saturno nas casas
Saturno nas casas astrológicas e nos signos
Saturno é o planeta dos limites, da disciplina, da responsabilidade, da restrição, da estrutura, do dever cumprido, da competência, do amadurecimento, da sabedoria na velhice, do amadurecimento, do trabalho meticuloso, da seletividade. A casa astrológica que Saturno ocupa no mapa exige responsabilidade e amadurecimento para vencer as dificuldades. E quando se empenha nessa área, quando executa um trabalho meticuloso e se esforça, Saturno lhe dá em troca a estruturação.
Saturno rege o signo de Capricórnio, o signo relacionado à casa 10, da carreira profissional, das aspirações e ambições, e por isso, onde está Saturno é onde se tem maior desejo de vencer e superar todos os obstáculos que, com certeza, aparecem para desafiar o seu senso de estratégia. E em todas as áreas da vida Saturno está sempre presente. É o esforço continuado do atleta que se prepara para uma competição; é o esforço do empresário para administrar sua empresa ou do empregado que se dedica ao seu trabalho com empenho.
Quando Saturno no seu trânsito pelo zodíaco passa pelas casas astrológicas, vai despertando o seu interesse pelos assuntos relacionados à casa do seu mapa exigindo estruturação e responsabilidade. Nos assuntos da casa você se torna mais seletivo e algumas vezes tem que enfrentar bloqueios iniciais para adquirir a segurança que procura. E é exatamente onde saturno provoca desafios é onde você pode encontrar sucesso superando as dificuldades.
Saturno provoca medo e bloqueios psicológicos na casa que ocupa no mapa astrológico. Saturno no signo limita ou estrutura a expressão do signo; Saturno na casa astrológica provoca medo de não desenvolver os assuntos da casa, mas os valoriza e se empenha neles. É onde encontra maiores desafios.
SATURNO EM ÁRIES - Deseja ter mais iniciativa e coragem, tem necessidade de superar bloqueios pessoais para poder afirmar a sua individualidade. Pode ter dificuldade em se impor ou em se lançar em coisas que deseja, por não confiar muito em si mesmo. Alguns se tornam muito impositivos, uma tendência excessiva de lutar e combater as dificuldades e deficiências.
SATURNO NA CASA 1 - Revela um corpo magro e deficiências na infância. Tem dificuldade em lançar-se em algo, mas se decide, o faz com firmeza. Alguns se tornam excessivamente cautelosos e pessimistas; outros se tornam seguros e sabem exatamente o que pretendem, tendo uma noção definida de seus objetivos. Valorizam a realização profissional e o respeito.
SATURNO EM TOURO - Indica cautela afetiva, tem medo de se machucar. Restringe o prazer e tem seriedade na vida material. Deseja ter segurança e pode ser excessivamente materialista, considerando o dinheiro como algo mais importante de tudo.
SATURNO NA CASA 2 - Quer administrar com cuidado os bens e recursos; se preocupa em poupar e em construir algo para o futuro. Talvez tenha medo excessivo de ficar pobre. Deseja estabelecer algo que lhe dê segurança. Não arrisca em investimentos que não sejam seguros, prefere investir em coisas que tenham durabilidade ou de longo prazo. É econômico mas um pouco sovina. Valoriza seus talentos e o que lhe traz estabilidade e certezas na vida.
SATURNO EM GEMEOS - Indica medo em não saber se comunicar ou alguma dificuldade da fala ou na escrita. Tem receio da polêmica e da discussão ou das suas idéias não serem bem aceitas. Também pode qurer impôr suas idéias. Alguns são cuidadosos na comunicação e desejam aprender mais e adquirir um conhecimento estruturado do que aprendem. Leva a sério o que aprende e gosta de estudar. Valoriza a razão.
SATURNO NA CASA 3 - Tem cuidado na comunicação, evita falar demais ou dizer o que não deve, mas é objetivo na sua fala e pode ser duro com as palavras. É seletivo com as informações que recebe e checa a veracidade do que ouve ou lê. Tem necessidade de aprender com seriedade, não se dedica a conversas fúteis e nem por tempo prolongado. Valoriza a gramática, a escrita e a exatidão das palavras.
SATURNO EM CANCER - Indica carência embora tenha dificuldade em admitir isto. Valoriza a família e um dos pais é fundamental. Pode ter medo de se mostrar frágil e vulnerável, dá muita importância ao afeto e é sensível. Quando aprende a melhorar a expressão de seus sentimentos, e os admite, seu afeto é dedicado.
SATURNO NA CASA 4 - Um dos pais pode ser rígido ou ser ausente. Não se sente bem com a família ou vive longe da família. Deseja fundar sua própria família mas pode impor muitas regras e imposições. Também por ter que assumir responsabilidade com a família ou dar proteção a alguém da família. Valoriza o núcleo familiar e os bens imóveis.
SATURNO EM LEÃO - Valoriza o respeito e a dignidade e deseja ser mais firme, porém pode se tornar tão firme que chega ao autoritarismo. Secretamente teme não ser bastante interessante e se esforça para manter a auto-estima.
SATURNO NA CASA 5 - Tem responsabilidade com os filhos ou pode ter dificuldade em ter filhos. Não gostam de amores fortuitos ou informais e preferem um relacionamento sério. Deve aprender a se divertir e se soltar. No amor, deve aprender a se valorizar pois deseja ver valorizado. Os hobbies podem estar ligados ao trabalho.
SATURNO EM VIRGEM - Preocupa-se com limpeza, organização, higiene, alimentação, dieta. Pode ser perfeccionista ou em fazer as coisas corretamente. É voltado para o trabalho, tem concentração no mundo prático e pode desenvolver várias habilidades. Tem medo de ser crédulo ou tolo, por isso o ceticismo pode ser o seu escudo. Alguns podem ser excessivamente técnicos ou científicos, e poderão levar contribuição à sociedade desta maneira.
SATURNO NA CASA 6- Ocupa-se com muitas tarefas e as desempenha com competência. Preocupa-se com a saúde mas pode ter dificuldade em adotar um programa de exercícios ou de se disciplinar na alimentação. Gosta da organização e ordem e exige isso também dos outros. Se esforça muito no trabalho ou tem um trabalho que exije muita dedicação e responsabilidade. Pode ter problemas de saúde relacionados aos dentes, ossos, pele, cabelo ou doenças crônicas.
SATURNO EM LIBRA - Tem interesse e seriedade nos relacionamentos sociais, considera importante a educação fundamental e a razão. Tem forte necessidade de justiça, e se sente contrariado diante de injustiças. É equilibrado e ponderado com as pessoas e sempre verifica se está sendo justo e correto.
SATURNO NA CASA 7 Tem interesse e seriedade no casamento ou sociedade de negócios. Sente atração por pessoas mais velhas, mais seguras e mais experientes. Os relacionamentos podem acontecer mais tarde na vida, devido a necessidade de fazer as escolhas corretas, se empenha para manter os relacionamentos e é seletivo até mesmo com amizades. No entanto não gosta da solidão. Escolhe como parceiro alguém que seja competente e voltado para a sua carreira. As mulheres tendem a procurar um pouco seus pais nos homens escolhidos; os homens tendem a ser paternais.
SATURNO EM ESCORPIÃO - Tende a querer enxergar além da superfície, ser mais profundo, por isso talvez se interesse por esoterismo, psicologia e outros assuntos que explorem a fundo o ser humano. Pode ter medo do seu lado instintivo ou dos seus sentimentos menos aceitáveis, como também das outras pessoas. Alguns podem ser muito cruéis mas a maioria sabe que é necessário controlar este lado cego e instintivo da existência humana.
SATURNO NA CASA 8 - Sente-se rejeitado e pode ocorrer rejeição em alguma época da vida, talvez do pai. No entanto, dissimula esse sentimento ou o passado, enquanto tenta compreender melhor o comportamento das pessoas. Tem seriedade quanto á sexualidade, por vezes se esforçando para ter uma atuação perfeita e pode se sentir inseguro. Mas também pode se tornar competente nesse campo e ser muito seletivo na escolha de seus parceiros e é muito discreto quanto á sua intimidade.
SATURNO EM SAGITÁRIO - Sente necessidade de compreender e entender as leis do mundo e prefere sistemas filosóficos ou religiosos bem estruturados. Raramente muda seu ponto de vista. Tem aversão a figura do aventureiro irresponsável mas valoriza muito a sua independência. É defensor da verdade, não gosta de excessiva relatividade na interpretação de determinadas coisas. Não é muito entusiástico ou exagerado.
SATURNO NA CASA 9 - Vê a necessidade de desenvolver uma visão de vida realista e consistente e por isso não constrói sonhos que não tenham consistência. É seletivo quanto às filosofias e religião. Tende a escolher um sistema filosófico ou religioso em que predomine uma visão de trabalho e responsabilidade. A educação superior pode ser importante e ter uma religião ou crença que pode ser uma base de sustentação e que ajuda a desenvolver a sua perspectiva com relação ao mundo.
SATURNO EM CAPRICORNIO - É responsável, os pais podem ter exigido responsabilidades desde a infância ou tem de assumir muitos encargos ainda jovem. Esforçado, tem seriedade quanto á sua atuação no mundo. Quer ser respeitado e levado em consideração. Não se desvia facilmente das coisas que se propôe e suas escolhas são duradouras. Tem persistência e tenacidade.
SATURNO NA CASA 10 - Os pais podem ser muito ambiciosos e desejam que você alcance o sucesso na vida. Existe um forte desejo de ser uma autoridade em sua profissão, e para isso trabalha muito. Tem medo do não reconhecimento e, mesmo que não admita, é sensível a imagem que você passa para as pessoas, ao que elas acham de você. tenta transmitir seriedade. Acredita mais no empenho do que no fator sorte. Valoriza a realização e ascensão profissional.
SATURNO EM AQUARIO - Os princípios e a verdade, é essencial. Pode ser rigido e frio em nome do que acredita. Tem seriedade com o grupo, com a comunidade e preocupa com a sociedade e em fazê-la mais justa, ainda em que apenas em seu universo. Pode não se achar muito inventivo e temer mudanças. Porém é muito firme e persistente quando deseja mudar algo.
SATURNO NA CASA 11 - Escolhe bem os amigos, tem poucos mas bons amigos. Quer amizades leais e duradouras. Não se sente muito à vontade em grandes grupos. Os planos para o futuro sempre envolvem a profissão e muitos dos planos são investimentos de longo prazo. Se preocupa com a humanidade, mas ao mesmo tempo é cauteloso com as pessoas e não ingressa entusiasticamente em qualquer causa, e sim, apenas naquelas em que pode colaborar de forma prática e realmente ver algo realizado.
SATURNO EM PEIXES - Tem medo de sonhar e da sua intuição ou leva muito a sério seus sonhos e premonições. Teme ser frágil ou vítima e é pouco tolerante com as pessoas que fingem estar vitimizadas. É uma pessoa muito sensível e que, algumas vezes, somatiza problemas emocionais em função disso. Assume responsabilidade em ajudar os outros, é solidário, e tem medo de algum dia estar na posição de ser ajudado.
SATURNO NA CASA 12 - Denota algum desconforto no período pré-natal, os pais podem ter tido dificuldades nesse período. Internamente, pode ter muitas preocupações e tendência a depressão. Mas pode reverter esta tendência quando se dedica a entender melhor o seu interior. Quando decide desenvolver-se o lado espiritual e intuitivo em sua vida, pode alcançar sucesso. Se acredita em outras vidas, pode ter tido nelas grande responsabilidade e ter sido uma figura de autoridade. Entretanto, pode haver a necessidade de revê-las, para trabalhar sobre problemas crônicos de outras vidas.
Saturno rege o signo de Capricórnio, o signo relacionado à casa 10, da carreira profissional, das aspirações e ambições, e por isso, onde está Saturno é onde se tem maior desejo de vencer e superar todos os obstáculos que, com certeza, aparecem para desafiar o seu senso de estratégia. E em todas as áreas da vida Saturno está sempre presente. É o esforço continuado do atleta que se prepara para uma competição; é o esforço do empresário para administrar sua empresa ou do empregado que se dedica ao seu trabalho com empenho.
Quando Saturno no seu trânsito pelo zodíaco passa pelas casas astrológicas, vai despertando o seu interesse pelos assuntos relacionados à casa do seu mapa exigindo estruturação e responsabilidade. Nos assuntos da casa você se torna mais seletivo e algumas vezes tem que enfrentar bloqueios iniciais para adquirir a segurança que procura. E é exatamente onde saturno provoca desafios é onde você pode encontrar sucesso superando as dificuldades.
Saturno provoca medo e bloqueios psicológicos na casa que ocupa no mapa astrológico. Saturno no signo limita ou estrutura a expressão do signo; Saturno na casa astrológica provoca medo de não desenvolver os assuntos da casa, mas os valoriza e se empenha neles. É onde encontra maiores desafios.
SATURNO EM ÁRIES - Deseja ter mais iniciativa e coragem, tem necessidade de superar bloqueios pessoais para poder afirmar a sua individualidade. Pode ter dificuldade em se impor ou em se lançar em coisas que deseja, por não confiar muito em si mesmo. Alguns se tornam muito impositivos, uma tendência excessiva de lutar e combater as dificuldades e deficiências.
SATURNO NA CASA 1 - Revela um corpo magro e deficiências na infância. Tem dificuldade em lançar-se em algo, mas se decide, o faz com firmeza. Alguns se tornam excessivamente cautelosos e pessimistas; outros se tornam seguros e sabem exatamente o que pretendem, tendo uma noção definida de seus objetivos. Valorizam a realização profissional e o respeito.
SATURNO EM TOURO - Indica cautela afetiva, tem medo de se machucar. Restringe o prazer e tem seriedade na vida material. Deseja ter segurança e pode ser excessivamente materialista, considerando o dinheiro como algo mais importante de tudo.
SATURNO NA CASA 2 - Quer administrar com cuidado os bens e recursos; se preocupa em poupar e em construir algo para o futuro. Talvez tenha medo excessivo de ficar pobre. Deseja estabelecer algo que lhe dê segurança. Não arrisca em investimentos que não sejam seguros, prefere investir em coisas que tenham durabilidade ou de longo prazo. É econômico mas um pouco sovina. Valoriza seus talentos e o que lhe traz estabilidade e certezas na vida.
SATURNO EM GEMEOS - Indica medo em não saber se comunicar ou alguma dificuldade da fala ou na escrita. Tem receio da polêmica e da discussão ou das suas idéias não serem bem aceitas. Também pode qurer impôr suas idéias. Alguns são cuidadosos na comunicação e desejam aprender mais e adquirir um conhecimento estruturado do que aprendem. Leva a sério o que aprende e gosta de estudar. Valoriza a razão.
SATURNO NA CASA 3 - Tem cuidado na comunicação, evita falar demais ou dizer o que não deve, mas é objetivo na sua fala e pode ser duro com as palavras. É seletivo com as informações que recebe e checa a veracidade do que ouve ou lê. Tem necessidade de aprender com seriedade, não se dedica a conversas fúteis e nem por tempo prolongado. Valoriza a gramática, a escrita e a exatidão das palavras.
SATURNO EM CANCER - Indica carência embora tenha dificuldade em admitir isto. Valoriza a família e um dos pais é fundamental. Pode ter medo de se mostrar frágil e vulnerável, dá muita importância ao afeto e é sensível. Quando aprende a melhorar a expressão de seus sentimentos, e os admite, seu afeto é dedicado.
SATURNO NA CASA 4 - Um dos pais pode ser rígido ou ser ausente. Não se sente bem com a família ou vive longe da família. Deseja fundar sua própria família mas pode impor muitas regras e imposições. Também por ter que assumir responsabilidade com a família ou dar proteção a alguém da família. Valoriza o núcleo familiar e os bens imóveis.
SATURNO EM LEÃO - Valoriza o respeito e a dignidade e deseja ser mais firme, porém pode se tornar tão firme que chega ao autoritarismo. Secretamente teme não ser bastante interessante e se esforça para manter a auto-estima.
SATURNO NA CASA 5 - Tem responsabilidade com os filhos ou pode ter dificuldade em ter filhos. Não gostam de amores fortuitos ou informais e preferem um relacionamento sério. Deve aprender a se divertir e se soltar. No amor, deve aprender a se valorizar pois deseja ver valorizado. Os hobbies podem estar ligados ao trabalho.
SATURNO EM VIRGEM - Preocupa-se com limpeza, organização, higiene, alimentação, dieta. Pode ser perfeccionista ou em fazer as coisas corretamente. É voltado para o trabalho, tem concentração no mundo prático e pode desenvolver várias habilidades. Tem medo de ser crédulo ou tolo, por isso o ceticismo pode ser o seu escudo. Alguns podem ser excessivamente técnicos ou científicos, e poderão levar contribuição à sociedade desta maneira.
SATURNO NA CASA 6- Ocupa-se com muitas tarefas e as desempenha com competência. Preocupa-se com a saúde mas pode ter dificuldade em adotar um programa de exercícios ou de se disciplinar na alimentação. Gosta da organização e ordem e exige isso também dos outros. Se esforça muito no trabalho ou tem um trabalho que exije muita dedicação e responsabilidade. Pode ter problemas de saúde relacionados aos dentes, ossos, pele, cabelo ou doenças crônicas.
SATURNO EM LIBRA - Tem interesse e seriedade nos relacionamentos sociais, considera importante a educação fundamental e a razão. Tem forte necessidade de justiça, e se sente contrariado diante de injustiças. É equilibrado e ponderado com as pessoas e sempre verifica se está sendo justo e correto.
SATURNO NA CASA 7 Tem interesse e seriedade no casamento ou sociedade de negócios. Sente atração por pessoas mais velhas, mais seguras e mais experientes. Os relacionamentos podem acontecer mais tarde na vida, devido a necessidade de fazer as escolhas corretas, se empenha para manter os relacionamentos e é seletivo até mesmo com amizades. No entanto não gosta da solidão. Escolhe como parceiro alguém que seja competente e voltado para a sua carreira. As mulheres tendem a procurar um pouco seus pais nos homens escolhidos; os homens tendem a ser paternais.
SATURNO EM ESCORPIÃO - Tende a querer enxergar além da superfície, ser mais profundo, por isso talvez se interesse por esoterismo, psicologia e outros assuntos que explorem a fundo o ser humano. Pode ter medo do seu lado instintivo ou dos seus sentimentos menos aceitáveis, como também das outras pessoas. Alguns podem ser muito cruéis mas a maioria sabe que é necessário controlar este lado cego e instintivo da existência humana.
SATURNO NA CASA 8 - Sente-se rejeitado e pode ocorrer rejeição em alguma época da vida, talvez do pai. No entanto, dissimula esse sentimento ou o passado, enquanto tenta compreender melhor o comportamento das pessoas. Tem seriedade quanto á sexualidade, por vezes se esforçando para ter uma atuação perfeita e pode se sentir inseguro. Mas também pode se tornar competente nesse campo e ser muito seletivo na escolha de seus parceiros e é muito discreto quanto á sua intimidade.
SATURNO EM SAGITÁRIO - Sente necessidade de compreender e entender as leis do mundo e prefere sistemas filosóficos ou religiosos bem estruturados. Raramente muda seu ponto de vista. Tem aversão a figura do aventureiro irresponsável mas valoriza muito a sua independência. É defensor da verdade, não gosta de excessiva relatividade na interpretação de determinadas coisas. Não é muito entusiástico ou exagerado.
SATURNO NA CASA 9 - Vê a necessidade de desenvolver uma visão de vida realista e consistente e por isso não constrói sonhos que não tenham consistência. É seletivo quanto às filosofias e religião. Tende a escolher um sistema filosófico ou religioso em que predomine uma visão de trabalho e responsabilidade. A educação superior pode ser importante e ter uma religião ou crença que pode ser uma base de sustentação e que ajuda a desenvolver a sua perspectiva com relação ao mundo.
SATURNO EM CAPRICORNIO - É responsável, os pais podem ter exigido responsabilidades desde a infância ou tem de assumir muitos encargos ainda jovem. Esforçado, tem seriedade quanto á sua atuação no mundo. Quer ser respeitado e levado em consideração. Não se desvia facilmente das coisas que se propôe e suas escolhas são duradouras. Tem persistência e tenacidade.
SATURNO NA CASA 10 - Os pais podem ser muito ambiciosos e desejam que você alcance o sucesso na vida. Existe um forte desejo de ser uma autoridade em sua profissão, e para isso trabalha muito. Tem medo do não reconhecimento e, mesmo que não admita, é sensível a imagem que você passa para as pessoas, ao que elas acham de você. tenta transmitir seriedade. Acredita mais no empenho do que no fator sorte. Valoriza a realização e ascensão profissional.
SATURNO EM AQUARIO - Os princípios e a verdade, é essencial. Pode ser rigido e frio em nome do que acredita. Tem seriedade com o grupo, com a comunidade e preocupa com a sociedade e em fazê-la mais justa, ainda em que apenas em seu universo. Pode não se achar muito inventivo e temer mudanças. Porém é muito firme e persistente quando deseja mudar algo.
SATURNO NA CASA 11 - Escolhe bem os amigos, tem poucos mas bons amigos. Quer amizades leais e duradouras. Não se sente muito à vontade em grandes grupos. Os planos para o futuro sempre envolvem a profissão e muitos dos planos são investimentos de longo prazo. Se preocupa com a humanidade, mas ao mesmo tempo é cauteloso com as pessoas e não ingressa entusiasticamente em qualquer causa, e sim, apenas naquelas em que pode colaborar de forma prática e realmente ver algo realizado.
SATURNO EM PEIXES - Tem medo de sonhar e da sua intuição ou leva muito a sério seus sonhos e premonições. Teme ser frágil ou vítima e é pouco tolerante com as pessoas que fingem estar vitimizadas. É uma pessoa muito sensível e que, algumas vezes, somatiza problemas emocionais em função disso. Assume responsabilidade em ajudar os outros, é solidário, e tem medo de algum dia estar na posição de ser ajudado.
SATURNO NA CASA 12 - Denota algum desconforto no período pré-natal, os pais podem ter tido dificuldades nesse período. Internamente, pode ter muitas preocupações e tendência a depressão. Mas pode reverter esta tendência quando se dedica a entender melhor o seu interior. Quando decide desenvolver-se o lado espiritual e intuitivo em sua vida, pode alcançar sucesso. Se acredita em outras vidas, pode ter tido nelas grande responsabilidade e ter sido uma figura de autoridade. Entretanto, pode haver a necessidade de revê-las, para trabalhar sobre problemas crônicos de outras vidas.
"Śani no lagna (asc.)" / Saturno na casa 1
Sendo o mais cruel dos grahas, Śani no lagna afeta negativamente a saúde, traz perdas, atrasos, dificuldades financeiras, má fama, misérias, impureza, solidão, rejeição, e instabilidades ao longo da vida. No entanto, forte e sob bons olhares, Śani outorga posições de autoridade, além de tornar o indivíduo sábio, responsável, abastado, instruído, longevo, forte, saudável, grave, bravio e eficaz, mas também feroz, inquieto e áspero.
Em termos de constituição, o indivíduo geralmente é alto, de um corpo irregular, magro e sofre com problemas envolvendo vāta doṣa, como doenças reumáticas, por exemplo. Inclusive, devido a natureza tamasika de Śani, o indivíduo se mostra sujeito a sofrer com o desânimo, o medo, a insegurança, a ansiedade e a passar por períodos improdutivos. Mesmo a sua capacidade de discernimento é negativamente afetada, sendo que Nārāyaṇa Bhatt descreve os nascidos sob esse posicionamento como pessoas de mente estreita.
Mantreśvara pontua para essa posição de Śani infelicidade na infância, com o indivíduo se tornando posteriormente preguiçoso e pobre. Nesse ponto, Nārāyaṇa Bhatt apresenta uma outra possibilidade: a do indivíduo alcançar a prosperidade, mas ainda sim se sentir infeliz e desejar mais e mais riqueza, o que é muito coerente.
Outra coisa que pode ser notada é que Śani, por influenciar a sétima casa com o seu dṛṣṭi, afetará de maneira negativa a vida afetiva, especialmente se houver alguma confluência por parte da sete, seu regente e kāraka. Em casos mais raros, Śani, o vairāgya-kāraka (significador do desprendimento), impelirá o indivíduo a renúncia e a disciplinas ascéticas, o que inclui abster-se de vida sexual.
Sendo o mais cruel dos grahas, Śani no lagna afeta negativamente a saúde, traz perdas, atrasos, dificuldades financeiras, má fama, misérias, impureza, solidão, rejeição, e instabilidades ao longo da vida. No entanto, forte e sob bons olhares, Śani outorga posições de autoridade, além de tornar o indivíduo sábio, responsável, abastado, instruído, longevo, forte, saudável, grave, bravio e eficaz, mas também feroz, inquieto e áspero.
Em termos de constituição, o indivíduo geralmente é alto, de um corpo irregular, magro e sofre com problemas envolvendo vāta doṣa, como doenças reumáticas, por exemplo. Inclusive, devido a natureza tamasika de Śani, o indivíduo se mostra sujeito a sofrer com o desânimo, o medo, a insegurança, a ansiedade e a passar por períodos improdutivos. Mesmo a sua capacidade de discernimento é negativamente afetada, sendo que Nārāyaṇa Bhatt descreve os nascidos sob esse posicionamento como pessoas de mente estreita.
Mantreśvara pontua para essa posição de Śani infelicidade na infância, com o indivíduo se tornando posteriormente preguiçoso e pobre. Nesse ponto, Nārāyaṇa Bhatt apresenta uma outra possibilidade: a do indivíduo alcançar a prosperidade, mas ainda sim se sentir infeliz e desejar mais e mais riqueza, o que é muito coerente.
Outra coisa que pode ser notada é que Śani, por influenciar a sétima casa com o seu dṛṣṭi, afetará de maneira negativa a vida afetiva, especialmente se houver alguma confluência por parte da sete, seu regente e kāraka. Em casos mais raros, Śani, o vairāgya-kāraka (significador do desprendimento), impelirá o indivíduo a renúncia e a disciplinas ascéticas, o que inclui abster-se de vida sexual.
"Śani na dois" / Saturno na casa 2
Quando Śani ocupa a casa das finanças, isso indica limitações financeiras, pobreza, débitos, atrasos e outros problemas do tipo. Varāhamihira, por exemplo, diz que mesmo que o indivíduo detenha vasta riqueza, essa será confiscada pelo governo, enquanto Mantreśvara, Kalyāna e Nārāyaṇa Bhatt afirmam que o indivíduo só irá prosperar, de fato, quando se afastar de sua família e terra natal, embora ainda sim seus lucros possam advir de fontes suspeitas. Porém, é claro que a prosperidade financeira só ocorrerá se Śani detiver força, bons olhares, o senhor da dois estiver forte e outros dhana yogas se mostrarem presentes no jātaka, caso contrário, essa é uma configuração para dificuldades econômicas.
Possíveis fontes de lucro para aqueles que possuem essa configuração incluem couro, madeira, metais, mineração, trabalho árduo, rotineiro, envolvendo alimentos ou que esteja ligado a tradição familiar. Inclusive, o indivíduo geralmente se mostra avaro e controlador em relação às suas finanças, podendo também acabar se beneficiando de heranças.
No que se refere a oratória, geralmente essa é áspera, seca e crítica, quando não se mostra também estúpida, ignorante, cruel e negativa. Até mesmo a educação do indivíduo pode ser prejudicada, o que inclui interrupções ou a própria negação de seu desenvolvimento educacional. Isso, no entanto, não se aplica àqueles que detém Śani forte na dois, os quais no máximo experimentarão atrasos e obstáculos, mas não a negação de seus estudos.
Uma vez que a dois também fala sobre a face e o senso de valor pessoal, esse posicionamento pode afetar a auto-estima do indivíduo, o que transparecerá em seu rosto, descrito nos clássicos como abatido e possivelmente feio ou aflito por algum tipo de doença. Minha experiência pessoal também provou que mesmo que o indivíduo não seja feio, algo de irregular ou estranho tende a estar presente na sua feição ou forma de se vestir. Mesmo a sua alimentação pode ter algo de diferente, no caso, ela pode tanto envolver mais restrições, como no caso de alguém que segue certos valores religiosos, pratica jejuns, etc., como também pode denotar uma completa falta de cuidado e discernimento em relação ao que se deve comer, em virtude de que Śani é um significador tanto de renúncia e austeridade como também de desleixo e impureza.
Em termos afetivos, Śani na dois gera, nas palavras de Bhṛgu, dois casamentos, ou seja, dificuldades afetivas. Isso pode estar relacionado tanto a um divórcio, quanto também a viuvez, uma vez que Śani na oito da sete (a dois) afeta de maneira negativa a duração do casamento ou relacionamento. Inclusive, é possível que os problemas de auto-estima, as dificuldades financeiras ou mesmo as palavras ríspidas do indivíduo sejam a causa de seus insucessos ou dificuldades afetivas.
Sendo a dois relacionada também aos familiares, esse posicionamento de Śani gera estranhamento, distância e outras dificuldades com esses, o que é corroborado, inclusive, pelo fato de Śani influenciar a quatro por meio de seu dṛṣṭi.
Quando Śani ocupa a casa das finanças, isso indica limitações financeiras, pobreza, débitos, atrasos e outros problemas do tipo. Varāhamihira, por exemplo, diz que mesmo que o indivíduo detenha vasta riqueza, essa será confiscada pelo governo, enquanto Mantreśvara, Kalyāna e Nārāyaṇa Bhatt afirmam que o indivíduo só irá prosperar, de fato, quando se afastar de sua família e terra natal, embora ainda sim seus lucros possam advir de fontes suspeitas. Porém, é claro que a prosperidade financeira só ocorrerá se Śani detiver força, bons olhares, o senhor da dois estiver forte e outros dhana yogas se mostrarem presentes no jātaka, caso contrário, essa é uma configuração para dificuldades econômicas.
Possíveis fontes de lucro para aqueles que possuem essa configuração incluem couro, madeira, metais, mineração, trabalho árduo, rotineiro, envolvendo alimentos ou que esteja ligado a tradição familiar. Inclusive, o indivíduo geralmente se mostra avaro e controlador em relação às suas finanças, podendo também acabar se beneficiando de heranças.
No que se refere a oratória, geralmente essa é áspera, seca e crítica, quando não se mostra também estúpida, ignorante, cruel e negativa. Até mesmo a educação do indivíduo pode ser prejudicada, o que inclui interrupções ou a própria negação de seu desenvolvimento educacional. Isso, no entanto, não se aplica àqueles que detém Śani forte na dois, os quais no máximo experimentarão atrasos e obstáculos, mas não a negação de seus estudos.
Uma vez que a dois também fala sobre a face e o senso de valor pessoal, esse posicionamento pode afetar a auto-estima do indivíduo, o que transparecerá em seu rosto, descrito nos clássicos como abatido e possivelmente feio ou aflito por algum tipo de doença. Minha experiência pessoal também provou que mesmo que o indivíduo não seja feio, algo de irregular ou estranho tende a estar presente na sua feição ou forma de se vestir. Mesmo a sua alimentação pode ter algo de diferente, no caso, ela pode tanto envolver mais restrições, como no caso de alguém que segue certos valores religiosos, pratica jejuns, etc., como também pode denotar uma completa falta de cuidado e discernimento em relação ao que se deve comer, em virtude de que Śani é um significador tanto de renúncia e austeridade como também de desleixo e impureza.
Em termos afetivos, Śani na dois gera, nas palavras de Bhṛgu, dois casamentos, ou seja, dificuldades afetivas. Isso pode estar relacionado tanto a um divórcio, quanto também a viuvez, uma vez que Śani na oito da sete (a dois) afeta de maneira negativa a duração do casamento ou relacionamento. Inclusive, é possível que os problemas de auto-estima, as dificuldades financeiras ou mesmo as palavras ríspidas do indivíduo sejam a causa de seus insucessos ou dificuldades afetivas.
Sendo a dois relacionada também aos familiares, esse posicionamento de Śani gera estranhamento, distância e outras dificuldades com esses, o que é corroborado, inclusive, pelo fato de Śani influenciar a quatro por meio de seu dṛṣṭi.
"Śani na três" / Saturno na casa 3
Assim como na seis, dez e onze, Śani na três outorga bons resultados. Varāhamihira, por exemplo, exalta a boa capacidade intelectual do indivíduo. Coragem, ambição, independência, determinação e força também são atributos comuns, exceto quando Śani está fraco, o que nesse caso aponta para inseguranças pessoais, covardia, preguiça, dependência, inatividade e tendências vis.
Śani na três também pode negar, destruir ou limitar o número de irmãos. Além do que, a relação com esses não tende a ser boa ou no mínimo haverá algum grau de distanciamento e frieza entre os mesmos.
Uma vez que a três ainda trata de diálogos, escrita e mensagens em geral, a colocação de Śani nessa casa traz um tom de rispidez e gravidade à forma como os nascidos sob essa configuração interagem. Ainda mais, também podem ser irônicos, cínicos e até mesmo brutais.
Como os ombros, braços e mãos guardam relação com a três, o indivíduo pode desenvolver dores musculares, LER, bursite, artrite e outros problemas típicos de vāta doṣa.
Assim como na seis, dez e onze, Śani na três outorga bons resultados. Varāhamihira, por exemplo, exalta a boa capacidade intelectual do indivíduo. Coragem, ambição, independência, determinação e força também são atributos comuns, exceto quando Śani está fraco, o que nesse caso aponta para inseguranças pessoais, covardia, preguiça, dependência, inatividade e tendências vis.
Śani na três também pode negar, destruir ou limitar o número de irmãos. Além do que, a relação com esses não tende a ser boa ou no mínimo haverá algum grau de distanciamento e frieza entre os mesmos.
Uma vez que a três ainda trata de diálogos, escrita e mensagens em geral, a colocação de Śani nessa casa traz um tom de rispidez e gravidade à forma como os nascidos sob essa configuração interagem. Ainda mais, também podem ser irônicos, cínicos e até mesmo brutais.
Como os ombros, braços e mãos guardam relação com a três, o indivíduo pode desenvolver dores musculares, LER, bursite, artrite e outros problemas típicos de vāta doṣa.
"Śani na quatro" / Saturno na casa 4
Com Śani na quatro, a saúde da mãe do indivíduo não será boa, o que causará a sua morte precocemente. Porém, isso não se aplica a um Śani forte e sob bons olhares, com Chandra e o senhor da quatro bem colocados. Inclusive, de acordo com a força ou a fraqueza de Śani, o indivíduo terá ou não imóveis, veículos e outros confortos, sendo que no se refere a moradia, esse posicionamento tende a fazer a pessoa se mudar ou se movimentar com frequência, indo até mesmo morar fora do país ou para bem longe de onde nasceu.
Emocionalmente, esse posicionamento mostra infelicidade, inquietude e outros problemas, mas caso Śani detenha força e adhyātma yogas (configurações para espiritualidade) estejam presentes no jātaka, o indivíduo será um vairāgī - alguém dedicado a uma vida de renúncia.
Como Śani olha o lagna e a seis, esse posicionamento afeta de maneira negativa a saúde, especialmente durante a infância, que pode ser marcada por traumas e dificuldades. Além disso, problemas cardíacos, pulmonares e acidentes envolvendo quedas ou água também podem se dar na vida do indivíduo.
Devido ao olhar de Śani à dez, obstruções e insatisfação profissional são comuns, exceto quando Śani forma ṣaṣa mahāpuruṣa yoga ou goza de qualquer outra condição privilegiada.
No fim da vida, quem nasce com esse posicionamento tende a se isolar e a desenvolver problemas emocionais, depressão, etc., caso não hajam fatores que aliviem os malefícios de Śani na quatro.
Com Śani na quatro, a saúde da mãe do indivíduo não será boa, o que causará a sua morte precocemente. Porém, isso não se aplica a um Śani forte e sob bons olhares, com Chandra e o senhor da quatro bem colocados. Inclusive, de acordo com a força ou a fraqueza de Śani, o indivíduo terá ou não imóveis, veículos e outros confortos, sendo que no se refere a moradia, esse posicionamento tende a fazer a pessoa se mudar ou se movimentar com frequência, indo até mesmo morar fora do país ou para bem longe de onde nasceu.
Emocionalmente, esse posicionamento mostra infelicidade, inquietude e outros problemas, mas caso Śani detenha força e adhyātma yogas (configurações para espiritualidade) estejam presentes no jātaka, o indivíduo será um vairāgī - alguém dedicado a uma vida de renúncia.
Como Śani olha o lagna e a seis, esse posicionamento afeta de maneira negativa a saúde, especialmente durante a infância, que pode ser marcada por traumas e dificuldades. Além disso, problemas cardíacos, pulmonares e acidentes envolvendo quedas ou água também podem se dar na vida do indivíduo.
Devido ao olhar de Śani à dez, obstruções e insatisfação profissional são comuns, exceto quando Śani forma ṣaṣa mahāpuruṣa yoga ou goza de qualquer outra condição privilegiada.
No fim da vida, quem nasce com esse posicionamento tende a se isolar e a desenvolver problemas emocionais, depressão, etc., caso não hajam fatores que aliviem os malefícios de Śani na quatro.
A casa dos filhos, quando ocupada por Śani, pode negar, atrasar ou trazer sofrimentos em relação ao tema, como perdas, abortos ou outras dificuldades para os mesmos, especialmente se houverem fatores negativos adicionais envolvidos. Forte e sob boas influências, os resultados serão outros, podendo, inclusive, indicar adoções.
Em termos de inteligência, Śani na cinco causa obstruções, fazendo o raciocínio do indivíduo tacanho, enrijecido e privando-o de uma boacompreensão. Mesmo seus estudos podem vir a ser interrompidos em função desse posicionamento.
Como Śani está relacionado ao elemento ar, sua posição na casa que representa a expressão e o equilíbrio mental gera inquietude, pessimismo e a dificuldade de ser espontâneo, amável e compassivo.
Afetivamente, se Śani estiver forte, inúmeros contatos sexuais serão indicados ao longo de sua vida, que tende a ser marcada por complicações e falta de entendimento conjugal. Bhṛgu diz que, especialmente se Śani estiver sob o olhar de Guru, haverão pelo menos dois casamentos. Outros autores, como Mantreśvara, Kalyāna e Varāhamihira opinam que Śani na cinco também afetará negativamente as finanças, amizades e a própria felicidade.
No que se refere à adoração e a disciplina religiosa, a colocação de Śani na cinco, nas palavras de Kṛṣṇa Miśra, faz com que o indivíduo seja dedicado a observações espirituais, embora careça de compreensão apropriada. Se ele estiver sob influência de Maṅgala ou Rāhu, conduzirá à práticas obscuras, à heresia, ateísmo ou ao secularismo (kāla-dharma). Já sob a influência de Guru, Budha, assim como também em gêmeos, virgem, capricórnio ou aquário, conduz ao vaiṣṇavismo, desde que outros elementos contribuam para isso. Com Ketu ou Rāhu sob a influência de Guru, pode denotar um śaiva ou vaidika.
Aquele que possui Śani na seis subjugará seus inimigos e se mostrará triunfante em competições, desde que Śani detenha força. Uma natureza orgulhosa e corajosa, mas também vil e glutona é denotada por esse posicionamento. Ademais, a sujeição a uma rotina de trabalho árdua e indesejável é um resultado infeliz, mas comum. Por outro lado, denota um trabalhador diligente, incansável, sistemático e detalhista.
Em termos de saúde, o indivíduo se mostra muito resistente e vigoroso, exceto quando Śani preside a oito ou está de alguma forma aflito, pois nessa situação não só a saúde sofrerá como também a sua capacidade de enfrentar toda sorte de adversidade e de ser produtivo. Em termos de doenças, reumatismo, asma, paralisia, dores nas juntas, constipações e outros problemas intestinais são resultados comuns.
O indivíduo pode vir a não ter irmãos ou então ter uma relação difícil com algum deles, visto o olhar severo de Śani à três. Sua relação com tios e tias maternas também não tende a ser boa, sendo que pode perdê-los cedo, viver distante desses ou os ver sofrer de alguma forma.
"Śani na sete" / Saturno na casa 7
Com Śani na sete, o indivíduo se casa com alguém mais velho, que é doente, tolo, mal comportado, questionável, impuro ou que já se divorciou uma ou mais vezes. Sua vida afetiva é marcada por dificuldades, distanciamento emocional, porém, em virtude do acentuado senso de compromisso comum a tais indivíduos, tendem a viver relacionamentos longos, cheios de cobranças e responsabilidades, mas enfadonhos e com significativas chances de divórcio ou mesmo viuvez. Por vezes nem sequer se casam, embora dificilmente não venham a viver uma série de relações, inclusive ilícitas, o que é mais comum quando Śukra (Vên) ou os maléficos influenciam Śani, acentuando à sujeição aos prazeres da carne. Inclusive, Varāhamihira chega a dizer que o indivíduo com Śani na sete sofrerá humilhações nas mãos do sexo oposto, enquanto Bhṛgu afirma que esse viverá relações com prostitutas.
Uma vez que o lagna recebe a influência de Śani, o qual também olha para a quatro, o indivíduo será inquieto e estará sempre em movimento, tendendo a vagar de um lado a outro sem uma direção clara. Além disso, não raro se tratam de pessoas amarguradas, apreensivas, cruéis, ariscas, críticas, dadas a culpar os outros, ansiosas, desconfiadas, de caráter questionável e que além de olharem as relações humanas com pessimismo, precisam de um grande grau de liberdade, sendo inclusive afeitos à viagens por montanhas, florestas ou que lhe tragam qualquer tipo de contato com a natureza. Também trazem consigo impressões familiares negativas, de reprovação, rigor, etc., em função dos olhares de Śani à quatro e nove.
Em termos de saúde, esse posicionamento também não é positivo, o que não se aplica, nesse caso, a quando Śani ocupa capricórnio, aquário ou libra, o que gera ṣaṣa mahāpuruṣa yoga. Por sinal, a força de Śani pode contribuir para relações ainda mais duradouras, mas não sem traições ou outras dificuldades. Ainda mais, financeiramente esse posicionamento também pode vir a representar benefícios advindos do prejuízo alheio, caso contrário, com Śani fraco, as condições financeiras serão insignificantes ou comuns.
Com Śani na sete, o indivíduo se casa com alguém mais velho, que é doente, tolo, mal comportado, questionável, impuro ou que já se divorciou uma ou mais vezes. Sua vida afetiva é marcada por dificuldades, distanciamento emocional, porém, em virtude do acentuado senso de compromisso comum a tais indivíduos, tendem a viver relacionamentos longos, cheios de cobranças e responsabilidades, mas enfadonhos e com significativas chances de divórcio ou mesmo viuvez. Por vezes nem sequer se casam, embora dificilmente não venham a viver uma série de relações, inclusive ilícitas, o que é mais comum quando Śukra (Vên) ou os maléficos influenciam Śani, acentuando à sujeição aos prazeres da carne. Inclusive, Varāhamihira chega a dizer que o indivíduo com Śani na sete sofrerá humilhações nas mãos do sexo oposto, enquanto Bhṛgu afirma que esse viverá relações com prostitutas.
Uma vez que o lagna recebe a influência de Śani, o qual também olha para a quatro, o indivíduo será inquieto e estará sempre em movimento, tendendo a vagar de um lado a outro sem uma direção clara. Além disso, não raro se tratam de pessoas amarguradas, apreensivas, cruéis, ariscas, críticas, dadas a culpar os outros, ansiosas, desconfiadas, de caráter questionável e que além de olharem as relações humanas com pessimismo, precisam de um grande grau de liberdade, sendo inclusive afeitos à viagens por montanhas, florestas ou que lhe tragam qualquer tipo de contato com a natureza. Também trazem consigo impressões familiares negativas, de reprovação, rigor, etc., em função dos olhares de Śani à quatro e nove.
Em termos de saúde, esse posicionamento também não é positivo, o que não se aplica, nesse caso, a quando Śani ocupa capricórnio, aquário ou libra, o que gera ṣaṣa mahāpuruṣa yoga. Por sinal, a força de Śani pode contribuir para relações ainda mais duradouras, mas não sem traições ou outras dificuldades. Ainda mais, financeiramente esse posicionamento também pode vir a representar benefícios advindos do prejuízo alheio, caso contrário, com Śani fraco, as condições financeiras serão insignificantes ou comuns.
"Śani na oito" / Saturno na casa 8
O que se fala geralmente sobre esse posicionamento de Śani é de que ele promove uma vida longa. Nas palavras de Bhṛgu, o indivíduo vive 75 anos ou mais, o que pode ser modificado pela condição do senhor da oito e as demais influências que Śani recebe, sua dignidade, etc. No entanto, fora esse resultado que tende a ser considerado benéfico, as demais indicações não são tão positivas, especialmente no que se refere à opinião clássica.
Śani na oito denota impureza - tanto no sentido externo quanto interno -, limita o número de filhos, trazendo dificuldades com ou para esses; gera problemas de vista e sujeição à pobreza ou outras dificuldades econômicas. Esse posicionamento ainda denota uma mentalidade cruel, problemas nas partes íntimas - como hemorroidas - e também com os dentes, envolvimentos sexuais de ordem inferior ou ilícita, sujeição à servidão e uma vida tediosa, marcada por dificuldades, adversidades e pesados encargos. Nota-se também dificuldades financeiras para a esposa e problemas com seus familiares, além de fome, insegurança, indolência, má reputação, avareza, fala áspera e enganadora, uma vida conjugal desarmoniosa, dificuldade de superar traumas, resistência à mudança e a tudo que envolva riscos.
Em boas condições, Śani pode outorgar algum tipo de herança, resiliência diante de tempos difíceis, uma natureza reservada e o acesso aos mistérios da vida. Embora seja uma posição que outorgue vida longa, Śani sujeita o indivíduo a um fim difícil, causado por doenças degenerativas, crônicas, por inanição, por um agravamento envolvendo a frieza ou a secura, etc. No melhor dos casos, a morte será causada pelo próprio tempo, ou seja, em razão da velhice. O indivíduo também pode vir a morrer no mais completo anonimato ou por dificuldades ligadas a falta de esperança, a descrença, depressão, medo, resentimento, culpa, pressão externa, etc.
Sem dúvida, a força de Śani e a intervenção de grahas benéficos, seja por olhar ou kartari, ajudará a minimizar e controlar parte dos males que Śani produz na oitava casa, outorgando assim os melhores resultados possíveis a essa posição naturalmente difícil. No caso, o indivíduo pode vir a se beneficiar de situações negativas, como ocorre no caso de alguém que recebe uma herança ou que ganha a vida trabalhando com pessoas que sofrem.
O que se fala geralmente sobre esse posicionamento de Śani é de que ele promove uma vida longa. Nas palavras de Bhṛgu, o indivíduo vive 75 anos ou mais, o que pode ser modificado pela condição do senhor da oito e as demais influências que Śani recebe, sua dignidade, etc. No entanto, fora esse resultado que tende a ser considerado benéfico, as demais indicações não são tão positivas, especialmente no que se refere à opinião clássica.
Śani na oito denota impureza - tanto no sentido externo quanto interno -, limita o número de filhos, trazendo dificuldades com ou para esses; gera problemas de vista e sujeição à pobreza ou outras dificuldades econômicas. Esse posicionamento ainda denota uma mentalidade cruel, problemas nas partes íntimas - como hemorroidas - e também com os dentes, envolvimentos sexuais de ordem inferior ou ilícita, sujeição à servidão e uma vida tediosa, marcada por dificuldades, adversidades e pesados encargos. Nota-se também dificuldades financeiras para a esposa e problemas com seus familiares, além de fome, insegurança, indolência, má reputação, avareza, fala áspera e enganadora, uma vida conjugal desarmoniosa, dificuldade de superar traumas, resistência à mudança e a tudo que envolva riscos.
Em boas condições, Śani pode outorgar algum tipo de herança, resiliência diante de tempos difíceis, uma natureza reservada e o acesso aos mistérios da vida. Embora seja uma posição que outorgue vida longa, Śani sujeita o indivíduo a um fim difícil, causado por doenças degenerativas, crônicas, por inanição, por um agravamento envolvendo a frieza ou a secura, etc. No melhor dos casos, a morte será causada pelo próprio tempo, ou seja, em razão da velhice. O indivíduo também pode vir a morrer no mais completo anonimato ou por dificuldades ligadas a falta de esperança, a descrença, depressão, medo, resentimento, culpa, pressão externa, etc.
Sem dúvida, a força de Śani e a intervenção de grahas benéficos, seja por olhar ou kartari, ajudará a minimizar e controlar parte dos males que Śani produz na oitava casa, outorgando assim os melhores resultados possíveis a essa posição naturalmente difícil. No caso, o indivíduo pode vir a se beneficiar de situações negativas, como ocorre no caso de alguém que recebe uma herança ou que ganha a vida trabalhando com pessoas que sofrem.
"Śani na nove" / Saturno na casa 9
Os autores clássicos se dividem em relação aos resultados de Śani na nove, pois enquanto Varāhamihira diz que o indivíduo terá filhos, fortuna e felicidade, Mantreśvara e Kalyāna atribuem infortúnio, pobreza, ausência de filhos, irreligiosidade, uma mentalidade vil, infelicidade e a ausência de contato com o pai a esse posicionamento, o que se justifica pelo fato de que serão as condições gerais de Śani é que definirão os resultados finais.
Inicialmente, o que se pode dizer é que Śani na nove não é um bom posicionamento, pois afeta de maneira negativa a boa fortuna, a saúde do pai e a relação com o mesmo, assim como também a piedade e a moralidade do indivíduo, o qual tende a ser vil e contrário as instruções tradicionais. Inclusive, ofensas ao guru e aos mais velhos, blasfêmias e outras atividades cruéis podem resultar desse posicionamento.
Por outro lado, Bhṛgu faz menção ao envolvimento do indivíduo com a reforma de templos, a construção de estábulos para vacas e outras atividades piedosas, enquanto Nārāyaṇa Bhatt diz que, embora o indivíduo com Śani na nove seja vil, ele terá interesse no yoga-śāstra e em vairāgya (renúncia), o que prova como a depender da força de Śani, as influências que ele recebe de outros grahas e as condições dos senhores de nove e Guru (kāraka da nove), bons resultados podem se manifestar mesmo no âmbito espiritual.
Os autores clássicos se dividem em relação aos resultados de Śani na nove, pois enquanto Varāhamihira diz que o indivíduo terá filhos, fortuna e felicidade, Mantreśvara e Kalyāna atribuem infortúnio, pobreza, ausência de filhos, irreligiosidade, uma mentalidade vil, infelicidade e a ausência de contato com o pai a esse posicionamento, o que se justifica pelo fato de que serão as condições gerais de Śani é que definirão os resultados finais.
Inicialmente, o que se pode dizer é que Śani na nove não é um bom posicionamento, pois afeta de maneira negativa a boa fortuna, a saúde do pai e a relação com o mesmo, assim como também a piedade e a moralidade do indivíduo, o qual tende a ser vil e contrário as instruções tradicionais. Inclusive, ofensas ao guru e aos mais velhos, blasfêmias e outras atividades cruéis podem resultar desse posicionamento.
Por outro lado, Bhṛgu faz menção ao envolvimento do indivíduo com a reforma de templos, a construção de estábulos para vacas e outras atividades piedosas, enquanto Nārāyaṇa Bhatt diz que, embora o indivíduo com Śani na nove seja vil, ele terá interesse no yoga-śāstra e em vairāgya (renúncia), o que prova como a depender da força de Śani, as influências que ele recebe de outros grahas e as condições dos senhores de nove e Guru (kāraka da nove), bons resultados podem se manifestar mesmo no âmbito espiritual.
Na dez, Śani denota uma autoridade ou alguém que oferece suporte a um líder, como um ministro. O indivíduo é ambicioso, famoso, corajoso, instruído, temível e detém poder. No entanto, a carreira costuma sofrer com altos e baixos.
Forte e sob influência benéfica, Śani leva ao êxito, riqueza e a realização de sacrifícios religiosos, enquanto que fraco e sob a influência de maléficosos resultados são opostos, ou seja, será pobre, humilhado, perderá status, será briguento, difamado, inseguro, se mudará constantemente de residência, perderá seus pais cedo, terá medo das autoridades, será dado a atos vis e terá como ocupação profissional uma função inferior.
Dentre as opções profissionais possíveis estão a carpintaria, agricultura, construção, mineração, área legal, trabalhos que demandam habilidade manual, que envolvem o uso de metais, madeira ou carvão, que são muito técnicos ou mesmo administrativos, etc. Na melhor das hipóteses, Śani na dez pode tornar o indivíduo espiritualizado ao ponto de a aderir a vida de um tyāgi (renunciante), dedicando-se assim a uma vida ascética, à peregrinações e banhos em rios sagrados.
Habilidade executiva, organizacional e administrativa também são notáveis com esse posicionamento de Śani, o que pode levar o indivíduo a alcançar benefícios do governo ou de seus superiores. Forte, Śani pode até mesmo conduzir ao êxito em um país estrangeiro.
Śani pode ser excelente na dez e inicialmente é considerado um bom posicionamento. Para entendermos quais posicionamentos são positivos e quais são negativos, temos de consultar a distribuição de pontos no aṣṭākavarga dos grahas, e Śani ganha pontuação na dez do lagna, Sūrya, Maṅgala e Budha, mas não na dez de Chandra.
Bhṛgu diz que o indivíduo com esse posicionamento em seu jātaka se banhará em rios sagrados, embora seja avaro. Se um maléfico influencia Śani, o indivíduo terá sua carreira obstruída por diferentes problemas, enquanto sob uma influência benéfica ele será bem sucedido em todos os seus esforços. Varahāmihira atribui felicidade e poder a Śani na dez. Mantreśvara diz que o indivíduo alcançará riqueza, fama, será corajoso e um grande líder ou alguém muito próximo de uma pessoa importante, enquanto Kalyāna adiciona que o indivíduo será educado.
O único autor que atribui resultados negativos a Śani na dez é Nārāyaṇa, autor do Chāmatkar chintāmaṇi. Ele diz que o indivíduo perderá pai e mãe na infância, será dado a atos vis, não terá muito sucesso financeiro e profissional, mas será triunfante sobre seus inimigos.
Todos esses autores estão corretos, mesmo Nārāyaṇa, que não erra nos efeitos, mas omite certos elementos. O que determinará os efeitos de Śani na dez é o lagna do mapa, pois isso modificará a regência de Śani e o signo ocupado pelo mesmo. Fora isso, temos todos aqueles elementos de força, influências, etc., que também vão modificar os seus efeitos.
P. e., Charles Manson tinha Śani na dez em capricórnio, junto de Rāhu, Chandra e Gulika, uma posição bem nefasta. Fora isso, ele nasceu com Sūrya debilitado junto de um pravrajya yoga (yoga de renúncia) com bhanga (anulação), justamente na sete, o que o tornou marginalizado e pervertido. Maṅgala também ocupava a cinco do mapa, desequilibrando o seu poder de discriminação. Nesse caso, Śani tornou ele um criminoso, ainda que destacado, devido a sua força. Ele também não teve o afeto e a proximidade de seus pais, pois era filho de uma prostituta que o abandonou e nunca soube quem era o seu pai.
Um exemplo completamente diferente desse é o de Śrīla Bhaktivedānta Nārāyaṇa Gosvāmī Mahārāja, o qual tinha Śani na dez em virgem, em seu próprio navāṁśa, retrógrado e sob olhar de Śukra e Maṅgala na quatro, estando Śukra exaltado, enquanto Maṅgala é senhor de cinco. Śani também é o dispositor de Chandra e Sūrya e está bem próximo de Guru em leão, o qual se situa a 6º de distância.
Ele escreveu e traduziu inúmeros livros (Śani é regente de três em parivartana com Budha), realizou intensos sacrifícios espirituais, serviu o seu guru de forma exemplar, tomou banho nos rios sagrados, fez e conduziu vários parikramas (peregrinações), nasceu em uma família de trivedi brāhmaṇas, tornou-se reconhecido como ācharya dentro da comunidade gaudiya vaiṣṇāva, viajou pelo mundo pregando para milhares de pessoas, ajudou a construir e manter templos e treinou vários sannyāsis e brāhmacharis, tendo feito discípulos no mundo todo.
"Śani na onze" / Saturno na casa 11
Como todos os maléficos, desde que esteja forte, Śani outorga bons resultados na onze, especialmente no que se refere ao desenvolvimento econômico, determinação e coragem. Bhṛgu diz que se Śani ocupar seu próprio signo ou libra, o indivíduo desfrutará dos resultados de mahābhāgya yoga, ou seja, alcançará uma grande fortuna.
Mantreśvara adiciona que esse posicionamento outorga saúde, longevidade e propriedade. Além disso, o indivíduo será beneficiado pelas autoridades, tendo pessoas importantes lhe dando suporte, pois respeito, influência, maturidade e sabedoria são alguns de seus méritos.
Em termos de estudos, a depender de suas condições Śani ou prejudicará a educação ou conduzirá à aquisição de vasto conhecimento. Por outro lado, o tema filhos sofre e o indivíduo pode ter complicações tanto para ter quanto para lidar com seus filhos, uma vez que a partir da onze Śani lança um olhar pleno à quinta casa. Inclusive, os irmãos mais velhos também tendem a ser negativamente afetados por esse posicionamento.
Como todos os maléficos, desde que esteja forte, Śani outorga bons resultados na onze, especialmente no que se refere ao desenvolvimento econômico, determinação e coragem. Bhṛgu diz que se Śani ocupar seu próprio signo ou libra, o indivíduo desfrutará dos resultados de mahābhāgya yoga, ou seja, alcançará uma grande fortuna.
Mantreśvara adiciona que esse posicionamento outorga saúde, longevidade e propriedade. Além disso, o indivíduo será beneficiado pelas autoridades, tendo pessoas importantes lhe dando suporte, pois respeito, influência, maturidade e sabedoria são alguns de seus méritos.
Em termos de estudos, a depender de suas condições Śani ou prejudicará a educação ou conduzirá à aquisição de vasto conhecimento. Por outro lado, o tema filhos sofre e o indivíduo pode ter complicações tanto para ter quanto para lidar com seus filhos, uma vez que a partir da onze Śani lança um olhar pleno à quinta casa. Inclusive, os irmãos mais velhos também tendem a ser negativamente afetados por esse posicionamento.
"Śani na doze" / Saturno na casa 12
Śani na doze denota degradação e aflições para a saúde, podendo indicar deformidades, inclusive. Relacionado a um maléfico, ele afligirá a vista, conduzirá à pobreza, andanças e viagens à esmo, assim como também levará a um destino cruel após a morte.
Mantreśvara opina que o indivíduo será desavergonhado, estúpido e não terá filhos (a doze é a oito da cinco). Já Kalyāna diz que ele será dado a fomentar intrigas, terá o coração duro, será enganador, perdulário e sofrerá com humilhações.
A conexão de Śani com a doze predispõem a muitas viagens, atividades profissionais em terras distantes e, se estiver forte, sob influência benéfica, com o dispositor bem colocado, ele leva o indivíduo a ter êxito fora de onde nasceu. Esse posicionamento de Śani também mostra que nos anos finais da primeira idade (0-20 anos, aprox.) o indivíduo sofre de alguma forma, com perdas, problemas de saúde, pobreza ou outros eventos de sua natureza.
Insônia e demais dificuldades envolvendo o sono (o que inclui a indolência), ansiedades e medos, vícios, melancolia, isolamento, privações, aprisionamento, dificuldades de integração social, repressão de medos, etc., são outros resultados possíveis. Além disso, em geral Śani na doze destrói os temas das casas que rege no mapa.
Mantreśvara opina que o indivíduo será desavergonhado, estúpido e não terá filhos (a doze é a oito da cinco). Já Kalyāna diz que ele será dado a fomentar intrigas, terá o coração duro, será enganador, perdulário e sofrerá com humilhações.
A conexão de Śani com a doze predispõem a muitas viagens, atividades profissionais em terras distantes e, se estiver forte, sob influência benéfica, com o dispositor bem colocado, ele leva o indivíduo a ter êxito fora de onde nasceu. Esse posicionamento de Śani também mostra que nos anos finais da primeira idade (0-20 anos, aprox.) o indivíduo sofre de alguma forma, com perdas, problemas de saúde, pobreza ou outros eventos de sua natureza.
Insônia e demais dificuldades envolvendo o sono (o que inclui a indolência), ansiedades e medos, vícios, melancolia, isolamento, privações, aprisionamento, dificuldades de integração social, repressão de medos, etc., são outros resultados possíveis. Além disso, em geral Śani na doze destrói os temas das casas que rege no mapa.
Comentários
Postar um comentário