimento.

Aqui está o instantâneo do que acontece devido à ioga Grahan no Kundli.

As crianças geralmente enfrentam problemas de saúde

Os casais acham difícil conceber

Os abortos frequentes tornam a vida como o inferno

Problema doméstico com os membros da família

Progresso lento e procrastinação se tornam parte da vida

As doenças crônicas, a depressão e o desapontamento se apegam aos nativos

Conclusão

Sem dúvida, as boas iogas são o benefício para os nativos. Traz conquistas fenomenais na vida, sucesso nos negócios, posição social, felicidade conjugal, felicidade dos filhos, poder, posição e autoridade.

No entanto, as iogas malignas no mapa de nascimento podem tornar sua vida um inferno. Portanto, é extremamente importante consultar um astrólogo sábio e obter as soluções.



OS YOGAS DE JYOTISH

Astrólogo indianoUma das características mais intrigantes e valiosas do Jyotish é o vasto cânon de Yogas e aforismos associados. A palavra 'yoga' significa essencialmente ' unir-se ' ou ' unir-se ', e aqui pode ser traduzida como uma combinação astrológica ou ' união de fatores' com implicações específicas. Os Yogas de Jyotish são frutos de séculos de observação, codificados em um rico corpo de conhecimento sobre os efeitos de várias centenas de possíveis permutações dos céus.

Alguns são simples e, no entanto, úteis, e seu suposto significado não seria surpreendente e até familiar para um astrólogo ocidental, devido a todo o DNA compartilhado pela astrologia ocidental e védica. Outros são muito mais complexos e podem envolver fatores de ligação ou síntese no gráfico que uma análise superficial facilmente ignoraria. Essas iogas são, portanto, 'modelos analíticos'; um meio de inculcar certos hábitos analíticos que podem revelar a presença de padrões notáveis ​​em um gráfico.

É claro que nem todas as iogas têm igual importância e potência. Alguns são bastante comuns e são encontrados nas paradas de muitas pessoas. Isso exigiria muito reforço de outros fatores para produzir um exemplo dramático do que é reivindicado por eles. Outros só podem ocorrer sob condições astrológicas raras e representariam uma confluência tão poderosa de fatores que manifestações bastante impressionantes do efeito do yoga provavelmente seriam evidentes.

Mesmo quando os critérios para um yoga relativamente raro são atendidos em um gráfico, há um refinamento adicional na análise que o astrólogo deve realizar na consideração das especificidades mais refinadas do gráfico em questão. Isso modificará a força, a textura e as zonas específicas de influência do yoga.

Além da utilidade óbvia de ter várias indicações especiais em um gráfico, cononizadas e memorizadas, através do estudo dos yogas, as regras e princípios mais gerais do Jyotish são esclarecidos para o aluno. São dadas pistas sobre como as regras básicas do Jyotish podem ser usadas com mais habilidade na interpretação e síntese de gráficos, além dos limites estritos das iogas formalizadas.

Antes de examinar algumas das iogas amplamente conhecidas e úteis da astrologia indiana, algumas considerações técnicas preliminares.

O que estou apresentando aqui destina-se à aplicação em gráficos calculados de acordo com as 'configurações astronômicas de Jyotish', usando as medições de sinal e casa convencionais para esse sistema.

Se você é um astrólogo ocidental ou estudante, provavelmente está usando as Casas do Zodíaco Tropical e Plácido, e além de Urano, Netuno e Plutão, provavelmente também considera vários outros corpos astronômicos descobertos mais recentemente.

Para os propósitos de trabalhar com esses Yogas antigos de Jyotish, vamos, por enquanto, manter o paradiagmo de 9 planetas de Jyotish: os 7 planetas que os dias da semana têm o nome de, e os dois Nós, Rahu e Ketu.

Para calcular as posições dos signos e das casas dos planetas da perspectiva jyotish, é necessário usar o Zodíaco Sideral (selecione Lahiri Ayanamsha no seu software, se você não tiver uma preferência específica) e Casas de signos inteiros. 1 )

Com Casas com Signos Inteiros, a 1ª Casa cobre precisamente a extensão de todo o signo Ascendente, todo o signo a seguir será a 2ª Casa, e todos os planetas que ocuparem esse signo estarão na 2ª Casa, todo o signo a seguir constituirá a 3ª casa e assim por diante.

Nos diagramas de estudo de caso a seguir, o diagrama à esquerda mostra o gráfico usando as configurações convencionais de Tropical / Placidus ocidentais e, à direita, você encontra o gráfico Sideral / Sinal Inteiro.

Com isso fora do caminho:

The Pancha Mahapurusha Yogas

Pancha ' significa cinco, ' Maha ' significa ' ótimo ', ' Purusha ' significa ' pessoa ' ou ' ser '. Portanto, os Pancha Maha Purusha Yogas são ' cinco combinações que produzem um grande ser '.

Essas iogas são formadas quando Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus ou Saturno (os planetas antigos, excluindo as luminárias e os nós) estão localizados em seus próprios sinais de exaltação, enquanto também estão em um 'Kendra' (ou casa angular - 1, 4, 7) E 10).

Essa é a definição usual. Light on Life , de Hart de Fouw e Robert Svoboda ( 2 ), afirma que essas iogas também são formadas quando esses planetas estão em seus próprios sinais de exaltação ou enquanto estão nas casas Kona ' ou ' Dharma ' (1, 5 e 9) ) Os planetas localizados nessas casas têm 'talento' e podem expressar seus atributos livremente.

As interpretações em itálico citadas abaixo para os Mahapurusha Yogas são de um antigo texto jyotiano chamado Phaladipika ( 3 ), conforme apresentado em Light on Life .

Ruchaka Yoga é o Mahapurusha Yoga de Marte, formado quando Marte está em Áries, Escorpião ou Capricórnio, enquanto também está em uma casa angular.

“A pessoa nascida em Ruchaka Yoga terá um rosto comprido, adquirirá riqueza fazendo muitas ações ousadas, será corajosa, vencerá seus inimigos e será poderosa e arrogante. Ele se tornará conhecido por seus méritos, será um líder de um exército e sairá vitorioso em todas as suas tentativas. ”

Adolf Hitler ( Fig. 1 ) e Muhammed Ali ( Fig. 2 ) ambos têm Marte em Áries Sideral; Hitler no 7º e Muhammad Ali no 10º. Ambos eram, de diferentes maneiras, "guerreiros profissionais", que também eram indiscutivelmente " poderosos e arrogantes " e " superaram seus inimigos " - pelo menos na maior parte do tempo.

Astro tropical e sideral de Hitler
 Fig. 1 Adolf Hitler
 Fig. 2 Muhammad Ali

Sem dúvida, Rudolf Steiner ( Fig. 7 ) e Condaleezza Rice, Secretário de Estado e Assessor de Segurança Nacional de George W. Bush ( Fig. 3 ), devem muito de seu dinamismo, confiança e força de caráter aos Ruchaka Yogas em seus respectivos países. gráficos.

Astro de arroz
Fig. 3 Condoleezza Rice

Bhadra Yoga é o nome do Mahapurusha Yoga de Mercúrio e é formado quando Mercúrio está em Gêmeos ou Virgem, enquanto também ocupa um 'Kendra' (casa angular).

"A pessoa nascida em Bhadra Yoga será dotada de vida longa e intelecto agudo, será limpa, será elogiada pelos eruditos, liderará homens, será muito rica e será esperta ao se dirigir a uma assembléia".

O Dalai Lama ( Fig. 4 ), conhecido por sua inteligência e bom humor juvenil, e um itinerário incansável de ensino e fala, nasceu com Bhadra Yoga (Mercúrio em Gêmeos no 1º) em seu horóscopo jyotish.

Dalai Lama
Fig. 4 Dalai Lama

Bill Gates ( Fig. 5 ) também o tem (Mercúrio é exaltado em Virgem, senhor de asc, no quarto). Juntamente com os atributos mercuriais gerais de inteligência, engenhosidade e habilidade para idiomas, cifras e códigos, o aspecto mercantil (terreno) e utilitário de Mercúrio também é notável no seu caso. 4 )

Bill Gates astro
Fig. 5 Bill Gates

Hamsa Yoga é o Mahapurusha Yoga de Júpiter (Guru). É formado quando Júpiter está localizado em Sagitário, Peixes ou Câncer, enquanto também está em uma casa angular (1, 4, 7, 10).

Hamsa ' significa ' ganso ' ou ' cisne ', e acredita-se que o ganso possa separar (discriminar) entre leite e água. Um tema de discernimento espiritual está implícito. Sabemos que Júpiter tem conhecimento holístico (é ' dotado de todos os ramos da aprendizagem '), e isso pode fornecer uma amplitude de perspectiva que possibilita um discernimento preciso e equilibrado. Naturalmente, um Júpiter tão poderoso pode fazer de alguém um professor, e indica integridade e nobreza de caráter.

"A pessoa nascida em Hamsa Yoga será um rei exaltado pelos bons. Ele possuirá um corpo bonito, comerá comida suntuosa e terá uma disposição justa."

O venerável Nicholas Culpeper ( Fig. 6 ), herbalista, médico e astrólogo, nasceu sob o Hamsa Yoga. É um bom exemplo do poder de uma ioga extremamente benéfica para mitigar outros fatores menos úteis, como seu debilitado Sol Sideral, Marte e Saturno. 5 )

Culpeper astro
 Fig. 6 Nicholas Culpeper

No caso de Culpeper, o senhor do 1º está no 1º, o que protege muito seu 'nome e fama', caráter e segurança física. Dizem que Júpiter em uma casa angular em particular (mesmo que não seja exaltado ou em seu próprio signo) cancela muitas iogas adversas em um gráfico.

O místico, mas prático, Rudolf Steiner ( Fig. 7 ) teve Júpiter em Câncer no dia 10. Ele emergiu como a figura principal do movimento teosófico na Europa na época em que seu Júpiter Dasha (16 anos de período importante de Júpiter) começou.

Steiner astro
Fig. 7 Rudolf Steiner

Malavya Yoga é o Mahapurusha Yoga de Vênus ( Shukra ). É formado quando Vênus está localizado em Touro, Libra ou Peixes, enquanto também está em uma casa angular (' Kendra ').

“A pessoa nascida em Malavya Yoga terá membros fortes, resoluta, rica e dotada de esposa, filhos e boa sorte, será próspera, comerá boa comida, desfrutará de prazeres e comandará bons veículos e ficará famosa e aprendida. Ele possuirá sentidos imperturbáveis.

O gráfico jyotish de David Beckam ( Fig. 8 ) contém Malavya Yoga (Vênus em Touro na 1ª Casa). Ele é conspicuamente 'dotado de esposa e filho', e é tão famoso por suas virtudes venusianas e narrativa de vida quanto por sua capacidade atlética (que parece amplamente explicada pelo ágil Mercúrio em seu Ascendente e Marte no dia 10).

Beckham astro
 Fig. 8 David Beckham

Shasha Yoga é o Mahapurusha Yoga de Saturno. É formado quando Saturno está em Capricórnio, Aquário ou Libra enquanto também está localizado em uma Kendra (casa angular).

“A pessoa nascida em Shasha Yoga será exaltada por todos, terá bons servos, será forte, será rei ou chefe de uma aldeia, será má disposição, terá intrigas com mulheres que não são suas, usurpará riqueza dos outros e será feliz. ”

Barack Obama ( Fig. 9 ) se qualifica para o Shasha Yoga. Naturalmente, um Saturno excepcionalmente fortalecido ajudará uma carreira política.

Obama astro
Fig. 9 Barack Obama

Veja abaixo ( Fig. 10 ) Saturno exaltado de Margaret Thatcher em Libra sideral no 1º; um líder eficaz, talvez, mas muito criticado também.

Thatcher astro
 Fig. 10 Margaret Thatcher

Falando em ' mau disposição ', o notório mágico Aleister Crowley, apelidado de ' homem mais mau do mundo ', tinha um Saturno tão potencializado, independentemente de qual sistema de zodíaco e casa você usa, junto com outros dois Mahapurusha Yogas no mapa jyotiano.

Crowley astro
Fig.11 Aleister Crowley
Bhava Karakas

Uma nota rápida sobre Bhava Karakas. Uma digressão necessária para uma apreciação completa desta discussão sobre os Mahapurusha Yogas.

Bhava ' é a palavra usada convencionalmente na astrologia indiana para uma ' casa ' astrológica Karaka ' se traduz como ' significador '. Se o Karaka de um Bhava é forte, é um bom presságio para o Bhava ou a Casa.

O planeta Karaka representa ou tem uma influência importante sobre os temas associados às casas para as quais atua como significador. Uma casa pode ser bem fortificada em termos dos planetas que a ocupam, é a localização e condição do senhor, etc., mas se o significador dessa casa estiver em péssimas condições, a casa ficará um pouco prejudicada.

Por outro lado, uma casa que pode parecer prejudicada em virtude da natureza dos planetas ocupantes (contendo maléficos), ou da localização e condição de seu senhor (senhor em signo e / ou casa inimiga) ou nos aspectos (dos maléficos) para a casa e seu senhor, ainda pode obter alguma redenção substancial se o Karaka de Bhava for colocado com muita força.

Embora haja algumas pequenas variações no esquema desses 'significantes da casa', a tabela abaixo dará uma boa idéia das correspondências mais aceitas.

Bhava / Casa               Karaka / Significador
1ª Casa Sol
2ª Casa Mercúrio, Júpiter
3ª Casa Marte
4ª Casa Lua, Vênus (às vezes Marte)
5ª Casa Júpiter
6ª Casa Marte, Saturno
7ª Casa Vênus (Júpiter tradicionalmente para mulheres)
8ª Casa Saturno
9ª Casa Sol,
Casa Júpiter 10º Sol, Mercúrio, Júpiter, Saturno
11ª Casa Júpiter
12 Casa Saturno, Ketu

O ponto a ser observado aqui é que os Mahapurusha Yogas não apenas nos alertam para o fato de que um determinado planeta está próximo de sua força máxima possível (em termos de colocação de signos e casas) e, portanto, provavelmente uma força dominante no gráfico, um A leitura atenta de alguns dos aforismos acima mencionados de Phaladipika citados acima revela que certos elementos das interpretações não são simplesmente descrições do simbolismo planetário ou tipos planetários, as casas para as quais os planetas agem como significadores gerais permanentes ( bhava karakas ) informam o significado de o status exaltado de seu planeta significador.

Isso é muito explícito em declarações tradicionais como ' comandará bons veículos' para o Malavya Yoga, o Mahapurusha Yoga de Vênus. A 4ª Casa do horóscopo em Jyotish representa carros, veículos e meios de transporte (talvez barcos), além de muitos dos outros significados gerais para a 4ª Casa compartilhados com a astrologia ocidental, como a casa, imóveis, a mãe (alguns astrólogos concordariam, outros não), e assim por diante. É claro que o aforismo, em sua referência a 'veículos', está fazendo isso com base no fato de que Vênus é um Karaka ou um significador da 4ª Casa de veículos.

Os gráficos abaixo ( Fig. 12 ) pertencem a um cliente meu. O gráfico ocidental tropical à esquerda e à direita o gráfico Jyotish em algo mais próximo do formato nativo, mostrando os períodos do ciclo de vida do Dasha. Vênus está aqui em Peixes Sideral, na 10ª Casa, e assim seu gráfico contém Malavya Yoga. Ele chegou de bicicleta ao nosso primeiro encontro, que ocorreu cerca de um ano após o início de 20 anos, Vênus Dasha (o principal período de Vênus, no qual seu papel no mapa floresceria).

No decorrer de dar todas as boas novas a ele, e com base na minha experiência com a precisão desse vínculo entre os carros, a 4ª Casa e Vênus , eu disse: “ Como um aparte, diz que você terá bons veículos. Você sempre pode ter bons veículos, mas os veículos que você terá agora serão particularmente bons. É uma coisinha boba, mas há algo que despertou em você que será refletido em carros de alta qualidade. Você comprou um carro novo no ano passado? ”. Ele respondeu: “ Agora mesmo. É um Porshe GT ... (bla bla). Encomendei um ano atrás ”. Se você pensar bem, é uma afirmação muito específica a ser feita a um estranho de aparência bastante comum que chegou de bicicleta. Poderia facilmente estar errado, ou muito menos espetacularmente correto.

Naturalmente, existe uma grande promessa no Dasha ou no período planetário de um planeta que forma um Mahapurusha Yoga.

Porshe
Fig. 12, o presságio de uma compra da Porsche no Malavya Yoga

Voltando ao aforismo do Bhadra Yoga no Phaladipika de Mantreswara , no Mahapurusha Yoga de Mercúrio: o planeta da eloquência, ou no mínimo de alfabetização (tão essencial para o profissional básico, se não para o sucesso político) é um dos Bhava Karakas da 10ª Casa de status social. Isso faz com que ' leve a média ' na interpretação de Phaladipika para o Bhadra Yoga seja mais especificamente significativa e sugestiva do que possa parecer à primeira vista. Sem o comando de Mercúrio, as aspirações da 10ª Casa estão faltando um ingrediente essencial; por outro lado, com um Mercúrio muito poderoso, o potencial da 10ª Casa é abundante. Um Mercúrio super forte (sendo Karaka para a 2ª Casa também) pode significar que o nativo ' será muito rico' .

No aforismo de Phaladipika para o Shasha Yoga, o Mahapurusha Yoga de Saturno, encontramos ' ter bons servos ' (6ª Casa), ' usurpará a riqueza de outros' (claramente 8ª Casa), ' será iníquo ' (6ª, 8 e 12), ' terá intrigas com mulheres que não são suas ' (a 12ª Casa em Jyotish está associada a prazeres na cama, para não falar de 'intrigas' sendo bem cobertas pelos dias 8 e 12). Um Saturno extremamente poderoso naturalmente "aprimora" as casas para as quais é um Bhava Karaka ; 6, 8 e 12.

O gráfico de Mata Hari ( Fig. 13 ) contém Shasha Yoga (de acordo com a definição mais ampla da Light on Life sobre a formação de Mahapurusha Yogas, que inclui as 5ª e 9ª Casas, acima e acima dos Kendras), já que Saturno está em Aquário na 5ª Casa . Essa ioga se repete em seu ' Chandra Lagna ', ou ' Ascendente da Lua ' - um princípio que será expandido abaixo - já que Saturno está em seu próprio signo e na 1ª Casa da Lua .

Mata Hari astro
Fig. 13 Mata Hari

Escusado será dizer que muitas pessoas boas nascem com o Shasha Yoga em seus gráficos. Pelos critérios da Light on Life, que incluiria o Dalai Lama ( Fig. 4 ), que tem Saturno em Aquário no nono (o senhor do nono no nono preserva o nono, mesmo que seja Saturno), mas sempre aponta para um certo saturnino proeminente faixa que, em sua manifestação mais exaltada, mostra como praticidade construtiva em assuntos mundanos e até aptidão para a política (Saturno é um Karaka da 10ª Casa), onde a necessidade de navegar por um mundo de segredos, pecados e intrigas (8 e 12) Karaka) é o par do curso, mesmo que você tenha as intenções mais nobres.

 

Raja Yogas

Raja ' significa ' rei '. Raja Yogas são combinações para ' sucesso real '. Existem muitos tipos de combinações que constituem um Raja Yoga de uma série ou de outra.

Quero me concentrar aqui na apresentação de uma abordagem comum particular para identificar Raja Yogas: o ' Dharma Karma Adhipati Yogas ', ou ' combinações dos senhores da fortuna e da ação '. Isso ocorre através de várias relações entre os senhores Kendra (1º, 4º, 7º e 10º) e Kona (1º, 5º e 9º). As combinações dos 9º e 10º senhores são consideradas particularmente poderosas.

Karma ' significa simplesmente ' ação ' (sem culpa implícita). Os Kendras ou casas angulares (1º, 4º, 7º e 10º) representam manifestação e movimento externalizados e são considerados ' casas de carma '. A astrologia ocidental e o Jyotish têm, em princípio, uma visão idêntica das casas angulares sendo o "primeiro plano" do gráfico, onde as energias dos planetas são mais obviamente ativas e exteriorizadas.

As 1ª, 5ª e 9ª Casas, ou ' Konas ', as casas que correspondem aos signos da triplicidade de fogo do zodíaco, também são conhecidas como casas ' Dharma ' em Jyotish. Dharma pode traduzir-se aproximadamente como 'auto-expressão autêntica', ou algumas vezes como 'propósito de vida' no contexto do horóscopo. Essas 'casas dos bombeiros' representam, de certo modo, onde somos mais inspirados, mais livres e mais fiéis à nossa natureza essencial.

Se você pensa na 1st House, é a pura verdade muito simples de quem somos, como revelado em nossa face e em nosso nascimento. A 5ª Casa, o coração, o seio, a casa do romance e da brincadeira, é em sua manifestação ideal um estado máximo de alegria e alegria, e um tipo de auto-expressão completamente honesta e pura. A 9ª Casa é o horizonte sempre em expansão do buscador inflamado, que o transportou acima e além das limitações e tristezas que oprimem as almas que não podem acessar esse estado. Esses Konas em Jyotish são considerados nitidamente auspiciosos.

Se você consegue que essa graça ardente e inteligência criativa ( Konas ) combinem com ambição, ação e manifestação ( Kendras ), você pode se tornar um ' raja '.

Um rei é aquele cujas ações mundanas são determinadas pelo dharma. Quando a ação e o dinamismo dos Kendras são combinados com a inspiração e a integridade do Konas, você obtém uma mistura alquímica que produz ' trabalhos alinhados ao objetivo autêntico '. Sucesso (sem erro ou pecado devido a intenções, métodos e motivos desalinhados) é o resultado.

Na carta de Richard Branson ( Fig. 14 ), Moon é o senhor da 1ª Casa (um Kendra) em aspecto mútuo (devido a estar em sinais opostos conforme as regras jyotish para Aspectos) ao 9º senhor Júpiter. Portanto, este é um tipo de Raja Yoga em sua 2ª e 8ª Casas. Pode-se acrescentar que Júpiter como nono senhor, estando em aspecto mútuo com o sétimo senhor Saturno, forma outra combinação de Raja Yoga no mesmo segundo / oitavo eixo.

Branson astro
Fig. 14 Richard Branson

Considere que o senhor Ascendente é sempre senhor de um Kendra e um Kona automaticamente, e nisso reside muito do seu status de benefício assumido para esse Ascendente, mesmo quando é um maléfico natural. O fato de ser um Kendra e um Kona também pode ser citado como motivo da preeminência da 1ª Casa entre as Casas.

Alguns Ascendentes (nem todos) têm um planeta, além do Senhor Ascendente, que é o senhor de um Kendra e um Kona. Isso só é possível para os ascendentes de Touro, Câncer, Leão, Libra, Capricórnio e Aquário. Este planeta tornou conhecido como o Yoga Raja Karaka (' real combinação significator ') para esse Ascendente em particular e se torna um benefício poderoso, independentemente de seu status natural como benéfico ou maléfico.

Para o ascendente de Touro , Capricórnio estar no 9º e Aquário no 10º faz com que Saturno o Raja Yoga Karaka.

Para o Ascendente Câncer , Escorpião no 5º e Áries no 10º fazem de Marte o Raja Yoga Karaka. 6 )

Para um ascendente Leo , Escorpião no quarto e Áries no nono fazem Marte o Raja Yoga Karaka.

Para o ascendente libriano , Capricórnio no quarto e Aquário no quinto fazem de Saturno o Raja Yoga Karaka. 7 )

Para o Ascendente Capricórnio , Touro no 5º e Libra no 10º fazem Vênus o Raja Yoga Karaka.

Para o Ascendente Aquário , Touro está no quarto e Libra no nono, fazendo de Vênus o Raja Yoga Karaka.

Gaja Kesari Yoga

Gaja Kesari Yoga ' se traduz literalmente como ' combinação de leão-elefante '.

Aqui está a definição de Parashara:

“Se Júpiter estiver em ângulo do Ascendente ou da Lua, e estiver em conjunção ou aparentar-se com (outro) benefício, evitando ao mesmo tempo debilitação, combustão e sinal inimigo, o Gajakesari Yoga é causado. Um nascido em Gajakesari Yoga será esplendoroso, rico, inteligente, dotado de muitas virtudes louváveis ​​e agradará o rei. ”

O gráfico de Mohandas Gandhi ( Fig. 15 ) parece um bom exemplo desse yoga. Júpiter, no signo de um amigo, representado por uma forte Vênus, está em uma Kendra (casa angular) do Ascendente, localizada na 7ª Casa, e também na a Kendra da Lua, na 10ª Casa de a Lua (se a constelação da Lua for considerada a 1ª Casa).

Gandhi Tropical e Sideral astro
Fig. 15 Mohandas Gandhi

O ' Chandra Lagna ', diretamente ' Lua Ascendente ', é um gráfico no qual casas (inteiras) são projetadas a partir do signo da Lua como o ponto de origem, como normalmente é feito no horizonte leste. Yogas que se repetem no mapa natal e no mapa Chandra Lagna são assim reforçadas, como é o caso de Mahatma Gandhi. Alguns iogues, como o Gajakesari Yoga, são calculados especificamente a partir da Lua, além do Ascendente regular. Aliás, os trânsitos (através das casas) são regularmente calculados a partir do Chandra Lagna.

Tudo o resto é igual, o Gajakesari Yoga será formado quando a Lua estiver no aspecto Quadrado ou Oposição a Júpiter. Alguns astrólogos ocidentais dariam a essa configuração uma interpretação negativa devido às conotações negativas associadas aos aspectos do quadrado e da oposição. Através das lentes deste yoga, a "angularidade" de Júpiter é benéfica, pois traz as " virtudes louváveis " desse planeta à tona. Você apresenta bem, ' agrada o rei ' e se torna o candidato preferido.

Chandra Mangala Yoga

O nome dessa combinação pode ser traduzido simplesmente como ' União de Marte da Lua '. Essa ioga é formada quando Lua e Marte ocupam a mesma casa. Também é amplamente considerado presente quando a Lua e Marte estão em signos e casas opostas e, portanto, em aspecto mútuo.

O fato de ser uma assinatura de riqueza em um gráfico pode surpreender alguns, mas é o que essa combinação promete, de acordo com a tradição jyotiana. É verdade que em alguns casos isso pode vir com alguma forma de agressão negativa, brigas na família, na mesma linha que os astrólogos ocidentais esperariam de um aspecto difícil de Lua e Marte, mas também parece implicar um certo autoconhecimento nas ruas. assertividade que permite competir de forma eficaz e, assim, ter sucesso nos negócios.

Conheço um caso em que uma pessoa exibia todo o amor pela aptidão e higiene associados ao Chandra Mangala Yoga e iniciou uma pequena clínica de perda de peso, mas ela nunca conseguia tirá-lo do chão e estava sempre lamentando: sua união Moon Mars estava localizada na 12ª Casa, com todo o derrotismo típico associado. Ela mostrou a centelha da promessa empresarial de Chandra Mangala Yoga, mas, tanto quanto eu podia dizer, estava perpetuamente se sabotando.

Não é, no entanto, surpreendente encontrar essa combinação no gráfico de Bill Gates ( Fig. 5 ) nas 4ª e 10ª casas angulares com maior poder. Ele descreve seu espírito competitivo e sua iniciativa, mas há mais do que apenas Chandra Mangala Yoga mostrando riqueza em seu gráfico, como seria de esperar de alguém cujo nome se torna sinônimo de riqueza. Seu gráfico contém outras combinações impressionantes que podem elevá-lo acima dos outros ou dar-lhe extraordinário poder mundano.

Parivartana Yoga

O Parivartana Yoga é uma ' troca de senhores ' entre duas casas. Ocorre quando dois planetas ocupam os signos um do outro, como ocorreria entre Lua em Peixes e Júpiter em Câncer, por exemplo, ou entre Lua em Escorpião e Marte em Câncer. Na astrologia ocidental, isso é conhecido como " recepção mútua ".

É considerado geralmente benéfico e auspicioso, mas a natureza (malefic / benefic) e a dignidade dos planetas envolvidos serão importantes a considerar. Os dois exemplos dados acima renderiam histórias muito diferentes. O Parivartana Yoga liga poderosamente duas casas no mapa natal.

Observe o Parivartana Yoga entre o Sol e a Lua no gráfico de Richard Branson acima. Aqui a 1ª e a 2ª Casas são combinadas por recepção mútua; o 1º senhor está no 2º e o 2º senhor no 1º, e ambos os planetas estão bem colocados nos signos um do outro.

No gráfico de Albert Einstein ( Fig. 16 ), Júpiter está em Aquário e Saturno em Peixes: Júpiter é o senhor do 10º localizado no 9º e Saturno é o senhor do 9º, localizado no 10º (essa ligação do 9º e o décimo em si constitui um tipo de Raja Yoga). Einstein, propriamente, recebeu a Presidência de Israel, mas recusou.

Einstein astro
Fig. 16 Albert Einstein

Como veremos abaixo nas ' Combinações para a penúria ', o Parivartana Yoga pode, às vezes, simplesmente apontar para um emaranhado muito poderoso, mas de outro modo infeliz entre os senhores da casa. O Parivartana Yoga ou seu termo mais familiar, Recepção Mútua, é simplesmente uma das maneiras mais poderosas em que os planetas e as casas pelas quais eles agem como senhores podem interagir ou trocar influência.

Saraswati Yoga

saraswati
Fig. 17 Saraswati de Raja Ravi Varma

Saraswati é a deusa hindu da música, do aprendizado e das artes. Ela é normalmente representada segurando um livro e um instrumento musical. Alguém com o Saraswati Yoga em seu mapa natal pode atingir grandes alturas na educação, podem se tornar extraordinariamente eruditos, podem se destacar nas artes e mais ou menos em qualquer ramo do aprendizado ao qual se interessem.

O Saraswati Yoga é formado quando Mercúrio, Vênus e Júpiter estão localizados em uma Kendra (casa angular), uma Kona (uma casa trinal - 1, 5, 9) ou 2ª Casa. Todos os planetas (Júpiter em particular) devem estar bem colocados por signos.

É fácil acreditar e entender que, para alguém ser verdadeiramente talentoso nas artes e nas ciências, pode exigir que várias faculdades e habilidades sejam bem desenvolvidas. Quando os três planetas mais refinados e cultivados estão em casas e sinais que sustentam sua expressão plena e fortalecida, o resultado composto é essa 'bênção de Saraswati'.

A inclusão da 2ª Casa nos critérios para a formação deste yoga se deve à sua associação no Jyotish com educação, aprendizado, fala e memória.

Na prática, você encontrará vários horóscopos nos quais os critérios para o Saraswati Yoga são muito próximos, mas não completamente, atendidos. Você encontrará muito do potencial de realizações na aprendizagem e nas artes presentes na expressão da vida ou da personalidade da pessoa, mas seria mais fácil realizá-la quando todos os critérios não forem apenas atendidos, mas apoiados por outras indicações em o gráfico. Simplesmente ter um único dos três planetas envolvidos nesse yoga em uma Kendra (casa angular), Kona (casa 'trinal') ou na 2ª Casa aumenta o potencial intelectual, artístico ou acadêmico até certo ponto.

O gráfico de Einstein se qualifica, sem surpresa, em grande parte para o Saraswati Yoga; exceto a debilitação de Mercúrio no signo de Peixes. Esta debilitação é, no entanto, 'cancelada' por uma ' Neecha Bhanga Yoga '.

Neecha ' significa debilitação e ' Bhanga ' a quebra do mesmo. Essa quebra ou cancelamento do status debilitado de um planeta pode ocorrer de várias maneiras. Por um lado, quanto mais forte for o dispositivo debilitado do planeta, melhor. Se o dispositivo de um planeta debilitado estiver em uma casa angular, isso cancelará a debilitação. No caso de Einstein, a debilitação de Mercúrio é cancelada pelo fato de Vênus, o planeta que seria exaltado no signo de debilitação de Mercúrio (Peixes), é de fato tão poderosamente colocado em seu gráfico.

Luciano Pavarotti ( Fig. 18 ) tem um Saraswati Yoga bem formado em seu gráfico: Vênus no 2º, Mercúrio no 4º, Júpiter forte por signo no 5º. Seu senhor ascendente na 9ª Casa sem dúvida o teria ajudado a encontrar sua vocação.

Pavarotti
Fig. 18 Luciano Pavaroti

Amala Yoga

Nas palavras de Parashara:

“Se houver um benefício exclusivo no dia 10 do Ascendente ou da Lua, o Amala Yoga existe. O Amala Yoga confere fama duradoura enquanto durar a lua e as estrelas e fará o nativo homenageado pelo rei, gozar de prazeres abundantes, ser caridoso; apaixonado por parentes, prestativo a outros, piedoso e virtuoso ”

" Amala ' significa 'inoxidável'. A pessoa goza de uma excelente reputação, pois realiza boas obras que beneficiam a sociedade e mostram boa vontade para com os outros em suas relações públicas.

O famoso astrólogo Robert Hand ( Fig. 19 ), que sem dúvida será lembrado e elogiado por seu trabalho muito tempo depois de deixar este mundo, tem Amala Yoga em seu mapa, contado desde a Lua (e, aliás, também Saraswati Yoga, do Lua). A exaltação de Júpiter fortalece bastante essa ioga em seu gráfico.

Robert Hand
Fig. 19 Robert Hand

Dhana Yogas

Dhana Yogas são um grupo específico de yogas que prometem grande riqueza. Um exame mais atento de como eles são estruturados revela certos princípios jyotistas importantes sobre como a riqueza é mais geralmente julgada no horóscopo. A primeira coisa a notar é o papel central da 11ª Casa como a casa dos ' ganhos ' e da renda. Embora a segunda casa também esteja associada a dinheiro e propriedades em Jyotish, a 11ª Casa é ainda mais minuciosamente examinada nesse assunto.

Alguns exemplos ilustrarão.

Partida Brihat Parashara Hora:

"Se um sinal de Vênus estiver na 5ª Casa e ocupado pelo próprio Vênus enquanto Marte estiver na 11ª Casa, o nativo obterá grandes riquezas."

Apenas Gêmeos e Capricórnio Ascendentes podem ter um signo regido por Vênus na 5ª Casa. Para que este yoga seja formado, Vênus deve estar no 5º, em Libra ou Touro, respectivamente, e, portanto, em seu próprio signo. Este é um grande impulso para a 5ª Casa e é o senhor. Se Marte está no 11º para um ascendente de Gêmeos, ele tem que estar em Áries, é um signo próprio, então o senhor do 11º está no 11º; um grande impulso para o 11º. Se Marte estiver no 11º para um ascendente de Capricórnio, também estará em seu próprio signo.

Se você voltar ao gráfico de Bill Gates ( Fig. 5 ), verá que ele tem algo próximo a este Dhana Yoga, mas não perfeitamente. Seu Ascendente é Gêmeos, Vênus está em Libra no quinto (com um 9º senhor Saturno exaltado), mas seu Marte (um importante patrimônio significativo para o Gêmeos Asc como 11º senhor) está no 4º angular com seu exaltado dispositivo, e não ele próprio no dia 11, de acordo com os critérios estritos para este yoga.

Aqui está outra estrutura de Dhana Yoga, de acordo com Parashara, que se aplica apenas ao Ascendente de Áries:

"Se Leo for a 5ª Casa e ocupado pelo próprio Sol, como Saturno, a Lua e Júpiter ocuparão o 11º, o nativo será muito rico."

Novamente aqui você tem o senhor do 5º em seu próprio signo, e o senhor do 11º em seu próprio signo. Moon (senhor do quarto angular) e Júpiter (senhor do nono beneficente) reforçam o benefício ganho pela 11ª Casa por conter seu próprio senhor, e talvez sirvam para mitigar a natureza essencialmente maléfica do 11º senhor Saturno.

Para ascendentes de Leão e Escorpião:

"Se Júpiter estiver no 5º idêntico ao seu próprio signo, como Mercúrio está no 11º, o nativo será muito rico."

Para um ascendente Leo, Júpiter precisa estar em Sagitário na 5ª Casa, e Mercúrio na 11ª em Gêmeos. Para o Escorpião, o ascendente Júpiter estaria em Peixes no dia 5, com o exaltado Mercúrio em Virgem no dia 11.

Regras semelhantes para a riqueza são aplicadas a outros Ascendentes, o que resultaria em 5ª e 11ª Casas muito dignas.

Lakshmi Yoga

Lakshmi é a deusa hindu da riqueza e da fortuna. Muitas representações modernas dela mostram moedas de ouro escorrendo de suas mãos.

O Lakshmi Yoga é formado quando o senhor da 9ª Casa e Vênus ocupam seus próprios sinais ou exaltados enquanto estão nas Casas Kendra (1, 4, 7, 10) ou Kona (1, 5, 9).

Observamos anteriormente que Bill Gates ( Fig. 5 ) tem um Dhana Yoga quase totalmente formado em seu gráfico, graças em grande parte a Vênus em Libra na 5ª Casa (mas falhando por causa da posição de Marte). No entanto, seu gráfico atende plenamente aos critérios do Laksmi Yoga. Saturno, exaltado senhor de seu nono, é Conjunt Venus em seu próprio signo como senhor do quinto no quinto.

Combinações para Penúria

O capítulo 42 do sábio Brihat Parasara Hora Sastra de Parashara, intitulado ' Combinações para penúria ', abre assim:

1. Ó Senhor, você declarou muitos iogues relacionados à aquisição de riqueza. Por favor, diga-me essas iogas causando total pobreza.
2. O nativo ficará sem um tostão se o senhor Ascendente estiver no 12º, como o 12º senhor estiver no Ascendente, juntamente com um senhor Maraka (planeta que causa a morte, o segundo ou o sétimo senhor) ou se estiver em aspecto nesse planeta.
3. O nativo ficará sem um tostão se o senhor Ascendente estiver no sexto, enquanto o sexto senhor estiver no Ascendente com Conjunção ou aspecto de um senhor Maraka.
4. Se o Ascendente ou a Lua estiver com Ketu enquanto o Senhor Ascendente estiver no 8º, a pessoa em questão ficará sem um tostão.
5. Se o senhor Ascendente, juntamente com um maléfico, estiver no 6º, 8º ou 12º, enquanto o 2º senhor estiver no signo de um inimigo ou debilitado, até um herdeiro real ficará sem um tostão.
6. Se o senhor Ascendente for Conjuntário, um senhor da casa do mal (senhor do 6º, 8º ou 12º) ou Saturno e for desprovido de aspecto benéfico, o nativo ficará sem um tostão.
7. Se os 5º e 9º senhores forem encontrados respectivamente no 6º e 12º e estiverem em aspecto dos planetas de Maraka, o nativo ficará sem um tostão. ”

A seguir, listamos várias outras combinações na mesma veia, algumas mais complexas do que as listadas acima.

Kemadruma Yoga

Quando não há planeta (excluindo o Sol) em conjunto (no mesmo signo que) a Lua, e nenhum planeta nas 2ª ou 12ª Casas da Lua, e nenhum planeta em uma casa angular do Ascendente (na 1ª, 4ª, 7 ou 10); Kemadruma Yoga é formado.

De acordo com as Trezentas Combinações Importantes de BV Raman, o Kemadruma Yoga indica:

"A pessoa estará suja, triste, fazendo ações injustas, pobre, dependente, desonesta e vigarista".

Freedom Cole observa em seu livro Science of Light que o Kemadruma Yoga é cancelado pelo 'aspecto de Júpiter' (presumivelmente para a Lua).

Este critério para este yoga indesejável combina pelo menos dois princípios significativos da astrologia védica. Uma é que a Lua familiar, em particular, é um planeta que se beneficia da associação e da proximidade de outros planetas. Até os malfeitores são melhores do que ninguém por perto. Essa ioga tende a produzir um senso de alienação dos outros.
A outra é a importância dos planetas nas casas angulares para nos permitir abrir um caminho para nós mesmos na vida através da externalização e expressão externa de nossos talentos.

Shakata Yoga

A Lua nos dias 6, 8 ou 12 de Júpiter cria Shakata Yoga. Shakata ' significa ' carrinho '. Diz-se que esta ioga faz com que a sorte do nativo suba e desça como uma roda de carroça. BV Raman diz que " o nativo perde sua fortuna e pode recuperá-la " e acrescenta que, embora traga algumas perdas periódicas, não inevitavelmente devastará sua vida.

Este yoga é anulado se a Lua ocupa uma Kendra (casa angular).

Talvez Oscar Wilde ( Fig. 20 ) deva alguns dos altos e baixos de sua fortuna ao Shakata Yoga em seu gráfico (que, de outra forma, é bastante reforçado pelas poderosas colocações de Marte e Júpiter).

Oscar Wildre astro
Fig. 20 Oscar Wilde

Kala Sarpa Yoga

Kala ' significa tempo e ' Sarpa ' significa serpente. Combinação de serpente temporal ' é, portanto, uma tradução aproximada.

O Kala Sarpa Yoga é formado quando todos os sete planetas (Sol a Saturno) estão localizados entre Rahu (Nó do Norte) e Ketu (Nó do Sul); em outras palavras, todos os planetas da astrologia clássica de um lado do eixo nodal.

Esta é uma ioga bastante peculiar e misteriosa. Está associado a desenvolvimentos dramáticos da vida ou a circunstâncias extraordinárias da vida. Pode haver um aumento meteórico e associação com a realeza e a elite da sociedade, mas também reversões súbitas e catastróficas. Há um elemento de imprevisibilidade nisso.

O controverso gráfico de Donald Trump ( Fig. 21 ) contém Kala Sarpa Yoga ( 8 ) e com certeza sua carreira foi extraordinária, com sucessos e fracassos dramáticos. Linda Johnsen observa que o yoga ' foi totalmente ativado no mapa de Trump porque ele nasceu tão perto de um eclipse lunar, os nós sinalizando palpável seu poder '. 9 )

Trunfo
Fig. 21 Donald Trump

 

Este artigo tentou dar uma idéia de como os Yogas são empregados no Jyotish para identificar e interpretar combinações astrológicas com significado especial. Existem centenas mais dessas iogas para investigar além desta pequena amostra.

É verdade que alguns dos antigos aforismos do Jyotish tradicional podem, em certos aspectos, estar desatualizados ou culturalmente "estranhos" aos ocidentais, mas acredito que apenas superficialmente. "Quanto mais as coisas mudam, mais permanecem iguais"; é igualmente verdade que, na tradição antiga de Jyotisha, existem técnicas e princípios atemporais que ainda podemos aprender hoje.

 

Notas :
1 ) Há mais para aprender sobre os vários formatos de diagrama e convenções de tabulação do Jyotish, mas não é essencial entrarmos aqui agora. Esses ajustes básicos das 'configurações de cálculo'; a aplicação de um zodíaco sideral e casas inteiras dará o sinal jyotish correto e as colocações da casa. Ao converter gráficos desta maneira, lembre-se de que, se o grau Ascendente de um gráfico Sideral estiver próximo da cúspide de dois sinais, um pequeno erro na hora do nascimento poderá resultar em uma mudança drástica nas colocações domésticas de todos os planetas.
(2 ) Light on Life, uma introdução à Astrologia da Índia, por Hart de Fouw e Robert Svoboda. Penguin Books, 1996.
3) “Phaladeepika é um tratado de astrologia hindu escrito por Mantreswara. O texto está escrito em verso sânscrito lírico e compreende 865 slokas e 28 capítulos. É um dos trabalhos mais significativos sobre astrologia hindu, juntamente com Bṛhat Parāśara Horāśāstra de Parashara, Brihat Jataka de Varahamihira e Jataka Parijata de Vaidyanatha Dikshita. Ele lida da maneira mais abrangente e autoritária com quase todos os aspectos astrológicos da vida humana. ”
4 ) Parece haver alguma dúvida sobre a hora correta do nascimento de Bill Gates. Até agora, tenho trabalhado com o gráfico 'pouco depois das 21:00', como encontrado no arquivo de gráficos famosos da Solar Fire. Percebo que o astro.com fornece um gráfico para as 22:00, mas reconhece a outra possibilidade 'logo após as 21:00' nas notas de origem.
(5 ) Nicholas Culpeper realmente sofreu sua parte de tragédia e frustração atribuível aos planetas debilitados em seu mapa. Sua mãe morreu de câncer de mama quando ele era jovem, e ele próprio levou um tiro no peito durante o serviço militar. Nota debilitou Marte em Câncer Sideral também no gráfico de Mata Hara ( Fig. 13 ), executado por tiro.
6 ) Esse status de Raja Yoga Karaka de Marte para o Câncer Ascendente melhorou ainda mais o 'potencial de fama e sucesso' de Marte de Muhammed Ali no dia 10.
7) O Saturno de Hitler no dia 10 estava, portanto, mais certo de colocá-lo em uma posição alta. É um fato curioso que Mohandas Gandhi exerceu poder e mudou o curso de eventos sociais em grande escala através de jejum extremo, mostrado, ao que parece, em Saturno como Raja Yoga Karaka em sua 2ª Casa.
8 ) O banco de dados de gráficos famosos de Solar Fire e outras fontes fornece sua hora de nascimento às 9h51. Essa ambiguidade é observada nas notas de fonte da entrada do banco de dados astronômicos astro.com sobre Donald Trump.
9 ) Lições Hindu de Astrologia - Richard Houck (editor), Groundswell Press, pág. 141

Os yogas na Jyotish- Combinações entre Planetas no Horóscopo e os Seus Efeitos

conj

A associação  por aspeto/conjunção  entre planetas  e algumas colocações no horóscopo designa-se, na Astrologia Jyotish, por «yoga». Ao longo dos milhares de anos de existência da Astrologia Jyotish, foram referenciadas centenas de combinações possíveis e os seus efeitos, de acordo com a experiência empírica e os princípios básicos da Jypotish. Seria muito fastidioso  e provavelmente inútil enumerar todas essas combinações, uma por uma, por isso  consideramos mais útil que o estudante de Astrologia conheça as regras gerais dessas combinações pois, desse modo, sempre que estiver perante uma delas, saberá como interpretá-la.
Os yogas podem ser auspiciosos, quando os resultados que produzem na vida dos nativos são positivos; e podem ser inauspiciosos , quando dão origem a eventos maléficos ou prejudiciais ao nativo.

Regras para Determinar Yogas Positivos 

  1. Dois ou mais planetas funcionais benéficos formando um aspeto próximo ou exato entre si ou com o ponto mais efetivo da casa do horóscopo originam eventos positivos relacionados com os significados das  casas ocupadas pelos seus signos Mooltrikona.
  2. Quando os planetas que regem casas benéficas (todas com exceção da 6ª, 8ª e 12ª ) formam aspeto/conjunção entre si ou com  o ponto mais efetivo de uma determinada casa do horóscopo e estão fortes, originam bons resultados   relacionados com os significados das casas envolvidas.
  3. A associação entre os regentes de uma casa kendra (1,4,7,10) e o regente de uma casa Trikona (1, 5, 9) produz um Rajyoga. Esta é uma assinatura de poder e de riqueza.  Porém,  só produz efeitos quando os planetas envolvidos são fortes.  Quando um planeta rege simultaneamente uma casa kendra e uma casa trina designa-se por yogakaraka.
  4. A associação entre  duas casas associadas  com a riqueza forma um dhana yoga. O mais forte é o que liga a 2ª e a 11ª casas. Outros dhana yogas mais fracos são os que unem o regente da 2ª com o da a 5ª casa  e o regente da 2ª com a 9ª casa.
  5. A associação entre o regente da 9ª e da 12ª casas produz um Jnanna yoga ou assinatura de conhecimento mostrando alguém que ama o saber.etc.

Regras para Determinar Yogas Negativos

  1. Dois ou mais planetas funcionais maléficos unidos por um aspeto ou conjunção próxima ou exata produz como resultado a destruição dos significados das casas ocupadas pelos seus signos Mooltrikona dos planetas envolvidos.
  2. Quando um planeta funcional benéfico e um planeta funcional maléfico estão associados em conjunção ou aspeto próximo/exato, os significados da casa ocupada pelo  signo Mooltrikona  do planeta funcional benéfico são destruídos.
  3. Quando  um planeta funcional benéfico  ocupa uma casa maléfica,  origina maus eventos relacionados com os significados da casa  que é ocupada pelo seu signo Mooltrikona.
  4. Um planeta funcional maléfico  colocado em aspeto próximo/exato  com o ponto mais efetivo de uma determinada casa do horóscopo prejudica substancialmente os significados dessa casa, a menos que se trate do signo Mooltrikona do próprio planeta (um planeta funcional maléfico nunca aflige o seu signo mooltrikona).
Notas:  a mera colocação de um ou vários planetas numa casa não forma nenhum yoga. Este só existe quando há um aspeto ou conjunção entre dois ou mais  planetas e/ou entre planetas e ponto mais efetivo de uma casa.
Glossário:
Ponto mais efetivo de uma casa- corresponde ao grau idêntico ao do Ascendente. Cada casa tem 30º e, dentro dessa longitude, os 5º antes e depois do grau que corresponde ao do Ascendente, é o PME da casa.
conjunção/aspeto exato– associação entre planetas ou um planeta e o ponto mais efetivo de uma casa dentro de uma orbe de distância de 0º a 1º.
conjunção/aspeto próximo– associação entre planetas ou um planeta e o ponto mais efetivo de uma casa dentro de uma orbe de distância de 2º a 5º.
aspeto amplo – associação entre planetas que ocupam  o mesmo signo numa distância superior a 5º.
 
Exercício:Obtenha o horóscopo como explicado. Anote as posições de todos os planetas e Ascendente do horóscopo. Observe o posicionamento dos planetas  no horóscopo, tendo em conta as casas que ocupam  e a distância entre eles. Use a informação dada para analisar os aspetos dos planetas. Veja quais os planetas que, estando em aspeto por casa, estão também a uma distância para ambos os lados do planeta ou ponto mais efetivo de uma casa, numa orbe de 0º a 5º. Tome nota, em relação a cada um dos aspetos, da natureza funcional dos planetas; das casas aspetadas; dos signos Mooltrikona que regem e das casas que estes ocupam.  Relembre os significados gerais dessas casas. Há signos Mooltrikona a ocupar alguma das casas envolvidas nos aspetos?  Quais as conclusões que consegue tirar, tendo em conta as regras que lhe damos?





ESTE TEXTO É UMA LIÇÃO DO CURSO DE EMAIL 'ASTROLOGIA VÉDICA APLICADA'. NESTE CURSO, VOCÊ APRENDERÁ ASTROLOGIA VÉDICA COM BASE EM SEU PRÓPRIO GRÁFICO.

Dúvidas sobre o curso? Envie um email para Roeland de Looff, o autor ou o material do curso roeland@dirah.org

Os gráficos de Gandhi e Kennedy mencionados neste texto são mostrados no final do texto.

9. YOGAS E ASTROLOGIA

Uma característica única da astrologia indiana é o yoga. Yoga são posições planetárias que levam a um determinado resultado. Já discutimos um yoga, o da raja yoga.

Isso foi mencionado no diagrama 8. Este é um yoga simples. Era questão de um planeta e das casas sobre as quais era senhor. Existem literalmente milhares desses tipos de iogas. Na Índia, um astrólogo deve conhecê-los de cor. Dizem que a primeira coisa que um astrólogo precisa é de uma boa memória. Durante este curso, discutiremos uma série de iogas. Estudar um horóscopo para a presença de iogas apresenta um astrólogo com novas dimensões na interpretação do horóscopo. Ao analisar um horóscopo quanto à presença de iogas, conforme discutido abaixo, você obterá rapidamente informações sobre os principais componentes de um horóscopo.

9.1 PANCHA MAHAPURUSHA YOGAS

Pogas mahapurusha yogas são yogas fáceis de encontrar em um horóscopo. Para começar nossa análise para este grupo de iogas, observamos a posição do ascendente e da Lua.

A Lua é um planeta excepcionalmente importante na astrologia indiana e, por esse motivo, podemos usar o signo em que a Lua se encontra como um ascendente alternativo. Portanto, se procurarmos yoga, podemos procurá-los a partir do ascendente, mas também podemos tomar a Lua como ponto de partida em nossa busca por yoga.

Por exemplo, se dissermos que um determinado planeta deve ser colocado em uma casa kendra para ser considerado como um planeta que faz ioga, a casa kendra é calculada a partir do ascendente ou do signo em que a Lua se encontra.

Exemplo: Temos uma lua colocada na quinta casa. As casas Kendra calculadas a partir do ascendente são a primeira, a quarta, a sétima e a décima. As casas Kendra calculadas a partir da Lua neste exemplo são a quinta (primeira casa calculada a partir da Lua), a oitava (quarta casa calculada a partir da Lua), a décima primeira (sétima casa calculada a partir da Lua) e a segunda (décima casa calculada a partir da Lua). Lua) casas.

E agora aos iogas e suas conseqüências:

  • Ruchaka yoga: Marte em seu próprio signo ou exaltação e em uma casa de Kendra - corajosa, arrogante, vitoriosa.
  • Bhadra yoga: Mercúrio em seu próprio signo ou exaltação e em uma casa de Kendra - intelectual, instruída, rica.
  • Hamsa yoga: Júpiter em seu próprio signo ou em exaltação, e em uma casa de Kendra - religiosa, muito afortunada.
  • Malavaya yoga: Vênus em seu próprio signo ou exaltação e em uma casa de Kendra - rica, ama a vida, às vezes auto-indulgente, bom casamento, forte senso de justiça.
  • Shasya Yoga: Saturno em seu próprio signo ou em exaltação e em uma casa Kendra - poderosa, estrita, posição de autoridade.
Em resumo, as características de um determinado planeta são fortemente enfatizadas no yoga pancha mahapurusha.

Exemplo de um yoga ruchaka: Adolf Hitler colocou Marte em Áries na sétima casa. Marte está em seu próprio signo (também um signo moolatrikona) e em uma casa kendra (a sétima casa). Como ele usou a ruchaka yoga é evidente. Esta ioga não precisa ser usada dessa maneira. Muitos esportistas praticam ioga ruchaka no horóscopo.

Um bhadra yoga permite que uma pessoa se torne boa no comércio e na comunicação.

Um hamsa yoga pode ser visto no horóscopo de uma pessoa instruída, um clérigo ou alguém que tem muita sorte em sua vida.

Poderíamos esperar uma ioga malavaya no horóscopo de um milionário ou uma rainha da beleza. Podemos ver uma ioga malavaya no horóscopo de John F. Kennedy (que foi incluído no curso). Em seu horóscopo, Vênus está em seu próprio signo, na nona casa (esta é uma casa de Kendra vista da Lua). Em seu horóscopo, isso resultou em grandes riquezas e, por conhecer muitas mulheres bonitas, muito prazer sexual. No entanto, podemos ver essa ioga também no horóscopo do pacífico Gandhi. Nesse horóscopo, Vênus está na primeira casa em um signo moolatrikona. Nos dois exemplos, vemos expressões de Vênus (paz, prazer sexual, riquezas), mas, dependendo do resto do horóscopo, o malavaya yoga se desdobrou de maneiras diferentes.

Um shasya yoga é adequado para o horóscopo de um político ou diretor.

 Não esqueçamos que encontramos pancha mahapurusha yogas nos horóscopos de aproximadamente metade da população, e certamente nem todos são famosos. Somente a aparência de um yoga não é suficiente para justificar a fama. Outros aspectos no horóscopo também devem apoiar isso.

9.2 YOGAS PARIVARTANA

Um yoga parivartana ocorre quando o planeta A está no signo do planeta B, e o planeta B está no signo do planeta A.

Por exemplo, se Marte está em Touro e Vênus em Áries, Marte está no signo de Vênus e Vênus é no signo se Marte. Na astrologia ocidental (horária), essa posição é chamada de "recepção". Se essa posição ocorrer em seu próprio horóscopo, ela será indicada por uma pequena onda (˜, em recepção mútua com outro planeta). Embora o programa de computador que usamos para nossas impressões considere isso como um código de condição benéfico, esse nem sempre é o caso. Podemos verificar que a influência de ambos os planetas sobre os outros é semelhante à de uma conjunção. Se isso é benéfico ou não, depende do caráter dos dois planetas e, principalmente, das casas que eles governam. Existem três tipos de iogas parivartana.

Dainya Yoga: Este yoga ocorre quando um dos planetas que participam do yoga é o senhor da sexta, oitava ou décima segunda casa. Estas são casas dushtana que geralmente têm uma influência desfavorável.

Na maioria dos casos, o senhor da sexta, oitava ou décima segunda casa será fortalecido pela influência benéfica do outro planeta.

No entanto, o outro planeta envolvido neste yoga está sempre danificado.

Exemplo: Quando Sagitário está em ascensão, a Lua é o senhor da oitava casa e o Sol é o senhor da nona casa. Se a Lua estiver em Leão e o Sol em Câncer, teremos um dainya parivartana yoga. Nesse caso, o Sol será danificado porque precisa combater a energia difícil da oitava casa. A Lua, no entanto, receberá um impulso da influência da energia favorável da nona casa.

Uma possível interpretação para o senhor da oitava casa quando for influenciada favoravelmente: Talvez a pessoa envolvida aqui receba uma herança (oitava casa) de seu pai (nona casa) ou ele possa ser um professor (nona casa) de psicologia ( oitava casa).

Uma possível interpretação para o senhor da nona casa quando ela é desfavoravelmente influenciada: provavelmente o pai dessa pessoa (nona casa) teve uma vida problemática porque o senhor da nona casa foi afetado pela influência do senhor da oitava casa, o que tem a ver com todos os tipos de problemas. Além disso, é possível que sua boa sorte (senhor da nona casa) seja contaminada (influência do senhor da oitava casa).

Kahala Yoga: Isso ocorre quando um dos planetas desse yoga é o senhor da terceira casa. O outro planeta pode não ser o senhor da sexta, oitava ou décima segunda casa (porque então temos um dainya yoga). A terceira casa é a casa de energia e força. Um kahala yoga significaria que a pessoa envolvida investiria muita energia e vigor na melhoria de suas circunstâncias.

Exemplo: Se Touro está em ascensão, a Lua é o senhor da terceira casa e Saturno é o senhor da nona e décima casas. Supondo que a Lua esteja em Capricórnio e Saturno em Câncer. Então nós temos um kahala yoga. Essa pessoa investirá muita energia (terceira casa) em sua carreira (décima casa) e ampliará seus horizontes (nona casa).

Maha Yoga: Quando um parivartana yoga ocorre entre os senhores da primeira, segunda, quarta, quinta, sétima, nona, décima ou décima primeira casas, temos uma maha yoga. Os senhores da terceira, sexta, oitava ou décima segunda casas podem não estar envolvidos, porque então teríamos um dainya yoga ou um kahala yoga. Essa ioga enriquece os planetas envolvidos.

9.3 TESOURAS YOGAS (KARTARI YOGAS)

Esse grupo de iogas é causado por planetas sendo colocados ao redor de uma determinada casa e / ou planeta. A tesoura de ioga mais comum é quando dois benéficos ou maléficos envolvem um planeta ou uma casa.

Yogas em tesoura também podem ser chamadas de yogas kartari. Kartari significa tesoura.

Exemplo: Vamos assumir que Vênus está em Touro, Saturno (um maléfico) em Áries e Marte (um maléfico) em Gêmeos. Dois maléficos cercam Vênus. Portanto, Vênus não será capaz de funcionar de maneira ideal. Na astrologia horária ocidental, conhecemos o termo fechado, que é usado quando um planeta é cercado por dois maléficos. Na astrologia indiana, o termo incluído é usado para contenção em um sentido negativo, e também para contenção com consequências positivas.

  • Chamamos de anexo por maléficos de um planeta ou uma casa papa kartari yoga.
  • Chamamos de recinto por benéficos de um planeta ou de uma casa shubha kartari yoga.
  • Exemplo: Se Vênus estiver em Touro, Júpiter (um benefício) em Áries e a Lua (um benefício) em Gêmeos, Vênus funcionará excepcionalmente bem. Isso é shubha kartari yoga.

    Uma casa também pode ser fechada, embora não haja planeta nessa casa.

    Exemplo: Marte está na quarta casa, a quinta casa está vazia e Saturno está na sexta casa. Isso pode ter consequências embaraçosas para as crianças, porque dois malucos envolvem a quinta casa. Nesse caso, a quinta casa encontra um papa kartari yoga.

    No entanto, quando Vênus estiver na quarta casa e Júpiter na sexta, tudo o que pertencer à quinta será benéfico. Nesta situação, a quinta casa é fortalecida pela ocorrência de um shubka kartari yoga.

    Os planetas podem formar essas tesouras yogas, mas não Rahu e Ketu.

    Este tipo de tesoura de ioga é comum. Quando a primeira casa é fechada, é de particular importância. Isso ocorre porque a primeira casa é muito importante. Pode-se dizer que a primeira casa é o horóscopo em miniatura.

    No horóscopo de Gandhi, podemos ver que a primeira casa é delimitada pelo Sol (maléfico na décima segunda casa) e Saturno (maléfico na segunda casa). Este é um papa kartari yoga, que causou um certo número de problemas em sua vida.

    TESOURA YOGAS DA LUA

    Há uma série de tesouras yogas que se aplicam especificamente à lua ou ao sol.

  • Sunapha yoga: planetas na segunda casa (exceto o Sol) calculados a partir da Lua - riqueza, benefícios financeiros. Os efeitos disso são mais fortes se os benefícios estiverem situados na segunda casa calculada a partir da Lua. Se houver um ou mais maléficos nesta segunda casa da Lua, o efeito será limitado ou não haverá efeito algum.
  • Anapha yoga: planetas na décima segunda casa (exceto o Sol) calculados a partir da Lua - religiosos. Esse efeito aumenta se houver benefícios na décima segunda casa calculada a partir da Lua, mas, no que se refere a um ou mais maléficos, o efeito é limitado ou ineficaz. No horóscopo de Kennedy, Saturno está na décima primeira casa, que é a décima segunda casa calculada a partir da Lua. Ele não era conhecido por ser um homem particularmente religioso.
  • Durudhura yoga: planetas (exceto o Sol), na décima segunda e na segunda casa, calculados a partir da moral rica e alta da Lua (especialmente se se trata de planetas benéficos).
  • Kemadruma yoga: Não há planetas na décima segunda ou na segunda casa calculada a partir da Lua. Outros planetas não suportam as funções da Lua. A pessoa se sentirá sozinha e levará uma vida bastante difícil. Há muitas maneiras pelas quais essa difícil ioga pode ser neutralizada. Um exemplo: se a Lua estiver em uma casa Kendra ou Trikona, em conjunto com outro planeta ou aparecendo em Júpiter, esse yoga será grandemente neutralizado.
  • Gandhi tinha Kemadruma yoga em seu horóscopo, porque não há planetas na décima segunda ou na segunda casa calculada a partir da Lua. No entanto, a Lua está na décima casa (uma casa de Kendra). Isso neutraliza bastante o yoga Kemadruma.

    TESOURA YOGAS DO SOL

    Agora discutiremos as tesouras yogas do sol. Os planetas na segunda ou na décima segunda casa calculados a partir do Sol fortalecerão o Sol (naturalmente à sua maneira, de acordo com seu caráter).

  • Veshi Yoga: Quando um planeta (que não seja a Lua) está na segunda casa calculada a partir do Sol, forma um veshi yoga. Este yoga fornece riquezas e status, pelo menos quando esse yoga é formado por benefícios. Se for formado por malefics, pode levar a todos os tipos de problemas.
  • Voshi yoga: ocorre quando um planeta (exceto a Lua) é colocado na décima segunda casa calculada a partir do sol. Este yoga apoia o desenvolvimento espiritual e a inteligência, pelo menos quando é formado por um benefício. Um maléfico na décima segunda casa calculada a partir do Sol nos dará problemas.
  • Kennedy tinha um benefício e um maléfico na décima segunda casa calculada a partir do sol. Ele era inteligente (a influência de Mercúrio), mas o fato de ter sido assassinado tinha algo a ver com o poderoso Marte maléfico (em uma casa moolatrikona) na oitava casa, que é a décima segunda casa calculada a partir do Sol. Este mesmo Marte também lhe deu seu apelo sexual.

    A oitava casa representa tanto a morte quanto o carisma sexual. Um poderoso Marte naquela casa pode levar a uma morte violenta (Marte como um poderoso maléfico), bem como a um monte de carisma sexual. O yoga Voshi aumenta os efeitos acima.

  • Ubhayachari Yoga: Existe um planeta (além da Lua) na segunda e na décima segunda casa calculadas a partir do Sol. Isso traz boa sorte em muitas áreas, mas novamente apenas se envolver benefícios. Malévolos vão criar problemas.
  • Quando uma pessoa faz yoga Veshi e Voshi, na verdade ela faz yoga Ubhayachari.

    Seria lógico esperar um yoga quando não há planetas na segunda ou na décima segunda casa calculadas a partir do sol. Este não é o caso. O Sol é em si mesmo, um planeta poderoso, e pode funcionar muito bem sozinho, sem o apoio de outros planetas. Um benefício nas proximidades é sempre apreciado, mas não é necessário.

    Vários dos yoga mencionados acima aparecerão no horóscopo de todos. Por aparecerem com tanta frequência, são ioga, que só podem levar a resultados consideráveis ​​quando relacionados a outras indicações.

    9.4 VÁRIOS YOGAS

    Eu já expliquei que existem literalmente milhares de iogas. A lista a seguir é de ioga particularmente importante. É preciso perceber que essa é apenas uma seleção muito pequena. Para aqueles que desejam aprender mais sobre esse assunto, refiro-me à lista de livros para leitura posterior. O livro 'yogas in Astrology' de KS Charak contém descrições especialmente boas de yoga. O livro escrito por Hart deFouw também dá muita atenção a esse assunto.

  • Raja Yoga: Os senhores de uma casa Kendra e Trikona estão em conjunto, com aspecto mútuo ou na recepção. Esta é uma combinação de boa sorte (casa trikona) e ação (casa kendra), então tire vantagem disso. Eu gostaria de salientar que um raja yoga pode ser formado por um planeta e também por dois planetas.
  • Exemplo: Com um ascendente de Áries, a Lua é o senhor da quarta casa e o Sol é o senhor da quinta casa. Se o Sol e a Lua estiverem em conjunto em um horóscopo com um ascendente de Áries, os dois planetas então formarão um raja yoga. Nesse caso, a Lua é o senhor de uma casa kendra (a quarta) e o Sol é o senhor de uma casa de trikona (a quinta).

  • Adhi yoga: deve haver arte pelo menos dois, mas de preferência mais, benefícios na sexta, sétima e oitava casa calculadas a partir da liderança da Lua.
  • Explicação: Os benefícios na sexta e / ou oitava casa suportam a sétima casa (consulte as tesouras de ioga). É claro que um beneficiário na sétima casa levará a um melhor funcionamento dessa casa. No entanto, a sétima casa fica em frente ao Ascendente. Por isso, também tem consequências para o funcionamento do ascendente. Quando um planeta é colocado na sétima casa, ele terá o aspecto da primeira casa. É por isso que uma sétima casa forte também nos dá uma primeira casa forte.

    Como a primeira casa é o horóscopo inteiro, em suma, uma primeira casa forte é de particular importância. Segue-se que a conseqüência do adhi yoga é uma primeira casa forte, o que levará a resultados positivos.

    Analogamente, um adhi yoga calculado a partir da Lua também permitirá que a Lua funcione muito melhor. A Lua é o planeta mais importante da astrologia indiana. Que a Lua funcione bem é, portanto, de grande importância.

  • Amala yoga: um benefício colocado na décima casa calculado a partir do ascendente ou da Lua - atitude filantrópica e benevolente em relação à humanidade, carreira no setor social
  • Se um maléfico for colocado nessa posição, pode ser favorável ao dono do horóscopo (explicação: os maléficos nas casas upachaya são bons e a décima casa é uma casa upachaya). No entanto, pode significar que ele alcança uma posição de alto escalão à custa de outros. No mínimo, ele não será muito particular na escolha dos caminhos que levam ao sucesso social.

    Gandhi tem em seu horóscopo amala yoga calculado a partir do ascendente (lua na décima casa) e amala yoga calculado a partir da lua (Júpiter na décima casa da lua).

  • Ashubha mala yoga: quando todos os benefícios são colocados na sexta, oitava e décima segunda casas - os benefícios tornam-se impotentes: infortúnio, uma vida difícil.
  • Budhatiya yoga: O Sol e Mercúrio estão em conjunto e são colocados na primeira, sétima, quinta ou décima primeira casa - um intelectual. JW Goethe tinha essa combinação em seu horóscopo.
  • Explicação: A primeira casa é a casa mais importante na astrologia indiana e, quando o Sol e Mercúrio são colocados na sétima casa, eles se destacam pelo ascendente. O intelecto é uma faceta da quinta casa.

    A combinação intelectual do Sol e Mercúrio é favorável ao intelecto. Quando o Sol e Mercúrio são colocados na décima primeira casa, eles se parecem com a quinta casa. Se Mercúrio está em combustão, o budhatiya yoga permanece intacto, mas a pessoa envolvida terá dificuldade em convencer o público de suas boas idéias. O budhatiya yoga se manifesta, mas só pode ser exibido publicamente com a maior dificuldade.

  • Chandra Mangala yoga: Lua e Marte em conjunto ou oposição - riquezas (geralmente causadas por mulheres), provavelmente feitas por meios inescrupulosos. Também pode causar problemas com a mãe. Chandra é o nome indiano da Lua e Mangala é o nome de Marte.
  • Charussagara yoga: planetas colocados em todas as casas de Kendra - boa reputação e boa sorte (melhor quando formada por benéficos). As casas de Kendra são os pilares do horóscopo. Os planetas colocados lá são extremamente eficazes. Quando os planetas estão ocupando todas as casas de Kendra, sua energia será sentida poderosamente, o que na maioria dos casos será uma coisa boa (especialmente quando se trata de benefícios naturais ou temporários).
  • Srik Yoga: Isso ocorre quando apenas benefícios naturais são colocados nas casas de Kendra - conforto, boa sorte, abundância.
  • Explicação: Quando houver srik yoga, os benefícios naturais serão muito influentes na vida, o que, é claro, é muito positivo.

  • Sarpa yoga: Apenas maléficos são colocados nas casas de Kendra - infortúnio, uma vida difícil.
  • Gaja Kesari yoga: A Lua e Júpiter são conjuntas, quadradas ou em oposição - boa sorte, inteligência e alta moral. Neste yoga, a Lua e Júpiter se influenciam. A conexão entre o planeta, que é o mais importante para nossa vida na Terra, a Lua, e o planeta de boa sorte e fortuna, Júpiter, tem efeitos favoráveis.
  • Gandhi e Kennedy têm Gaja Kesari yoga em seu horóscopo. A de Gandhi é mais forte, porque em seu horóscopo, tanto a Lua quanto Júpiter são colocadas em casas de Kendra, enquanto no horóscopo Kennedy a Lua é colocada em uma casa de Dushtana.

  • Shakata Yoga: Quando a Lua é colocada na sexta, oitava ou décima segunda casa, calculada a partir de Júpiter - fortunas flutuantes.
  • Isso é mais ou menos o oposto do yoga Gaja Kesari. Quando a Lua é colocada em uma casa dushtana calculada a partir de Júpiter, temos uma relação difícil entre esses dois planetas.

  • Maha Bhagya yoga: Para um homem: O ascendente, o Sol e a Lua são colocados em sinais desiguais e ele nasce durante o dia - muito afortunado. Os sinais desiguais são, a propósito, positivos; sinais masculinos (os sinais de ar e fogo). O dia também é masculino.
  • Para uma mulher: O ascendente, o Sol e a Lua são colocados em sinais pares, e ela nasce durante a noite - muito afortunada. Até os sinais são negativos; signos femininos (os sinais de terra e água). A noite é feminina.

  • Saraswati yoga: Quando Júpiter, Vênus e Mercúrio são colocados nas casas de Kendra, em um signo amigável, ou melhor ainda, na segunda casa - escritor, pessoa instruída, orador, intelectual.
  • Quando eles estão em uma posição favorável, Júpiter, Vênus e Mercúrio podem fornecer sabedoria.

    No horóscopo de Gandhi, Júpiter, Vênus e Mercúrio são colocados nas casas de Kendra. É verdade que Júpiter e Mercúrio são colocados em, para eles, sinais neutros, mas como todos os planetas nomeados estão em conjunto, ou se beneficiam de aspectos, o yoga Saraswati aqui é extremamente poderoso.

  • Vasumathi yoga: benefícios colocados nas casas de upachaya (terceira, sexta, décima ou décima primeira) casas calculadas a partir da Lua ou das riquezas ascendentes. Kennedy tinha Júpiter e Vênus na décima casa calculada a partir da Lua. Dois em cada três beneficiários em casas upachaya calculados a partir da Lua fornecem um vasumathi yoga razoavelmente forte.
  • 9.5 A POSIÇÃO DOS YOGAS

    Nenhum horóscopo é sem iogas. Iogas favoráveis ​​são frequentes. Ainda muitas pessoas levam vidas que brilham em sua mediocridade. Pessoas com iogas favoráveis ​​nem sempre são ricas e famosas.

    A causa disso está em como uma certa ioga é colocada no horóscopo. Se queremos formar uma opinião sobre como a ioga se expressa, teremos que examinar o seguinte.

    1. Quão fortes são os planetas conectados ao yoga?
    2. Exemplo: Suponhamos que a Lua seja colocada em Escorpião na terceira casa e Júpiter seja colocada em Aquário na sexta casa. Poderíamos dizer que existe uma ioga Gaja Kesari. No entanto, a lua está caindo e Júpiter está em uma casa dushtana. Ambos os planetas estão com problemas. O yoga dificilmente pode ser sentido. Consulte meus comentários sobre o Gaja Kesari yoga (yoga número 27) de Gandhi e Kennedy.

    3. Quais aspectos os planetas que formam o yoga recebem?
    4. Quando, no exemplo anterior de uma Gaja Kesari Yoga, Saturno (um maléfico) aparenta a Lua e Marte (também um maléfico) aparenta Júpiter, o yoga dificilmente será visível. Por causa dos aspectos dos planetas desfavoráveis, tanto a Lua quanto Júpiter estão sob pressão. Esta é a razão pela qual o yoga está ameaçado de falhar.

    5. Quão fortes são os governantes dos sinais onde os planetas do yoga são colocados?

    Se as promessas (positivas) feitas por um planeta devem ser mantidas, é de grande importância que o governante do signo onde o planeta está colocado tenha um perfil favorável no horóscopo. O governante é o dono de uma casa. Um planeta colocado em uma casa, vive e aluga essa casa. Se o proprietário de uma casa tiver problemas, os ocupantes dessa casa também serão afetados, apenas pelo motivo de não haver orçamento para a manutenção da casa.

    Exemplo: Quando a Lua está em Escorpião e Júpiter em Touro, não será muito favorável se Marte (governante da casa onde a Lua está colocada) estiver em queda em Câncer e Vênus (governante da casa onde Júpiter está colocado) estiver no outono em Virgem. Novamente, o yoga se tornará quase invisível.

    Antes de prever grandes fortunas e fama com base em certas ioga, estude o material acima.

    9.6 EXERCÍCIO

    Estude o seu horóscopo para a ocorrência dos yoga mencionados acima. Por favor, envie uma lista desses yoga e faça uma breve interpretação deles.

    Mahatma Gandhi 2-10-1869, 2,33 GMT, 21,40 N., 69,42 E.

    6º Peixes 

    7o Áries
    Júpiter 28.11

    8th Taurus

    9º Gêmeos

    5º Aquário

     Rasi

     Gráfico

    10o Câncer
    Rahu 13,40
    Lua 27,56

    Quarto Capricórnio
    Ketu 13.40

     Mahatma

     Gandhi

    11o Leo

    3º Sagitário

    2º Escorpião
    Saturno 20.17

    Ascendente 4,34
    Mercúrio 11,45
    Vênus 24,25
    Marte 26,23

    12ª Virgem
    Dom 16,55

     

    John F. Kennedy 29-5-1917 GMT: 20,13, 42,20 N., 71,07 W.

    7th Pisces 

    8o Áries
    Marte 25,43
    Mercúrio 27,53

    9o Touro
    Júpiter 0,21
    Dom 15.09
    Vênus 24.04 

    10º Gêmeos
    Ketu 18.29

    6º Aquário

     Rasi

     Gráfico

    11o Câncer
    Saturno 4,27

    5o Capricórnio

     John F.

     Kennedy

    12a
    Lua de Leão 24.36  

    4º Sagitário
    Rahu 18,29

     

    Ó Escorpião

    2nd Libra



    Ascendente de Virgem 29,43


    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Nakshatras 3

    Retorno Revolucao Solar

    Regente das casas nas casas