Estudos da casa 6

Tenho percebido que a Casa 6 representa toda sorte de problemas e inimigos com os quais temos de lidar e tentar resolver, nas mais diversas instâncias da vida: da física à social. Por isso, fica difícil saber se a Casa 6 representa doença ou não, pois isso depende de outros fatores que devem ser analisados em conjunto.
Aprendemos com os indianos que a Casa 6 melhora com o tempo, e por isso é considerado uma casa Upachaya, o que é verdadeiro nas minhas observações. Por exemplo: pessoas com o Sol regendo a 6 podem ter uma relação horrível com o pai na infância e, com o tempo, ela pode melhorar substancialmente – não quer dizer que a pessoa subitamente vai amar o pai, mas talvez o pai pare de infortuná-la com o tempo e deixe de representar uma ameaça como o era na infância.
Doença não é somente uma atribuição da Casa 6, podendo ser encontrada pelo Ascendente, pelo Lote da Fortuna e pelo Lote das Doenças e do Sofrimento Persistente, cuja fórmula é:
Ascendente + Marte – Saturno, em mapas diurnos
Ascendente + Saturno – Marte, em mapas noturnos
Aliás, nenhum assunto é atribuição exclusiva de uma casa: para estudarmos um assunto integralmente, geralmente você precisa analisar mais de uma casa, planeta ou lote. Como exemplo disso, podemos citar a Casa 7 e 9 no que tange a casamento para os indianos: enquanto a Casa 7 representa o parceiro e a vida sexual do nativo, a Casa 9 indica a instituição do casamento. (Astrólogos Ocidentais são livres para discordar desse ponto de vista, claro, mas devem respeitar a formação indiana).
O regente da Casa 6 reflete a causa ou a descrição da doença/problema que a pessoa tem presente na sua vida, e que pode se esforçar para conseguir melhorá-lo ou consertá-lo. Dentro do contexto da Casa 6, a definição da expressão ‘problema’ pode ser:
  • Na esfera social, pessoas que ameaçam a integridade do nativo, que o fazem sofrer, que o amedrontam e/ou que o prejudicam de alguma forma, seja por represálias a ações praticadas pelo nativo, seja por crueldade mesmo.
  • Na esfera física, uma doença, uma parte do corpo vulnerável, ou que foi atingida por um acidente e que ameaça a vida do nativo ou compromete sua felicidade com o sofrimento físico/psíquico que isso pode lhe causar
O grande desafio é saber a instância na qual esse problema vai ocorrer. Ao contrário do que se pode supor, a Casa 6 pode funcionar em todos os níveis mencionados, ou apenas num deles. Para sabermos isso, é preciso seguir a pista do regente do signo da Casa 6 e analisar os significadores que tenham a ver com ele.
Se a casa 6 for regida por Vênus, mulheres podem ser inimigas da pessoa, ou ela pode encontrar e/ou fazer inimigos na esfera dos relacionamentos, ou a mãe da pessoa (se o mapa for diurno) pode prejudicá-la e minar sua felicidade de alguma forma, ou até mesmo competir com ela. Num plano físico, a pessoa pode ter problemas com os significados anatômicos de Vênus, ou com seu sabor e/ou atividades: Vênus indica atividade sexual, e a pessoa pode ter uma doença venérea ou decorrente de atividade sexual. Além disso, para os indianos, Vênus indica a vitalidade e a fecundidade do corpo, portanto a pessoa pode ter uma vitalidade ruim, com dificuldade de se regenerar de algum problema de saúde, ou ser estéril. Vênus na Casa 6 ou 12 produzem as mesmas coisas.
Isso ocorre com os ascendentes Touro e Sagitário. Algumas pessoas podem ter um ou mais problemas acima.
Um exemplo pode ser elucidativo.
Um grande amigo meu tem Sol em Sagitário e Ascendente em Peixes e, portanto, como regente da 6, o Sol é usado para descrever a causa dos problemas mencionados acima. Essa pessoa tem problemas de Casa 6 manifestados nas duas instâncias acima: seu pai (significado pelo Sol) foi uma figura cruel para si na sua infância e ele o odeia até hoje, embora o respeite e o compreenda. Além disso, ele desenvolveu uma arritmia cardíaca (sol e Leão regem o coração). O regente do Sol em Sagitário, Júpiter, está em aversão ao seu signo, em Escorpião, e isso pode indicar uma relação um pouco turbulenta com o pai.
Por outro lado, conheço outra pessoa com Ascendente Peixes e Sol em Leão (ou seja, no sexto signo) que não tem todos os problemas acima. A pessoa tinha uma relação excelente com o pai, mas este morreu quando ele ainda era jovem. O Sol, nesse caso, se manifesta num nível mais psíquico, pois esse nativo tem transtorno bipolar e já experimentou mais de uma internação numa clínica psiquiátrica. Na medicina chinesa, o transtorno bipolar pode ser definido em muitos casos como “fleuma e calor no coração”, indicando o papel do coração num sentido mais psíquico, que foge do referencial somente físico-anatômico da medicina ocidental.
No segundo caso mencionado, o Sol domiciliado representou a boa relação com o pai, mas sua ocupação da casa 6 indicou morte precoce do mesmo (com efeito, o significador de alguma pessoa na 6 geralmente indica a morte precoce desta).
O estudo da casa 6 também pode ser intermediado pela expressão que a denomina e é citada por autores como Firmicus Maternus: mala fortuna. Mais adiante, farei um texto sobre os nomes daemon e Fortuna, que são usados nas casas 11, 12, 5 e 6.

ORGANIZAÇÃO E DIA-A-DIA

A rotina do dia-a-dia, os serviços que realiza, o que produz, os colegas de trabalho, os empregados domésticos e contratados, animais domésticos ou pequenos, a saúde, as obrigações e deveres. Rege a organização e o esforço em qualquer atividade que pode prejudicar a saúde se houver excesso de sacrifício na profissão.

Na Casa 6 vivencia-se a capacidade de fazer algo prático, a experiência de operar e sistematizar a vida. Delimita a vivência diária das rotinas de vida. É o depósito das experiências da organização do dia-a-dia, dos hábitos, das coisas que se faz rotineiramente, do cuidado diário com a higiene e saúde, dos animais pequenos, dos empregados, do ambiente de trabalho, de tudo que se pode realizar de maneira prática, sistemática e rotineira.

O signo regente da Casa 6, delineia a organização do dia-a-dia. A posição do regente indica onde encontraremos os significados da casa 6. Qualquer trânsito ou progressão de planetas sobre a casa 6, ativa também os assuntos das casas derivadas.
CASAS DERIVADAS DA CASA 6

12ª da casa 7: inimigos ocultos, frustrações, doenças, prisão do parceiro ou sócio
11ª da casa 8: esperança de lucros e doações de terceiros
10ª da casa 9: status dado pela profissão, religião, alto clero, autoridade máxima da igreja ou universidade
9ª da casa 10: religião, conhecimento, viagem da mãe
8ª da casa 11: morte e herança dos amigos
7ª da casa 12: parceiros ou cumplices dos inimigos ocultos
6ª da casa 1: saúde e trabalho, etc
5ª da casa 2: especulação financeira, criatividade para ganhar dinheiro
4ª da casa 3: patrimônio dos irmãos, caixa postal, morte dos irmãos
3a. da casa 4: viagem curta, comunicação e tios paternos
2ª casa da casa 5: situação financeira dos filhos, prazer e divertimento dos filhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nakshatras 3

Retorno Revolucao Solar

Regente das casas nas casas