estudos da casa 1

IDENTIDADE BÁSICA: EU SOU

A casa 1 é o ascendente. Revela a personalidade, as características externas de comportamento, temperamento, habilidades naturais, nossa auto-imagem e nossa imagem exterior, a identidade. Também rege a saúde em geral porque é a 8a. casa a partir da casa 6. A casa 1 é o depósito das experiências da projeção da personalidade, da busca de autonomia, da abordagem inicial à vida e da nossa visão de mundo.

O signo ascendente define a conformação, a forma e aparência do corpo, delineia a auto-imagem, a identidade básica e a visão que se tem do de mundo. A posição do regente da casa 1 indica onde projetará a personalidade e onde desejará ser reconhecido. (Corpo - saúde - identidade ). Qualquer trânsito ou progressão de planetas sobre a casa 1, ativa também os assuntos das casas derivadas.
CASAS DERIVADAS DA CASA 1


12ª da casa 2: Contém a ilusão ou desilusão dos bens materiais; dívidas, cofres, motivos de perdas.
11ª da casa 3: Contém as amizades e projetos para o futuro de pessoas próximas: irmãos, vizinhos, colegas de bairro
10ª da casa 4: Refere-se à avó paterna e à profissão do pai,
9ª da casa 5: Revela as crenças e estudos dos filhos; viagens dos filhos ao exterior, expansão da criatividade
8ª da casa 6: dificuldades, morte ou assuntos ocultos dos empregados, servidores e colegas de trabalho; cura ou perda da saúde; morte, enfermidade e mistérios com animais pequenos
7ª da casa 7: como somos vistos pelas nossas parcerias e sócios
6ª da casa 8: mostra o trabalho e esforço para se recuperar das perdas;
5ª da casa 9: o que podemos criar a partir dos nossos conhecimentos, os sobrinhos do parceiro, a criatividade dos netos - os bisnetos
4ª da casa 10 refere-se ao avô materno e final da profissão, e o sogro (pai do parceiro)
3a. da casa 11 indica a comunicação dos nossos projetos e como fazer amigos; parentes, irmãos, viagens curtas, cursos e comunicação dos amigos
2ª casa da casa 12: refere-se ao valor que se dá às dificuldades, aos inimigos, às hospitalizações e às crises;

Ascendente



 
 
 
Seu ascendente é definido no momento em que você nasce, ou seja, é o signo que estava regendo aquele minuto do seu nascimento. Por isso é tão importante saber o horário exato de nascimento ou de um acontecimento, pois através dele calcula-se o mapa natal e em consequência o ascendente e toda a posição planetária do momento.
 
A determinação do ascendente começa a partir do amanhecer do dia, quando o  signo que rege o dia e o mês está ascendendo no horizonte. A cada duas horas um novo signo ocupa o horizonte e assim o ascendente muda. O signo, o grau e a situação astrológica do ascendente tem um significado energético na formação de uma pessoa, de uma cidade, de um país ou de um evento. 
 
Então quando nos referimos ao ascendente, estamos falando de toda conformação: do signo que atua no ascendente, dos aspectos direcionados ao grau do ascendente e dos planetas presentes junto ao ascendente. Esse conjunto de elementos modula o modo físico, a saúde, a personalidade, a vontade e a primeira imagem que transmitimos ao mundo. O regente do signo ascendente tem a força do raio do leste, sendo por isso considerado o Senhor do Mapa.
 


 
Na interpretação do ascendente é necessário determinar:
  • as características do signo ascendente
  • as características do grau do ascendente
  • os aspectos direcionados ao ascendente
  • os aspectos recebidos do Sol, da Lua e do Regente do ascendente
  • a posição do regente do ascendente (signo, casa e os aspectos que recebe)
  • a situação do Sol e da Lua (signo, casa e os aspectos que recebe)
 
A situação astrológica do Sol, da Lua e do Ascendente descrevem as características mais expressivas da personalidade, constituindo o tripé da personalidade.
  • o Sol representa o presente, o mais expressivo e vital
  • a Lua representa o passado, o mais instintivo e natural
  • o Ascendente representa o futuro, as características de personalidade que se ascendem, se expandem e amadurecem com o tempo, dominando o modo de ser. Por isso se diz que, à medida que a pessoa amadurece, ela tende a expressar mais as energias do ascendente.
  • o Regente do Ascendente determina o principal foco de atenção para a realização de sua missão de vida.
 
 
 
 
 
A casa 1, que é marcada pelo ascendente, representa a pessoa, o corpo, o rosto, as feições da pessoa, a expressão facial, a personalidade e a imagem que ela transmite. É o projeto inicial e final de vida, a aspiração essencial, com o que se identifica, a maneira de agir externamente movida pela necessidade de sobrevivência. Mostra como a pessoa inicia suas ações e o que faz para conseguir o que deseja.
 
Constantemente o ascendente modula a personalidade e o corpo, por isso ele é o ponto de equilíbrio da vida. Junto ao Sol e à Lua, modula a espontaneidade, as reações, a resposta aos estimulos e o corpo físico. A atitude dominante da pessoa diante da vida é dominada pelo ascendente, por isso, é o ascendente é um dos pontos principais na determinação da missão de vida, da vocação, e da orientação da pessoa para viver.
 
É o ascendente que propicia à pessoa descobrir quem ela é e como se diferencia dos outros. Também propicia ter a consciência de si e tomar conta da própria vida, por isso indica como a pessoa dedica a si mesma. O regente do ascendente ou da casa 1 indica onde atua para realizar o que quer e a casa 1 informa as condições que a pessoa pode utilizar para renascer e transcender e como assimila as experiências de vida.
 
 
signos e seus regentes


Nenhuma situação astrológica pode ser considerada positiva ou negativa, pois apenas indica as energias que podem ser utilizadas para vivenciar as experiências da vida. É a própria pessoa quem escolhe o modo de utilizar as energias que sente em si mesma. Quando não se sabe o horário de nascimento de uma pessoa, utiliza-se a correção a partir das experiências da vida, que podem ser apuradas através de trânsitos e progressões dos planetas. 
 
Até os 30 anos o ascendente predomina na imagem transmitida ao mundo externo. À medida que a pessoa amadurece, o ascendente interage com todos os elementos do mapa e mostra sua expressão predominante com mais segurança. Geralmente isso acontece quando Saturno retorna ao seu ponto natal.
 
Supõem-se que ao chegar aos 30 anos, a pessoa já tenha desenhado sua personalidade. A partir dessa idade o regente do ascendente se torna mais soberano. Qualquer transito ou direções (direção secundária, primária, arco solar) dirigida ao regente do ascendente, estará influindo nos significados do ascendente, ou seja, na sua atuação para realizar suas vontades, na maneira de agir movida pela necessidade de sobreviver e quando necessário, renascer... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas