transito do sol

Na mitologia o Sol simboliza a fonte constante de luz, calor e energia vital. Na Índia, por exemplo, é a estrela que dá a vida, mas logo se desinteressa da sua descendência. A Lua, por sua vez, preside aos nascimentos mas continua sendo uma mãe carinhosa. Em geral, não se pode compreender o Sol sem ter em conta a Lua.
O Sol, centro da nossa carta astral, é como uma criança. Crescerá e amadurecerá através das nossas distintas experiências que serão analisadas e compreendidas pelos trânsitos.
Podemos observar alguma correspondência entre o estudo dos planetas e os conceitos da psicanálise. Cada ser funciona de diferentes maneiras: o subconsciente, que não está ao alcance imediato da nossa mente mas ao qual se pode aceder trabalhando sobre si mesmo; o consciente -o eu- simbolizado pelo Sol, ou seja, o nosso pensamento consciente, e o inconsciente, simbolizado por Plutão, instância constituída por conteúdos reprimidos; o superego, simbolizado por Saturno, juiz e sensor do eu, constituído pela nossa educação, as leis morais e sociais e o nosso sentimento de culpa. Para se sentir melhor, convém encontrar um equilíbrio entre estas diferentes instâncias.
O Sol simboliza em astrologia o mundo do eu e em negativo, o superego. É, pois, um mediador repleto de vínculos entre os processos psíquicos. Simplificando, pode-se dizer que serve de árbitro entre ele e o eu. (Sobre os outros planetas esquematicamente: Saturno está também em relação com o eu, o superego e o ideal do eu; a Lua, Vénus e Neptuno, planetas relativamente mais passivos com ele; Marte e Plutão com um selo mais ativo, o instinto). Em resumo, o Sol corresponde à imagem que temos de nós mesmos, a que desejamos ter, ao ideal de um eu modelo ao qual tentamos aproximar-nos. Constitui também o substituto do narcisismo perdido de nossa infância. Representa a imagem do pai, com a qual nos podemos identificar com mais ou menos sucesso.
O Sol dá-nos o impulso para ser e criar. Simboliza a vontade. Pelo lado positivo, pode-nos dotar de uma mente brilhante. Negativamente, podemos ter uma tendência excessiva para nos destacar dos outros e tornar-nos demasiado exigentes. Permite-nos somente o acesso ao que pode ser satisfeito sem que origine consequências prejudiciais.
O Sol leva 365 dias a dar a volta ao Zodíaco. Ou seja, durante um ano,  permanece um mês em cada uma das 12 casas da nossa Carta Astral e passa por todos os planetas e pontos da mesma. No curso destes trânsitos, assinalará e destacará as suas características. Os seus efeitos por Conjunção são os mais determinantes.
Tomemos um exemplo: Saturno transita por Vénus Natal. Este trânsito gera um ambiente um pouco difícil no plano afetivo. Faz pensar que estamos ganhado maturidade no que se refere aos nossos sentimentos. A passagem do Sol por Saturno e Vénus, reatualizará essa sensação. A partir desse momento desenvolveremos uma consciência mais aguda do problema e seremos capazes de integrá-lo e compreendê-lo.
Devemos observar a trajetória do Sol, como também a dos outros planetas, tendo em conta o estado geral do céu. Convém saber igualmente, que o trânsito do Sol é repetitivo e relativamente secundário (salvo em conjunção sobre um planeta natal ou sobre um trânsito de planeta pesado).

Quem brilha mais


O Sol translada 1º a cada dia permanecendo em um signo por 30 dias. Se considerarmos a orbe de validade de um aspecto de 5º, então o tempo de duração de um aspecto do Sol em trânsito é de 10 dias: 5 dias antes e 5 dias depois.

A casa por onde o Sol em trânsito passa é vitalizada e os planetas são potencializados ao receber aspectos. Em geral, o horóscopo dos signos é feito na sua forma mais simples pelo ângulo que estiver fazendo o sol em trânsito em relação ao Sol natal.
  • Quando o Sol em trânsito forma um ângulo harmônico por conjunção, sextil ou trígono, o planeta ou ponto ativado será energizado e potencializado positivamente.
  • Quando o Sol em trânsito forma um ângulo desafiante por quadratura ou oposição com outros planetas, pode provocar baixa de energia na função do planeta natal que ativar.
  • Quando o Sol entra numa casa astrológica, potencializa e energiza os assuntos relativos àquela casa e ressalta as qualidades do signo.
Sol-Sol
  • A conjunção do Sol/Sol ocorre na época do aniversário quando se inicia um novo ciclo de vida e pode-se dar início a um novo planejamento de vida com novos propósitos.
  • Um bom aspecto entre o Sol em trânsito ao Sol natal propicia clareza, traz a expoência da pessoa que adquire capacidade de conquista, realiza bom contato e obtém apoio de homens e autoridades. Isso ocorre aproximadamente após 60 dias antes e depois do aniversário e também 120 dias antes e depois do aniversário.
  • Um mal aspecto entre o Sol em trânsito e o Sol natal traz a expoência, porém de forma negativa porque mostra as qualidades negativas bem como ilumina algo a esconder. Pode haver frustração ou fracasso do que se queira realizar, desfavorecendo ainda o contato com autoridades e homens em geral. Isso ocorre aproximadamente 90 dias antes e depois da data do aniversário e também aproximadamente 180 dias, quando o Sol forma oposição ao Sol natal.
Sol-Lua
  • Determina a relação entre os valores paternais e maternais, masculinos e femininos, conscientes ou inconscientes, idealistas e instintivos. Afetivamente, a conjunção é fator de infantilismo ou de não elaboração da psique.
  • Um aspecto harmônico entre o Sol e a Lua propicia equilíbrio, harmoniza as relações entre homens e mulheres, traz harmonia com a família, encontra boas soluções para problemas domésticos. Pode indicar o retorno de alguém ao meio familiar ou encontros familiares marcantes.
  • O aspecto desarmônico traz uma dissociação psíquica, muitas vezes ligada a conflitos de um casal. A parte masculina e a parte feminina tendem cada uma para seu lado. No mapa natal pode indicar bisexualidade ou conflitos com pessoas do sexo oposto. A conjunção é sobretudo a expressão de uma diferenciação dos princípios masculino e feminino, ao passo que a oposição constitui o seu desdobramento. O misto traz uma feminilização das tendências masculinas e uma masculinização das tendências femininas. Um aspecto desarmônico pode indicar tendências homossexuais ou sexualidade mal resolvida. Um aspecto desarmônico do Sol em transito com a Lua natal indica pouca compreensão entre as pessoas, desacordos e dificuldades domésticas. As pessoas tendem a passar por cima dos sentimentos dos outros. É ainda um fator de impopularidade.

Sol-Mercúrio
  • No mapa natal só existe a conjunção porque estes dois astros não se afastam mais de 28º. No trânsito representa o pólo dos valores racionais, conscientes, intelectuais, espirituais, o centro dos interesses mais elaborados da personalidade.
  • Os bons aspectos entre Sol e Mercúrio indica capacidade de expor ideias, liderar, se movimentar, ensinar, aprender e negociar. Há acordo e entendimento e as conversas, notícias, contatos com homens e autoridades tendem ao bom desenvolvimento. É um fator que dinamiza os contatos e os acordos porque tem poder de radiação. É uma boa fase para testes e provas já que o pensamento adquire clareza acentuando a análise em detalhes.
  • Em aspecto desarmônico, Sol e mercúrio estão em desacordo e portanto há dificuldade para aprender, assimilar, transmitir e negociar. Além da exaustão mental, é um fator que não permite concluir com clareza ou não conclui completamente. Ou fala demais ou tudo pode chegar pela metade: informações imprecisas, más informações, sem notícias ou más notícias, desentendimento com homens e autoridades. Falta capacidade para convencer. 
Sol-Vênus
  • Sol e Vênus sempre estão muito próximos no mapa natal, portanto só existe a conjunção, o semi-sextil e a semiquadratura pois os dois astros não se afastam mais de 48º. Nos trânsitos, progressões e direções, podem formar outros ângulos.
  • A conjunção é uma configuração de elevação artística, social e afetiva, há melhoria da estética, atrai convites para festas, obtém aprovação social, consegue seduzir com pouco esforço. O Sol irradia o magnetismo de Vênus, a pessoa é lembrada por seus traços positivos e atrai atenção. É uma boa época para tratar de assuntos difíceis porque prevalece a harmonia. Ocorrem situações de bem estar ou situações confortáveis e de prazer. É o melhor dia para conquistar o que deseja.
  • Se houver tensão entre Sol e Vênus a pessoa pode não ser bem apreciada, desfoca a atenção e torna difícil chamar atenção ou seduzir. Além da carência que se instala, a pessoa tende a lamentar-se ou se torna passiva. Pode faltar recursos para atender às vontades ou gastar com algo que não usará. Roupas, sapatos e coisas pessoais compradas durante esse aspecto não combinam com a pessoa. O corte de cabelo não fica bom e qualquer outro tratamento estético tende a causar frustração.
Sol-Marte
  • É um aspecto de afirmação positiva da personalidade, conquista, vitória, instinto de luta e virilidade. Tende a assumir a própria agressividade a fim de socializá-la para algo construtivo. Indica paixão por algo ou alguém.
  • Em aspecto harmônico destaca a presença e aumenta o vigor. É útil quando precisa mostrar autoridade e liderança, para assumir o comando de algo ou de sua vida. Favorece decisões para sair de uma situação, para forçar uma situação ou para convencer outros a aceitarem uma situação ou decisão. É um aspecto que indica progresso, vitória em uma concorrência, propicia recuperação física.
  • Em aspecto desarmônico causa a atrai agressividade, violência, contato com autoridades ou pessoas tirânicas, hostís e violentas. Pode indicar revolta contra autoridades, superiores., educadores, chefe, marido e homens em geral. Apresentam-se dois casos: ou a pessoa renuncia à sua força por medo dela e submete-se, sofre, renuncia ao combate, consentindo em ser vencido ou aventura a sua força medindo-se com alguém mais forte, podendo sofrendo o fracasso em uma dominação. É um fator de impulsividade, imprudência e excesso. Há perigo de amputação, cirúrgia e acidente. É possível encontrar rivalidades e adversários mais fortes, aflora atritos, sente-se desafiado, apressado e impaciente. Pode ocorrer dores de cabeça ou problemas cardíacos.
Sol-Júpiter
  • É um aspecto de expansão que orienta para uma ambição capaz de ser realizada, exalta uma superioridade moral ou social podendo ocorrer uma elevação positiva no meio social.
  • Em aspecto harmônico indica apoio e aprovação diante dos outros. Esse é um dia para ousar, exagerar, ir um pouco além ou quando precisa de uma segunda chance. Propicia obter ajuda de outros porque os outros mostram boa vontade para ajudar. Em situações difíceis encontra uma saída, os benefícios vem de algo extra, surge uma ajuda providencial. É um bom dia para abrir e tratar de processos, receber créditos, viajar, obter reconhecimento e promoções, contato com instituições educacionais, religiosas ou contato com estrangeiros. Aumentam as atividades, tem boa publicidade, faz boas compras e negócios, livra-se de restrições, tem proteção de pessoas ricas e poderosas, conhece pessoas importantes que poderão beneficiá-lo no futuro.
  • Em aspecto desarmônico indica conflitos com a autoridade paterna, autoridades e leis. É um fator de ilegalidade, dificuldades legais, amoralidade, exibicionismo, exagera nas expectativas, quer demais, acha-se com muitas garantias. Muitas vezes indica a hipertrofia do Eu demonstrada pela vaidade, orgulho, ambição desmedida, etc. Também pode ser hipertrofia de um orgão, coração, fígado ou de uma função psicológica. Energicamente pode se sentir extenuado. Dá ansiedade, realiza as coisas prematuramente, se desliga dos valores morais e éticos, acha-se acima da lei. A pessoa espera por milagres, rompe seus limites, dimensiona mal o tempo, o dinheiro e a capacidade física. Tende à auto-indulgência, faz promessas impossíveis de realizar, promete demais, não mede as consequências. Pode haver excessiva extroversão.
Sol-Saturno
  • É um aspecto de determinação interior, de paixões frias mas duradouras, realizações de longo alcance, estabilidade de uma ambição, auto domínio, força interior, sentido das responsabilidades, afirmação moral, sabedoria, força intelectual ou espiritual.
  • Sol e Saturno em aspecto harmônico destaca a eficiência, facilita a aprovação, concretiza uma vontade. Sente-se respeitado, tem bons contatos com pessoas mais velhas ou obtém apoio delas. Recebe reconhecimento profissional ou social, favorece a política e negócios de longo prazo. O esforço extra é aproveitado. Exalta a capacidade de administração, planejamento, senso de utilidade, causa boa impressão, é valorizado até mesmo em suas deficiências. É uma boa época para entregar um curriculo ou obter apoio de um chefe numa promoção. 
  • O aspecto desarmônico indica a expressão de um super-ego rígido e severo, muitas vezes relacionada com uma educação demasiado dura. Nesse dia pode haver repressão, limitação ou restrição imposta por figuras de autoridades, figura paterna, superiores, chefes ou pessoas mais velhas. É um aspecto que produz preconceitos, hostilidade, severidade, ausência de uma influência paterna, princípios morais exigentes, escrúpulos sufocantes, inibições, mecanismos de impotência, uma recusa de viver, melancolia, renúncia, culpabilidade, auto-punição. Pode se constituir numa conduta de fracasso. Não consegue se valorizar, tem contato com pessoas inflexíveis, evidencia as fraquezas e deficiências. No dia em que o Sol forma aspecto com Saturno deve-se evitar se expor em qualquer situação. Podem ocorrer situações de constrangimento.
Sol-Urano
  • Sol e Urano em aspecto constitui um fator de originalidade, personalização, independência, liberdade. afirmação audaciosa, vontade de poder.
  • No aspecto harmônico indica lucidez para soluções diferentes, inovadoras, clareia para alternativas novas. Há adaptabilidade, consegue unir facções diferentes, encontra soluções para problemas antigos, reapresenta propostas. O Sol energiza as mudanças favoráveis, cria-se situações novas, obtém apoio de amigos ou de associações, descobre pessoas ou situações que mostram um novo caminho. Se torna investido de uma habilidade para compreender os fundamentos da astrologia. Nesse dia, deve-se adotar um comportamento diferente, fazer coisas novas ou realizar mudanças.
  • Sol e Urano em aspecto desarmônico produz inadaptação, dificuldade em aceitar coisas novas e acentua o individualismo. Podem ocorrer acidentes, situações imprevistas desagradáveis, revolta contra inovações ou é submetido a mudanças que causam revolta, torna-se irracional,. Esse é um aspecto que deflaga um processo de risco. Situações tensas antigas se rompem. Não deve provocar as pessoas porque pode causar reações inesperadas. O dia se desprograma, surgem problemas técnicos e elétricos, é obrigado a mudar de planos, participa de situações insólitas, emergências ou urgentes. 
Sol-netuno
  • A pessoa se torna sensível às correntes coletivas, tem sentido de comunidade, realiza através uma via coletiva, ideológica ou mística. Se torna vulnerável aos abalos coletivos, tem atitudes desordenadas, demagógicas, se evade das responsabilidades, foge da realidade do mundo.
  • Em aspecto harmônico há inspiração, criatividade, altruísmo, tolerância, idealismo. Favorece o relacionamento cordial com homens e autoridades que se tornam sensíveis aos seus apelos. Há interesse pela poesia, romances, cinema, artes e trabalho social. Envolve-se com grandes instituições, é bem tratado em hospitais, asilos, conventos, prisões. Obtém maior fé, tem percepções extra-sensoriais.
  • Em aspecto desarmônico provoca um estado alterado de consciênia, se torna insatisfeito, descontente, tem sensações estranhas ou se torna sujeito a injustiças. Vulnerável a contaminações, baixa vitalidade, impotência, fragilidade física e emocional. Durante esse aspecto deve-se evitar contato com água, gás e combustíveis. Há risco de afogamento ou sufocamento. Pode se envolver em negócios complicados escândalos, fraudes etc. Deve-se ter cuidado com homens falsos e negligentes.
Sol-plutão
  • Dualidade vida-morte, afirmação dos instintos de morte. Poder instintivo para criação, tensão entre a consciência moral e pulsões primitivas. Angústia, obssessão, autodestruição e crises.
  • Em aspecto harmônico clareia o que estiver escondido, o caminho é através do signo e da casa onde estiver o sol. Há coragem para enfrentar as coisas das quais tem medo. Mudanças ocorrem de forma favorável e vão de encontro à sua vontade. Homens e autoridades que detém o poder podem trazer um benefício. Livra-se do que incomoda, tem determinação para colocar sua vontade. Propicia apresentação de propostas que tem por objetivo uma mudança ou transformação radical.
  • Em aspecto desarmônico a pessoa pode se encontrar numa situação de coação, domínio, manipulação, violência, separação dolorosa, conflito com homens e autoridades. Pode estar sujeita a presenciar situações secretas ou perigosas, testemunhar assassinatos, crimes e atividades perigosas. Sujeita-se à chantagem, isolamento forçado, ameaças, situações condenáveis ocultas. Nesse dia a pessoa não deve se expor, não deve enfrentar o poder e não provocar, pois não conseguirá vencer seus adversários.

rânsitos (ou Progressões) do Sol pelas Casas do Mapa Natal, por Anna Maria Costa Ribeiro

Trânsito do Sol na Casa 1

Aumenta a confiança, vitalidade, afirmação da identidade, aplica-se conscientemente no ambiente, sabe enfrentar situações, aparece, projeta-se, recebe atenção, entusiasma-se, sente-se mas importante, quer ser respeitado, admirado, considerado, comandar, liderar, magnânimo, centraliza.

Pode ser autoritário, arrogante, egoísta, vaidoso, vê seus interesses, fortalece-se, impõe, teima, não aceita interferência, não colabora, não divide, não esconde, influi nos outros, quer ler poder, fanfarrão, arbitrário.



Trânsito do Sol na Casa 2

Produtivo, interessado em melhorar situação financeira, insatisfeito com o que tem, deve organizar situação material, sobrevivência.

Quer acumular, comparar, ler posses para sentir-se seguro ou ter prestígio, quer provas, garantias, satisfações.

Ciúmes, exige lealdade. Quer melhorar alimentação, cria formas de subsistência e sobrevivências. Preocupa-se com futuro, desenvolve habilidades, quer mais status.

Investe, maneja seus recursos, ou gastos, despesas, desperdícios, vive em função do dinheiro, recebe presentes, quer conforto.

Trata com bancos, mercados de capitais, defende salário, testa os seus negócios ou até mesmo as pessoas, antes de envolver-se.

Agüenta dificuldades, descobre riqueza interior, vê valores tradicionais e conservadores.

Orgulho econômico, ou abusos de confiança com posses, desonestidade.



Trânsito do Sol na Casa 3

Afirma suas idéias, defende opiniões, marca presença no seu ambiente, desenvolve capacidade mental, aprende, estuda, movimenta-se, desloca-se, viaja, publica.

Curiosidade, crítica, análise, divulgação, habilidade manual, conferências, telefonemas, escritos, literatura, expressão mental.

Influência no ambiente, na vizinhança, com parentes. Conversas, contatos, comércio, trocas, agenciamento, intermediação, versatilidade. Fofocas, futilidades, superficialidades, fala demais, manipula pela comunicação.



Trânsito do Sol na Casa 4

Enfoque doméstico, com família, conforto, privacidade. Interesse em imóveis, propriedades, impostos prediais, melhoria em casa, preocupação com as necessidades básicas, quer proteção.

Anfitrião, ritual, ligação com pessoas da família, autorizações. Obrigações. Sonhador, impressionável, medo, memória, quer abrigo, ligado ao passado, muita imaginação, personalizar ambiente, carrega objetos de casa.

Rompe ou fortalece laços familiares, reação instintiva, conservador, árvore genealógica, atividades domésticas, trabalha em casa, volta para casa, vida interior, imita pessoas da família ou de sua cultura, assume família, é dominado pela família, quer ter casa ou família recebe prestígio em casa.

Medo de se expor, insegurança em avançar.



Trânsito do Sol na Casa 5

Quer expressar-se, criar, viver, amar, divertir-se, aumenta magnetismo, precisa brilhar, ser respeitado, empreendedor, tem iniciativa, melhora educação, quer fazer impressão, autoritário, ostenta.

Aventuras, jogos, quer prazer, desejo sexual, arrisca-se, sente-se forte, motivado ou poderoso, não quer restrições, precisa soltar emoções, ter hobby,  fazer esportes, brincar.

Quer mais e melhor, aumentar seu espaço, dramatiza.

Orgulhoso, quer mordomia, sentir-se especial, exibir-se, expor, não ser esquecido, pode abusar para chamar atenção.

Especulações, aventuras sentimentais, alegria, teatral, precisa de público. Quer juntar sucesso com diversão, relacionamentos agradáveis e sexo. Feliz quando pode criar.



Trânsito do Sol na Casa 6

Cuidar do seu corpo e saúde para evitar problemas, baixa vitalidade, recuperação lenta.

Aparece no trabalho, organiza ou chefia, quer ser reconhecido pelo que faz, orgulha-se do seu trabalho ou problemas no trabalho. Exigente, quer seus direitos, lutar pelo que faz ou brigas.

Conhece pessoas interessantes ou importantes no meio profissional, recompensa no emprego, vive para o trabalho, desenvolve métodos, torna-se mais prático e útil, faz escalonamento no trabalho, percebe suas inadequações, vê os pontos fracos.

Preocupa-se com ordem, limpeza, higiene, arrumação, rotina, sanea mento, serviço público, natureza, ecologia.

Devotado à sua causa, trabalhador, ou descontente com trabalho, faz por obrigação, descontrole emocional, hipocondria, doença, tratamento médico ou psicológico.

Especializa-se ou faz artesanatos, moda, dietas, nutrição. Preocupação, ansiedade, sente-se subalterno, menos liberdade, fraqueza física, arranja trabalho.

Relações com empregados, precisa dar atenção aos subordinados, colegas. Interesse ou problemas com animais domésticos ou de pequeno porte.



Trânsito do Sol na Casa 7

Presta mais atenção nos outros, torna-se mais sociável, desenvolve relacionamentos para sentir-se mais segura e firme, tem que ver as necessidades dos outros primeiramente, não quer ficar só, procura pessoas.

Associa-se, situação de parceria em qualquer nível, quer brilhar perante os outros ou junto com os outros. Considerações sobre as opiniões alheias ou discórdia, briga, opõe-se. Também pode deixar-se influenciar pelos outros, atrai clientela, público, torna-se conselheiro, árbitro.

Cooperação, compromisso, ajusta-se aos outros, usa os outros ou depende deles, bajula, envolve-se com as coisas dos outros, estratégia, diplomacia, rivalidade, concorrência ou alianças.

Psicologia, conhece-se através do contato com os outros, sente-se contente ou prestigiado quando é convidado, não quer ser esquecido.

Encontra inimigos, adversários mais fortes que você, atrai desentendi mento, reclama, culpa, ofende. Entra em litígios. Roubos.



Trânsito do Sol na Casa 8

Sangue-frio, tem que se controlar, quer transformar ou manipular pessoas ou situações, usa instinto. Rompe com passado, renova, renasce se fizer mudanças, encontra desafios, luta de poder, sente-se melhor quando entra na luta.

Precisa partilhar, envolve-se intensamente, sujeito a inveja, usa ou recebe recursos dos outros, apoio material.

Situações difíceis, tensas, de medo ou sentimento de perda, sente-se levado. Problemas de herança, impostos, bens, taxas, bancos. Sabe ajudar ou cuidar dos outros, mas pode subjugar. Quer fazer algo duradouro.

Preocupa-se com as necessidades sociais, quer ultrapassar-se, ir além de si mesmo através de um envolvimento profundo com alguém ou alguma coisa.

Investimentos, ou atrai investimentos, doações dos outros. Premeditação, manipulação, cumplicidade, ligações intensas disfarçadas.

Psicoterapia, rompe com padrões inúteis do passado (se tiver outros trânsitos mais fortes que estimulem isso). Arrisca-se, quer desafios, agüenta pressão, atrai sexo, lutas de força.

Lucro com parceria, associações ou atividades sociais, não necessariamente financeiras, capacidade de gerenciar seus investimentos, Pesquisa, restauração, negócios, seguros, mercados de capital, empreendimentos coletivos.

Acaba alguma coisa, às vezes cirurgias, tratamento químico. Ou pode ter problemas com sexo, cirurgia, heranças, escândalos públicos, morte de alguém ou de alguma situação.



Trânsito do Sol na Casa 9

Quer crescer, viajar, fazer coisas diferentes, anunciar, divulgar, aprender, cursar, evoluir.

Busca orientação, guia, guru. Pensamento mais otimista, filosófico ou fanático, dogmático.

Dificuldade de se adaptar, encontrar defeitos, insatisfações, injustiça.

Quer agir à sua maneira, precisa de liberdade, aventura.

Orgulho, confiança, faz-se, exagera, não termina, pega mais do que pode, quer coisas ou pessoas que não tem, acha que longe é melhor.

Contatos com estrangeiros, turismo, pessoas de localidades mais distantes, religiosos, místicos.

Interesse em símbolos, significados, sonhos, visões, visualizações, educação, cursos extracurriculares, capacidade de ver longe, previsões ou problemas de visão.

Faz mais relacionamentos, conhece pessoas e locais diferentes. Cansado da rotina, faz campanha, aparece lado moralista, defende ética, sabe o que passa no mundo e fora de casa.

Conflitos religiosos ou raciais, trabalho mental, mais visão ou lucidez, aumenta seus horizontes.



Trânsito do Sol na Casa 10

Aparecer mais, mostrar sua imagem, currículo ou serviço. Desenvolver profissão, aperfeiçoar posição social, contatar autoridades, subir na vida, atuar diretamente na sociedade, ser objetivo para realizar o que deseja.

Cultivar sua vocação para estabelecer caminho na vida com mais satisfação, projetar-se. Situação de prestígio, chama atenção, ambição, cuidado com o que faz, pois tudo pode vir à luz e ser criticado.

Não se acomoda, oportunidade de ser reconhecido ou respeitado, lidera, assume compromisso. Podem acontecer revezes, problemas profissionais ou sociais, comportamento autoritário e sem escrúpulos, utiliza-se dos outros, prejuízos.

Relações com pessoas do seu trabalho ou de hierarquia mais elevada. Atenção com reputação, quer mais poder, recebe tarefa ou cargo maior, envolve-se em situações profissionais ou sociais.



Trânsito do Sol na Casa 11

Quer coisas diferentes e originais ou que tragam evoluções, participa de grupos, associações, fraternidades, partidos, sindicatos, clubes, máfias, "panelinhas", elites.

Amigos ajudam ou conhece outras pessoas, reuniões sociais ou comunitárias, busca grupos, desenvolve ideais e projetos.

Mais idealista, científico, humanitário, universalista, progressista.

Atividades grupais, diversos planos para futuro, inventivo e criativo, en contra soluções ou proteção, alcança objetivo com apoio dos outros, pistolões ou afilhados, mais simpatia e sociabilidade, contato com público, eleitores.

Não quer ficar sozinho, mas precisa de liberdade.



Trânsito do Sol na Casa 12

Quer privacidade, fica com poucas pessoas ou somente os íntimos, não se expõe, retira-se. Capacidade de sacrifícios, renúncia, anonimato, timidez.

Serviço sociais, tratamento médico ou terapias, fragilidade da saúde, contato com pessoas doentes ou marginais, atrai estranhos, pessoa fora do seu círculo social normal.

Ligado à natureza, misticismo, simpatia pela humanidade, desprendimento. Intuição, visões, percepções, sensibilidade, impressionabilidade, sofrimento.

Situações ocultas, clandestinas, sente-se aprisionado, reprimido, medo, angústia. Vulnerabilidade física ou psíquica, neurose, perseguições, fraudes, traições, decepções.

Desapego, devoção, compreensão, permissão, sente-se perdido, busca soluções mais fáceis, faz concessões, entra em dificuldades face seu comportamento, foge, não assume, isolamento.

Vê o que outros não vêem, situação de irrealidade, quietude, fantasmas, vida subjetiva e inconsciente, alienado.

Trabalho atrás das cenas, em grandes instituições, assessora, esconde-se, protege-se, pesquisa, sentimento monástico, sujeito a ficar preso, atrai inimigos, desconfianças.


O Sol é nosso astro maior, responsável por importantes vibrações, o Sol é, sem dúvida, um dos maiores influenciadores do zodíaco. Quando o Sol está em trânsito pelas casas do zodíaco, muitos acabam sofrendo fortes variações e mudanças relacionadas à personalidade. A movimentação do Sol marca um momento onde é evidenciada a necessidade de se distinguir. Esta distinção vem em diversas áreas da vida e está principalmente relacionada a comportamentos relacionados à construção de nossa própria identidade.
O Sol é visto por todos como o ascendente maior. Sempre iluminando a casa que ocupa, o astro dá clareza às ideias e proporciona grandes chances de sucesso garantido. As habilidades são evidenciadas e somos tomados por uma forte vitalidade, capaz de nos tornar ainda mais fortes e capazes de realizar aquilo que almejamos. Nos tornamos motivados pelo sentido de identidade que vem desta força vital.

Sol na Casa 1

Quando o Sol transita pela casa, um forte impulso pode ser notado. As pessoas passam a se expressar de maneira mais espontânea e com mais intensidade. O respeito é ainda mais valorizado e o reconhecimento pelos outros ganha destaque e evidência. O período é favorável para aqueles que buscam assumir novas responsabilidades e trilhar com segurança o próprio caminho.
O momento também é marcado por uma grande aura de carisma e magnetismo. O temperamento das pessoas tende a ficar mais animado e a vitalidade física mais evidente e potente. As verdadeiras realizações tornam-se mais importantes e são influenciadas pela criatividade.
Palavra do Sol na Casa 1: prioridade

Sol na Casa 2

No trânsito do Sol pela casa 2, as questões materiais ganham evidência. Predominam assuntos e decisões relacionados à vida financeira. Bens materiais e a busca por riquezas se tornam muito importantes neste momento. A busca pela riqueza interior também ganha destaque durante este trânsito do Sol. As qualidade, os talentos e as habilidades pessoais são valorizadas e geram um excelente desenvolvimento pessoal. O momento é bom para que todos possam compreender a importância de seus ganhos e planejar a conquista de novos sonhos.
Palavra do Sol na Casa 2: talento

Sol na Casa 3

O desenvolvimento mental, intelectual e as habilidades ligadas à comunicação. As manifestações cientificas, passam a ser voltadas para uma exploração da necessidade interna. A busca por compreender processos e por entender melhor os funcionamentos da vida trará amadurecimento e a capacidade de crescimento pessoal e profissional. Durante este período, será possível aprender e crescer muito com as interações e com as relações de troca.
Palavra do Sol na Casa 3: intelecto

Sol na Casa 4

A transição por essa casa favorece as heranças e ligações familiares. Os padrões ancestrais são valorizados e se tornam fonte de importantes conhecimentos. O período é marcado por uma enorme necessidade de fortalecer a relação familiar, porém com o desafio de criar independência mesmo com esse forte laço. Para evoluir durante este período, é preciso se libertar de alguns condicionamentos. Essa liberdade será capaz de mostrar novos caminhos que obrigarão a redefinir o senso de identidade de cada um.
Palavra do Sol na Casa 4: Consciência

Sol na Casa 5

A busca pelo prazer se desenvolve principalmente na busca pela identidade. Através de uma aguçada criatividade artística, muitos se tornarão capazes de desenvolver de maneira ainda mais efetiva seus campos intelectual, emocional e material. As emoções se tornam intensas e ardentes e a alegria de viver motiva toda conquista que possa vir a acontecer. É preciso ter cuidado para não apagar esse entusiasmo e se afastar das boas oportunidade. É essencial saber lidar com o coletivo, porém sem perder a individualidade.
Palavra do Sol na Casa 5: totalidade

Sol na Casa 6

Nesta casa, o Sol age diretamente no senso de realização de cada um, o momento é propício para novas descobertas. O período é indicado também para cuidados especiais com a saúde ou início de uma nova dieta. A interferência do Sol nestas áreas ajuda na definição de novas metas e auxilia o senso de identidade fortalecendo e estimulando a força de vontade. É aconselhado também usar esse período para desenvolver novas habilidades e competências, isso pode proporcional um novo sentido ao seu valor pessoal e profissional.
Palavra do Sol na Casa 6: sutileza

Sol na Casa 7

O momento é ideal para desenvolver e estreitar relacionamentos e parcerias, sejam elas amorosas ou sociais. A participação em atividades em grupo trará novas possibilidades de expressão e poderá contribuir positivamente na autodefinição da personalidade de cada um. Mas é preciso ter cuidado e evitar que o próprio desenvolvimento se esconda atrás da identidade de outra pessoa. Será preciso enfrentar seus próprios desafios na construção e solidificação de bons relacionamentos.
Palavra do Sol na Casa 7: impacto

Sol na Casa 8

A presença do Sol na Casa 8 torna o momento favorável para exposição de paixões ocultas. Através de emoções, não resolvidas no passado, os sentimentos tendem a voltar à tona e apresentar de maneira intensa. A intimidade torna-se mais profunda, devido a isso será preciso ter cuidado com os sentimentos. O principal objetivo do período é aprender a expandir e transcender seus limites emocionais.
Palavra do Sol na Casa 8: profundidade

Sol na Casa 9

O aumento da compreensão apresenta uma nova perspectiva de vida. Através de viagens, leituras e pesquisas, a vitalidade ganha forças e se torna ainda mais presente e intensa no dia a dia. O momento apresenta que a vida está sempre se expandindo. E, para compreender bem isso, será preciso entender que em determinados momentos a alma precisa ir mais longe. Acredite e facilite a aceitação de conceitos abstratos.
Palavra do Sol na Casa 9: expansão

Sol na Casa 10

O trânsito do Sol sobre a Casa 10 apresenta que as energias devem ser dedicadas à carreira e às conquistas profissionais. A boa imagem social será capaz de trazer bons frutos e contribuir positivamente para construção e consolidação da personalidade. O momento é bom para desenvolver ainda mais a autodisciplina, a perseverança e a habilidade de concentrar sua energia e vontade. Para atingir grandes realizações e conquistar admiração, será preciso apenas ter cuidado com a ambição.
Palavra do Sol na Casa 10: autoridade

Sol na Casa 11

Neste momento, a busca pelo progresso social está fortemente ligado à participação em atividades em grupo. A interação entre o individual e o coletivo criam uma grande sensibilidade e tornam todos ainda mais humanos e dedicados. É neste momento que pode surgir uma nova consciência pública capaz de apresentar soluções alternativas a diferentes conflitos do grupo.
Palavra do Sol na Casa 11: desenvolvimento

Sol na Casa 12

O trânsito do Sol sobre a Casa 12 apresenta um momento de paradoxo. Ideal para esclarecer e desenvolver a identidade de cada um, o momento requer um desenvolvimento e uma conscientização. Para alcançar aquilo que se deseja, será preciso dissolver, desestruturar e subverter as fronteiras individuais. O período é bom para que cada um consiga se conscientizar sozinho.
Palavra do Sol na Casa 12: isolamento

Todo mês eu aviso lá no Facebook e no blog e no twitter: alerta de entrada do Sol no signo tal. Porque todo mês, o Sol entra em um novo signo, ou seja: começa a fase dos aniversários daquele signo. E toda vez que ele muda de signo, ele entra em uma nova casa no seu Mapa.  Veja a explicação no texto ou no vídeo logo abaixo.
Imagine uma empresa com vários departamentos: jurídico, RH, compras, vendas. O ideal é que todos estejam bem para que o todo funcione.
Nosso mapa, nosso documento astral, tem 12 departamentos.  Eles se completam de uma forma perfeita, abordando todos os assuntos possíveis e se equilibram. O ideal é q a gente consiga  dar atenção a todos. Mas qual eu olho primeiro? Qual eu olho depois…?
Pra isso você tem um documento pessoal, que é seu Mapa Astral. Ele é como a tela de um GPS. É a sua comunicação com a central, orientando seu caminho.
E essa central é tao legal que nesse documento chamado de Mapa astral, ela colocou até uma agenda.
O TRÂNSITO DO SOL
O trânsito do Sol não é do tipo que provoca acontecimentos. Mesmo porque ele é muito rápido, ele só passa um mês em cada signo. O que ele faz é acender a luz, e jogar sua atenção para aquela casa.
Ele faz isso de duas maneiras.
  1. Iluminando, facilitando a visão daquela área. Imagine que acabou a luz na sua casa e você pega uma lanterna. Você tem consciência de toda a sua casa. Mas você enxerga melhor o local aonde a lanterna aponta. Por isso, quando ele entra em uma Casa do Mapa, você consegue resolver as questões daquela área com mais facilidade. Não porque o Sol vá resolver, mas porque de repente, ficou mais fácil enxergar.
  2. A segunda coisa que ele faz é chamar a sua atenção. Já sentiu uma mudança de foco, de repente? “Me deu uma vontade de viajar, coisa rápida, um fim de semana…”. É a central te avisando que é hora de olhar para aquele assunto, ver como andam as coisas por ali. Como uma agenda de lembretes no seu mapa.
Trânsito do Sol + brinde: Lunação
Agora vem a parte mais incrível. Essa central que faz a agenda mensal do seu Mapa, também coloca nessa casa um cupom que te dá direito a reformar ou iniciar algo que você percebeu que é importante, depois que o Sol iluminou tudo. Esse cupom é a lunação.
Lunação é a Lua Nova, é aquele dia em que a Lua encontra o Sol e começa um novo ciclo mensal.
Se você já curtiu a página Astrologia na Prática no Facebook você deve ter notado que eu faço aquele barulho quando tem Lua Nova chegando: “Lunação! Lunação!”. Porque a Lunação é a oportunidade de começar, recomeçar ou transformar algo naquela área, de 3 dias antes a 3 dias depois da data em que ela acontece.
O Sol nas Casas
Eu vou comentar rapidamente o que o Sol ilumina quando passa por cada casa. Não esquece que nessa casa vai acontecer a lunação também.  Na página do Facebook eu deixo um alerta com antecedência.

Casa 1
Aparência, apresentação pessoal.
Você identifica melhor como é visto pelos outros e chama mais a atenção agora. Está mais fácil identificar o que precisa ser mudado, e você tem motivação ou oportunidades de melhorar sua aparência, sua apresentação pessoal. Pense em você primeiro, em todas as decisões que tomar.
Sol na casa 1 não é revolução solar, que mexe tudo. Sol na 1 só destaca a casa 1.
Casa 2 
Vida material em destaque. Coloque a vida financeira em ordem, inicie um novo investimento, tome as decisões financeiras que precisa tomar agora. Faça uma limpa nas suas coisas, valorize o que você tem, cuidando, reformando. Negocie dívidas, salários, pagamentos e especialmente descubra e desenvolva seu valor próprio.
Casa 3
Anote suas ideias. E preste atenção nelas. Sua mente fica mais clara e sua comunicação também. Faça contato com irmãos e parentes. Comece um curso rápido. Saia do seu ambiente e visite locais próximos que não conhece. Comunique-se com todo mundo, mane mensagens. É hora de intercâmbios e descobertas.
Casa 4
Reserve um tempo de qualidade para sua família. Esqueça os outros assuntos, mesmo que por um dia, e fique com a família: visite os pais ou faça atividades com eles. Resolva assuntos pendentes nessa área. Faça uma limpeza completa na casa, receba pessoas. Mude os moveis de lugar.
Casa 5
Aproveite seu tempo com os filhos e crianças. Aceite convites para festa, atividades culturais e esportivas, encontros sociais. Qualquer coisa que envolva lazer, sem compromisso. Mesmo que o mundo esteja desabando,
Casa 6
Não adie questões de saúde. Comece aquela dieta, aquele esporte, aquele algo que você se promete há tempos para sua saúde. Valorize seu tempo com seus animais de estimação. Ajude as pessoas sem esperar retorno.
Casa 7
Faça as pazes. Não deixe mal entendidos no ar. Resolva seu relacionamento. Renovando, discutindo, terminando. Mas não adie. Defina sua relação.
Casa 8
Encare seu lado sombra, seu lado escuro, porque ele existe. Você pode se transformar em alguém melhor quando visita seus esgotos, seus segredos. Seu lado ruim existe. Você pode se perdoar, pode se reformar, pode se livrar de todo pensamento tóxico, toda veneno emocional guardado.
Casa 9
Reserve um momento para renovar ou repensar sua fé. Se você tem uma religião, é hora de se reaproximar dela. Se não tem, pode ser o momento de buscar um caminho de fé que faça sentido pra você. Ou uma filosofia. Seu lado otimista acorda, tente sonhar grande, redescobrir ideais que você abandonou. Invista no seu conhecimento, buscando livros, cursos superiores, ou arrisque planejar uma longa viagem.
Casa 10
Hora de rever sua metas. Aonde você quer chegar? Você esta trabalhando por isso? Seja objetivo e invista no seu crescimento profissional e social. Faça algo por suas metas de vida. Busque uma nova oportunidade, ou valorize suas conquistas.
Casa 11
Retome contato com seus amigos. Faça o possível para encontrar amigos pessoalmente, reserve um tempo para eles. Entre em um grupo  com o qual se identifica: uma associação, partido político, grupo alternativo. E procure sair de você mesmo e observar a sociedade, o coletivo. O que você pode fazer pra melhorar o mundo, para ajudar pessoas?
Casa 12
Reserve períodos de isolamento. Você precisa de um tempo pra refletir ou simplesmente para ficar em silêncio. Os sonhos estão meio perturbadores, mas trazem informações. Sabe aquele seu medo, fobia, bloqueio? Você tem mais acesso às razões inconscientes desse medo. Quer se livrar deles agora? Comece uma terapia na semana da lunação ou enfrente a situação que deve aparecer agora para colocar você diante dos seus medos para superá-los.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas