lua (Chandra)

Da LUA, suas Significações gerais e particulares.



NOMEA Lua que encontramos é chamada pelos Antigos, Lucina, Cynthia, Diana, Phoebe, Latona, Noctiluca, Prosperpina; ela é a mais nova da Terra de todos os planetas; sua cor no elemento é vulgarmente conhecida: 

Lua


MOVIMENTO. Ela termina sua corte através dos doze signos em 27 dias, 7 horas e 43 min. ou por aí: seu movimento médio é 13 degr. 10 min. e 36 segundos, mas ela se move às vezes lesse e às vezes mais, nunca excedendo 15 degr. e dois min. em 24 horas de espaço. Latitude Sua maior Latitude Norte é 5 degr. e 17 minutos (ou aproximadamente) Sua maior Latitude Sul é 5 degr. e 12 min. (ou por aí) Ela nunca é retrógrada, mas sempre direta; quando ela está lenta em movimento, e vai lesse em 24 horas depois 13 degr. e 10 min. ela é então equivalente a um Planeta Retrógrado.

Casa Ela tem o signo de câncer para sua casa e Capricórnio para seu detrimento; ela é exaltada em 3. Touro, e tem seu terceiro grau. Escorpião; ela governa a Triplicidade Terrena à noite, viz. Touro, Virgem, Capricórnio. 

Triplicidade, Termos e Rosto [A Nota Lilly usa um conjunto diferente de regras de triplicidade do que eu] A Sun e ela não têm nenhum termo atribuído a elas. 

Nos doze Signos, ela tem esses graus para seu Decanato ou Rosto. 

Em TAURUS, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20.
No CANCER, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30.

Página 81


Em LIBRA, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10. 
Em SAGITÁRIO, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20. 
Em AQUÁRIO, 21 , 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30. 

Natureza Ela é Feminina, Planeta Noturna, Fria, Moyst e Flegmatique. 

Maneiras & Ações, quando bem dignas. Ela significa uma das maneiras compostas, uma criatura macia e terna, uma amante de todas as ciências honestas e ingênuas, uma pesquisadora de, e Delight in Novelties, naturalmente propõem fritar e mudar sua Habitação, inabalável, cuidando totalmente do presente Times, Timorous , Pródigo e facilmente amedrontado, por mais amorosa que seja a paz, e para viver livre das preocupações desta vida, se for um mecanico, o homem aprende muitas ocupações, e freqüentemente estará mexendo com muitas maneiras de comerciar.

Quando doente digno. Uma pessoa vagabunda, idleperson, odiando o trabalho, um bêbado, um Sot, um de nenhum espírito ou previsão, deliciando-se para viver mórbido e com cuidado, um conteúdo em nenhuma condição de vida, seja bom ou il. 

Corporação Ela geralmente apresenta um homem de alta estatura, de cor branca, o Rosto redondo, olhos cinzentos e um pouco de Touring; muito cabelo tanto na cabeça, rosto e outras partes; geralmente um olho um pouco maior que o outro; Mãos curtas e carnudas, todo o Corpo inclinado a ser carnudo, rechonchudo, corpulento e flegmatico: se ela for impedida pelo Sol em uma Natividade ou Questão, ela geralmente significa algum defeito ou neer o Olho: um defeito no Olho, se ela for impedida em Casas Succedant; na Visão, se ela for infeliz em Angles e com Starres fixos, chamada Nebulose. 

Caçadores
Qualidade dos homens e profissão.Ela significa rainhas, condessas, senhoras, todos os tipos de mulheres; como também as pessoas comuns, viajantes, peregrinos, marinheiros, pescadores, peixeiros, cervejeiros, tapsters, vinicultores, portadores de cartas, treinadores-homens, caçadores-homens, mensageiros, (alguns dizem que os legados dos papas) Marriners, Millers, Ale - mulheres, malstores, bêbados, esposas, mulheres-pescadoras, mulheres-Chare, mulheres-tripas e, em geral, mulheres como as que carregam mercadorias nas ruas; como também, parteiras, enfermeiras, c, homens de Hackney, homens de água, portadores de água. 

DOENÇAS Apoplexias, Palsie, o Chollick, o Belly-ache, 

Página 82


Doença no lado esquerdo, pedras, bexiga e membros da geração, os homens e o fígado; em mulheres Dropsies, Fluxes da barriga, todas as doenças reumáticas frias, Stomack frio, a gota nos Rists e Pés, ciática, Chollick, vermes em crianças e homens, Rheumes ou Hutts nos olhos, viz. na esquerda dos homens e direito das mulheres: Sursets, tosses podres, convulsões, Falling sicknesse, Kings-evil, apóstatas, smal Pox e Measels.


COR E POUPANÇA. De cores o branco, ou branco amarelado pálido, verde pálido, ou um pouco da cor prata. De Saviors, o Fresh, ou sem qualquer sabor, como é em Hearbs antes de estarem maduros, ou como doe moysten the Brain, & C. 

HEARBS & PLANTAS Aqueles Hearbs que estão sujeitos à Lua têm folhas suculentas macias e grossas, de um sabor um pouco adocicado ou um pouco adocicado, elas amam crescer em lugares de água e crescer rapidamente em uma suculenta magnitude; e são. O Colwort, Repolho, Melão, Cabaça, Pompion, Cebola, Mandrágora, Papoula, Lettice, Estupro, o Linden-tree, Mushroomes, Endine, todas as árvores ou Hearbs que têm folhas grandes, escuras e grandes, e são pouco frutíferas. 

Lontra
BEASTS & BIRDS Todas essas bestas, ou coisas semelhantes, vivem na água; como sapos, lontras, caracóis e c. a doninha, o Cunny, todos os mariscos, Coockoe, gansos e pato, a coruja da noite. 

PEIXES Ostra e berbigão, todos os peixes, o caranguejo e lagosta, tartaruga, Eeles. 

LOCAIS. Campos, fontes, banhos, paraísos do mar, rodovias e áreas de deserto, cidades portuárias, rios, lagoas de peixes, piscinas de pé, lugares pantanosos, comuns, pequenos riachos, nascentes.


METALS Prata. 

STONES O selenita, todos os stons macios, cristais. 

CLIMA. Com Saturno frio Ayre; com Jupiter Serene; com Marte Ventos Nuvens Vermelhas; com o sol de acordo com a estação; com Vênus e Mercúrio Showres e Ventos. 

VENTO Na operação hermética, ela se deleita em direção ao norte, e geralmente quando ela é a mais forte Planeta na Scheam, viz. em qualquer Lunação, ela agita o Vento, de acordo com a natureza do Planeta ao qual ela se aplica. 

Página 83


ORBE É 12 graus antes e depois de qualquer aspecto. 

YEERS Seus maiores fiéis são 321. maior 108. significa 66, menos 25. nas concepções ela rege o sétimo monete.


PAÍSES Holanda, Zelândia, Denmarke, Norimberge, Flandres. 

ANJO. Gabriel. 

DIA DA SEMANA Seu dia é segunda-feira a primeira hora e os oito, após a ascensão do sol. 

Os Nodos da Lua [Nota: o Nodo Norte da Lua é conhecido como o Caput Draconis , a Cabeça do Dragão e o Nodo Sul como a Cauda Draconis , a Cauda do Dragão. Os Nós são os pontos onde a órbita da Lua intercepta a Eclíptica, a órbita do Sol.] 

A Cabeça do Dragão é Masculina, da natureza de Júpiter e Vênus, e de si mesmo uma Fortuna; no entanto, os antigos dizem que, estando em conjunção com o bem, ele é bom e, em conjunção com os planetas malignos, consideram-no mau. 

Imagem dos nós
O tayle do dragão é feminino por natureza e limpo ao contrário da cabeça; pois ele é mau quando se alegra com bons planetas e é bom quando em conjunção com os malignos planetas. Esta é a opinião constante de todos os antigos, mas a que razão não sei; Eu já encontrei o Nódulo Norte equivalente a qualquer uma das Fortunas, e quando me alegrei com os planetas malignos para diminuir sua significação maléfica; quando alegrado com o bem para aumentar o bem prometido por eles: 

Para o Tayle do DragãoSempre encontrei em meu consultório quando ele se alegrava com os planetas do mal; sua malícia ou o mal intencionado com isso foi dobrado e triplicado, ou aumentado de maneira extravagante, etc. e quando aconteceu por acaso estar em conjunção com qualquer uma das Fortunas que foram significadoras na questão, embora a questão pelo significador principal tenha sido prometida com justiça, e provavelmente aperfeiçoada em um tempo pequeno; mas sempre houve muitos atritos e distúrbios, muitas controvérsias e grandes controvérsias, que o empresário foi muitas vezes entregue por desespero antes que uma conclusão perfeita pudesse ser obtida; e sem os principais significadores eram angulosos e bem fortificados com dignidades essenciais, muitas vezes inesperadamente toda a matéria não deu em nada. 




Lua e suas fases


LUA NOVA - É favorável para:organização de atividades cotidianas e atividades intelectuais e às pesquisas; trabalhos que exijam espírito de cooperação, iniciar atividades ligadas ao ensino e projetos culturais e de pesquisa; iniciar atividades que tenham resultados a médio prazo, realizar investimentos ou realizar negócios com imóveis; iniciar uma construção ou obras de melhoria. Boa época para introduzir algo novo em qualquer coisa que já esteja em andamento. É período de fertilidade, favorecendo a concepção, propício para criar, em todos os sentidos, tratar de assuntos voltados ao bem comum e decisões relativas a compromissos sociais e amorosos, bem como para tratar de assuntos que se queira segredo. Desfavorece cirurgias no dia exato do início da Lua Nova.


LUA CRESCENTE - É favorável para:
iniciar novos empreendimentos, assinar contratos e papéis, iniciar poupança e investimentos, iniciar atividades que se queira resultados a curto e médio prazo, iniciar novos projetos e empreendimentos, realizar atividades em que se queira um bom público, fazer lançamentos e exposições, acelerar, dar prosseguimento e imprimir ritmo mais forte aos objetivos de curto prazo. Esclarecer mal-entendidos, há mais clareza e transparência; atividades que exijam desapego de situações e de relacionamentos obsoletos. Tentativas de aprimoramento em todas as áreas, iniciar estudos de aperfeiçoamento e ensino. Cortar cabelo para ter crescimento rápido mas desfavorece dietas para emagrecer. Não favorece assuntos que se queira guardar em segredo

LUA CHEIA - 
É favorável para:
os relacionamentos sociais, a conscientização de bloqueios, de obstáculos e dos problemas, abandono de antigos hábitos, mudanças de residência ou escritório, comunicar ou divulgar novas idéias e planos, atividades que exijam força de vontade e determinação, propicia a divulgação. Favorece o início de atividades que exijam cooperação das pessoas ou atividades com pouca duração e sucesso. Beneficia realizar atividades ao ar livre com grande número de pessoas, eventos em que se queira grande presença de público, ou eventos em que se queira ter sucesso rápido e ampla divulgação. Fase propícia para realizar encontros e atividades sociais, sucesso em atividades realizadas á noite. Ocorrem maior número de nascimentos e desfavorece cirurgias pois aumenta o risco de hemorragias e infecções. As dietas são mal sucedidas e há mais insônia e maior propensão a acidentes de transito. Favorece cortar cabelo para crescimento com fios mais fortes e volume.

LUA MINGUANTE
 - É favorável para:
planejamento de atividades e empreendimentos para o futuro, conclusão ou encerramento de trabalhos inacabados, solução criativa de problemas ligados ao passado, cortar despesas e rever orçamento, encerrar dívidas e pendências, organização de papéis e documentos, resolver assuntos do passado. Favorece o relacionamento com jovens, adolescentes e crianças; iniciar eventos que exijam estudos e concentração, início de tratamentos da saúde e cirurgias, iniciar dietas de emagrecimento ou iniciar tratamentos de desintoxicação. Boa época para largar hábitos e vícios, corte de cabelo para conservar o corte e fazer depilação e limpeza de pele. Não favorece atividades que requeiram divulgação, abrir negócios, realizar lançamentos e exposições, dar inicio de qualquer coisa em que se pretenda crescimento ou extroversão.

LUA NOS SIGNOS 


Lua em Áries

As pessoas estão mais entusiasmadas e com energia mas também mais agressivas e impacientes. Boa fase para atividades esportivas ou realizar atividades sozinho; dar início a projetos e tudo que dependa de energia. Todos estarão se impondo e se afirmando mais. Favorece lançar liquidações e coisas que terão curta duração, pois as pessoas estão mais impetuosas. Porém desfavorece coisas que se pretenda constância e longa duração.

Lua em Touro 

As pessoas estão mais afáveis e calmas mas há preguiça e teimosia. É um bom dia para atividades calmas e favorece lidar com finanças, fechar negócios e realizar compras. Viabiliza o prazer em geral e sugere descanso. Todos estarão se dedicando a algo que tenha firmeza e constância. Favorece lançar empreendimentos imobiliários e coisas que se queira constância e longa duração mas desfavorece projetos que se queira resultados rápidos.

Lua em Gêmeos 

As pessoas estão bem humoradas e ágeis mas há instabilidade e inconstância. Favorece a comunicação ampla, troca de idéias, divulgação, comprar livros e buscar estímulos variados. Todos estarão se dedicando a algo que tenha versatilidade e troca, favorece a propaganda e divulgação. Porém quaisquer negócios fechados nessa época tendem a mudanças de idéias posteriormente. Bom período para passeios, viagens e deslocamentos.

Lua em Câncer 

Todos estão buscando proteção e carinho mas há maior carência e hipersensibilidade. Favorece encontros familiares ou para buscar intimidade; cuidar da casa e assuntos particulares. Todos estarão se dedicando a acolher e ser acolhido, se interessam mais pelos sentimentos, mas podem estar mais introspectivos. É favorável para acolher e ser acolhido nas necessidades; resoluções em assuntos relativos ao ambiente doméstico. As pessoas estão interessadas em melhorar o ambiente doméstico e adquirir eletrodomésticos e aparelhos para cozinha ou alimentos.

Lua em Leão

As pessoas estão mais extrovertidas e calorosas mas há maior orgulho e tendência a levar tudo para o lado pessoal. Deve-se evitar ferir o orgulho das pessoas e é preferível reverenciá-las. É favorável para se divertir e fazer coisas criativas, se dedicar ao que dá prazer ou aos filhos; participar de eventos alegres e extrovertidos, festas e lazer. É uma boa época para chamar atenção e brilhar, e realizar eventos grandiosos e glamourosos.

Lua em Virgem

A Lua em Virgem aumenta a prestatividade e simplicidade mas as pessoas estão mais exigentes, com espírito crítico e de perfeccionismo. É favorável para pequenas tarefas, limpeza e organização, para cuidar dos animais e cuidar de tudo que exija espírito prático. Época favorável para os lançar serviços e atividades que visem cuidados com a saúde, dietas e cuidados com a alimentação e cuidados com pequenos animais ou animais domésticos.

Lua em Libra

A Lua em Libra evidencia a sociabilidade e diplomacia mas há maior indecisão e dificuldade em dizer ‘não’. É favorável para encontrar com as pessoas e lidar com público, encontrar resoluções e resolver problemas com diplomacia, lidar com assuntos de justiça. É uma boa época para apresentar coisas belas e atraentes para o público, e também quando se deseja obter aprovação ou concordância em projetos. Favorece para obter favores e concessões, e beneficia os passeios e eventos românticos.

Lua em Escorpião 
As pessoas estão com desejo de maior intimidade e profundidade mas há tendência a viver as coisas de maneira intensa e negativa. Favorece atividades de pesquisa e análise profunda. Beneficia tratar assuntos sobre sexualidade, intimidade e tudo o que peça intensidade. Boa época para limpar o que está deteriorado ou resolver pendências de coisas mal resolvidas do passado. Coisas misteriosas acontecem e aumenta a sensitividade e o psiquismo, mas desfavore visitar lugares com baixo psiquismo. Não favorece realizar negócios e fazer compras, pois tudo fica mais especulativo e o desejo de levar vantagem aumenta demasiadamente, além de que, todas as compras realizadas durante a Lua em Escorpião tendem a se deteriorar mais rápido. Deve-se evitar conflitos e assuntos litigiosos, pois só vai conseguir o rancor das pessoas. Existe muita curiosidade no ar, as pessoas estão com olhares penetrantes e desconfiadas. O magnetismo das pessoas está aumentado e parece que todos percebem além do físico e da personalidade, e aumenta a atração entre as pessoas. O ciúme pode aparecer acompanhado de agressividade e acusações; há maior tendência a controlar a vida dos outros, porém deve-se aproveitar a profundidade do próprio olhar, olhando mais para si mesmo.

Lua em Sagitário

As pessoas estão buscando expansão e desejam buscar novos horizontes, mas há maior falta de concentração e desperdício. Favorece atividades expansivas, viagens e aventuras, esportes e tudo o que necessite de entusiasmo. É boa época para diálogos de alto nível - filosofia, estudos. Favorece tratar de assuntos que se queira divulgação ampla; exposição de livros e tudo que represente cultura; lançamento de promoções de viagens.

Lua em Capricórnio

As pessoas estão mais objetivas, mais produtivas, mas há aumento de secura e tendência depressiva. É favorável para planejamento, cuidar da profissão ou discutir negócios; iniciar atividades que exijam disciplina constante; cuidar de assuntos que necessite de paciência e persistência. Favorece fechar negócios, principalmente sobre coisas duráveis. Porém não favorece para obter favores, pois as pessoas ficam insensíveis.

Lua em Aquário

Há maior estímulo no plano mental e muitas idéias novas, mas também tendência ao nervosismo extremo e radicalismo. Torna as pessoas mais originais em tudo que fazem, pensam ou dizem, e é uma boa época para mostrar e implantar novas idéias, sair da rotina, fazer algo que seja agitado e diferente. É nesse trânsito que nascem projetos originais, é tempo de inovar e todos estarão mais abertos e acessíveis. Representa momento de liberdade e descontração, e se você possui possui valores ou convive com sistemas ou pessoas fechados e restritivos, é hora de se libertar. Viabiliza conversas francas, diretas e sem muitos rodeios, já que as pessoas estarão mais idealistas e dispostas a entender o ponto de vista dos outros
O sentido de liberdade aumenta e respeitamos mais a liberdade dos outros. Beneficia encontros com amigos ou fazer novas amizades e para romper com tudo o que esteja incomodando ou buscar algum ângulo incomum na sua maneira de pensar. O amor estará mais livre de conceitos e preconceitos. O lado lúdico e especial das pessoas estará mais acentuado, por isso favorece sair e se divertir, há maior descontração. Há maior excentricidade e acentua a necessidade de possuír algo original e diferente, mas tenha cuidado nas inovações e compras, pois pode se arrepender posteriormente. Favorece lançar no mercado produtos diferentes, inovadores, tecnológicos e tudo o que possa ser novidade. No entanto, cuidado com os excessos, pois em seguida a Lua estará transitando pelo signo de peixes trazendo muito sentimentalismo e, se excessos forem cometidos, haverá muito arrependimento.

Lua em Peixes

Há maior sensibilidade e empatia mas também fragilidade e excessiva permeabilidade. Favorece atividades calmas e repousantes, ou meditação. As pessoas estão mais sonhadoras, há maior imaginação. Tendência a criar um mundo à parte ou liberar a criatividade. É favorável para permitir que as coisas fluam, saber o que realmente importa no final de tudo, mas pode não conseguir ver as coisas com clareza. Favorece as ações que pretendam atingir a sensibilidade do público, lançar produtos que se relacionem aos sonhos, ao sono, à imaginação, e produtos relacionados ao mar, às águas, à fantasia e encantamento.

Lua em Áries
É a Lua independente. Crianças com Lua ariana vão mostrar muito cedo aos pais que pretendem bater a cabeça sozinhos. Impulsiva e valente, essa Lua se sente confortável quando tem liberdade e encorajamento para mostrar sua individualidade. Quando se sente desanimada ou frustrada, ela vai buscar novos desafios e atividades para se sentir segura. É preciso cuidado para que a busca do prazer e da excitação momentânea não domine a vida da pessoa, pois isso pode levar à falta de realidade e substância. Mas essa Lua sabe como fazer para se divertir quando a caminhada está muito pesada, e mesmo que sua franqueza possa trazer alguns problemas, ela sempre vai poder contar com a sinceridade de suas emoções. A reação da Lua em Áries é falar o que pensa e o que sente, com muita sinceridade. De natureza impaciente e independente detesta que lhe digam o que fazer e não gosta de ouvir conselhos. Tem pavio curto e não raro toma para si as reações alheias, embora estes ataques súbitos de humor sejam passageiros e logo esquecidos. É dominadora e por isto mesmo, tem poder de liderança e adora desafios.

Em Áries a Lua está sob a regência de Marte sendo exaltada pelo Sol.

Lua em Touro
A Lua está exaltada em Touro, portanto o sentido de segurança emocional é bem forte e concreto. Essa Lua adora contato físico, carinhos e beijinhos e possui grande confiança em seu corpo. Os sentidos são aguçados e a boa comida, a boa bebida e a boa companhia são as maneiras de fazer sentir-se confortável e segura. O perigo está em se manter escravizado por esses prazeres que pode fazer a vida ficar bem estéril em nome de um conforto que acalma. É importante que a pessoa não se abandone a essa compulsão por segurança e por ter todas as formas de prazer externo que o dinheiro pode comprar, percebendo que o vazio da sensação de falta de valor não pode ser preenchido dessa maneira. Quando consegue ter consciência das reações lunares em Touro, é possível controlar a compulsão e aproveitar a possibilidade mais profunda de dar e receber calor e devoção que essa Lua possibilita. Quem tem a Lua no signo de Touro é estável e determinada. Calma, pensa e pondera antes de tomar qualquer atitude, e raramente volta atrás depois da decisão tomada. Tende a ser conservadora, dedicada, fiel, adora contato físico e gosta de ser estimulada por parceiros leais e empreendedores. Possessiva, precisa sentir-se segura tanto na área afetiva quanto na material.

Em Touro a Lua está sob a regência de Vênus e é onde se exalta.

Lua em Gêmeos
É a Lua falante, que precisa se comunicar e é receptiva a tudo que a estimule mentalmente. A comunicação e os padrões de pensamento tem um tom emocional, sendo comum a pessoa perceber que suas tentativas de decisão racional são falhas por que a resolução já havia sido tomada pela percepção emocional dominante na situação. Quanto maior for o conhecimento sobre o mundo e sobre as pessoas, maior será sua sensação de segurança e, apesar da mente ter uma tendência a devaneios e fantasias, tem grande criatividade na comunicação. É através da reflexão e da reformulação que a pessoa se adapta às mudanças, num processo onde se adota a visão daqueles que estão próximos e a reflete de volta. Essa capacidade receptiva e reflexiva possibilita à Lua se projetar imaginariamente nos outros e intuir o que eles sentem ou pensam e, com isso, a pessoa se sente ligada à vida através da descoberta, do conhecimento e do relacionamento empático. O perigo mais óbvio é a hiper racionalização, onde se perde aquilo que realmente se sente em meio a tantas teorias a respeito. Os pensamentos compulsivos podem tornar a vida da pessoa uma eterna busca de estímulo intelectual, pois nessa área ela se sente segura. Mas quando se é cuidadoso com a Lua geminiana, ela pode proporcionar uma verdadeira comunicação de almas. A Lua em Gêmeos acredita no diálogo e prefere o movimento e a novidade do que a estabilidade. Não gosta de envolvimentos emocionais muito profundos embora não aprecie a solidão. Valoriza os contatos sociais e as pessoas intelectuais e inteligentes, tende a racionalizar os sentimentos e raramente sabe o que realmente sente. Detesta ciúme ou possessividade e pode passar uma imagem de pessoa fria ou superficial.

Em gêmeos, a Lua está sob a regência de Mercúrio.

Lua em Câncer
Câncer é regido pela Lua, onde tem seu domícilio real. A vida familiar e doméstica dará segurança emocional pelo sentimento de fazer parte de uma estrutura afetiva. O mundo inconsciente lunar se combina com a sensibilidade canceriana para criar um ambiente afetivo capaz de aconchegar até os seres mais endurecidos. O lar de origem é o retiro e o santuário para onde se volta quando a vida pressiona demais, sendo comum pessoas com esse posicionamento reagirem à dor buscando as mesmas recompensas que tinham na infância. Há, porém, o perigo dos sentimentos que eram condenados pelos pais - ou que entram em desacordo com o estilo ideal familiar - acabem sendo negados ou reprimidos por causa do medo de instabilidade que causam. É importante a pessoa prestar atenção nas próprias reações quanto aos lugares e pessoas com quem convive, pois sua sensibilidade para a qualidade dos ambientes influenciam sobre maneira seu humor. É também necessário cuidado para não conseguir as coisas se fazendo de vítima e enchendo o ambiente de culpa. Quem tem a Lua em Câncer é uma pessoa intuitiva e sintonizada com os humores e o estado de espírito das pessoas à sua volta. Extremamente emotiva e sensível às opiniões alheias, ressente-se com facilidade e se retrai. Tem laços muito fortes com a família, especialmente com a mãe, e transforma cada lugar onde vá, em um lar. Precisa sentir-se emocionalmente protegida para sentir-se viva. Por ter uma sensibilidade acentuada, muitas vezes esconde seus verdadeiros sentimentos para não se magoar.

Em Câncer a Lua está em seu domicilio e é onde se exalta Júpiter.

Lua em Leão
A Lua leonina gosta de brincar e ser espontânea e precisa de muito amor e devoção para se sentir segura. Como o grande perigo para Leão é se apegar a uma platéia, e a Lua é nossa maneira de lidar com o público, aqui o risco é de se perder a majestade e se tornar um tirano. A Lua em Leão precisa de maneiras criativas para expressar seus sentimentos, aprendendo a se alimentar emocionalmente de maneira saudável em lugar de ficar esperando que os outros venham suprir essa necessidade. Assim é possível parar de querer dominar as pessoas e passar a experimentar a grande satisfação emocional de ter o coração aberto para a vida - com suas dores e alegrias - e viver intensamente o amor por si que se reflete no amor aos outros. A grande força que impulsiona qualquer coisa em Leão é o amor, e é grande a capacidade dessa Lua criar um ambiente amoroso e criativo. Por isso deve aprender a se nutrir criativamente e não dar esse poder aos outros. Emocionalmente vaidosa e orgulhosa a pessoa que tem a Lua no signo de Leão gosta de sentir-se admirada. Tem necessidade de amar e ser amada e valoriza o romance. Sabe preservar sua auto-estima e precisa admirar alguém antes de se envolver. Tem magnetismo e poder de liderança, que quando não é bem administrado pode se transformar em autoritarismo. Atraente e encantadora, mas também pretensiosa e arrogante, é dona de emoções fortes e as oferece com generosidade.

Em Leão a Lua está sob a regência do Sol.

Lua em Virgem
Virgem não é um signo que goste de emoções fortes e a Lua virginiana geralmente tem bastante trabalho para não ficar criticando tudo que sente. Essa, porém, é uma Lua que tem muito prazer em cuidar de si, da sua alimentação, de fazer os rituais diários de higiene e consegue ouvir o próprio corpo de maneira muito precisa, o que facilita muito a sua cura em momentos de doença. A Lua em Virgem se sente segura quando está sendo útil, mas a ansiedade pode fazer com que ela se ocupe compulsivamente para não entrar em contato com sentimentos fora do lugar ou com as imperfeições humanas, o que acaba fazendo com que, pela lei do equilíbrio, também não consiga acessar as emoções mais prazerosas. A capacidade analítica e organizacional dessa Lua precisa aprender a valorizar todas as suas experiências emocionais de maneira amorosa, pois só assim ela será capaz de realmente se nutrir de maneira idônea e eficaz como deseja. Prática e exigente, a pessoa de Lua em Virgem é reservada e não gosta de invadir a vida dos outros. É extremamente crítica quanto aos seus relacionamentos mas também é muito prestativa, que é a sua maneira de demonstrar afeto. Organiza suas emoções por prioridades e precisa obedecer uma rotina para sentir-se emocionalmente segura. Acredita fielmente na máxima de que corpo são está numa mente sadia e tem uma memória privilegiada.

Em Virgem, a Lua está sob a regência e exaltação de Mercúrio.

Lua em Libra
A Lua libriana busca segurança e o bem estar através da beleza e da harmonia. Essa é uma Lua que tende naturalmente à cooperar com os outros, a agradar e estabelecer relacionamentos diretos que sejam mutuamente gratificantes. Como toda Lua de ar, essa também tem um processo de desenvolvimento mental marcante, o que pode fazer com que se crie uma ênfase demasiada na aparência ou na harmonia superficial, sendo incapaz de admitir a discordância ou qualquer coisa que possa gerar confronto ou isolamento. Essa Lua pode até comprar brigas de outros, mas em seus relacionamentos se coloca em posição de dependência tentando conquistar os favores do parceiro ou da parceira. O conforto emocional que essa Lua necessita se dá através dos relacionamentos seguros com os outros, mas ela precisa aprender a ter um relacionamento seguro consigo mesma e para isso precisa experimentar alguns momentos de desarmonia em nome de um contato mais autêntico e profundo. Assim, essa Lua poderá realmente honrar suas necessidades de beleza e harmonia criando ambientes e relacionamentos que acalmem e elevem de maneira genuína, mesmo que desacordos ocorram de vez em quando. Quem nasce com a Lua no signo de Libra detesta a vulgaridade e valoriza as impressões estéticas. É agradável e charmosa com todo mundo, o que se torna um motivo de ser muito requisitada socialmente, mas também é influenciável porque precisa sentir a aprovação dos outros. Imparcial, consegue deixar a emoção de lado e ser objetiva quando se trata de julgar alguém ou alguma situação. Não deixa que o lado emocional tome conta da razão, buscando sempre o equilíbrio. A parceria, seja amorosa ou profissional pesa, e muito, na balança.

Em Libra a Lua está sob a regência de Vênus, sendo exaltada por Saturno.

Lua em Escorpião
A Lua está em queda em Escorpião, e essa Lua busca conforto, mesmo que isso signifique se apoiar em ilusões, e Escorpião quer intensidade e precisa da verdade para se movimentar. Isso faz com que a Lua escorpiniana busque privacidade e controle para se sentir segura. A capacidade escorpiniana de sondar abaixo da aparência superficial faz com essa Lua consiga construir um alicerce sólido e profundo para si mesmo, e assim ela pode utilizar os recursos próprios e dos outros em seus relacionamentos íntimos de maneira eficaz. Essa Lua com todo esse poder emocional pode cair fácil na tentação de manipular os outros para suprir aquilo que precisa. A criança de Lua em Escorpião geralmente entra em contato cedo demais com as forças da morte e da sexualidade, criando um medo profundo de ser subjugada e fazendo com que se desenvolva uma desconfiança que ensina a esconder os verdadeiros sentimentos. Com isso, a habilidade natural de se receber nutrição e de se auto nutrir se tornam mais difíceis, e é necessário um trabalho consciente para que se aprenda a expressar as facetas mais suaves e vulneráveis de modo a se experimentar a verdadeira comunhão que procura. Isso começa através do contato e do cuidado consigo mesma, pois enquanto a Lua escorpiniana não conseguir confiar em si mesma para cuidar de seus sentimentos mais profundos, ela sempre vai encontrar parceiros duvidosos que confirmem sua desconfiança. Quem nasce com a Lua em Escorpião tem emoções profundas, onde alimenta do menor ao maior de seus desejos. Tem um senso de lealdade acima da média, mas quando não é correspondida ou valorizada pode ser rancorosa e vingativa, usando a indiferença como arma. Reage intensamente ao que lhe proporciona prazer, valoriza o sexo e pode ter reações passionais quando sente ameaça. É dominadora e acredita que não há entrega emocional se ela não for total e absoluta.

Em Escorpião a Lua está sob a regência de Plutão e Marte.

Lua em Sagitário
Essa é uma Lua com coração generoso, que procura elevar-se acima das dificuldades, através do bom humor e sendo boa companhia. Em Sagitário, a Lua, porém, não se adapta com facilidade à rotina e quando está insegura acaba se focando demasiado no futuro, adiando ou evitando ações imediatas e buscando atividades escapistas. Com isso ela só consegue aumentar o seu vazio interior, passando de uma atividade para outra, de uma pessoa para outra, numa busca infindável para se furtar da responsabilidade de sua própria vida. Em Sagitário, a Lua precisa aprender a direcionar seu prazer por explorar o mundo interno e externo para entender e aceitar seus verdadeiros sentimentos e se conceder as verdadeiras necessidades. Só assim ela será capaz de desenvolver a liberdade interior que tanto almeja, o que implica responsabilidade em suas relações e contato com o Deus interior que tanto a inspira. A pessoa que tem a Lua no signo de Sagitário acredita que tudo é possível, basta olhar pelo ângulo certo. Foge de emoções que considera negativas e sente-se asfixiada se não tiver liberdade de ação e muito otimismo. Cultiva o bom humor e destesta situações confusas, embora possa ser um pouco brusca quando expressa o que sente, mas não guarda ressentimentos. É idealista mas pode carecer de realismo e tende a misturar valores sociais com emocionais.

Em Sagitário a Lua está sob a regência de Júpiter.

Lua em Capricórnio
Essa é uma criança muito responsável desde muito cedo e as histórias de infância que costuma contar são realmente bem difíceis. Capricórnio é o exílio da Lua, pois é um lugar onde ela precisa trabalhar conscientemente para poder se nutrir emocionalmente, já que isso lhe foi negado por aquilo que aparece como destino externo. A segurança aqui é dada pela sensação de auto-suficiência e, muitas vezes, isso vai levar à falta de contato com as necessidades mais profundas de contato, afetividade e aceitação. Essa Lua precisa das estruturas sociais e tem grande prazer em ser reconhecida por sua capacidade de compromisso e de realizar seus objetivos. Por isso ela vai se sentir bem no trabalho, com muitas responsabilidades em suas mãos. Como tudo em Capricórnio, essa Lua tem que aprender a se afastar dos padrões de negação em que foi criada e desenvolver sua própria estrutura, fruto de sua experiência de vida. Para isso é preciso entrar em contato com os sentimentos de vulnerabilidade que tanto teme e descobrir que a verdadeira força e auto-suficiência que busca a acolhe e não renegar a grande sensibilidade da sua criança. Quem tem a Lua em Capricórnio é uma pessoa de natureza cautelosa e austera. Reservada, teme dar vazão aos próprios sentimentos e não gosta de demonstrar o que sente para não sentir-se vulnerável. Gosta de ser respeitada, inclusive em sua formalidade, que é a maneira que encontra de não se deixar invadir. Ambiciosa, fortalece sua segurança emocional através do trabalho e da estabilidade material.

Em Capricórnio a Lua está sob a regência de Saturno e exaltada por Marte.

Lua em Aquário
Aquário dá à Lua a capacidade de sentir-se parte da família humana e cria um grande prazer de interagir com uma variada gama de pessoas. A sensação de conforto e integração é dada através dos amigos e dos grupos de interesse, que também são muito variados. Existe uma esperança na humanidade que alimenta essa Lua profundamente, e faz com que ela busque se envolver em atividades que visem contribuir para o bem geral. A Lua aquariana adora se sentir singular e original e cultiva cuidadosamente suas habilidades mentais e sociais. A sensação de insegurança porém, pode fazer com que ela se torne fria e distante quando se trata de relacionamentos íntimos, pois assim ela pode se manter segura em um amor geral por uma humanidade abstrata. Aprender a ser amiga de suas emoções e sensibilidade faz parte do seu aprendizado, pois só aceitando a variedade de sentimentos que possui da mesma maneira que aceita a variedade de opiniões que a cerca, é que ela será capaz de se nutrir da verdade para si e para os outros, e não ficar criando interações sociais por não estar satisfeita consigo mesma. Viva e deixe viver é o lema de quem tem a Lua no signo de Aquário. Embora adore estar rodeada de amigos, busca a liberdade de expressão emocional e detesta sentir-se cerceada desta condição. Não encoraja e não gosta de descontroles emocionais de qualquer tipo e não suporta que dependam dela, pois isso faz sentir-se sufocada. Precisa de espaço, não dá atenção a chantagens ou dramas, e é imprevisível tanto em suas reações como em seus relacionamentos.

Em aquário a Lua está sob a regência de Urano e Saturno.

Lua em Peixes
Essa Lua precisa de seus preciosos momentos de devaneio onde possa vagar pelo mundo dos sonhos e da fantasia. A Lua pisciana estabelece vínculos de maneira empática e está sempre aberta às fontes de inspiração internas e externas. Ela irá se beneficiar particularmente com a música, a dança e as artes em geral, que propiciam um canal para suas vastas emoções. Um canal emocional tão amplo pode conduzir muitas vezes a estados negativos e destrutivos, principalmente quando as fantasias e idealizações se tornam maneiras de escapar da insegurança e dos problemas concretos. Muitas vezes essa Lua irá se concentrar nos problemas e necessidades dos outros, cuidando do bem estar daqueles que a cerca, na ilusão de que isso substitui a vivencia dos próprios sentimentos e necessidades, e, quando isso não ocorre, a pessoa se sente vitimizada. Existe um descontentamento espiritual que essa Lua experimenta intimamente e que torna difícil a sua adaptação às necessidades terrestres cotidianas. É preciso aceitar que nem todas as visões interiores são passíveis de realização imediata mas que alguns sonhos são possíveis de se concretizar quando transformamos inspiração em ação. Essa Lua é capaz de fazer uma ponte entre seu imenso universo inconsciente e sua vida cotidiana, não para cuidar dos outros e se sentir amada, mas para que esse mundo interno ganhe forma e assim beneficie a todos. Quem nasce com a Lua em Peixes tem uma natureza hipersensível. Como uma esponja, absorve a energia do ambiente e das pessoas, desenvolvendo um alto senso de compreensão e compaixão. Seu romantismo a torna vulnerável a mágoas e decepções e sua imaginação faz reagir a coisas que não estão, de fato, acontecendo. Introvertida, gentil, sonhadora e bondosa, precisa de relações afetuosas e de sentir-se amparada para obter segurança emocional.

Em Peixes a Lua está sob a regência de Netuno e Júpiter, sendo exaltada por Vênus.

Mansões Lunares ou Mansões da Lua



Mansões favoráveis: 2 - 3 - 5 - 7 - 8 - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 - 17 - 21 - 24 - 28
Mansões desfavoráveis: 1 - 4 - 6 - 9 - 15 - 16 - 18 - 19 - 20 - 22 - 23 - 25 - 26 - 27
Os astrólogos antigos conheciam e utilizavam em seus trabalhos, além dos 12 signos zodiacais, também as 28 mansões da Lua ou mansões lunares. É uma sabedoria antiga pouco utilizada mas que tem significado especial no mapa natal e nas eletivas. Essas mansões são subdivisões do zodíaco, iguais em tamanho, que começam em 0 º de Carneiro com 12º51'26''cada um. O trânsito mensal da Lua através de cada uma dessas mansões gera uma influência diferente da seguinte forma: 
  • 00°00' a 12°51' - Áries - A Lua na mansão 1 - provoca discórdias ou viagens e deslocamentos urgentes
  • 12°51' a 25°42' - Áries - A Lua na mansão 2 - conduz à descoberta de bons negócios e ganhos; ordem de prisão ou manutenção de presos;
  • 25°42' a 08°34' - Touro - A Lua na mansão 3 - é rentável para quem lida com o mar e águas, viagens por mar, caçadores, pesquisadores e alquimistas
  • 08°34' a 21°25' - Touro - A Lua na mansão 4 - provoca a destruição de edifícios e obstáculos, fontes, poços, minas de ouro. Abate o vôo e gera discórdia.
  • 21°25' a 04°17' - Gêmeos - A Lua na mansão 5 - estrutura os edifícios, beneficia a saúde, propicia a cura e induz à boa-vontade.
  • 04°17' a 17°08' - Gêmeos - A Lua na mansão 6 - conduz à caça, ao cerco das cidades, a vingança dos altos comandos, destrói as colheitas e as frutas, impede o funcionamento do médico.
  • 17°08' a 00°00' - Cancer - A Lua na mansão 7 - confere ganho e amizade, mas destrói magistraturas.
  • 00°00' a 12°51' - Câncer - A Lua na mansão 8 - com amor, amizade e dá sociedade de companheiros de viagem, confirma a prisão de fugitivos.
  • 12°51' a 25°42' - Câncer - A Lua na mansão 9 - impede as colheitas e os viajantes; discórdia entre os homens.
  • 25°42' a 08°34' - Leão - A Lua na mansão de 10 - reforça os edifícios, os rendimentos amorosos, dá benevolência e ajuda contra os inimigos.
  • 08°34' a 21°25' - Leão - A Lua na mansão de 11 - bom para viagens, ganho com mercadoria, rendição de fugitivos.
  • 21°25' a 04°17' - Virgem - A Lua na mansão 12 - dá prosperidade para colheitas e plantações, mas dificulta viagens por mar e obstáculos para quem lida com água e mar; favorece o aprimoramento dos funcionários, presos e companheiros.
  • 04°17' a 17°17' - Virgem - A Lua na mansão de 13 - benevolência, viagens, colheitas e liberdade
  • 17°17' a 00°00' - Libra - A Lua na mansão 14 - traz amor aos casais, cura aos doentes, é rentável para viagens por mar, mas dificulta viagens por terra.
  • 00°00' a 12°51' - A Lua na mansão 15 - rentável para a extração do patrimônio, escavação de poços, auxilia o divórcio, a discórdia e a destruição de casas e inimigos, impede os viajantes.
  • 12°51' a 25°42' - A Lua na mansão 16 - impede viagens e casamento, as colheitas e mercadorias, prevalece a redenção dos cativos.
  • 25°42' a 08°34' - Escorpião - A Lua na mansão de 17 - boa sorte, faz o amor duradouro, reforça edifícios e beneficia viagens por mar.
  • 08°34' a 21°25' - Escorpião - A Lua na mansão de 18 - provoca a discórdia, sedução, conspiração contra autoridades e poderosos, vingança dos inimigos, mas liberta reféns e reforça edifícios.
  • 21°25' a 04°17' - Sagitário - A Lua na mansão 19 - cerco e tomada de cidades, condução dos homens de seus lugares, destruição no mar, perda de poder sobre subordinados.
  • 04°17' a 17°17' - Sagitário - A Lua na mansão 20 - beneficia a domesticação de animais selvagens, fortalecimento das prisões, destrói a riqueza das sociedades, obriga um homem a chegar a um determinado lugar.
  • 17°17' a 00°00' - Capricórnio - A Lua na mansão de 21 - favorece as colheitas, o ganho, os edifícios e os viajantes, e as causas do divórcio.
  • 00°00' a 12°51 - Capricórnio - A Lua na mansão de 22 - promove a fuga de empregados e prisioneiros, ajuda a cura de doenças;
  • 12°51' a 25°42' - Capricórnio - A Lua na mansão de 23 - divórcio, a liberdade e a saúde dos doentes.
  • 25°42' a 08°34' - Aquário - A Lua na mansão de 24 - benevolência de sócios e parceiros, vitória dos soldados, fere a execução do governo e impede que o poder seja exercido
  • 08°34' a 21°25' - Aquário - A Lua na mansão 25 - favorece o cerco e da vingança, destrói os inimigos, provoca o divórcio, confirma prisões e edifícios, apressa mensageiros, e assim liga todos os membros do homem que não pode executar o seu dever.
  • 21°25' a 04°17' - Peixes - A Lua na mansão de 26 - provoca a união, saúde dos empregados, destrói edifícios e prisões.
  • 04°17' a 17°17' - Peixes - A Lua na mansão de 27 - aumenta as colheitas, as receitas, ganho e cura de enfermidades, dificulta a edifícios, prolonga as prisões, aumenta causas de perigo para viagens por mar, ajuda a inferir males de quem você é.
  • 17°17' a 00°00' - Áries - A Lua na mansão de 28 - aumenta as colheitas e mercadorias, protege os viajantes através de lugares perigosos, traz a alegria aos casais, mas provoca prisões e perda de parimônio e riquezas.

Lua
Regente do signo de câncer e Exaltada em Touro
Detrimento em Capricórnio e Queda em Escorpião
Elemento Água - Fria e úmida 

A Lua é o satélite do planeta Terra considerado pela astrologia como a Mãe arquetípica da nossa existência terrestre. O casamento do Sol e da Lua, para os alquimistas, era o princípio da formação do mundo. Regente de Câncer, a análise da Lua nos mostra como nos ligamos à nossa existência terrestre, em um corpo físico e com vínculos emocionais.

O ser humano é um dos únicos animais que nasce frágil e incapaz de obter sozinho o próprio sustento, precisando da mãe ou de alguém de quem possa depender e assim sobreviver. Essa dependência física imediata e absoluta dá origem a uma ligação emocional profunda e duradoura com a principal fonte da vida, e é a matriz de nossa consciência lunar. Como no início a mãe é todo o universo, começamos a captar o mundo através dessa primeira luz que recebemos dela, e assim aprendemos a nos cuidar e sentir o mundo conforme o exemplo que recebemos.

Nossa mãe nos dá o primeiro modelo concreto da instrutiva característica lunar de auto-preservação, e o primeiro exercício sobre o que podemos conseguir da vida. É por isso que a Lua, enquanto luminar interno, pode nos ensinar como cuidar de nós mesmos de acordo com nossas necessidades individuais quando ficamos adultos, e pode também nos mostrar como tratar as feridas se nossas primeiras lições de infância não tiverem sido suficientemente boas, de modo que seja possível confiar na vida, apesar de tudo.

Na Lua temos os padrões de resposta inconsciente, condicionados, revelando na prática, o estado em que nos sentimos inconscientemente bem e no qual buscamos proteção. Ela mostra o estado no qual nos identificamos mais rapidamente, e que pode ser bem diferente daquele mostrado pelo Sol. Enquanto o nosso Sol mostra onde precisamos nos esforçar para nos tornarmos um indivíduo consciente, nossa Lua nos mostra onde existe tendência natural para nos curvarmos e adaptarmos ao que nos é oferecido, onde somos mais facilmente moldados, dispostos a hábitos e condições do passado, e, portanto, a sermos restringidos pelas noções, expectativas, valores e padrões de nossa família e cultura.

Temos nos padrões lunares muito da nossa auto imagem idealizada, dos padrões que desenvolvemos para sermos amados. Dessa forma, uma pessoa com o Sol em Gêmeos e a Lua em Escorpião, por exemplo, tende a se manter calada numa situação pouco familiar até descobrir onde está e quem são aquelas pessoas, daí passa a falar pelos cotovelos sobre sua própria atitude “misteriosa” .

A reação da Lua é aquela que vem primeiro, seguida pelo Sol. O padrão lunar é o primeiro a ser absorvido e ativado quando nascemos, pois é nosso instinto de nutrição, desenvolvendo seu papel a partir do primeiro alento materno. Ele permeia todas as nossas experiências de modo a mediar o passado com o presente. O signo lunar indica a energia específica que nossa criança interior precisa experimentar e expressar para se sentir segura e satisfeita, bem como a energia com que nossa mãe interior pode responder aos nossos sentimentos e carências. Por isso é importante respeitarmos e entendermos a Lua, pois ela nos mostra onde podemos nos refugiar quando precisamos de descanso, de uma pausa, de um santuário para o esforço de individuação e de crescimento da consciência.

Conforme crescemos, precisamos começar a tomar cuidado para não nos deixarmos dominar pelas necessidades lunares, pois ela também tende a nos prejudicar ou atrasar o progresso em novas e desconhecidas direções. O Sol mostrará para onde devemos ir e como achar nossas certezas e nosso brilho; a Lua só poderá refletir esse brilho, pois não tem luz própria. Por isso, quando estamos muito ligados nas necessidades lunares, acabamos encontrando situações duvidosas e ficamos passando por fases, ora mais abertos e vulneráveis, ora mais fechados e afastados, apresentando comportamentos regressivos, infantis e inseguros. A Lua nos capacita a ser nutritivos e receptivos, mas também nos prende ao passado e cria medos do futuro.

A Lua nos dá a sensação de continuidade espaço-tempo, o que pode ser observado no seu movimento no céu, que passa da lua nova para um crescimento gradual até a Lua cheia, e depois no seu recolhimento até chegar novamente à misteriosa lua nova. Esse movimento continuo e inexorável fez com que se associasse a Lua ao movimento da Roda da Fortuna do Tarô, pois tudo sob a luz da Lua segue um eterno padrão cíclico, onde o apogeu é seguido pela decadência e essa passa pelo nascimento de novos potenciais. Esse é um estado de consciência que podemos chamar de matriarcal, pois é basicamente orgânico e feminino, que reflete os processos de concepção, gravidez, nascimento, puberdade, maturidade, envelhecimento e morte. Essa consciência matriarcal está miticamente ligada aos ciclos naturais, pois priorizam a harmonização com a vida orgânica ao invés do desejo individual ou do espírito humano capazes de transcendê-la.

Os avanços desenfreados da vontade e do espírito humano acabaram criando desequilíbrios de dimensões planetárias, e é isso que nos faz hoje produzir movimentos e expectativas lunares tão fortes. Mas precisamos tomar cuidado com esse retorno da Grande Deusa por que a consciência puramente matriarcal subestima os valores individuais, dando importância primordial à família e ao clã, justificando a supressão e a destruição da auto-expressão individual em caso de ameaça do status quo do grupo, o que significa ausência de ética, princípios ou de qualquer uso disciplinado da vontade, já que tudo é justificado pela necessidade instintiva da preservação da espécie. Por esse motivo as deusas lunares eram consideradas não apenas protetora e nutridora de crianças, mas também engolidoras e castradoras.

A Lua pode ser manipuladora, traiçoeira e inconstante, criando grande voracidade emocional, acabando com o bom senso e a cooperação pessoal. Ao mesmo tempo, se nos mantemos afastados da Lua, perdemos nosso senso de ligação e cuidado com o corpo, o que, ampliado, significa desligamento e falta de cuidado com a natureza e com a própria vida na Terra. O corpo serve para nos lembrarmos de que somos mortais, pois ele sofre dores, doenças, envelhecimento, mas também sente prazer.

Também temos estados de humor corporais, pois nossos estados emocionais estão intimamente ligados aos nossos corpos. A não expressão lunar significa sofrimento do corpo e também prejudica nossa capacidade de vivenciar o presente, o que acaba fazendo com que muitas pessoas acordem de repente, percebendo que não haviam realmente vivido, pois não há lembranças nem sensação de continuidade, nem sensação de aproveitamento do passado.

O corpo controla a si mesmo - não pensamos em respirar, ou fazer o coração bater ou fazer um óvulo amadurecer - e esse processo ainda hoje tem algo de mágico, pois apesar de nosso grande conhecimento sobre fisiologia do corpo, a verdadeira compreensão da natureza do princípio anímico da vida não progrediu muito nos últimos 6000 anos. O corpo possui uma sabedoria interior que faz com que ele consiga se curar sozinho com muito pouco estímulo. As imagens míticas ligadas à Mãe Terra trazem em si o poder que a natureza tem de manter e perpetuar a si mesma. Gaia, Demeter, Ártemis e Hécade são retratadas nos mitos como deusas da concepção e do nascimento por representarem esse princípio inteligente, criador e animador dos veículos necessários para a continuidade da vida física nesse mundo. Da mesma forma, Eva, no Antigo Testamento, significa “vida” em hebraico, e é a mãe de toda a humanidade.

Os bebês nascem sem um ego capazes de pensar que ele é ele mesmo em primeiro lugar, apesar de encarnado em um corpo físico. O senso de um “eu interior”, abstrato e independente do corpo, é refletido na astrologia pelo Sol, que desabrocha à medida que amadurecemos, mas a Lua está presente desde o início, já que a primeira experiência de uma criança é corporal, e durante as primeiras semanas de vida só existem sensações e necessidades físicas. Quando nossas necessidades instintivas e básicas são preenchidas, ficamos satisfeitos e a vida se torna um lugar seguro. Assim a capacidade de expressar a Lua de uma maneira saudável significa ter a possibilidade de vivenciar e expressar as necessidades e apetites da sobrevivência corporal, sem precisar justificá-los pela autoconsciência ou pelo raciocínio, que derivam do ego solar. Isso significa que o princípio psicológico representado pela Lua está ligado às necessidades básicas de segurança e sobrevivência, e o resultado da sua não expressão é principalmente ansiedade, pois esse é o resultado emocional da sensação de que a vida lá fora não é segura, de que seremos contrariados e de que algo terrível pode nos acontecer.

Seja qual for o gatilho ativador desse estado na vida adulta, provavelmente suas raízes estão plantadas em antigas vivências do sentimento de insegurança na infância. Algumas pessoas ficam inseguras ao serem ameaçadas de rejeição ou abandono, outras por qualquer mudança de ambiente, outras ao começar qualquer coisas e outras por terminar qualquer coisa. Quando estamos ansiosos e precisamos recuperar nossa segurança, nos voltamos para a Lua e para coisas que a representam.

No mapa natal, o signo e casa da Lua oferecem uma descrição bastante detalhada do tipo de coisas que nos proporcionam sensação de segurança. Nossa fome lunar é uma característica humana básica, apesar dos modos de expressão poderem variar. Se não soubermos como acolher e expressar nossa inata sabedoria lunar, a Lua não consegue operar diretamente através da personalidade, e vai se manifestar indiretamente, através dos mecanismos cegos que adotamos quando estamos inconscientemente ansiosos e precisamos recuperar a segurança, criando nossos comportamentos compulsivos. Todos nós temos certo grau de compulsão, pois a vida muitas vezes é realmente insegura, mutável e desconhecida, e ninguém consegue ter segurança suficiente para nunca ter medo. Se conseguimos, porém, conhecer, aceitar e respeitar nossa Lua, podemos aprender a nos nutrir com o tipo adequado de alimento, que nos permita lidar com a ansiedade de modo mais sensato e criativo.
LUA NOVA (0º A 45º) FASE ATIVA
A NOVA - Conjunção Lua/Sol (0° a 45°) - fase ativa
Inaugura um novo ciclo, é a semente do ciclo lunar que começa e demarca o final do ciclo anterior. Nesta fase a Lua nasce e se põe junto com o Sol e, se estiverem na mesma declinação e longitude, acontece o alinhamento perfeito que dá origem ao Eclipse Solar. A face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. A configuração planetária do momento dessa lunação dará informações sobre o ciclo lunar, e é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima.

Simboliza um novo impulso ou oportunidade de crescimento. Sente-se alivio ou se liberta das pressões do mês lunar anterior e o que vai ser gerado nesse mês começa a emergir gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver pode ser apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores.

A Lua Nova é ativa, incita uma nova atitude emocional, finaliza para iniciar algo novo. Sempre na Lua Nova algo termina para que haja espaço para algo novo que se inicia. A energia desta fase relaciona-se com a visão, interior e exterior, de algo novo a ser gerado. Embora haja dúvida, é necessário ter a visão, distinguir a intenção, ter novas propostas para realizar dentro dos próximos 29 dias.

O signo onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.


A lua nova é conhecida como a Lua dos mistérios, do que não se revela claramente, do oculto, das finalizações, da morte mas também do renascimento e inícios. Os dias de Lua Nova são mais intensos emocionalmente, há um clima de introspecção, e por isso é uma oportunidade de revisão. O Sol e a Lua em conjunção acentuam a atração gravitacional da Terra formando as marés altas, que também são conhecidas por marés da água viva. Os 3 dias antes da Lua Nova são favoráveis para:

* Revisar projetos e situações de vida
* Formular novos propósitos para o novo ciclo
* Cortar cabelo caso queira que cresça mais rápido
* Realizar retiros e recolhimentos
* Realizar um balanço da lunação anterior para finalizar ou transmutar
* Iniciar qualquer ação que se queira manter em segredo
* Tudo iniciado 8 hs antes da Lua Nova, garante o sigilo
* Finalizar processos demorados.

Os 5 dias posteriores da Lua Nova são favoráveis para:

* Iniciar cursos, pesquisas, investigação e tudo que exija concentração
* Realizar atividades mental e de organização
* Iniciar construções e empreendimentos
* Abrir poupança ou iniciar economia ou investimentos
* Iniciar romances, namoros, parcerias que se mantenham vitalizados
* Mudar a rotina, mudar o visual, fazer rituais de rejuvenescimento
* Momento de fecundação de idéias, podendo também engravidar
* Realizar ou iniciar uma criação ou produção artística
* Iniciar algo novo que se queira continuidade e e longa duração
* Inaugurar instituições que trabalhe com inícios, ou buscar novos caminhos
* Iniciar dieta de líquidos para emagrecimento

LUA NOVA NO MAPA NATAL

A pessoa nascida durante a fase da Lua Nova e até 3 dias e meio depois, é intuitiva e reativa. Projeta seus sentimentos para o externo, às vezes, sem ter muita consciência do que motivou esses sentimentos. A relação com a família pode ser intensa, sendo difícil se libertar de sua influência. Mergulha sempre em novas experiências quando sente necessidade de se desapegar do passado. É idealista e subjetiva, desejando deixar sua marca no mundo, como Clara Barton, fundadora da Cruz Vermelha.
Todo mês acontece uma Lua nova e as oito horas após o início da fase é propício à formulação do que desejamos realizar durante o mês. O signo da Lua Nova e a casa onde ela recai no mapa natal, nos dão as informações onde e como poderemos sintetizar os temas do mês.

Quando se deseja uma coisa deve-se dizer claramente: eu quero, eu atraio, eu posso etc. Nunca se deve colocar no pretérito do futuro: eu gostaria, eu poderia etc. Além disso, tudo o que se deseja realizar deve ter uma afirmação positiva que a complemente: eu quero... porque mereço, porque trabalho para isso, etc. Nunca utilize um desejo dizendo o que não quer, por exemplo: eu não quero... Seja afirmativo: - eu quero!

É importante afirmar realidades positivas e saudáveis. A escolha das palavras é importante e a forma como o desejo é formulado deve encontrar ressonância interna. É necessário se sentir harmonizado com os desejos formulados e a expressão dos desejos deve produzir uma reação de alegria, prazer e de conquista, como se já houvesse conseguido realizar o que deseja.

Uma grande força para realizar os desejos é sentir por antecipação, imaginando-se feliz por um novo emprego, um novo amor, a cura da saúde, o resgaste da vitalidade ou da situação financeira que almeja conquistar. Não se pode obter aquilo que não visualiza, que não imagina receber. Nunca irá atrair algo que não tenha sido criado por antecipação em sua mente.

Você só recebe aquilo que visualiza na imaginação. Portanto, tenha cuidado com o que pensa e imagina, pois tudo se torna realidade. O Universo é sábio e a alma tem desígnios misteriosos e desconhecidos pela mente consciente. Um desejo se materializa quando você deseja algo que no mundo físico tem a estrutura para a manifestação da ideia e tenha sido corretamente visualizado.

Fazer um quadro de intenções com gravuras ou uma lista detalhando cada um dos desejos, isso traz a energização da forma-pensamento. A concentração com as energias sutís do Universo e de si mesmo, e a análise da real importância de seu desejo, propiciará benefícios para si e para os que convivem consigo. E deve-se ter em mente os propósitos ao longo do mês, recordar, reler e reescrever se for necessário, até a próxima Lua Nova no mês seguinte.

Durante o mês, é importante anotar todas as ideias, fatos e acontecimentos relacionados aos seus desejos à medida que acontecem, pois muitas vezes só ganham significado posteriormente. Quando nos dedicamos a trabalhar com as energias cósmicas da Lua Nova, podemos aumentar as nossas possibilidades de realização e sucesso.

Porém, formular desejos para que outras pessoas consigam realizar algo, não funciona, isto porque a realização está relacionada à disposição interna para torná-la realidade. Pode-se até formular desejos em relação as atitudes que poderão influenciar outras pessoas, por exemplo, motivando-as e dando-lhes incondicional apoio. No entanto, se a outra pessoa não deseja algo bom, nada do que fizer poderá melhorar a vida dela.

Não se prenda a objetivos que nunca se concretizam. É ínútil tentar manipular a vida sendo insistente. A vida é feita de desejos puros e não de obsessões. Por isso, não adianta se prender por desejos que não dependam da sua participação para que se realize, só você pode atuar. Colocar seus desejos para que outros realizem, é inútil. Faça a sua parte e nunca pense nas dificuldades e nos obstáculos. Tudo é possível. Se você faz a sua parte, o universo conspira a seu favor. Se não faz, é pouco provável que qualquer Lua Nova por si mesma faça milagres...
  • Quer um emprego? Tenha o desejo sincero de trabalhar, se preencha de disposição, imagine-se trabalhando com satisfação. Envie currículos, faça contato com pessoas que possam lhe indicar um emprego, pesquise anúncios de emprego, diga ao mundo que você está disposto a trabalhar.
  • Quer dinheiro? Tenha o desejo de ter dinheiro, imagine o dinheiro em suas mãos e o que pode fazer com ele, considere-se merecedor.
  • Quer um amor? Tenha o desejo de amar alguém verdadeiramente, saia de casa, conheça novas pessoas, demonstre afetividade.
  • Quer sucesso nos seus empreendimentos? Deseje-o, visualize-o, busque apoio para concretizá-lo, conheça um pouco mais do marketing do seu ramo.
  • Quer se livrar de algo ou alguém que incomoda? Visualize sua vida sem esse incomodo.

Lua Semi crescente ou Côncava


LUA SEMI CRESCENTE (45º a 90º) FASE PASSIVA

Após a Lua Nova quando se alinha ao Sol, a lua começa a distanciar do sol, entrando na fase semi crescente. É uma fase passiva, receptiva e deliberativa, que se relaciona com o desenvolvimento de recursos para sustentar as metas, objetivos, propósitos ou projetos gerados na Lua nova. Essa etapa favorece focar o objetivo e enfrentar os desafios e obstáculos. É necessário perseverança, agregando mais definição ao que se pretende, o que exije uma deliberação firme em dar continuidade. Nessa fase é aconselhável buscar mais informações que possam enriquecer o projeto que se pretende concretizar. É necessário adequar o projeto à realidade e aos recursos que se tem disponível.

LUA SEMI CRESCENTE NO MAPA NATAL

A pessoa nascida durante a fase da Lua semi-crescente e nos 3 dias e meio antes da Lua Quarto-Crescente, luta para desapegar do passado ou das situações de dependência. É auto-confiante e tem uma grande capacidade de superar obstáculos, quando está determinada a atingir um objetivo. Consegue mudar algo tradicional ou antigo em sua vida ou no mundo, como Madonna, Rachel Welch e Carl Sagan.

Lua Quarto Crescente


LUA QUARTO CRESCENTE (90º a 135º) FASE ATIVA

Indica o crescimento do ciclo iniciado na Lua Nova, que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos ou assuntos não resolvidos no passado. O ideal nesse período é vencer esses desafios do passado, se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. Nesta fase a Lua nasce no Leste ao meio-dia e se põe no Oeste á meia noite. Só é possível ver a metade da porção iluminada pelo Sol. 

O Sol e a Lua por estarem em quadratura, diminuem os efeitos da atração gravitacional e provocam as marés baixas ou as chamadas marés de água morta. O auge crescente é ativo e impetuoso e se relaciona com a definição do que está sendo gerado. Há maior força de crescimento, embora haja também maior força para oposições e impedimentos. É importante ultrapassar os obstáculos dessa fase e criar uma base segura, uma estruturação para o seu projeto. 

A Lua crescente ou quarto crescente aponta para a necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar.

O que estiver sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Sugere emergência, independência, atividade e comprometimento. Os 7 dias da Lua Crescente são favoráveis para compreender e amadurecer, ter prosperidade e alegria e também para:

* Assinatura de contratos e parcerias, viagens e contatos em geral
* Lançamento de produtos e apresentação em público
* inauguração do que se queira que aumente, se desenvolva, se expanda, com rapidez e consistência
* iniciar empresas e negócios
* Atividades físicas intensas, largar vícios, engordar
* Encerrar relações de qualquer natureza, pois favorece a transparência
* Cortar cabelo, se quiser que cresça rapidamente
* Esclarecer situações, pois nada fica escondido na Lua crescente
* Não favorece iniciar dietas cirurgias

LUA QUARTO CRESCENTE NO MAPA NATAL
A pessoa nascida durante a fase da Lua Quarto-Crescente e nos 3 dias e meio seguintes, está consciente da necessidade de elaborar sua estrutura íntima para alcançar seus objetivos. Geralmente cresce nas situações de crise pois tem uma enorme capacidade de enfrentar obstáculos e superar desafios, como Al Caponne e Sylvester Stallone.

Lua Corcunda ou Convexa



FASE CORCUNDA OU CONVEXA (135º A 180º) FASE PASSIVA

A Lua está na fase corcunda ou convexa quando está a uma distância de 135º a 180º em relação ao sol. É uma fase passiva e receptiva, e seus projetos podem conquistar a plenitude. No entanto é necessário analisar todos os resultados obtidos até o momento; reajustar os objetivos, refletir sobre novas ações, corrigir erros, antes que se chegue ao final.

LUA CORCUNDA OU CONVEXA NO MAPA NATAL

A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Cheia, tem a mente aguçada e uma enorme capacidade de associar idéias. Quer esclarecer questões tanto pessoais como coletivas. Dedica-se e envolve outros em grandes causas, como Martin Luther King. 

Lua Cheia



LUA CHEIA (180º a 225º) FASE ATIVA

A face da Lua é iluminada pelo Sol e reflete essa luz para a Terra. É na fase da Lua Cheia que acontecem os eclipses lunares. Nessa fase a Lua nasce no oriente às 18 horas e se põe às 6 horas da manhã. Nas 48 horas antes da Lua cheia, é possível ver a Lua nascendo a Leste e o Sol se pondo à oeste, e sua face visível fica totalmente iluminada. 

O sol e a Lua estão alinhados em oposição e acentuam as forças gravitacionais provocando as marés cheias, marés de água viva. Na Lua Cheia culmina a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quarto crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física. 

A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos - durante a fase crescente - as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário.

A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima. A fase Cheia é ativa e integradora; se relaciona à consciência, à cooperação e o compartilhar. O ciclo chegou ao seu ápice e o que estava sendo gerado chega à sua maturidade, é o tempo em que se anuncia a finalização do ciclo.

Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas desde a Antiguidade até os nossos dias. A maioria das tribos americanas pratica seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza, cantando e realizando rituais.

No psiquismo humano, a influência da Lua Cheia é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos, se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. São conhecidos os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais e crimes aumentam nos períodos de Lua Cheia.

Os sensitivos e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia. A excitação provocada pela Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca e inspiradora. Artistas consideram a melhor lua para praticarem as suas artes. Os 3 dias antes e depois da Lua cheia, favorece:

* Ações rápidas e grandiosas, principalmente se deseja popularidade e divulgação
* Os ânimos estão mais exaltados, por isso é mais fácil identificar problemas e obstáculos, as coisas ficam às claras
* Mudar de residência ou escritório
* Iniciar viagem nesta Lua promete sucesso
* Negócios imobiliários também devem ser realizados nesta fase
* Quando se quer que algo seja rapidamente conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes da entrada da Cheia, preferivelmente quando a lua estiver no Meio do Céu
* Inauguração de teatros, casas de festas, restaurantes, envolvendo o público
* Ideal para festas e celebrações. Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com as quais não se dê bem.
* Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento
* Não é conveniente realizar operações cirúrgicas.

LUA CHEIA NO MAPA NATAL
A pessoa nascida no dia da Lua Cheia e nos 3 dias e meio seguintes, é objetiva e pensa antes de agir. Consegue aprender com as experiências e percebe como o sseus relacionamentos são afetados por suas ações. Para ela, o relacionamento tem grande importância. Ela tem necessidade de estar em contato ou junto com outras pessoas. São pessoas que sempre se sentem afetadas em toda Lua Cheia, principalmente quando a Lua Cheia ocorre em seu signo. Por exemplo, Judy Garland (conflitos que a levaram às drogas) , Ted Kennedy (viveu problemas com mulheres e se dedicou a causas humanistas). Também produz pessoas que mudaram o mundo com suas idéias e consciência elevada, como o próprio Buda.

Lua disseminadora ou divulgadora

s
LUA DISSEMINADORA OU DIVULGADORA
(225º A 270º) FASE PASSIVA

Após a Lua Cheia, a Lua parte para novamente reencontrar o Sol, formando os aspectos aplicativos. É uma fase passiva, receptiva e também demonstrativa. Está relacionada à comunicação, ao partilhamento e à transformação. Os sentimentos devem ser partilhados, pois inicia-se a maturação que levará à finalização. O que foi gerado na Lua Nova tem a força de finalizar por si mesmo, ganha-se perspectiva, partilha-se com um maior número de pessoas. É a fase em que as metas devem estar alinhadas ao bem estar e serem fortes suficientes para continuar por si mesmas.

LUA DISSEMINADORA NO MAPA NATAL

A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Quarto-Minguante, quer compartilhar com os outros aquilo que ela considera ser significativo em sua vida. Divulga suas idéias e partilha suas experiências, para que os outros possam aprender com elas. Visionário, é extremamente entusiasmado por novas descobertas e pode tornar-se ferrenho defensor de seus pontos de vista, como Jane Fonda, envolvida em causas políticas e Joseph Stalin. Também pode ser pessoas animadas e com grande senso de humor, com possibilidades de atrair vários amantes, como Marilyn Monroe, Cher, Elizabeth Taylor.

Lua Quarto Minguante


LUA QUARTO MINGUANTE (270º A 315º) FASE ATIVA

Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua quarto minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências deve ser deixado de lado.

O momento é favorável a insights. Questionando posicionamentos antigos, podemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.

Nessa fase a Lua nasce à meia noite e se põe ao meio dia. Este é o penúltimo estágio do ciclo, ativo e responsável; que se relaciona com a reorientação, transição e finalização. Nesta fase tanto pode-se corrigir, ajustar e adaptar, como também iniciar a conclusão com êxito.

A função deve ser de definir o destino do que foi gerado e pode requerer mudanças, criativas ou tradicionais, porém sempre existe algum risco quando se muda a estrutura do que foi construído. Chega-se à fase da colheita e se deve aceitar as responsabilidades por todas ações empreendidas anteriormente, desde o início do ciclo, e se preparar para um novo ciclo construindo o futuro. Os 3 dias antes e depois da Lua minguante são favoráveis para:

* Encerrar atividades ou situações e planejar novas ações
* Sendo um período de introspecção, é adequado para pesquisar, analisar e planejar o próximo ciclo
* Se deseja manter algo oculto ou em segredo, por isso não favorece inaugurações
* Limpezas, expurgos, eliminação de ações mal resolvidas
* Ideal para operações cirúrgicas, exceto com a Lua em Escorpião ou Capricórnio e a lua no signo solar do paciente
LUA QUARTO MINGUANTE NO MAPA NATAL

A pessoa nascida na Lua Quarto-Minguante e nos 3 dias e meio seguintes, precisa confirmar suas crenças. Defende seus princípios a qualquer custo mas pode ser inflexível ou ter incapacidade de receber críticas. São Pessoas que podem se envolver em frequentes conflitos como Christina Crawford; e também podem produzir grandes contadores de estórias, como Lewis Carroll, autor de Alice no país das maravilhas.

Lua Balsâmica ou Lua Escura



LUA BALSÂMICA (315º A 360º) - FASE PASSIVA

A fase Balsâmica, também chamada de Lua Escura, é passiva, receptiva e libertadora, e se relaciona com o abandono do passado, para se direcionar ao futuro. Na Lua cheia há a consciência do que se é; na Lua balsâmica há a consciência do que se foi e do que se será. É uma fase em que não se deve resistir ao que está finalizando, pois pode produzir certa confusão.

Libertar-se do passado para iniciar um novo ciclo, com consciência e clareza, favorece buscar meios para processar o final do ciclo. É a fase de análise, de balanço geral de todo o processo e reconhecer o que precisa ser abandonado para que se possa iniciar um novo ciclo sem pendências ou interferência do passado.

LUA BALSÂMICA NO MAPA NATAL

A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Nova, experimenta alguns conceitos novos dentro de antigas estruturas. Planta as sementes que possibilitam as transformações; é profético e totalmente voltado para o futuro, podendo se sentir guiado por uma ordem superior.; como Karl Marx (movimento socialista) e Betty Friedan (movimento feminista). Também pode ser dotadas de genialidade artística ou musical, como Michelângelo (um dos grandes gênios do mundo); Haendel e Enrico Caruso (grandes músicos geniais).

Blue Moon - Lua Azul





Lua Azul ou Blue Moon: A Lua Cheia sempre nos convida para manifestarmos ou realizarmos o que desejamos, porém quando ocorrem 2 Luas Cheias dentro de um mesmo mês temos uma ocasião especial para sermos ouvidos pelas energias do Universo. Chamada popularmente de Lua Azul ou Blue Moon, existem algumas considerações interessantes a respeito.
Toda Lua Cheia tem seus poderes mágicos, porém a Lua Azul costuma ser honrada em rituais especiais já que traz consigo uma forte energia para mudanças profundas. Por esta razão as meditações feitas nessa época são consideradas cerimônias divinas que tem como objetivo melhor absorver, canalizar e distribuir as energias celestes, enviando-as simultaneamente para o planeta e toda a humanidade.
Uma das principais especialidades da Lua Azul é elevar-nos acima do mundo denso. Ao nos aproximar mais do mundo sutil, tornamo-nos mais sensíveis e abertos para as energias de cura provenientes das terapias feitas com o uso dos cinco elementos, dos seres angelicais e mestres ascencionados que são regidos pela Lua Azul. 

Por possuir qualidades curativas, a Lua Cheia potencializa os efeitos de qualquer medicação fitoterápica. Esotericamente os portais do centro da terra se abrem, assim como os portais de nossos corpos físicos, etéricos e mentais. As pessoas de boa vontade são convocadas a se reunir para mobilizar e ampliar essa energia de cura, transformando todas as dores da Terra em amor, prosperidade, paz e alegria.


Rituais da Lua Azul: Segundo alguns pesquisadores, desde a antiguidade a Lua Azul é considerada especial. Em muitos lugares inúmeras pessoas honram a Lua Azul durante sete dias, realizando rituais especiais e usando roupas leves e azuis. Nesses dias elas enfeitam todos os ambientes com flores, acendem velas e se alimentam somente de frutas.
No início do cristianismo o culto à Lua Azul era reprimido por ser considerado uma exacerbação da simbologia lunar, do poder feminino e do culto às deusas, assuntos que eram perseguidos e proibidos.  Sendo associada à abundância e à realização dos mais difíceis desejos, devido à duplicidade de sua força magnética e poder espiritual ela pode proporcionar purificações e alterações no emocional das pessoas, podendo também provocar desatinos e alucinações.
Na Mitologia Celta a Lua Azul permite o contato com o reino encantado dos seres da natureza, quando são invocadas as rainhas das fadas que levam seus adoradores a viagens reais e imaginárias às terras dos pequenos povos. Para agradar as fadas, os Celtas cultivavam perto de suas casas suas plantas preferidas: violetas, calêndulas, prímulas e verbenas, deixando no jardim oferendas de maçã, pão e mel, além de cristais nas clareiras onde os círculos de cogumelos denotavam sua presença.

Noite de Blue Moon:  Na literatura o dramaturgo inglês William Shakespeare foi o primeiro a usar a expressão Blue Moon em seus poemas. Começar uma história dizendo que tudo aconteceu numa noite de Blue Moon pode significar uma lenda fantasiosa ou algo extremamente difícil de acontecer ou de ser realizado. 

Isso se faz presente na música "Blue Moon", que exprime melancolia e solidão para os que anseiam por um amor. Dizem os esotéricos que não existe melhor noite para iniciar um romance do que a noite iluminada pela Blue Moon, pois ela nos dá a força para vencer todas as dificuldades de um amor impossível. Aliás existem relatos de fatos extraordinários que aconteceram numa noite de Blue Moon.


Lua em impedimento


Click para aumentar a imagem

Segundo as considerações de Guido Bonatti, a Lua é afetada quando ocupa determinadas posições no mapa natal e como consequência, causa impedimentos e danos nos mapas natais, nas revoluções solares, nos mapas horários, eletivos etc.

A Lua impedida geralmente traz insucessos, fracassos, doenças ou interferências que prejudicam. Geralmente deve-se considerar o estado da Lua, pois se ela estiver vazia de curso, sem formar aspecto com qualquer planeta antes de deixar o signo que ocupa, não há grandes esperanças que uma questão proposta se efetive; contudo, se ela estiver em Câncer, Touro, Sagitário ou Peixes, o receio pode ser menor, pois nestes casos não está tão impedida.

Quando a Lua está se aproximando para formar aspecto com um planeta, mostra uma condição favorável de algo que acontecerá. Se for um bom aspecto a um bom planeta, indica um bom acontecimento; em que se pode ter grandes esperanças. Se for um mal aspecto a um planeta maléfico, indica esperanças perdidas. Porém, quando a Lua está se aproximando num aspecto aplicativo a um planeta que esteja em sua queda, significa angústia, complicações e atrasos. A casa por onde está passando a Lua indica o tipo de acontecimento.

Quando a Lua está em aspecto separativo de algum planeta, se for um planeta benéfico indica que algo de bom foi realizado. Porém se está se separando de um planeta maléfico, indica algo ruim que aconteceu. A casa por onde está passando a Lua indica o tipo de acontecimento. A lua está impedida quando:

LUA COMBUSTA: A Lua está combusta quando está se aproximando para fazer conjunção ao Sol, e o impedimento se torna maior quando ela está:
  • até 12º de distância antes de encontrar formando conjunção com o Sol
  • Quando está em oposição ao Sol, sendo pior 12º antes antes da oposição exata.
  • ou quando está se separando do Sol até 5°. Depois de 5º ela está livre dos raios do Sol
LUA LENTA
  • Quando ela está lenta, porque é comparada com um planeta retrógrado.
LUA SEM LUZ
  • Quando está sem luz, ou seja, perto do fim do mês lunar.
LUA COM OS NODOS
  • A Lua está impedida quando faz contato com a Cabeça ou a Cauda do Dragão: quando está em contato com os Nódos dentro de 12°, pois é onde ela se eclipsa.
LUA NAS DESCENSÕES:
  • A Lua no signo de Escorpião e em Capricórnio, principalmente no 3° de escorpião, ou ligada a qualquer planeta nos signos de escorpião e capricórnio
  • ou quando ela está ligada ao sol em aquario, libra, escorpião e capricórnio,
  • ou quando ela está ligada a Marte em Libra, Touro, Câncer
  • ou quando está ligada a vênus em escorpião, áries ou virgem
  • ou quando está ligada a júpiter em capricórnio, virgem ou gêmeos
  • ou quando está ligada a saturno estando ele em áries, leão, cancer
  • ou quando está ligada a mercurio estando ele em peixes e sagitario.
  • Quando um planeta atinge o grau de sua maior exaltação ele ganha mais força e no grau exatamente oposto representa uma debilidade impossível de superar.
  • O sol tem maior exaltação a 19° áries e aflição a 19º libra
  • Lua tem maior exaltação a 3° touro e maior aflição a 3º escorpião
  • Júpiter tem maior exaltação a 15° cancer e maior aflição a 15º capricórnio
  • Mercurio tem maior exaltação a 15° virgem e maior aflição a 15º peixes
  • Saturno tem maior exaltação a 21° libra e maior aflição a 21º áries
  • Marte tem maior exaltação a 28° capricornio e maior aflição a 28º cancer
  • Vênus tem maior exaltação a 27° peixes e maior aflição a 27º de virgem
LUA EM GÊMEOS
  • A Lua também está em impedimento quando está em gêmeos, que é o 12° signo a partir do seu próprio domicílio.
LUA EM ASPECTO COM MARTE OU SATURNO
  • Lua fica impedida em conjunção, oposição ou quadratura saturno ou marte, sem recepção perfeita, pois havendo uma, impede apenas um pouco, mas em todos os outros lugares é um grande impedimento, tanto no dito aspecto como na conjunção física, salvo apenas onde a infortuna tenha duas das suas dignidades menores, como quando Saturno está nos 4 últimos graus de Áries ou Gêmeos, em cada um dos quais ele detém o termo e a triplicidade; ou quando Marte está nos últimos 10 graus de Peixes, onde ele tem o decanato e a triplicidade; e é assim em qualquer outro signo e lugar.
LUA SITIADA
  • A Lua se torna impedida quando está sitiada por duas infortunas, ou seja, quando está entre Saturno e Marte, que a impedem.
LUA NOS FINAIS DE SIGNOS
  • Lua no final dos signos, ou seja, nos graus anaréticos, pois são termos das infortunas, exceto os últimos 6° Leão.
LUA NAS CASAS 6, 8, 9 ou 12
  • Quando ela está nas casas 6, 8, 9 ou 12, sem recepção com o ascendente, ou ligada a qualquer planeta que esteja nessas casas; ou colocada nas casas cadentes exceto na 3ª casa, que é seu jubilo.
LUA NA VIA COMBUSTA
  • A Lua se torna impedida na via combusta entre 15° de Libra até 15° de Escorpião.
LUA VAZIA DE CURSO OU FERAL OU DESERTA
  • A Lua vazia de curso ou feral, não ligada a nenhum planeta ou quando está feral ou deserta, ou seja, onde não tem qualquer dignidade. No mapa natal ou revolução indica algo de insólito.
LUA ENCURRALADA OU TRISTE
  • Quando a Lua está em graus encurralados ou tristes, indica que depende de ajuda externa para resolver os problemas
LUA ESFUMAÇADA OU VAZIA
  • Quando a Lua está em graus esfumados ou vazios, não há compreensão e há menor juizo. Há algo que não é claro, ou existe uma condição pouco prudente.
LUA IMPERFEITA
  • A Lua nos graus aziagos ou imperfeitos, indicam uma deficiência.
LUA EM GRAU CRÍTICO
  • 0°, 13° e 26° dos signos cardeais, que são áries, câncer, libra e capricórnio que enfatizam inícios, começos, um novo empreendimento.
  • 9° e 21° dos signos fixos, que são touro, leão, escorpião, aquário que enfatizam a fixação, estabilidade
  • 4° e 17° dos signos mutáveis, que são gêmeos, virgem, sagitário, peixes e enfatizam a adaptabilidade
Os planetas a 15° nos signos fixos também têm a mesma conotação crítica, e diz-se que estão associados aos Senhores do Carma, tendo a conotação de uma semiquadratura ou sesquiquadratura:
  • 15º de Touro - análogo à semiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que se tenta prosseguir, prosperar, quer mudar alguma coisa, se propõe a fazer algo; mas algo tenta impedir ou desviar do caminho pretendido.
  • 15º de Leão - análogo à sesquiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que é necessário mostrar uma capacidade, um conhecimento ou uma habilidade.
  • 15º de Escorpião - análogo à sesquiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que se deve aprofundar ou se transformar, para evitar uma perda.
  • 15 de Aquário - análogo à semiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que é necessário ir contra uma corrente porque sabe que esta seria a melhor opção, e obriga a assumir uma posição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas